March 27, 2020
Sem respostas

As 10 dicas cruciais para fazer um churrasco perfeito

Como fazer o melhor churrasco?

Difícil achar uma pessoa que não goste de um bom alimento na grelha, ainda mais quando se trata de confraternizações em família ou amigos. O churrasco é sempre uma das melhores formas de reunir pessoas para momentos importantes.

Mas para realmente fazer trabalho perfeito, é preciso seguir algumas recomendações, que sem dúvidas irão proporcionar um resultado satisfatório no final, como uma alimentação atrativa e com um ótimo paladar.

Para entregar a todos um churrasco perfeito para ser apreciado, muitas pessoas buscam novas formas e equipamentos que auxiliem nesse processo, formas que embora possam funcionar, nem sempre entregam esse resultado tão esperado.

Por esse motivo, sempre que você imaginar naquela reunião entre amigos ou um evento mais particular com a família no domingo, obter dicas para um churrasco perfeito é a chave do sucesso para o seu evento.

Dentre essas dicas, também é possível encontrar formas corretas para manusear os alimentos, que tipo de material deve ser usado para acender a churrasqueira, qual é o alimento apropriado para cada momento e um guia perfeito para quem quer melhorar a sua especialidade.

Muitas pessoas citam os equipamentos como a única exigência para um bom trabalho na brasa, com uma boa faca de corte, tábuas preparadas para receber os alimentos e todo o tipo de material que proporcione uma refeição excelente.

Pensando nisso, preparamos para você as 10 dicas para um churrasco perfeito, que te ajudará na hora mais esperada da sua confraternização, logo abaixo!

Índice

As 10 dicas cruciais para fazer um churrasco perfeito

Quer ser um churrasqueiro de sucesso no próximo evento da família? Ou foi escalado para comandar a churrasqueira na reunião com os amigos, mas está com medo de apresentar alimentos pouco atraentes e com péssimo paladar? Então não precisa se preocupar!

Separamos as dicas mais importantes e citadas por diversos especialistas, que irão te auxiliar para que você apresente um prato diversificado e com uma ótima experiência culinária. Veja abaixo:

1. Planeje o seu churrasco

Planejar com antecedência o seu trabalho na brasa deve ser sempre a primeira coisa a se fazer, e isso inclui ter em mãos o número de pessoas que irão participar, anotar receitas que podem servir de auxílio e mesmo marcar o melhor dia para a sua confraternização. Fazer isso vai deixar bem mais fácil o seu trabalho e te dar uma boa ideia de porções para servir na hora do seu melhor churrasco.

2. Escolha os alimentos ideais

Nossa segunda dica para que você aprenda a fazer carnes bastante saborosas  é com relação aos cuidados na hora de comprar o seu alimento. Existem diversos tipos de carnes, por exemplo, com cortes distintos e inadequados, por tanto, é importante que você escolha alimentos de qualidade e ideais para a prática.

Além disso, se você costuma comprar alimentos sem verificar a sua procedência, chegou a hora de perder esse hábito para buscar sempre por marcas com qualidade comprovada por selos nacionais. Isso irá te oferecer ótimas peças para fazer o churrasco perfeito.

3. Encontre a churrasqueira perfeita

Para que você consiga produzir uma comida atrativa e saborosa para os seus momentos importantes, é indispensável que você escolha a churrasqueira que mais se adequa para as suas necessidades.

Quando chegar o momento de decidir, busque sempre qual é o modo de preparo ideal para o seu alimento, como o seu ponto de excelência e o sua forma de preparo, o que irá indicar a melhor churrasqueira para o seu.

Um bom exemplo é para carnes com pontos curtos, que exigem uma churrasqueira com boa regulagem de altura e distância da brasa, sendo indispensável para que você produza alimentos com boa aparência e ótimo gosto para os seus visitantes.

Também é essencial que você decida entre churrasqueiras elétricas, a gás ou carvão, pois essas opções são bastante distintas e podem interferir diretamente no preparo do seu churrasco.

Uma ótima dica é pesquisar sobre as opções disponíveis no mercado e as suas determinadas potências e particularidades para o seu tipo de carne, o que irá te oferecer um ótimo custo-benefício!

4. Faça um bom tempero para as peças

A nossa quarta dica desse top 10 para fazer o seu melhor churrasco, nos momentos mais importantes, é fazer uma ótima mistura de temperos para as suas peças de carne.

Se você já possui alguma experiência com esse tipo de culinária, você poderá inovar e produzir alguns sabores distintos, pensando em agradar ainda mais os paladares dos seus visitantes.

Caso contrário, existem ótimas receitas de temperos de churrasco na internet, sempre prontas para te ajudar na hora de deixar suas peças com um ótimo sabor.

Com o tempero pronto, basta passar nas peças e prepara o paladar para uma refeição saborosa.

5. Modo de preparo da carne e os melhores cortes profissionais

Outra dica importante para fazer um trabalho perfeito está ligada ao preparo dos seus alimentos.

O ideal é que a peça escolhida fique a pelo menos uma distância de 15 cm da brasa, assim ficará mais selada e grelhada. Mas, isso é quase sempre recomendado para peças menores. Se você quer aprender a fazer os melhores cortes da maneira correta, e trabalhar a carne como um bom profissional para fazer uma boa apresentação, você também pode ler esse artigo!

Caso você escolha uma peça maior, a dica é colocá-la a uma distância de 40 cm para pedaços médios e 60 cm para pedaços grandes.

Entretanto, algumas outras peças exigem um preparo específico, por tanto, também é bom analisar este fator.

6. Faça um bom acompanhamento e escolha o que servir primeiro

Com tudo pronto, chegou o momento de escolher o que servir de acompanhamento com o churrasco, assim como quais peças você deve servir primeiro.

O primeiro passo do processo é escolher por acompanhamentos que aprimorem o sabor das suas carnes. Uma boa dica são algumas frutas e legumes específicos, que possuem um sabor de contraste, como a maçã, o abacaxi, a banana e a berinjela.

Com os acompanhamentos feitos, você deve primeiro servir os mais simples, e que dão um ótimo sabor para a sua confraternização.. Uma dica é também fazer um bom vinagrete, que será uma boa opção também para os próximos acompanhamentos.

7. Cuidando das peças durante o preparo

Às vezes, devido a ansiedade de servir logo o churrasco, é possível que você faça um péssimo trabalho e acabe prejudicando as peças.

Por esse motivo, a nossa sétima dica é virar as carnes apenas uma vez, sempre esperando que o tempero preparado e o líquido das peças comecem a aparecer em maior quantidade na parte superior, e então inverta o lado com a ajuda de um talher específico.

E neste caso, evite furar a peça, deixando a sua maturação natural, o que sem dúvidas, irá deixar um sabor natural nas suas peças. Esse mesmo processo também serve para os acompanhamentos que também vão na churrasqueira, como a berinjela, por exemplo.

8. Grelhe os alimentos em pequenos tamanhos

Outra dica importante é sempre escolher cortes mais finas caso a quantidade de pessoas seja menor. Isso porque o tempo de preparo pode ser mais curto e você poderá consumir os alimentos com um sabor bem mais agradável.

Só opte por peças mais grossas se você deseja pontos mais curtos nas partes internas, porque a tendência é que os alimentos grelhem bem mais por fora.

9. Prepare molhos para acompanhar

Uma ótima opção para melhorar ainda mais o sabor do seu churrasco é preparar molhos como acompanhamentos. Existem diversos molhos que podem servir para acentuar o seu paladar, na hora de provar as suas especialidades.

Alguns molhos podem ser bem mais recomendados para alguns tipos de carnes, por exemplo, por isso, a melhor alternativa é seguir uma boa receita de molhos para a sua peça de churrasco.

10. Faça uma boa manutenção da sua churrasqueira

Outro fator bastante importante para produzir boas especialidades é fazer corretamente a manutenção da sua churrasqueira. Isso por que as partes da grelha, que estão em contato direto com as peças do churrasco, podem interferir na qualidade dos alimentos.

Para evitar este problema, você pode seguir algumas dicas de conservação e manutenção rotineira da sua churrasqueira, prolongando o seu tempo útil e entregando ótimos alimentos para as suas confraternizações.

Guia prático para um bom churrasco

Tendo em vista todas as dicas acima, fica bem mais fácil entender os passos para fazer um churrasco perfeito.

Mas além dessas, ainda produzimos neste artigo um guia prático completo para que você aprenda ótimas técnicas profissionais, que serão essenciais para que o seu preparo seja perfeito.

1. Exija qualidade no seu churrasco

Todos nós já sabemos da importância de encontrar uma peça perfeita para churrasco, que traga ótima procedência e qualidade.

Por isso, você também pode pesquisar sobre as melhores marcas de carnes para produzir boas carnes para os seus convidados, afinal, uma peça saudável irá entregar uma refeição saborosa.

2. Aprenda técnicas da grelha

Para grelhar o seu churrasco, são utilizadas duas formas principais:

  • Com calor direto na peça: Fazer com que o alimento receba uma maior quantidade de calor do fogo, para que o seu ponto alcançado mais rápido.
  • Com o calor indireto na peça: a carne fica mais afastada da fonte de energia, e desta forma consegue cozinhar por dentro e ficar grelhada por fora, quase que ao mesmo tempo.

3. Cortes

Além de escolher peças de qualidade, busque também pelos melhores cortes, pois eles irão facilitar o seu trabalho na churrasqueira, proporcionando rapidez e melhorando o sabor do seu preparo.

Com essas dicas, você poderá saber quais são os erros mais comuns na hora de preparar as carnes como um bom chef da churrasqueira!

Erros mais comuns na hora de preparar um churrasco

Alguns dos erros mais comuns na hora de preparar o seu churrasco, são;

  • Não escolher a churrasqueira adequada
  • Não adequar a altura da sua grelha para as suas peças
  • Temperar os alimentos de forma incorreta
  • Servir acompanhamentos que atrapalham o sabor da sua carne

Pensando em alguns desses erros, fica bem mais fácil entender o que é preciso fazer para produzir ótimas opções para os seus familiares, seus amigos ou colegas de trabalho.

Aproveitando um bom churrasco

Com todas essas dicas de como preparar uma ótima refeição, agora ficou mais fácil comandar a churrasqueira e se tornar o excelente chef da sua churrasqueira.

Um bom churrasco é feito de pequenos detalhes, que precisam ser seguidos à risca para que o resultado apresentado seja aprovado por todos os convidados.

Por ser um alimento que muitas pessoas gostam, deixar as carnes em ótima aparência e sabor pode se tornar divertido, com uma reunião entre amigos, onde fica a cargo do churrasqueiro escolhido dar o seu melhor no preparo.

Mas, para ter ótimas peças é bom seguir as dicas acima, dando atenção para o preparo da carne, a quantidade de sal escolhida, qual a distância que a peça será colocada em relação a brasa, como acender a churrasqueira de forma correta, qual o corte ideal para o tipo de churrasco e outros detalhes importantes.

São atitudes como essas que vão tornar o seu churrasco apreciado pelos convidados, te deixando pronto para comandar os alimentos em qualquer oportunidade.

 

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

Até a próxima!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados