Quebra-cabeça: Saiba como escolher o melhor quebra-cabeça para seu entretenimento!

by Carolina

Apesar da ascensão de vídeo games, serviços de streaming e outros entretenimentos de alta tecnologia, os antigos jogos ainda tem espaço. Na verdade eles têm crescido bastante! Muitas que buscam diversão longe das telas (que podem fazer muito mal, diga-se de passagem) e acabam optando por essas antigas brincadeiras, como a do quebra-cabeças.

Como o próprio nome do jogo já indica, montar um quebra-cabeça exige muito da concentração e do raciocínio. É uma ótima forma de manter a mente focada, esquecer do mundo e ainda se divertir um pouco. O problema é que muitas pessoas não sabem o que escolher e chegam até a achar que só existem opções para crianças. Grande engano.

Existem modelos perfeitos para desafiar os adultos e aqui nós vamos mostrar alguns para você.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas indicações de quebra-cabeça para você.

Escolha Premium

Mapa-múndi 4000 peças Grow

Um quebra-cabeça para quem já quer começar com um grande desafio. O desenho do mapa é muito bem-feito e mesmo tendo muitas peças não é impossível montar. Afinal, é uma imagem com a qual todos nós estamos bastante acostumados. Mesmo assim ele vai exigir algumas horas de dedicação e te divertir durante um bom tempo.

Nossa recomendação

Dubrovnik 2000 peças Grow

Com uma quantidade razoável de peças e um desenho cheio de mudança sutis de tonalidade das cores, esse quebra-cabeça exigirá toda a sua atenção para ser montado. Ao terminar de encaixar as 2000 peças você terá como recompensa por sua dedicação uma linda imagem paradisíaca de encher os olhos.

Melhor para o seu bolso

Recanto do Cisnes 1000 peças Grow

Menos peças, porém o suficiente para te ocupar a mente ao longo de horas. O quadro formado, além de ser bonito, tem suas cores e formas muito bem marcadas, o que facilita para os iniciantes. Isso, juntamente com o preço reduzido em relação às outras opções, faz desse quebra-cabeça uma excelente opção para quem está começando.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui diversas sugestões de itens que podem te interessar.

O melhor quebra-cabeça

Desenho já familiar
Forma um mapa estilizado
Pode levar bastante tempo para ser montado
Quantidade razoável de peças
Desafiador
Forma imagem paradisíac
Preço em conta
Forma a pintura de uma paisagem
Bom para iniciantes
Quantidade razoável de peças
Forma foto do Grand Canyon
Grau de dificuldade alto devido a imagem
Mistura paisagem natural e urbana
Forma foto panorâmica cidade de Chicago
Grau de dificuldade intermediário devido a imagem
Preço em conta
Forma a pintura de um observatório com o céu estrelado
Bom para iniciantes
Muito desafiador
Forma imagem de um bairro no fim de tarde
Exige tempo e concentração para ser montado

Mini Guia de Compra

Muitas pessoas veem o quebra-cabeça como um passatempo para criança. E um bem ultrapassado. No entanto, já há quem veja com bons olhos o resgate dessa brincadeira para diversão entre adultos, ou até mesmo entre a família. Nada melhor do que estimular a mente e se divertir sem ficar horas com os olhos vidrados em um dispositivo eletrônico.

Para aproveitar esse jogo da melhor forma é necessário conhecer os modelos existentes e escolher aquele que se adequa mais aos seus desejos. Você deve pensar em quanto espaço tem disponível, quantas pessoas vão montar e quanto tempo pretende dedicar. Com tudo isso definido, fica muito mais fácil escolher.

Essas questões podem parecer bobas, mas evitam que você se depare com um desafio impossível (acredite, alguns quebra-cabeças são de enlouquecer) que vai te desanimar. Ou com algo que, por ter mais peças do que você gostaria, necessite de tempo demais para ser montado e acabe perdendo a graça.

Enfim, decidir por um quebra-cabeça é mais fácil do que montar um desde que você esteja atento no momento da escolha. Por isso nós vamos sugerir alguns jogos e mostrar critérios que você pode utilizar para as suas compras. Depois é só montar o seu.

Mapa-múndi 4000 peças Grow

Muitos detalhes em uma figura conhecida

Para quem já está acostumado a montar quebra-cabeças, esse pode ser uma boa opção para subir de nível. 4000 peças que vão te tomar algum tempo, mas com certeza vão te entreter bastante. A quantidade pode assustar a princípio (e de fato torna as coisas mais difíceis), mas não é impossível de montar.

O que facilita a sua vida nesse quebra-cabeça é o fato de se tratar de uma figura conhecida por todos nós: o mapa-múndi. Um desenho bem marcado com traços com os quais já estamos todos familiarizados, não é tão difícil quanto paisagens, por exemplo. Esse mapa do século XXI vai te dar vontade até de voltar a estudar geografia.

Apesar da imagem simplificar as coisas esse produto não é muito recomendado para quem não está acostumado a montar quebra-cabeças difíceis. Isso pela própria quantidade de peças, que pode ser assustadora para quem está começando. Ele está mais indicado para aqueles que já tem alguma experiência e querem subir um pouco o nível.

Vantagens


Desenho já familiar
Forma um mapa estilizado
Pode levar bastante tempo para ser montado

Desvantagens


Não é indicado para quem está começando

Dubrovnik 2000 peças Grow

Desafio na dose certa

Sem peças demais e nem de menos, com uma linda imagem que é uma fonte de alegria garantida para os mais experientes. Ou um ótimo desafio para os iniciantes. Aqui nós temos 2000 peças, um número bastante razoável para quebra-cabeças mais complexos, então a dificuldade fica por conta da foto.

Esse quebra-cabeça forma uma vista aérea da cidade costeira de Dubrovnik, considerada patrimônio mundial pela UNESCO. As diferenças sutis de tons na imagem, principalmente do céu e do mar, tornam a montagem mais complicada, porém não impossível. Quando você tiver terminado pode até mesmo emoldurar e usar como item de decoração.

Aqui, mais uma vez, é importante ter em mente seus objetivos, expectativas e limitações. Se você nunca montou esse tipo de quebra-cabeça e é uma pessoa que desanima com facilidade, talvez seja melhor outra opção. Mas, se você é o principiante que gosta de desafios ou já tem alguma experiência, vá em frente!

Esse quebra-cabeça definitivamente vai agradar a diferentes públicos.

Vantagens


Quantidade razoável de peças
Desafiador
Forma imagem paradisíaca

Desvantagens


Alguns iniciantes podem se desanimar com o grau de dificuldade

Recanto do Cisnes 1000 peças Grow

Para quem está começando

Para os principiantes nesses jogos, é muito bom que haja figuras com diferenças de tom bem marcadas entre um objeto e outro e um número de peças menor. Esse quebra-cabeça da Grow se encaixa perfeitamente nessa descrição. Aqui nós temos “apenas” 1000 peças que formam uma pintura de cores vivas.

O quadro final do Recanto dos cisnes é tão bonito que você vai ficar com dó de desmanchar tudo quando tiver acabado. As diferenças entre os traços do desenho são bem claras quando comparado a fotos. Então, se você nunca montou um quebra-cabeças ou não faz isso há muito tempo, essa é uma ótima opção para começar. Até porque não é tão caro quanto outras opções.

Quem já está acostumado com imagens mais desafiadoras ou prefere desenhos mais complexos pode achar essa um pouco entediante pelo seu nível de dificuldade mais baixo. O fato de ter menos peças também pode ser considerado uma desvantagem para aqueles que gostam de projetos de prazo mais longo. Mesmo assim, ainda vale a pena.

Vantagens


Preço em conta
Forma a pintura de uma paisagem
Bom para iniciantes
Cores vivas

Desvantagens


Mais experientes podem achar entediante
Poucas peças

Grand Canyon 2000 peças Estrela

Menor quantidade, mais dificuldade

Mais uma demonstração de como a quantidade de peças de um quebra-cabeça influencia no grau de dificuldade, mas não o determina. Fotos de paisagens naturais podem exigir bastante concentração por um bom tempo, devido às sua sutis mudanças de forma e de cor. Esse é um quebra-cabeça para quem gosta desses desenhos.

Aqui vemos formada uma linda foto do Grand Canyon. Muitas vezes a diferença entre uma parte e outra do vale consiste em apenas algumas pequenas mudanças nos traços, tons de marrom ou iluminação. O mesmo vale para a imagem do céu e suas nuvens. Mesmo não tendo tantas peças, esse não fica pronto tão rápido.

Mais uma vez, a encantadora paisagem pode não ser tão indicada para os principiantes de plantão, já que pode acabar de dando mais dores de cabeça do que momentos relaxantes. Esse aqui está mais recomendado para quem já conhece o jogo e deseja um grau de dificuldade maior sem aumentar o número de peças.

Vantagens


Quantidade razoável de peças
Forma foto do Grand Canyon
Grau de dificuldade alto devido a imagem
Desafiador

Desvantagens


Não é recomendado para quem está começando

Skyline de Chicago 1500 peças Toyster Brinquedos

A beleza das paisagens urbanas

Esse quebra-cabeças definitivamente deveria estar na sua lista de desejos, principalmente se você é um principiante que gosta de um nível de dificuldade maior. Aqui nós temos uma estonteante visão da cidade de Chicago, com vários arranha-céus, luzes e claro, sua praia. As paisagens urbanas e naturais se combinam aqui perfeitamente.

À primeira vista pode parecer muito difícil de montar. No entanto, depois uma segunda observação você percebe que as formas são muito bem definidas. A cidade em si não deve dar tanto trabalho assim, somente o céu e o mar podem confundir. Então, mesmo quem está começando pode aproveitar e exercitar o raciocínio.

Apesar de esse ser um quebra-cabeça excelente, esse também pode desanimar algumas pessoas. Além disso, há quem prefira as paisagens naturais. Enfim, tudo depende da sua personalidade e dos seus gostos pessoais. Na dúvida, sugiro a compra de um ao menos como segunda opção.

Vantagens


Mistura paisagem natural e urbana
Forma foto panorâmica cidade de Chicago
Grau de dificuldade intermediário devido a imagem
Bom desafio para iniciantes

Desvantagens


Alguns podem se desanimar com o grau de dificuldade
Há quem prefira paisagens naturais

Constelações 1000 peças Grow

Pintura das constelações

Essa é mais um ótima opção para os marinheiros de primeira viagem ou simplesmente de quem gosta de imagens bonitas. Com quantidade menor de peças e um desenho bem feito, esse quebra-cabeça vai te proporcionar alguns momentos bem relaxantes. Pode ser até montado em família!

Ao terminar de montar você tem uma ilustração de um observatório estrelar antigo com várias constelações pintadas. O resultado final pode muito bem ser emoldurado, ainda mais se você tiver crianças ou casa (ou queira algo para presentear). Nesse desenho as cores não se confundem tanto, o que facilita muito a montagem.

Alguém já acostumado a desenhos mais complexos e a quebra-cabeças com mais peças pode não gostar muito desse. Também não é indicado para quem gosta de projetos mais longos que exigem semanas de dedicação. No entanto, continua sendo uma boa opção, inclusive para quem quer montar o quebra-cabeça em grupo.

Vantagens


Preço em conta
Forma a pintura de um observatório com o céu estrelado
Bom para iniciantes
Bom para crianças e para montar em grupo

Desvantagens


Mais experientes podem não gostar
Poucas peças

Le Petit Café 6000 peças Grow

Desafio para experts

Se você já está acostumado a montar quebra-cabeças, já subiu de nível e está procurando algo ainda mais complicado, esse é o seu modelo. 6000 mil peças de um desenho bem mais complexo do que o apresentado até agora. Tudo para tornar a sua vida mais difícil… E muito mais interessante.

A pintura do café em um bairro quieto que é formada no final é cheia de detalhes e nuances que, somadas ao grande número de pequenas peças, vão exigir muito foco. Há uma mistura de elementos, como casas, pessoas, plantas, paisagens… Tudo para confundir. Esse é outro quebra-cabeça que você não vai querer desmontar depois.

É claro que esse produto não é recomendado para quem está iniciando agora nesse mundo de quebra-cabeças difíceis. Isso por que a quantidade de peças enorme e a imagem repleta de detalhes vão dar muito trabalho e espantar quem não tem está familiarizado. Portanto, esse daqui foi feito para desafiar os experts.

Vantagens


Muito desafiador
Forma imagem de um bairro no fim de tarde
Exige tempo e concentração para ser montado

Desvantagens


Definitivamente não é indicado para quem está começando

Guia do comprador

Por que comprar um quebra-cabeça?

Sem dúvidas, todos conhecem os problemas do entretenimento moderno. Excesso de eletrônicos, videogames e redes sociais podem causar vários problemas para a concentração, memória e sono. Diante disso, alguns antigos jogos vem sendo resgatados como uma opção de passatempo.

Os quebra-cabeças estão conquistando espaço entre os adultos tanto pelo prazer de completar a figura quanto pelos seus benefícios. É uma atividade que exige concentração e pode melhorar a sua capacidade de manter o foco por maiores períodos de tempo. Além disso, trabalha o raciocínio e a capacidade de análise.

Outra vantagem é a possibilidade de jogar em grupo. Em muitas casas os quebra-cabeças são utilizados como uma forma de fortalecimento de laços familiares ou como um motivos para reunir os amigos. Nada como tirar todo mundo da frente da televisão e dos smartphones e fazer as pessoas focarem umas nas outras.

Idosos com dificuldades motoras e crianças podem se beneficiar bastante da interação social e do exercício cognitivo. Jogos mentais como os quebra-cabeças são bastante recomendados para estimular os pequenos e para ajudar a manter a vitalidade dos mais velhos. Se alguém na sua família se enquadra em um desses grupos, mais uma razão para comprar o seu jogo.

O que influencia o grau de dificuldade de um quebra-cabeça?

A primeira coisa que você deve olhar na escolha é a quantidade de peças no seu quebra-cabeças. Em geral, quanto mais peças mais difícil é a montagem e mais tempo é necessário. Você terá quantas horas para se dedicar por semana e está disposto demorar quanto até obter a figura final? Isso vai pesar na escolha.

Quebra-cabeças de 1000 peças levam uma média de 10 horas para finalização. Os de 2000, cerca de 24 horas. Só com esses exemplos já dá para entender que a depender do seu tempo disponível você pode levar mais de um mês para terminar. Outra coisa que influencia no grau de dificuldade é o tamanho das peças.

Quanto menores as peças, mais difícil é finalizar. Isso por que você vai ter problemas para identificar qual pequeno item pertence a qual parte do desenho. Se você está começando (ou se quer evitar que crianças ou animais de estimação engulam o seu jogo) pode ser melhor dar preferência para imagens divididas em componentes maiores.

Por fim, deve ser visto o desenho em si. Ilustrações mais detalhadas, fotos de paisagens naturais. Qualquer coisa que tiver uma rica e sutil variação de formas e cores vai ser desafiadora para terminar. Mas não se esqueça de que a imagem tem que te agradar! Algumas ficam tão bonitas que podem até mesmo ir para uma moldura após serem finalizadas.

Fique atento aos materiais

Assim como qualquer outra compra, é preciso observar o material de fabricação do quebra-cabeça, uma vez que vão influenciar na resistência e durabilidade. Há uma grande diversidade de matérias-primas empregadas na confecção de um, sendo o papel carbono e o papelão muito populares. Também podem ser utilizados plásticos ou espumas.

Para os mais tradicionais e exigente, há aqueles fabricados em madeira ou MDF. Esses dificilmente vão quebrar ou se rasgar e podem muito bem ser montados ou desmontados várias vezes. Independente do material escolhido, é muito recomendado que você tome cuidado para não molhar as peças. Isso por que mesmo que elas não se estraguem pode provocar manchas na pintura.

Mesmo que você não se importe muito com a durabilidade é essencial estar atento à essas questões. Peças amassadas ou rasgadas não irão se encaixar umas nas outras direito e podem acabar estragando a sua felicidade. Na dúvida, opte pelo MDF ou a madeira.

Outros tipos de quebra-cabeças

Os modelos mais conhecidos são os tradicionais de tabuleiro. No entanto, é quase impossível falar de quebra-cabeças difíceis e não se lembrar das versões em 3 dimensões. O exemplo mais famoso que nós temos é o cubo mágico, pesadelo de muita gente. Outras versões se assemelham muito a um Lego e te permitem construir a figura como uma maquete.

Também há aquelas com bordas irregulares ou redondas, que não te dão aquele formato tradicional em molduras. Enfim, existem várias opções para atender aos seus gostos e sua vontade de se desafiar. Se quiser mais exemplos, aqui nós temos um vídeo de uma colecionadora mostrando sua “galeria”:

Quais são os custos?

Tudo depende do modelo comprado, mas comparado a outros hobbies pode-se dizer os quebra-cabeças não são tão caros assim. Um modelo de 1000 peças pode custar pouco mais de 60 reais, enquanto que os mais complexos passam de 200 tranquilamente. Essa variação ocorre tanto pelo número de peças quanto pela imagem e o material.

Também depende do tipo que você pretende adquirir. Modelos em 3 dimensões, materiais e recortes especiais, bordas irregulares, desenhos ultra detalhados… Um entusiasta que pretenda fazer coleções vai ter que desembolsar bastante. No entanto, se a sua intenção for apenas se divertir um pouco, isso não vai te afetar tanto.

O maior risco financeiro que você corre com os quebra-cabeças é o de ficar viciado e acabar comprando demais.

Conclusão

Quebra-cabeças são uma ótima opção para diversão em família ou amigos e estímulo para concentração e cognição. Há uma grande variedade de modelos e formas para todas as idades, níveis de dificuldade e preferências pessoais de cada um. Tudo por um preço relativamente em conta.

Aqui nós recomendamos o quebra-cabeça de 2000 peças com a foto da cidade de Dubrovnik, na Croácia. A quantidade de peças é mediana, a figura formada é realmente bonita e pode ser um desafio estimulante para os iniciantes. Ou simplesmente uma boa diversão para os mais experientes.

Mas se você prefere outro tipo de diversão, temos recomendações de jogos de tabuleiro e jogos de xadrez!

 Você já escolheu o seu quebra-cabeças? Deixa aí nos comentários!

Leave a Comment