Os melhores HDs Externos para Comprar em 2020

Nesse artigo você vai encontrar dicas atualizadas de 2020 para escolher o seu HD externo

Sabemos que os arquivos de mídia tem uma resolução cada vez maior, os gráficos cada vez mais detalhados e volume de dados para processamento não para de crescer. O problema é: o armazenamento interno dos nossos computadores já não tem mais memória o bastante para isso. Muitas vezes é necessário usar algo para complementar essa memória.

Uma das soluções para esse problema é o uso de HDs externos, que possuem uma grande capacidade de armazenamento e, muitas vezes, são portáteis. Podem ser usados para guardar arquivos de computador, filmes, músicas e até jogos – muitos são compatíveis com videogames. Existem modelos com diversas capacidades e velocidades para escolher.

Vamos agora analisar alguns modelos e descobrir qual o melhor HD externo para você.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas indicações de HD externo para você.

Escolha Premium

HD externo com capacidade de 4 TB de arquivos, ideal para quem precisa de bastante armazenamento. É compatível com o USB 3.0, o que garante uma boa velocidade de transferência de arquivos, mas também pode ser usado com USB comum. Possui design simples, estrutura sólida e resistente e é compatível com Windows e Mac.

Nossa recomendação

Ideal para aqueles que desejam muito armazenamento para guardar mídias mais pesadas, porém nada de muito monstruoso. Também é compatível tanto com USB 3.0 quanto o comum. É compatível com Windows e Mac (precisa de reformatação para isso). Seu desenho é bastante discreto e pode ser transportado para qualquer lugar.

Melhor para o seu bolso

Mais uma opção de HD para aqueles que desejam armazenamento extra mas não precisam de quantidades exorbitantes. Aqui também temos compatibilidade com USB 3.0, velocidade de funcionamento média e compatibilidade com Windows, Mac e consoles de videogame. Bonito, prático e pronto para uso, sem precisar de instalação – por um preço em conta.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui diversas sugestões de itens que podem te interessar.

O melhor HD externo

Índice

Mini Guia de Compra

Com os arquivos de mídia cada vez mais pesados e o advento dos SSD – mais rápidos porém caros e com menos memória – os HDs externos vêm se tornando cada vez mais necessários. Mesmo quem já possui um bom notebook pode precisar de memória extra. E isso se torna uma realidade especialmente para gamers e profissionais que trabalham com audiovisual.

O primeiro aspecto a ser analisado em um HD externo é, obviamente, a sua memória. Mas, ao contrário do que muitos pensam, só isso não é o bastante. Você deve analisar a velocidade de análise de dados, a velocidade de transferência de arquivos e outros recursos, como proteção contra quedas, backup automático e a portabilidade.

Além disso é preciso pesquisar bem, pois nem sempre o preço sugerido corresponde ao valor no produto. Enfim, assim como em outros eletrônicos o segredo para os HDs externos está nos detalhes. Como de costume nós vamos analisar alguns modelos disponíveis e logo em seguida teremos um guia para orientar a sua escolha.

Toshiba Canvio Basics 4 TB – Muita capacidade, pouca dificuldade

Esse HD externo chama atenção à primeira vista por sua capacidade de armazenamento de 4 TB, mais do que o suficiente para a quase totalidade das pessoas. Possui a capacidade de transferir arquivos em alta velocidade caso seja utilizado USB 3.0, mas também é compatível com o USB comum.

A tecnologia Ramp Loading, juntamente com o sensor interno de choque, protegem o HD em caso de quedas. Além disso, ele é compatível com Windows e Mac (precisa ser formatado para utilização em computadores Apple) e o seu Plug and Play permite que seja facilmente instalado e utilizado.

Toshiba Canvio Basics 2 TB – Versão mais simples

Aqui nós temos uma versão com menos memória do HD anterior, já que muitas vezes o consumidor só tem desejo de salvar alguns filmes ou complementar a memória do PC. Também possui a capacidade de transferir arquivos em alta velocidade caso seja utilizado USB 3.0, mas também é compatível com o USB comum.

A tecnologia Ramp Loading está presente novamente e, juntamente com o sensor interno de choque, protegem o HD em caso de quedas. Além disso, ele é compatível com Windows e Mac (precisa ser formatado para utilização em computadores Apple) e o seu Plug and Play permite que seja facilmente instalado e utilizado.

Seagate STEA1000400 Expansão – O mínimo necessário

Muitos desejam comprar um HD externo apenas para complementar a memória do PC ou fazer uns backups. Sendo esse o seu caso, os 1 TB de memória aqui são o bastante para te atender.  Para facilitar ainda mais a sua vida esse é um HD pronto para uso, ou seja, não há necessidade de instalar nada; basta conectar e usar.

Isso se torna uma vantagem ainda maior quando você é o tipo de pessoa que precisa levar os seus arquivos para diferente lugares em diferentes dispositivos. Ele é compatível com USB 3.0 e pode ser usado em Windows e Mac. Pode até mesmo ser conectado a TV para gravar seus programas e filmes!

YessTech 500 GB – Uma pequena ajuda

Mais uma alternativa para quem deseja só complementar a memória do computador e realizar alguns backups. Nesse caso, 500 GB podem não ser suficiente para algumas pessoas, mas já é uma ajuda. Essa capacidade de armazenamento, apesar de ser reduzida em relação a outros HDs, traz a vantagem da leveza ao dispositivo. Por ser compacto, ele não vai pesar muito nem ocupar espaço na sua bolsa.

Também é compatível com USB 3.0 e pode ser usado com Windows, Mac ou Linux. Importante lembrar que fora de promoções e descontos o seu preço é muito semelhante ao de modelos com mais memória e velocidade, sendo muito importante pesquisar bem os modelos disponíveis antes de fechar a compra desse HD.

Seagate Expansion 8TB – Para quem precisa de muito

Se você trabalha com mídia pesada; como edição de vídeos, renderização, ou mesmo jogos de videogames; vai precisar de muito armazenamento extra. Nesse caso, é mais indicado um HD externo de mesa com grande capacidade, que é exatamente o caso desse dispositivo. Com 8 TB de memória você estará mais do que bem servido para o que precisar.

Além do mais, seu sistema de arrastar e soltar; juntamente com USB 3.0 e RPM de 7200; permite gravar e analisar dados com velocidade e praticidade. É importante lembrar que esse tipo de HD não é adequado para quem pretende transportá-lo com frequência devido ao seu peso. Também temos como desvantagem o preço elevado.

Seagate Stel6000100 6 TB – Tecnologia e memória

Mais uma alternativa para aqueles que desejam um HD de mesa, com muita capacidade de armazenamento, para usar com jogos ou pequenos estúdios. Além da memória de 6 TB, temos alguns outros recursos interessantes. O Backup Plus Hub permite a realização de backups de forma automática e temos também duas portas USB para que você conecte outro dispositivo além do seu computador.

Você recarregar seu celular ou usar sua câmera ao mesmo tempo em que verifica os arquivos do seu HD. Por fim, temos uma conectividade Plug and Play para acessar seus arquivos sem precisar instalar nada e a compatibilidade com USB 3.0. Mais uma vez o peso o preço são um tanto desanimadores.

Western Digital Externo 4 TB – Armazenamento e portabilidade

Mais uma alternativa para quem deseja bastante memória, porém sem comprometer a portabilidade do HD. São 4 TB de memória com  possibilidade de transferência em alta velocidade por USB 3.0 e compatibilidade com Windows, Mac (necessita ser formatado para isso) e consoles (PS4 e Xbox One). Também possui tecnologia de proteção em caso de quedas.

No entanto, esse produto também deve ser muito bem pesquisado antes de sua compra, já que o preço normal; sem promoções ou descontos; é elevado, sendo quase equivalente a um HD de mesa com armazenamento bem maior. Esse é mais um exemplo de mesmo itens simples não podem ser adquiridos por impulso.

Guia do comprador

Quais fatores levar em conta na hora de comprar um HD externo?

HDs externos são eletrônicos simples que se diferem uns dos outros apenas por alguns detalhes. O problema é que esses detalhes podem te dar dores de cabeça. Aqui estão algumas características as quais você deve estar atento no momento da compra:

Qual a diferença entre o HD externo portátil e o de mesa?

Bom, como o próprio nome sugere, o HD portátil tem como principal característica a possibilidade de ser transportado devido ao seu peso e tamanho reduzidos. Também gastam menos energia e sua utilização em diversos dispositivos é bastante prática. No entanto, ele vai ter limites quanto ao armazenamento, que dificilmente passa dos 4 TB.

É aí que entram os HDs de mesa, que possuem memória muito maior, podendo chegar a 10 TB. Além disso muitos deles possuem recursos extras em termos de segurança e outras tecnologias convenientes Esses HDs apresentam o inconveniente de serem muito pesados e gastarem mais energia, sendo destinados a quem não pretende levá-los para outro local.

Cuidados com o seu HD e arquivos

Assim como ocorre com outros produtos eletrônicos, o HD não pode ser deixado em ambiente muito aquecido para não danificar a sua estrutura. Por isso, dê preferência aos locais refrigerados no momento de uso dele. Também é necessário tomar muito cuidado com a limpeza, já que poeira pode prejudicar o desempenho. Então sempre o limpe com um pano seco para retirar o excesso de pó – e lembre-se que água e detergente vão vai prejudicar do que limpar.

Ainda que o seu HD tenha algum sistema de proteção contra quedas evite deixa-lo cair. Se você puder adquirir um case para proteção no momento do transporte, melhor ainda. Por fim, não se esqueça do cuidado com os seus arquivos. Só utilize o HD se o antivírus do PC estiver ativo. Se você usa em vários computadores é possível baixar um antivírus portátil para aumentar a proteção.

Outro cuidado é com a sua privacidade. Caso você tenha arquivos importantes e sigilosos pode optar por HDs externos que contem com alguma forma de criptografia física, como um botão de trava ou leitor de impressões digitais. Se você considera isso exagero demais, existe a possibilidade de fazer o download de programas que permitem colocar senhas de acesso para os seus arquivos salvos.

Conclusão

Os HDs externos são eletrônicos muitos úteis em tempos de arquivos cada vez mais pesados. Isso é uma realidade não só para o público gamer ou profissionais, mas também para o usuário comum, que guarda suas mídias importantes. Para escolher é necessário estar atento a algumas características importantes e às suas necessidades.

Recomendamos o Toshiba Canvio Basics 2 TB devido a sua boa capacidade de armazenamento, junto com recursos como Plug and Play e proteção contra quedas. É um HD discreto, portátil e de fácil utilização para usar no seu Windows, Mac ou consoles de videogame. Atende a maioria das pessoas sem problemas.

Já escolheu o seu HD externo? Compartilhe com a gente!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados