Lançamentos da POCO: alta performance, menor consumo, Snapdragon 870 e tela Amoled para gamers

by Romildo

Os lançamentos da POCO: alta performance, menor consumo, Snapdragon 870 e tela Amoled para gamers

Com data de lançamento confirmada, os novos aparelhos da POCO já estão entre os smartphones mais comentados nos artigos de tecnologia, e não deve ser diferente, já que eles trazem benefícios surpreendentes para um amplo público alvo da marca.

O que você gosta de ter em um smartphone? Bateria de alta durabilidade, tela ampla, velocidade incomparável ou bom desempenho para jogos? Os novos aparelhos da POCO trazem um misto de atrações tecnológicas, com todas essas características em um único dispositivo.

Competindo com diversos modelos líderes de mercado no quesito hardware, ambos traduzem o que há de melhor na fabricante chinesa, reunindo recursos de outras marcas com ótimas avaliações no mercado de aparelhos celulares. Tela maior e mais vívida, Liquid Cool para jogos e bateria de 4500mAh: essas são apenas algumas das especificações que estão sendo divulgadas pela fabricante, mas ainda falaremos do melhor de cada modelo neste guia!

Recomendações

Os novos smartphones da POCO logo estarão disponíveis para venda, e já podem ser utilizados por diversos públicos, desde os requisitos de jogos digitais até os básicos casuais: câmera, ultravelocidade e armazenamento. Sem travamentos e com performance de ponta – veja o que o novo Snapdragon 870 pode fazer por você.

Escolha Premium

POCO F4

Trazendo as melhores avaliações desde o seu lançamento, o chipset Snapdragon® 870, da Qualcomm, é a nova tendência nos aparelhos da POCO, iniciando pelo seu recente anúncio do F4. Criado para ser eficiente, ele é implementado em hardwares de ampla exigência, como em tablets e smartphones de grande performance em jogos. Com até 3,2 GHz, ele economiza bateria e torna o dispositivo um verdadeiro computador de bolso!

O POCO F4 também embarcou o histórico das novas telas AMOLED da Samsung, além de outros recursos que tornarão este um dos melhores celulares intermediários/avançados do mercado.

Nossa recomendação

POCO X4 GT

Além de contar com bateria de sobra (5080 mAh e carregamento rápido), o POCO X4 GT é especialista em jogos digitais, portando o core MediaTek Dimensity 8100, também recém-lançado pela empresa. Aprovado em testes gráficos bem exigentes, ele está dando o que falar durante reviews de especialistas em tecnologia. Pronto para ficar imerso nos processadores da nova era?!

Apesar de muitos acreditarem que o LCD já é um painel defasado, o X4 GT ainda trouxe este recurso, mas com melhoras significativas para lançar um aparelho mais econômico e com maior taxa de atualização.

Itens que você também pode se interessar:

Ambos dispositivos foram desenvolvidos com tecnologias de última geração, sobretudo em parceria com as melhores fabricantes de hardwares periféricos que encontramos neste nicho de smartphones. Certamente, uma boa avaliação sobre ambos deve ser o melhor caminho para decidir em qual deles investir. Conheça as características gerais de cada um dos dois lançamentos da POCO

Especificações Técnicas da POCO

Chipset Snapdragon® 870
Tecnologia LiquidCool 2.0
Tela Samsung E4 AMOLED 120Hz
Bateria de 4500mAh/ carregamento turbo de 67W
Câmera principal de 64 MP
Câmera Ultra-wide e macro
Tecnologia de estabilização de imagens
6GB-8GB de RAM
Armazenamento interno de 128GB-256GB
Chipset MediaTek Dimensity 8100
Tela LCD de 144Hz de atualização e 1 bilhão de cores – com redução de tela azul
Dynamic Switch para otimização de bateria
Bateria de 5080 mAh/ carregamento turbo de 67W
8GB de RAM
Armazenamento interno de 128GB-256GB
Câmera principal de 64 MP
Câmera Ultra-wide e macro

Mini Guia de Compra

A POCO, fabricante chinesa de aparelhos celulares, já conhecida como POCO e Pocophone, é uma das empresas que vem ganhando espaço no nicho internacional de smartphones, sobretudo por suas novas investidas em hardware de última geração, como é o caso dos processadores e dos displays interativos.

Desde 2018, a marca tem sido reconhecida pelos seus dispositivos de qualidade, como é o caso do Pocophone F1, do POCO F2 Pro e do POCO F3 GT. Nomes como a MediaTek e Samsung também são coadjuvantes neste crescimento desenfreado da fabricante, que agora está imersa nos smartphones das linhas intermediárias/avançadas. Android sempre atualizado é o cargo-chefe dos dispositivos móveis da POCO.

A POCO Global é uma marca completamente independente, estando livre para o lançamento de dispositivos sem barreiras tecnológicas, como vem fazendo nos últimos meses. Os mais de 35 mercados traduzem a emancipação e o início de uma nova era, entre os nomes mais comentados nos artigos de tecnologia.

Os smartphones POCO F4 e o POCO X4 GT estão entre os anúncios de lançamentos recentes da marca, e em poucas horas já deverão estar disponíveis para compra. Entenda como eles devem competir com os maiores nomes do mercado:

Diferenciais competitivos:

Diferente das fabricantes como a Apple e até a própria Samsung, os dispositivos da POCO tendem a ter preços mais acessíveis, sobretudo por ser uma marca chinesa que opta pelo custo-benefício, sem declinar da qualidade na produção dos seus aparelhos.

Podemos apostar que o POCO F4 e o POCO X4 GT estarão nas prateleiras lado a lado com alguns celulares da marca, já que é neste mercado de clientes que a POCO quer atuar: gamers que prezam por tecnologias inovadoras e usuários casuais que não renunciam a durabilidade e a eficiência.

POCO F4

Com diversos recursos distintos do POCO X4 GT, o F4 é um celular intermediário bem completo, perfeito para usuários casuais que querem um extra no dia a dia. Após o período de lançamento, o seu preço deve ficar abaixo dos modelos da Samsung, com benefícios que valem bastante o investimento.

POCO X4 GT

Desenvolvido para o público gamer, o X4 GT é um celular avançado com diversas inovações, incluindo o novo processador da MediaTek, bastante esperado. Bateria com capacidade para o dia inteiro e economia no seu visor, ele pode ser o que você espera para ter carga ilimitada, mais velocidade e performance para as suas jogatinas.

Alguns atributos permaneceram em ambos modelos. Trouxemos em primeira mão todos os detalhes de cada um destes dois lançamentos da POCO, incluindo estimativa de valores!

POCO F4

O smartphone casual que entrega mais processamento que muitos modelos avançados

Alguns dos traços do novo F4 já chamam atenção dos amantes de tecnologia: o Snapdragon 870 é o mais brilhante deles, já que este chipset é considerado um dos melhores já implementados em smartphones. 8 GB de RAM e a tela E4, da Samsung, também destacam o público alvo que a POCO quer atingir com este modelo: os casuais mais exigentes.

Processador de sobra: o Snapdragon 870 se saiu muito bem nos testes realizados pela Qualcomm, mostrando-se um ótimo hardware em desempenho, sem exigir muita bateria, sem esquentar o celular com frequência e sem travamentos. Aliado ao Liquid Cool 2.0, ele é um verdadeiro computador de bolso, pronto para as ocasiões mais exigentes do nosso dia a dia.

Memória “limpa”: o chip LPDDR 5, já fabricado em massa pela Samsung, é a porta para uma memória RAM mais fluida e sem “gargalos”, incluída em modelos bem caros da marca, como o S20 Ultra. No POCO F4, ela deverá ser lançada em versões de 6GB e 8GB.

Tela ultratecnológica: o painel implementado no POCO F4 é o E4, desenvolvido pela Samsung, a maior empresa do ramo de aparelhos visuais do mundo. Completamente AMOLED, ela ainda recebeu o Dolby Vision e entrega taxa de atualização de 120Hz, com HDR10 +. Enquanto alguns dispositivos ainda contam com a versão anterior de telas, a E4 tem brilho superior e vale o preço.

Bateria com maior vida útil: quanto menos recarregada, mais deve durar uma boa bateria. A bateria deste aparelho possui 4.500 mAh de capacidade, o que é suficiente para até dois dias de uso, no modo econômico. O carregamento rápido de 67 watts também já é padrão da POCO.

Armazenamento na média: apesar de não ser surpreendente, a capacidade de armazenamento do F4 está na média para os usuários que gostam de espaço. As versões com 128 GB e 256 GB deixam a opção para quem quer investir um pouco mais na memória interna do smartphone. Na mesma faixa de preço, os modelos da Samsung atingem, no máximo, 128 GB.

Conjunto atualizado de câmeras: acredite: enquanto a Macro é sinônimo de sofisticação máxima em outras marcas, a POCO a tornou recurso do dia a dia. Além dela, a câmera Ultrawide de 8 megapixels e a principal de 64 megapixels melhoram ainda mais a presença deste aparelho no mercado. Para as selfies, a câmera de 20 megapixels poderia ser um pouco melhor.

O que esperar do preço?

O preço do POCO F4 ainda sofrerá diversas mudanças, por hora, podemos esperar um aparelho na faixa dos 500 Euros (R$ 2.762,30).

Características técnicas

  •  Gorilla Glass 5;
  • 195 gramas;
  • Sistema Operacional MIUI 13.
  • Cores verde, preto e prata

Vantagens


Até 8GB de memória RAM
Bateria de 4.500 mAh com carga rápida e carregador incluso
Possui 5G, NFC e Bluetooth 5.3
Câmera principal de 64 megapixels, câmera macro e frontal
Um dos melhores processadores de 2022
Sistema de resfriamento Liquid Cool 2.0
Ótima capacidade de armazenamento interno

Desvantagens


A câmera frontal não é a melhor
O POCO X4 GT ainda é melhor em se tratando de jogos

POCO X4 GT

Uma nova era nos jogos digitais mobile: a tela LCD que você está esperando

Os smartphones para o público gamer sempre trazem consigo novos desafios. O Poco X4 GT trabalhou o que poucas fabricantes imaginaram: o display LCD. Apesar de ser dito um painel defasado, ele ainda é o melhor em diversos testes práticos de jogos digitais, e torná-lo perfeito foi o que a POCO fez. Entenda o que este celular traz para você.

Chipset esperado:  mesmo com o Snapdragon 870 da Qualcomm tão bem-falado, o X4 GT traz um novo processador: o Dimensity 8100, recém-lançado pela MediaTek e com diversos pontos positivos para quem gosta de passar horas jogando no celular. Com 8 núcleos embarcados, o aparelho traz a configuração de 5 nm, podendo ser, inclusive, ainda mais eficiente que o A15 Bionic, da famosa Apple.

Entregando um processamento estável ao longo de diversos testes, ele também esquentou até 5º a menos que seus famosos rivais. Ter recursos que suportem este “monstro” é essencial, por isso falaremos sobre a bateria!

Bateria para elevar o nível: a bateria de 5080 mAh é suficiente para suportar o Dimensity 8100 nos seus jogos. Menos tempo na tomada e mais tempo se divertindo.

Tela de LCD melhorada: a tela de LCD do X4 GT é IPS e FHD +, com melhoras significativas em desempenho visual, incluindo alterações nas faixas de cores apresentadas(a maior reclamação dos usuários de LCD). A opção por esta tecnologia foi motivada pela alta taxa de atualização – 144 Hz, que permite jogos mais imersivos e competitivos. As 6,6 polegadas de tamanho também surpreendem.

Câmeras: as câmeras embarcadas no X4 GT foram desenvolvidas na mesma linha do POCO F4, com 64 megapixels no sensor principal, 8 megapixels no sensor ultrawide e 2 megapixels na lente macro. A câmera frontal continua com os 20 megapixels, com o furo pouco discreto na parte superior do painel LCD.

Por fim, o X4 GT também está conforme os padrões modernos de conectividade, suportando o 5G, NFC, Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 6. O leitor de digitais está posicionado na parte lateral do dispositivo, que também é reforçado com o Gorilla Glass 5.

O que esperar do preço?

Assim como o modelo anterior, o X4 GT ainda pode ter diversas alterações no seu preço, mas acreditamos que ele será um pouco mais acessível: aproximadamente 430 Euros (ou R$ 2.374,15).

Características técnicas

  •  Gorilla Glass 5;
  • 201 gramas;
  • Sistema Operacional MIUI 13.
  • Cores azul, preto e prata

Vantagens


8GB de memória RAM
Bateria de 5.080 mAh com carga rápida e carregador incluso
Possui 5G, NFC e Bluetooth 5.3
Câmera principal de 64 megapixels, câmera macro e frontal
O melhor processador de 5 nm para jogos
Tela LCD com alta taxa de atualização, maior gama de cores e redução de luz azul
Ótima capacidade de armazenamento interno

Desvantagens


A câmera frontal ainda perde para alguns aparelhos do mercado;
É um pouco mais pesado que o POCO F4

Guia do comprador

O POCO F4 e o X4 GT já estão com o lançamento confirmado pela empresa, que divulgou as suas especificações técnicas e recebeu aprovação de diversas agências internacionais de telecomunicações. Ambos aparelhos foram criados com o intuito de ampliar o público usuário da POCO e já recebem diversos elogios por amantes de tecnologia.

O chipset Dimensity 8100 poderá ser experimentado na prática neste novo smartphone, assim como o novo LCD e o processador Snapdragon 870, com a base sólida nos celulares da Samsung.

Para traçar um paralelo entre ambos, criamos este Guia de Compras, com todas as informações necessárias sobre os dois lançamentos da POCO no mercado global.

Mercado gamer ou uso comum?

Tendo em mãos todas as especificações dos dois smartphones, dá para traçar o público que a empresa visa atender. Enquanto o F4 está mais voltado para o uso intermediário avançado, atendendo pessoas que precisam de um aparelho casual e potente, o X4 GT é mais recomendado para quem curte jogatinas mobile, aproveitando games competitivos.

Apesar disso, ambos celulares possuem bom desempenho com jogos, incluindo capacidade de memória RAM, processamento e armazenamento interno. É possível adquirir o X4 GT e ter uma ótima experiência com necessidades comuns do dia a dia, enquanto o F4 também atende alguns jogadores.

Entretanto, o foco na implementação dos recursos de hardwares devem garantir experiências ainda mais satisfatórias quando escolhidos corretamente, já que a tela AMOLED ainda é melhor que a tela LCD para o consumo de streaming.

Snapdragon 870 x MediaTek Dimensity 8100, qual é o melhor?

Por ter optado por processadores bem distintos, a POCO ampliou ainda mais a sua atuação, o que é uma ótima notícia. A Qualcomm e a MediaTek já são concorrentes há alguns anos no mercado de chipsets. Mas qual desses processadores é o melhor?

A qualidade de um chip como estes é medida em diversos ambientes e circunstâncias, e é comum que um deles seja melhor em alguns quesitos e pior em outros.

Em uma abordagem geral, o Snapdragon 870 acaba se saindo melhor que o MediaTek, com maior capacidade de processamento e mais tecnologia embarcada. Por outro lado, o Dimensity 8100 apresenta maior performance em momentos de estresse, esquentando menos e oferecendo mais estabilidade em jogos.

Bem mais recente, o Dimensity 8100 também oferece maior eficiência, gastando menos bateria que o seu concorrente e mantendo o aparelho carregado por mais tempo.

Tela AMOLED ou IPS?

Enquanto o F4 oferece uma tela AMOLED da Samsung, o X4 GT continua com a tela LCD IPS, mas por um ótimo motivo!

As telas AMOLED estão ficando bastante conhecidas nos aparelhos celulares de última geração, com ótimo brilho e uma ampla gama de cores, especialmente para quem gosta de consumir streamings.

Já os aparelhos que contam com as telas LCD podem proporcionar uma melhor taxa de atualização, ampliando a vantagem para quem gosta de jogos competitivos.

POCO F4 ou POCO X4 GT?

Os dois smartphones da POCO são ótimos exemplares, ainda mais quando falamos sobre o preço, que deverá competir frente a frente com os modelos custo-benefício da marca.

Qual deles escolher? Certamente, a depender da sua necessidade de uso, os dois celulares serão ótimos gadgets para tornar a sua rotina ainda mais tecnológica, incluindo as novas conexões 5G e o Android mais novo dos últimos tempos.

Conclusão

Agora que você já conhece tudo o que precisa sobre os novos lançamentos da POCO, poderá optar entre o F4 e o POCO X4 GT, sem riscos de fazer a escolha errada. Aproveite tudo o que a marca tem para oferecer e navegue na nova era dos chipsets mais velozes do mundo.

FAQ

Leave a Comment