Nesse artigo você vai encontrar dicas atualizadas para escolher fouets
Com o advento da tecnologia os eletrodomésticos, como batedeiras e liquidificadores têm substituído vários itens tradicionais na hora de cozinhar. Entre eles, os utensílios de cozinha para misturar massas, também conhecidos como fouet (ou fue). Devido à questões de praticidade ele havia sido praticamente abolido das casas.
No entanto, a febre dos programas culinários trouxe esses utensílios de volta para os holofotes. Muito utilizados para dar volume à massas leves e misturar cremes e molhos delicados, os fouets são os novos favoritos de cozinheiros profissionais e amadores.
Aqui nós vamos descobrir como essa nova aquisição para a sua cozinha.
Recomendações
Antes de analisarmos os melhores fouets, conheça as nossas três recomendações para você.
Escolha Premium
Com fios em aço inoxidável e cabo em polipropileno, esse fouet possui uma construção resistente. Pode ser utilizado não só para o preparo de misturas delicadas, mas também para incorporar ingredientes e dar volume à massas um pouco mais pesadas. Seu preço, apesar de não ser proibitivo, se encontra bastante acima dos produtos mais simples.
Nossa recomendação
Esse fouet de silicone é feito com material atóxico e resistente a variações de temperaturas, podendo resistir a até 240 °C. É de fácil higienização e o melhor de tudo: não arranha panelas e vasilhas. Além disso, para quem gosta, há várias opções de cores. O silicone pode se dobrar se usado em misturas mais encorpadas.
Melhor para o seu bolso
Um fue de cozinha simples com fios em aço inox e acabamento em ABS. Além de ter um preço bastante atrativo é versátil e pode ser usado em diversas receitas. Uma boa opção para quem quer experimentar esse utensílio sem desembolsar muito. Por ser de material metálico pode danificar alguns recipientes.
Itens que você também pode se interessar:
Trouxemos as melhores opções de compra em diferentes categorias para ajudar você que está nesse processo de escolha e fizemos uma tabela comparativa entre as melhores.
Melhor fuet
Mini Guia de Compra
Às vezes, quanto mais simples o produto mais difícil fazer a escolha dele. Afinal, todos os fouets não são iguais? Não é a mesma filosofia de uso, mudando apenas o preço? Na verdade não. Existem inúmeras diferenças de um fouet para outro. Essas diferença influenciam diretamente nos usos e na qualidade de cada um.
Existem diversos tipos de fouet considerando o material de fabricação, os formatos e a construção. Antes de mais nada é preciso observar quais são os seus objetivos ao comprar um fouet. Tudo depende muito dos pratos que pretendem preparar e dos recursos que a sua cozinha dispõe.
É muito importante definir as suas prioridades. Se pretende trabalhar com fues para bolo ou outras massas pesadas, ou se vai fazer molhos, cremes e claras em neve. Também é preciso verificar se esses pratos seriam quentes ou frios e saber se o seu fouet resiste a essas temperaturas. Isso sem contar a facilidade de limpeza, já que não adianta ter um lava-louças e ser obrigado a lavar seus utensílios à mão.
Sabemos que são muitos aspectos para se levar e consideração. Por conta disso, fizemos um pequeno guia de compras com algumas sugestões de produtos. Aqui você já fica sabendo as vantagens e desvantagens de cada um e já pode começar a definir o que combina com o seu estilo de cozinheiro.
Batedor Fuel Joseph & Joseph
Resistência e boa construção
Quem já viu ou usou um fue de bolo sabe que esses utensílios possuem uma aparência frágil. Os fios de metal ou silicone não passam muita segurança, até porque foram feitos para serem leves. Por isso é muito importante estar atento à qualidade da montagem para evitar surpresas desagradáveis.
Nesse quesito, acredito que o fue de cozinha da Joseph & Joseph não vai decepcionar. Ele utiliza em sua construção materiais como aço inoxidável (dos fios) e polipropileno, vidro e silicone (no cabo). Tudo para proporcionar uma maior durabilidade do produto e segurança para o utilizador no manuseio.
Por ter seus fios fabricados em aço é possível utilizar esse item para dar volume e incorporar com delicadezas ingredientes à massas mais pesadas. Além disso é de fácil limpeza, podendo ir até mesmo ao lava-louças. Por fim, esse fue de bolo conta até mesmo com um gancho para apoio em vasilhas e panelas para dar mais firmeza durante o uso.
Contudo, os mesmos materiais empregados fornecem algumas desvantagens. A principal delas se refere ao aço, que pode arranhar os recipientes usados no preparo da receita, principalmente se forem metálicos ou tiverem algum tipo de revestimento ou cobertura. Também é importante ressaltar que existem outros fouets por preços bem mais baixos.
Vantagens
Desvantagens
Batedor silicone Weck
Para molhos e cremes finos
Ainda que possa ser usado na para bolos e outras massas, o fue de cozinha é em geral mais utilizado para se fazer molhos, cremes, claras em neve e outras delícias da cozinha que exijam uma mistura mais delicada. É com esse objetivo que muitas pessoas o adquirem e, nesse caso, o silicone pode ser um material mais adequado.
O batedor de silicone Weck vai se sair muito bem com esse tipo de mistura. Esse fouet foi fabricado para resistir muito bem à mudanças de temperatura, que podem chegar a até 240 °C. Isso se torna muito útil ao preparar recheios, cremes com chocolate derretido ou qualquer outra receita que precise ser preparada quente. Você não precisa se preocupar com a segurança dos seus alimentos, pois o silicone é totalmente atóxico
Além de não liberar venenos cancerígenos na sua comida, mesmo sob altas temperaturas, ele não vai derreter ou se deformar facilmente nas suas mãos. Também é muito válido destacar que não absorve resíduos, não arranha suas panelas e pode ser lavado em lava-louças. Tudo isso somado ao preço razoável e às diversas opções de cores faz desse fue de silicone a nossa recomendação para você.
Importante lembrar que apesar de sua resistência ele ainda é feito de material mais maleável. Isso significa que não é tão apropriado para massas, a menos que sejam leves e, ainda sim, há que se ter um certo cuidado. Mesmo assim, essa continua sendo uma excelente opção.
Vantagens
Desvantagens
Batedor Class Home Multicolor
Para qualquer cozinha
Muitos ainda não estão familiarizados com as funções de fouet. Talvez você seja uma dessas pessoas e queira apenas um mais baratinho para aprender a usar e ver se vale a pena. Nesse caso um mais simples, ainda que não tão versátil, pode ser a melhor opção.
O batedor da Multicolor está aí para atender as expectativas. De preço extremamente atrativo, está indicado especialmente para o preparo de ovos e claras. Também pode ser utilizado para preparar algumas misturas mais leves, como molhos e alguns tipos de cremes.
Seu cabo em ABS oferece alguma firmeza no manuseio, o que ajuda muito quando você precisar utilizar por um período de tempo mais prolongado. No entanto, existem algumas junções entre o metal e o ABS que podem acabar acumulando sujeira e dificultando a limpeza.
A principal desvantagem desse fouet é justamente não ser tão versátil. É melhro utilizá-lo somente para o mais básico e menos trabalhoso, já que sua estrutura não deve aguentar serviços mais pesados. Também não há nenhum indicativo de que possa ser lavado em lava-louças.
Vantagens
Desvantagens
Batedor Tramontina Utilità
Um fue de nylon bem em conta
Pode ser que você tenha se interessado pela nossa recomendação, mas queira algo ainda mais simples. Nesse caso, vamos trazer aqui uma versão mais em conta do nosso fue de silicone favorito. Pode não ter todas aquelas vantagens, mas também não vai te decepcionar e ainda pode ser uma ótima opção para fazer dupla com outro fue metálico que você já tenha (ou pretenda comprar).
Assim como o silicone o nylon também vai te permitir fazer seus preparados mais delicados. Apenas tome cuidado com a temperatura! Ele não garante resistência ao calor. Em compensação, também oferece a vantagem de não arranhar suas panelas. Então pode ser usado tanto em vasilhas plásticas quanto formas revestidas de teflon sem causar um estrago. Também tem uma construção fácil de limpar, pode ir ao lava-louças e oferece algumas opções de cores.
As desvantagens também não mudam muito. É preciso tomar cuidado com misturas mais pesadas porque ele pode se dobrar. Nesse caso, um metálico mais resistente pode ser uma melhor opção. Além disso, friso novamente que não há informações do fabricante sobre resistência ao calor, sendo mais prudente evitar, tanto para a durabilidade do fouet quanto para impedir liberação de qualquer substância tóxica nos seus alimentos.
Vantagens
Desvantagens
Batedor Mimo Style
Uma opção em aço inox
Já apresentamos um fouet em aço inox premium de muita qualidade, mas sem com custo mais alto comparada a outros com a mesma proposta e um de baixo custo, porém frágil e não muito versátil. Aqui está um meio-termo entre os dois produtos mostrados. Esse batedor é uma ótima opção para quem não necessita usar nada mais sofisticado, mas também não abre mão de um mínimo de qualidade para as suas compras.
Sendo um bom fouet em aço inoxidável, esse pode ser utilizado para misturar ou incorporar ingredientes a massas mais encorpadas, cremes e molhos mais pesados sem entortar ou se quebrar. Isso porque o item é bem construído e tem boa resistência e durabilidade. Também é de fácil limpeza, pode ir à máquina de lavar louças e é durável.
No entanto, assim como os outros itens em aço esse também pode arranhar utensílios. Portanto, é preciso tomar cuidado com a utilização, especialmente no caso teflon e outras coberturas mais delicadas. Além disso, seu cabo não é antiaderente e tem uma aparência escorregadia, o que pode dificultar o uso e exigir mais força das mãos para manter a firmeza. Também não se sai tão bem quanto o silicone para molhos mais finos.
Vantagens
Desvantagens
Guia do comprador
Quando utilizar ou não um fouet
Tradicionalmente, o fouet pode ser usado em substituição ao liquidificador e à batedeira. Porém suas utilidades não se resumem a economizar energia elétrica e gastar a força do seu preço. Na verdade, existem situações específicas em que ele é mais apropriado do que os eletrodomésticos.
Isso ocorre quando a receita pede uma incorporação dos ingredientes. Nesse caso você não deseja misturar tudo, apenas incorporar com cuidado um ingrediente específico à mistura. É melhor que essa incorporação seja feita manualmente para evitar que se bata mais do que o necessário (como quando você adiciona fermento a um bolo ou torta, por exemplo).
O mesmo vale para quando você precisa bater ovos com mais leveza, para conseguir um efeito diferente. Uma batedeira não te daria essa opção. Por fim, também pode ser usado para misturar ingredientes ao mesmo tempo em que se cozinha, como cremes que vão ao fogo ou derretimento de chocolate. O fouet ajuda a manter a homogeneidade.
Lembrando que você precisa de força nos braços para utilizar um batedor. Na prática isso significa que para preparar grandes quantidades de comida pode ser uma péssima ideia, principalmente se você não estiver acostumado. Nesse caso é melhor apelar para a sua batedeira, ainda que o efeito não fique tão bom quanto o desejado.
Aqui abaixo eu vou deixar um vídeo com um exemplo simples do uso do fouet em uma receita caseira:
Qual tipo de fouet escolher
Engana-se quem pensa fue de cozinha é uma coisa só. Existem diferentes modelos, a saber: clássico (ou balão), de molho, plano, bola ou de emulsão. O fue clássico é o mais famoso e versátil de todos. Justamente por isso nós demos preferência à ele no nosso guia de compras. Ele pode ser usado para preparar de tudo e tem várias opções disponíveis no mercado. Se você não sabe qual comprar, vá nele sem medo.
O fue bola é semelhante ao clássico, mas com uma pequena bola de cerâmica entre os arames, o que permite que você bata os ingredientes mais rápido e com menos esforço. O único problema é que ele pode ser um pouco mais complicado para limpeza.
O fue de molho não agrega volume às receitas e é mais alongado, podendo chegar ao fundo das panelas. Por isso ele é mais indicado para molhos e cremes. Semelhante função tem o fue plano, que apesar de seu formato diferente, com ponta espiralada, também pode ser usado em recipientes altos e ingredientes delicados (muito útil para preparos com ovos).
Por fim, temos o fue de emulsão. Esse é usado apenas para emulsificar e dar volume à massas prontas. São muitas opções, não é? Mas para quem só está começando o clássico é o mais recomendado.
Qual o material do batedor
Primeiramente você deve olhar o material do arame. Aqueles produzidos em aço inoxidável costumam durar mais e não enferrujar. Além disso, eles não passam gosto para a comida. Já aqueles em silicone ou nylon são melhores para uso em panelas antiaderentes, já que não deixam riscos. Eles também são indicados para misturas mais leves, já que não possuem tanta firmeza para massas pesadas.
Também é importante checar o material do cabo, pois as melhores alças são as de silicone ou emborrachadas. Isso por que alguns alimentos podem deixar suas mão úmidas ou engorduradas durante o preparo, dificultando o uso do fouet, especialmente se ele já for escorregadio. Outro ponto é o tamanho do cabo, que se for muito curto demais pode queimar suas mãos ao preparar receitas ao fogo, enquanto que os muito longos podem ser pesados.
O ideal seria ter, se possível, ao menos um fouet em aço inox e um em silicone ou nylon.
Como cuidar do fouet?
O principal cuidado que você precisa tomar é um a limpeza, já que o fouet tem muitos arames que podem acumular sujeira. Sendo assim, o ideal é que você lave assim que terminar o uso para evitar que as sujidades sequem e se tornem muito difíceis de se retirar, podendo danificar o produto. Caso prefira lavar depois deixe o seu batedor de molho na água para que a sujeira permaneça amolecida.
É importante nunca guardar o seu fouet molhado para evitar crescimento de bactérias, mofo ou mesmo ferrugem (sim, aço inox também pode enferrujar se for mal cuidado). O melhor seria deixa-lo pendurado em algum gancho, mas se você preferir a gaveta lembre-se de que ela deve ser funda o bastante para não amassar o batedor ao fechar e que se outros objetos enroscarem no arame este poderá ser danificado.
Por fim, não se esqueça de dar a cada fouet o seu uso apropriado. Se o que você comprou não resiste a altas temperaturas, então não deve ser utilizado para preparos ao fogo. Se não tem uma estrutura resistente não o use para massas pesadas e assim por diante. Essas medidas vão manter os seus fouets funcionais por bastante tempo.
Conclusão
O fouet pode ser imensamente útil para quem gosta de cozinhar. Esse utensílios de cozinha para misturar massas não um toque especial nas diferentes receitas. Aqui nós oferecemos sugestões e dicas para a compra e os cuidados com o fouet. Aproveite e escolha o seu hoje mesmo!
Depois de nossas análises, concluímos que o melhor fouet para a sua cozinha é o batedor em silicone da Weck. Ele é perfeito para cremes, molhos e até mesmo algumas massas. Pode ser usado em preparos quentes, é fácil de limpar, vem por um bom preço em com várias opções de cores. Não vai decepcionar.
O que achou das sugestões? Já escolheu o se fouet? Deixe suas opiniões nos comentários!