Inalador e nebulizador: saiba como escolher o melhor para sua necessidade

Se tem alguém em casa com gripe, resfriado, asma, bronquite, ou ainda, para quem mora em regiões muito secas do país, que agravam ainda mais os sintomas das doenças respiratórias, é essencial contar com um inalador ou um nebulizador em casa.

O inalador, ou um nebulizador, é um aparelho que auxilia na respiração, é possível colocar o medicamento no objeto e possibilitar um tratamento eficaz no combate de sintomas de doenças respiratórias.

Há diversas opções de inalador, aqueles portáteis para quem precisa levar de um local para o outro, aqueles próprios e feitos para as crianças, com diversas tecnologias e funcionalidades específicas. Neste artigo vamos diferenciar cada um, trazer características de cada produto e quais as melhores escolhas.  

Além das características dos produtos em específico, também vamos sugerir qual seria o modelo mais indicado para cada pessoa, se você precisa utilizar com frequência, por exemplo, ou se é mais um uso de estação do ano.  

Visto que você está procurando por um inalador, vamos te ajudar a considerar aspectos importantes para escolher modelos que se adequam mais à sua necessidade e o que mais você pode analisar na hora de escolher, vamos lá.

Recomendações

A proposta do inalador é facilitar a respiração daquele que utiliza o aparelho, com o desenvolvimento da tecnologia, houve uma melhora também das performances, utilizando de uma melhor forma o medicamento inserido e criando uma névoa ideal.   

Vamos te mostrar agora três produtos que são nossas recomendações principais e as razões pelas quais nós recomendamos cada produto.

Escolha Premium

O Inalador/Nebulizador Ultrassônico Pulmoclear, Soniclear – é uma opção com necessidade de um maior investimento, se adequa para aqueles que utilizam o aparelho no seu dia a dia, sendo compacto e silencioso, é um aparelho muito prático.

Nossa recomendação

O Nebulizador Ultrassônico Ultraneb Desk Nebudes 2  – é a nossa melhor escolha por ser um ótimo nebulizador, adaptando tanto para uso infantil, quanto para os adultos, com qualidade excelente e preço intermediário.

Melhor para o seu bolso

O Micronebulizador Micropar Adulto, Soniclear – é a opção mais acessível, com um ótimo custo benefício, voltado, principalmente, para uso em rede hospitalar canalizada de oxigênio.

Itens que também podem te interessar:

Continue lendo para obter mais detalhes dos produtos já indicados e mais algumas opções que também podem ter características diferenciadas que possam se encaixar no seu uso. 

Veja qual modelo e quais pontos são mais relevantes para o que você está procurando.

Os melhores inaladores/nebulizadores

Índice

Mini Guia de Compra

Ao chegar até aqui, apesar de todos os inaladores e nebulizadores se comprometerem com o objetivo de facilitar a respiração, percebemos também que a escolha da melhor opção vai depender muito do que você está buscando para sua estrutura (casa ou hospital), com muita performance ou utilização eventual.

Se a utilização será para crianças, opte por uma opção de inalador mais silenciosa e que seja portátil, assim se a criança precisar se mexer não terá problema do equipamento ser retirado da tomada. Caso precise transportar o inalador, procure por opções que sejam portáteis. Já se é uma utilização eventual, um inalador maior ou que precisa ir à tomada não será um problema.

Trouxemos opções de produtos que realmente te trazem segurança ao utilizar, o que é um fator muito importante na hora de escolher qual será a melhor opção de inalador para você.

Resenha dos produtos

Confira os melhores inaladores e nebulizadores

Inalador/Nebulizador Ultrassônico Pulmoclear Soniclear - Ideal para toda família

Este é um produto com um valor de investimento um pouco maior comparado aos demais da nossa lista, mas apresentam benefícios que realmente fazem a diferença na utilização de um inalador, principalmente ao aparelho ser super silencioso.

Este inalador/nebulizador pode ser utilizado por toda a família, desde criança até mesmo pessoas adultas. Com alta rapidez no alívio da crise respiratória, com inalação rápida em aproximadamente 10 minutos a cada 10 ml de solução.

Nebulizador Ultrassônico Ultraneb Desk Nebudes 2 G-Tech- Perfeito para quem procura um equipamento silencioso

Este nebulizador conta com opiniões altamente positivas de consumidores, principalmente, quanto à eficiente intensidade de névoa, tornando a medicação muito mais eficaz, de forma mais rápida, mesmo com três intensidades de névoa, o nível mais baixo já sai uma quantidade ótima e sendo bem silencioso.

Este produto cumpre muito bem o que promete e se compromete a entregar, é leve e simples de usar. Acompanha mangueira, 05 filtros de ar, 02 anéis de vedação, 10 copos para medicação e 01 máscara adulto e infantil.

Micronebulizador Micropar Soniclear - Ótima opção para uso em rede hospitalar

Este é um micronebulizador que une custo e benefício, adaptado para os adultos. Com um preço extremamente acessível, entrega funções básicas de um nebulizador, melhorando a qualidade da inalação e potencializando a ação do medicamento. Com sistema articulado que permite fazer a inalação deitado, sem derramar a medicação é ideal para uso em rede hospitalar.

Este nebulizador é fácil de utilizar, conta com peças duráveis, práticas e descomplicadas no manuseio, o que também facilita na utilização domiciliar.

Este aparelho possui a parte que leva o medicamento ao nariz realizando a inalação e também a mangueira, com uma rosca rosca adaptável 9/16. Tornando possível  utilização com qualquer marca de Inaladores/Nebulizadores mecânicos, compressores, pneumáticos a jato de ar e em rede hospitalar canalizada de oxigênio, é ótimo para quem quer usar suas próprias peças e não levar ao nariz a parte do inalador que outra pessoa possa ter utilizado.

Inalador Portátil Mesh Dó Ré Mi Fisher Price - Multilaser - Health Care HC220, Branco- Ideal para relaxar enquanto toca músicas

Este inalador é bem diferente dos demais, principalmente, pelo fato de ser o primeiro inalador musical do Brasil, é só escolher a música e fazer o download, conectar via cabo USB no seu computador e transferir para o inalador.

Além de acompanhar a cartela de adesivos para customização, tornando-o perfeito para crianças, e por quê não, aproveitar e tocar músicas infantis para os pequenos.

Sobre as funções básicas, esta opção de inalador cumpre muito bem, produzindo uma névoa leve que não escorre pelo nariz e pelo rosto, tendo uma inalação rápida e quente. Além disso, é recarregável via USB e basta apertar um botão para utilizá-lo.

Inalador Nebulizador G-Tech Nebdog Azul Bivolt G-Tech - Ótima opção para crianças

Esta opção de inalador tem formato de cachorro e azul, o que o torna perfeito para o público infantil. Se a opção anterior é perfeita para colocar uma música e tornar o momento mais confortável, este é ótimo para distração da criança também durante a inalação, sendo em formato de um animal tão amigável.

Além do formato em cachorro, perfeito para as crianças, a parte de usabilidade e médica também é super adaptada para este público infantil, inalador nebulizador com tamanho reduzido, tanto o aparelho em si quanto o local onde vai direto no nariz da criança para a névoa da medicação ser realizada, isso gera um maior conforto durante o tratamento e também o torna mais eficiente, uma vez que não fica com aberturas que poderiam acabar dispersando a névoa.

O inalador Nebdog conta ainda com uma performance superior com tecnologia superflow plus, que gera partículas menores que penetram mais profundamente nos pulmões, sendo o método de nebulização o de compressão de ar.

Nebulizador G-Tech - modelo NEBCOM IV - Ótima opção para não gerar resíduo de medicação

Esta opção de nebulizador tem um menor resíduo de medicamento ao fim da nebulização, devido à sua alta performance graças a tecnologia superflow plus, que gera partículas menores que penetram mais profundamente nos pulmões, a névoa e medicação são melhores utilizadas e de forma mais completa, o que é ótimo para o tratamento, ainda acompanha máscaras adulto e infantil, sendo adaptável para a família.

Opção de nebulizador bivolt, o que fica muito mais prático em carregá-lo de um local para o outro. Além disso, este nebulizador pode ser utilizado com a pessoa deitada que não vaza o líquido do medicamento com o soro.

Guia do comprador

Quais características observar na hora de escolher o inalador?

O objetivo do inalador é auxiliar na respiração, então o fator primordial é um produto que traga segurança na utilização, que realmente tenha uma boa névoa, em quantidade adequada e de preferência que gerem micropartículas para uma melhor inalação e absorção.

Além disso podemos considerar:

Tipos de inalador

Dois tipos de inaladores são os mais conhecidos e modelos mais populares, ao mesmo tempo eficientes, mas com algumas características diferentes.

O primeiro deles é o chamado compressor, leva esse nome pelo ar ser injetado dentro do inalador, uma vez que isso acontece, ele converte a medicação em uma névoa com gotículas microscópicas que podem ser inaladas de forma mais facilitada.

O segundo tipo trata-se do inalador ultrassônico, que conta com uma tecnologia um pouco diferente, realizando uma reação chamda popularmente de “quebra” da partícula, dessa forma a névoa fica ainda mais fina, garantindo um melhor aproveitamento da medicação, além de ser bem mais silencioso que o compressor (tecnologia e modelo um pouco mais antigo).

Uso de medicamentos

Verifique qual a medicação prescrita, isso também impacta na escolha, porque um modelo compressor (adequa muito bem para o soro, mas pode ser considerado um pouco barulhento) ou um ultrassônico (também recomendável para soro e também para broncodilatadores, mas não corticóides; porém mais silencioso e moderno se comparado ao modelo compressivo).

Um ponto importante para utilizar o inalador em casa é garantir que o reservatório da medicação foi trocada de forma correta, alguns modelos o reservatório é reutilizável apenas por uma vez, outros já podem ter uma frequência de repetição de uso maior, mas independente da reutilização, esse reservatório precisa ter sempre uma limpeza muito bem feita.

Avalie esse aspecto antes de comprar seu inalador, se a limpeza dele é fácil de ser utilizada e qual a necessidade de troca do reservatório, diante disso você conseguirá verificar qual o melhor modelo. Caso utilize só às vezes, uma opção descartável pode ser mais segura.

Quem vai usar

Tendo verificado sobre a produção de névoa (quantidade) e sobre o modelo, é hora de avaliar quem irá utilizar o inalador e nebulizador, uma criança ou um adulto, ou ambos? Isso é bem importante, porque a maior parte dos inaladores infantis não são adaptáveis para os adultos, então realmente é para o uso individual.

A questão da névoa também interfere neste aspecto de avaliação antes da compra, porque a produção mais suave é adequada para bebês e crianças ainda bem pequenas e já para os adultos, o ideal é a produção mais forte de névoa.

É importante verificar sobre as máscaras, se há tecnologia entregue pela fabricante do inalador que garanta a não propagação de bactérias (que inibe a propagação de bactérias e fungos) e os níveis de filtragem, estes fatores são bem relevantes para um tratamento eficiente. Verifique ainda sobre a máscara se ela contém um formato flexível, se adequando melhor ao rosto e diminuindo o desconforto.

Portabilidade

Não deixe de observar se o inalador é portátil ou precisa ser ligado na tomada, escolhendo de acordo com sua necessidade, avaliando se você precisa locomover seu inalador (às vezes por fazer um tratamento ou algo similar) ou ainda, se a utilização é realizada em casa mesmo, sem precisar locomover o aparelho, e inalador usado de forma eventual (doença eventual ou clima em determinada época do ano).

Veja também antes da compra se a voltagem de onde você utilizará o inalador é 110v ou 220v.

Mangueira

Por fim, avalie sobre a mangueira, se esta parte do inalador é semi flexível e longa ou curta, este fator determinará se a pessoa que estiver realizando a inalação a faça deitada ou sentada. Prefira os inaladores com garantia, assim se houver problemas na mangueira ou qualquer outra funcionalidade a troca ou reparo é feita de maneira mais rápida.

Ainda auxiliando você nessa escolha e futura compra do inalador, um vídeo sobre as diferenças entre os nebulizadores e quais as vantagens e desvantagens de cada um. 

Observação: O youtuber não é ligado a nenhuma marca específica, é uma profissional da saúde (médico) e traz diversas dicas interessantes e importantes sobre a utilização dos nebulizadores.

Conclusão

E então, já sabe qual é a melhor opção de inalador e nebulizador para você?

Nas nossas pesquisas identificamos o Nebulizador Ultrassônico Ultraneb Desk Nebude 2, da marca G-Tech como a melhor opção. Que é um nebulizador intermediário, tanto de facilidade de utilização quanto pelo preço.

Este produto provavelmente se adequa a praticamente qualquer necessidade, tanto para crianças quanto para adultos. Conta ainda, com baixíssimo nível de ruído e controle de névoa, tornando o tratamento mais agradável e adaptável. 

Lembrando que é sempre importante usar com a orientação de profissionais.

FAQ

Não há diferença entre os dois, são dois termos para o equipamento que auxilia na respiração, por meio de vapor absorvido pelos pulmões e que na composição do soro há também um medicamento. A absorção do medicamento pelo pulmão, é a inalação; o vapor formado é a névoa, por isso alguns chamam de nebulizador. 

Existem três tipos: ultrassônico (com vibrações de alta frequência para transformar líquido em vapor) – mais rápido; ar comprimido (há um compressor para transformar o líquido em vapor) – mais barato; e malha vibratória (emite vapor em forma de medicamento) – mais tecnológico.

Cada produto tem sua peculiaridade na hora da utilização, mas de forma geral, o médico receita um medicamento adequado, que será diluído ao soro fisiológico, e é essa mistura que é colocada no inalador e vai ser respirada por quem tiver realizando a inalação.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados