Qual é o melhor medidor de pressão arterial? Quais são as diferenças entre o digital e o manual?

Você sabia que mais de 38,1 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais sofrem de hipertensão? O número equivale a quase 24% da população dessa faixa etária, ou seja, ter um medidor de pressão arterial em casa é mais que um mero gasto supérfluo. Atualmente é possível encontrar dezenas de modelos no mercado, indo do mais simples ao mais elaborado, sendo dividido, basicamente, em três modelos: digital, manual e de pulso.

Recomendações

Antes de você escolher o melhor medidor de pressão, conheça nossas 3 recomendações de melhores medidores de pressão arterial:

Itens que você também pode se interessar:

Melhor medidor de pressão arterial

Índice

Mini Guia de Compra

Com o aumento dos casos de hipertensão no Brasil, comprar um aparelho para medir a pressão arterial deixou de ser um item dispensável para um aparelho de uso diário em muitas casas brasileiras. Pensando nisso, decidimos trazer os melhores modelos do mercado, indo do mais simples ao sofisticado, reunindo os principais pontos – positivos e negativos.

Monitor de Pressão Arterial Omron – Inteligente e preciso

Inteligente, o medidor de pressão Omron é completamente automático sendo ideal para quem procura ser eficiente e preciso. O modelo foi desenvolvido com tecnologia IntelliSense – não precisa pré-configurar ou pré-inflar o aparelho antes de usar.

Diferente de outros aparelhos disponíveis no mercado, ele possui guia de aplicação da braçadeira e detector de movimento corporal – indicam se o dispositivo foi bem colocado e se você moveu o braço durante a aferição. Possui garantia de 5 anos.

Aparelho de Pressão Digital G-Tech – melhor custo-benefício

Nossa recomendação de hoje, o medidor de pressão arterial da G-Tech tem ótimo custo-benefício, sendo excelente para quem precisa usar o aparelho diariamente. Ele acompanha pilhas e uma bolsa para o transporte.

A memória guarda até 120 resultados; vem com indicador de arritmia cardíaca, além de contar com um gráfico de nível de hipertensão e fazer o cálculo automático da média das 3 últimas medições! Possui garantia de 4 anos.

Aparelho de Pressão Digital Premium – bom, bonito e barato

O medidor de pressão de pulso Premium tem um excelente custo-benefício, sendo simples e prático de usar – em 50 segundos você descobre os níveis da sua pressão, pulsação, além dos batimentos cardíacos. É totalmente automático.

Como o modelo anterior, ele também vem com gráfico de nível de hipertensão e média das 3 últimas medições. Com espaço para guardar até 120 resultados, o aparelho acomoda até 3 usuários, tendo garantia de 3 anos.

Aparelho de Pressão Digital Automático Pulso, G-Tech – mais tecnológico

Memorizando a pressão de até dois usuários, o aparelho de pressão da G-Tech armazena até 100 resultados, sendo 50 para cada 1 (as aferições são classificadas de acordo com a data e hora). A munhequeira foi desenvolvida com a tecnologia Smart Sense, sendo capaz de controlar o fluxo do ar ao inflar e fazer medições.

O modelo vem com detector de arritmia, gráfico de nível de hipertensão, média das 3 últimas medições, além de conexão com o computador via USB. Sua garantia é de apenas 2 anos.

Monitor de Pressão Arterial de Braço Control+ Hem-7122, Omron, Branco – um dos mais comprados

O modelo HEM-7122 é um dos mais vendidos do mercado por ser simples e fácil de usar. Sua braçadeira é conhecida como universal, equivalendo aos tamanhos M e G (22 a 42 centímetros). A desvantagem fica para a memória de apenas 30 resultados. Sua garantia é de 5 anos!

O aparelho ainda vem com indicador de aplicação correta da braçadeira, detector de movimento corporal, detector de arritmias e sistema Intellisense.

Aparelho de Pressão Digital Automático de Braço, G-Tech – simples, mas eficiente

O modelo MA100 da G-Tech é simples de usar e mostra o resultado em apenas um minuto! Ele tem capacidade de registrar até 99 resultados com data e hora da aferição. Vem com detector de arritmia cardíaca e bolsa para transporte. Sua braçadeira mede 22 a 32 cm. Tem garantia de 5 anos!

Aparelho Esfigmomanômetro Incoterm – preciso e barato

O medidor de pressão analógico da Incoterm registra com precisão as oscilações da pressão, adaptando-se a braços de tamanho mediano. Disponível em várias cores, o modelo possui apenas 1 ano de garantia.

Aparelho Esfigmomanômetro Premium – completo e profissional

Com bom custo-benefício, o modelo da Premium vem disponível em várias cores, possuindo braçadeira em nylon (18 a 35 cm) e fecho em velcro. O aparelho acompanha bolsa e estetoscópio. Vem com 1 ano de garantia.

Aparelho Esfigmomanômetro BIC – qualidade de primeira

O medidor de pressão da BIC é confeccionado com tecido 100% poliamida, com dupla camada de resina e impermeável. O manguito em PVC com duas saídas e sem emendas aumenta a durabilidade do equipamento. O estetoscópio com cabeça dupla permite auscultar sons de baixa e alta frequência. A qualidade do aparelho é garantida pelo Inmetro. Tem garantia de 3 anos.

Guia do Comprador

Apesar do aparelho de medir a pressão arterial ser bem simples, alguns podem vir com muitas funções, então é preciso estar atento à ficha técnica antes de comprá-lo. Separamos um pequeno guia para te ajudar nessa escolha:

O que comparar nos aparelhos?

Os modelos podem variar bastante de um para outro, sendo assim, é preciso ficar de olho em alguns detalhes, vamos a eles:

Local em que será feito a medição

Aparelho digital de braço: esses são os mais comuns de encontrar no mercado – recomendado para uso doméstico já que são simples de usar. As braçadeiras inflam automaticamente e o resultado pode ser visto em poucos segundos na tela. 

Esfigmomanômetro: mais complicados de usar (são manuais), esses são indicados para os profissionais de saúde. É preciso inflar manualmente a braçadeira para comprimir a artéria braquial e depois desinflar, usando um estetoscópio para auscultar a artéria. É considerado o método mais seguro para medir a pressão arterial!

Memória

Quem tem problemas com hipertensão deve medir a pressão diariamente, ou seja, é interessante que o aparelho tenha um histórico dos resultados. Alguns aparelhos indicam a data e hora que foram feitas.

A quantidade dos resultados armazenados varia, podendo chegar a mais de 100. A partir de 50 já é uma boa escolha, dependendo das suas necessidades. E claro, se outras pessoas forem usar, opte por mais memória.

Vai compartilhar o aparelho com outra pessoa? Escolha um modelo que tenha gerenciamento de usuários!

Tamanho da braçadeira

O tamanho da braçadeira (manguito) pode variar, então fique de olho para não comprar o modelo errado. Como o vestuário geral, os tamanhos se dividem em P (18 a 22 cm), M (22 a 32 cm) e G (32 a 45 cm).

Usabilidade

Como dito no início do texto, há medidores simples e outros complexos. Caso vá comprar o aparelho para pessoas mais idosas, opte pelos modelos mais simples, facilitando no manuseio – os digitais costumam ser os mais descomplicados de mexer.

Garantia do aparelho

Avalie o tempo de garantia do aparelho antes de comprá-lo! Quanto maior o tempo, menos gasto terá caso precise levar à assistência técnica.

Conclusão

Após passar por tantos modelos diferentes, fica até difícil escolher qual o ideal, mas após uma longa pesquisa, notamos que o modelo da G-Tech tem o melhor custo-benefício. Sua memória guarda até 120 resultados, sendo excelente para quem precisa medir diariamente. O aparelho ainda vem com muitos outros recursos extras, além de possuir 4 anos de garantia!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais.

Tem dúvidas ou algo a acrescentar? Deixe-nos um comentário.

FAQ

Há dois tipos de aparelhos no mercado: o esfigmomanômetro mecânico e o digital. Com o mecânico, você precisará da ajuda de outra pessoa para medir a pressão. Já o digital é possível fazer a medição por si mesmo.

Os medidores de pulso são mais portáteis e costumam ser mais baratos. A desvantagem fica por conta da braçadeira – por ser menor, tem menos contato com a artéria, ou seja, pode ser um pouco menos precisa na aferição.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados