Os aplicativos de delivery vieram para ficar. O que já era uma tendência forte no Brasil ficou ainda mais evidente após a pandemia.
Para evitar ir a restaurantes tanto por segurança quanto pelo conforto de apreciar uma boa comida em sua própria casa, as pessoas acessam os aplicativos de delivery que reúnem diversas opções em um só lugar.
Assim, os clientes podem descobrir restaurantes que nem conheciam e ainda podem receber descontos que variam com o perfil de cada consumidor.
Este modelo de entrega faz tanto sucesso no Brasil que a todo momento surge novas empresas buscando inovar e se diferenciar para alcançar uma boa parcela do mercado.
Pensando nisso, fiz este texto com os melhores aplicativos de delivery explicando os prós e contras de cada um deles para ajudar você a decidir qual se enquadra melhor em seu caso.
Melhores aplicativos de delivery
Miniguia de compra
Primeiramente, vou te mostrar como os aplicativos de delivery surgiram no Brasil. O primeiro aplicativo criado foi o Ifood. A empresa é brasileira e foi fundada em 2011 em São Paulo. Com seis meses de atuação, o Ifood já tinha mais de 650 restaurantes cadastrados no estado.
A empresa cresceu tanto que, atualmente, é responsável por cerca de 3 milhões de pedidos mensais. Isso chamou a atenção de outros players que entraram no mercado apostando na diferenciação competitiva e alto volume de vendas.
Neste cenário, a Uber criou a Uber Eats. Esta nova empresa especializada em delivery de restaurantes e mercados chegou ao Brasil no final de 2016. Uma grande vantagem do negócio é já contar com um nome forte no país, conquistando rapidamente a confiança dos brasileiros.
Um dos principais diferenciais da Uber Eats é a possibilidade de o usuário acompanhar a entrega. Assim, o cliente não vê apenas o tempo previsto, como também acompanha todo o percurso feito pelo entregador.
Com o Ifood e a Uber Eats consolidadas no Brasil, o Rappi chegou em 2017. Esta empresa trouxe como inovação a ideia de delivery geral. Assim, ela não focou apenas em alimentos, mas também em fazer entregas de farmácias, pet shops e outros estabelecimentos.
A ideia do Rappi é o usuário utilizar um único aplicativo para consolidar todos os pedidos que ele precisa, o que facilita a vida do usuário.
Com o tempo, surgiram, também, outras empresas no mercado brasileiro de entregas.
Para esclarecer melhor todos os benefícios e desvantagens de cada uma das empresas, agora vamos explicar sobre cada uma delas.
Resenha dos aplicativos de delivery
Rappi
versátil, mas presente em poucas cidades
O Rappi é um aplicativo de delivery que se diferencia através da inovação. Ele oferece uma gama de serviços muito ampla, permitindo que o cliente encomende desde uma refeição até remédios na farmácia.
Muito além do delivery, o app permite que qualquer coisa seja comprada e entregue, desde que caiba na mala do entregador.
O aplicativo ainda oferece a modalidade RappiPay em que o cliente pode enviar e receber dinheiro.
Você ainda consegue comprar viagens, fazer doações e receber dinheiro em casa. Enfim, são muitas as funcionalidades do aplicativo e você pode verificar cada uma delas em “seções”, na página inicial do app.
O Rappi ainda promete que, caso o produto comprado chegue em mal estado a sua residência, você não precisará pagar por ele.
A empresa oferece um programa de fidelidade chamado RappiPrime. Ele é bastante interessante para pessoas que utilizam o aplicativo com frequência porque possibilita que não seja cobrado frete para compras no cartão de crédito acima de R$30,00. Além disso, clientes Prime têm suporte 24 horas por dia em casos de problemas e recebem ofertas exclusivas todos os meses. Ainda há um adicional de R$15,00 de desconto mensal para utilizar.
Vantagens
Desvantagens
Ifood
o maior do mercado brasileiro
O Ifood é o aplicativo de delivery em operação mais antigo no Brasil. Ele foi pioneiro e, até hoje, é o mais utilizado.
A grande vantagem do Ifood é a ampla variedade de restaurantes parceiros do aplicativo. Além disso, a interface do app é bem intuitiva e fácil de navegar por ele.
O Ifood personaliza o aplicativo para cada cliente. Assim, consumidores mais ativos recebem mais descontos e são incentivados a continuarem usando o app.
E essas ofertas podem ser de diferentes maneiras. Elas surgem como cupom para conhecer um restaurante novo, pedidos com entregas gratuitas e até como fidelidade do restaurante, no estilo peça uma certa quantidade de vezes o produto e ganhe um valor em desconto.
Outro diferencial do Ifood é a possibilidade de realizar o pagamento por diferentes meios. Quando o assunto é vale-refeição, o Ifood aceita VR, Sodexo, Alelo, Ticket, Ben, e até o próprio Ifood Refeição.
O cliente pode fazer diferentes filtros para fazer o seu pedido, selecionando faixa de preço, distância, avaliação, tempo de entrega e até o tipo de pagamento que o estabelecimento aceita.
Agora os consumidores também podem participar do Clube Ifood, comprando cupons de desconto. Esta modalidade é boa para pessoas que pedem bastante comida em casa, porque ela tem um prazo de validade para ser utilizada.
Além de tudo isso, agora o Ifood permite que a entrega seja rastreada para o cliente acompanhar a entrega, mas isso só se aplica a alguns restaurantes com entrega terceirizada. Ou seja, aqueles que contam com os próprios motoboys ainda não rastreiam o percurso.
Vantagens
Desvantagens
AiQFome
A empresa AiQFome já existe a mais de dez anos, mas ganhou força no Brasil apenas nos últimos anos.
Atualmente, ela conta com mais de 2 milhões de usuários e está presente em, cerca de 500 cidades brasileiras e mais de 20 estados.
Uma característica da AiQFome é o seu foco em pequenas e médias cidades, que tenham entre 10 mil e 150 mil habitantes. Ou seja, é o aplicativo ideal para utilizar no interior e não costuma estar presente em grandes cidades e capitais.
O app usa uma linguagem jovem, buscando se aproximar dos consumidores. Além disso, ele tem uma avaliação melhor do que a dos seus concorrentes nas lojas de aplicativos App Store e Play Store.
O cliente ainda pode aproveitar os cupons promocionais da empresa ou indicar um amigo para a plataforma e receber outro desconto.
Vantagens
Desvantagens
Qual é o aplicativo ideal para utilizar em cidades pequenas e médias?
Há plataformas com foco em cidades menores como é o caso da AiQfome. Assim, se você vive em capitais e regiões metropolitanas, vale mais a pena utilizar o Ifood, o Uber Eats e o Rappi.
Todos os apps oferecem cupom de desconto?
De maneira geral, todos os aplicativos de delivery oferecem cupons de desconto. Porém, cada um deles tem uma característica específica. O Ifood, por exemplo, personaliza os descontos de acordo com cada usuário e você costuma precisar gastar um valor mínimo para aproveitar o cupom.
Já o Uber Eats oferece descontos mais gerais para todos os tipos de usuário, muitas vezes, sem nem exigir uma compra mínima.
Aplicativos como o Rappi também utilizam suas redes sociais para oferecer esses descontos. Então vale a pena conferir as redes da empresa antes de realizar uma compra.
Ainda há o cupom do tipo “indique um amigo e ganhe um desconto”, disponível em praticamente todas as plataformas, incluindo a AiQFome.
Qual é a diferença de ter uma entrega rastreável?
Quando uma entrega é rastreável, você consegue acompanhar todas as etapas de entrega, inclusive o deslocamento final.
Isso permite que o tempo de entrega seja mais assertivo e você consiga identificar problemas, como em casos de o motorista se perder ou errar de casa, por exemplo.
O Uber Eats é o aplicativo que se destaca em rastrear entregas. Porém, os seus concorrentes também já estão se aprimorando nesse segmento, assim como vieram evoluindo o delivery ao longo dos anos.
Conclusão
Os aplicativos de delivery são bem diferentes uns dos outros e você deve analisar os benefícios e desvantagens de cada um deles para decidir qual é o melhor para você.
Se você mora em uma cidade pequena ou média, por exemplo, provavelmente a melhor opção é o Ifood, que está presente em muitos municípios e tem parceria com uma gama maior de restaurantes.
Mas se você vive em uma capital e prefere um aplicativo que une outros serviços como pagamentos e entregas de farmácia, por exemplo, o Rappi pode ser o ideal para você.
Ou seja, analise bem cada app para decidir qual desses aplicativos de delivery se enquadra melhor em seu caso.