Qual é a melhor panela de arroz elétrica de 2020?

Nesse artigo você vai encontrar dicas atualizadas de 2020 para escolher panelas de arroz

Atualmente a rotina diária da maioria das pessoas tem ficado cada vez mais apertada. A pressa define o dia-a-dia moderno, sendo difícil encontrar alguém que aceite perder tempo, por pouco que seja. E é claro que esse estilo de vida não combina muito com cozinhar. Diante disso, algumas soluções podem agilizar as refeições dos mais apressados.

Uma dessas soluções é a panela de arroz elétrica. Muito comuns no oriente, esses aparelhos só começaram a se popularizar em terras brasileiras agora e ganham cada vez mais espaço devido a sua praticidade. De utilização simples, te livram de ter que ficar vigiando a comida para não queimar enquanto cozinha e suas medidas e receitas prontas facilitam até para quem não sabe (ou não gosta) cozinhar.

Vamos agora entender como escolher a melhor panela elétrica de arroz para você.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas três recomendações de panela de arroz elétrica para você.

Escolha Premium

Possui uma grande capacidade, podendo cozinhar até 10 xícaras. O fio elétrico removível permite que você a leve até a mesa para servir as refeições e sua cobertura antiaderente evita que a comida fique grudada e facilita a limpeza. Além disso, essa panela vem com alguns acessórios para facilitar sua vida como copo medidor e espátula.

Nossa recomendação

Essa linda panela elétrica possui todo o necessário para cozinhar suas refeições. Uma capacidade suficiente para uma família inteira (8 xícaras), possibilidade de cozinhar à vapor, função de refogar, acessórios. Sem contar a tampa de vidro para acompanhar o preparo em tempo real. Tudo para uma cozinha prática e saborosa. E sem queimar a comida!

Melhor para o seu bolso

Uma panela pequena para quem não precisa (ou não quer) preparar grandes quantidades de comida. Apesar da capacidade de apenas 3 xícaras essa panela não deixa a desejar em questão de recursos. Recipiente interno antiaderente e removível, sistema de aquecimento, vaporeira, sistema de aquecimento… Vem completa para você.

Itens que você também pode se interessar:

Trouxemos as melhores opções de compra em diferentes categorias para ajudar você que está nesse processo de escolha e fizemos uma tabela comparativa entre as melhores.

Melhor panela de arroz elétrica

Índice

Mini Guia de Compra

Existem muitas semelhanças entre os diversos modelos de panelas elétricas existentes no mercado, tanto em função quanto em preço. Então, a melhor escolha se encontra nos detalhes. Esses detalhes por sua vez podem ter mais a ver com as suas necessidades do que com as panelas em si. Por isso é muito importante comparar as especificações do produto com o uso que se pretende dar a ele.

As panelas de arroz diferem principalmente de acordo com a sua capacidade, normalmente medida em xícaras, potência e conjuntos de acessórios oferecidos. A maioria já vem com espátula e copo medidor, mas também pode oferecer bandejas para cozimento a vapor e para preparo de diferentes alimentos ao mesmo tempo. Outros detalhes consistem na possibilidade de remoção do cordão elétrico e do tipo de tampa.

Para escolher o melhor para você é importante ter em mente, pelo menos, a quantidade e o tipo de comida que se pretende preparar. Também é interessante checar a potência, uma vez que quando esta é maior os preparos ficam prontos mais rápido, além de haver maiores possibilidades para diferentes receitas (sim, é possível preparar outras coisas além do arroz).

Quanto mais detalhes, mais difícil de se organizar. Para te ajudar com essa tarefa temos aqui nosso mini guia de compras com sugestões e pequenas análises de produtos. Com isso você pode perceber o que levar em conta no momento de escolher uma panela elétrica que facilite a sua rotina. 

Panela de arroz Retro Philco – Para mesas cheias

Alguns de nós possuem famílias bem numerosas ou estão acostumados a receber parentes e amigos com bastante frequência. Para esses encontros sempre é necessário o preparo de uma quantidade maior de comida. Se esse é o seu caso, então vai precisar de uma panela de arroz com grande capacidade e a Retro da Philco, com suas 10 xícaras de volume não vai te decepcionar.

Essa panela também oferece praticidade, já que possui sistema de aquecimento automático que mantém sua refeição aquecida mesmo depois de pronta. Também é possível remover o cordão elétrico para levar a panela a mesa, eliminando a necessidade de usar uma outra vasilha no momento de servir. Sua tigela interna é antiaderente para evitar que resíduos fiquem grudados e facilitar a limpeza.

Em termos de acessórios, essa panela de arroz também vem preparada para tudo. Vem com bandeja para cozimento de legumes no vapor, copo dosador e uma espátula que não arranha o revestimento antiaderente. Também acompanha um coletor de água, que te permite captar e reaproveitar a água do vapor para outros cozimentos.

A panela possui uma alça para facilitar o seu transporte, no entanto, para quem gosta de acompanhar o preparo, a falta de uma tampa de vidro pode ser um incômodo. Também não vale a pena utilizar quando a intenção é preparar porções menores devido ao gasto de energia, sendo mais indicado para quem faz bastante comida rotineiramente.

Panela Elétrica Multiuso Black+ Decker – Versatilidade na cozinha

As panelas de arroz são muito mais versáteis do que seu nome dá a entender. Com elas é possível preparar todo o tipo de prato, sendo que algumas são mais propícias para isso. A panela Black+ Decker oferece alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de cozinhar e aumenta a suas possibilidades de pratos.

Nesse produto chama muito a atenção a função Sauté, que oferece a opção de controlar o cozimento manualmente. Na prática, isso permite que você refogue temperos e outros ingredientes antes de colocar tudo para cozinhar. Uma vez que a tampa é de vidro você não vai ter problemas para mexer e acompanhar o preparo. Tudo isso faz dela um substituto completo para as panelas tradicionais.

Além disso, vale destacar que essa panela também possui uma capacidade alta (de até 8 xícaras ou 1,5 L) apesar de ainda ser possível fazer porções menores. A bandeja interna é antiaderente e o cabo de energia removível, permitindo que seja levada e servida a mesa. Também possui uma potência mais alta comparada a alguns concorrentes (500 W) e acompanha copo e espátula. Por fim, vem com bandeja para cozimento de legumes no vapor.

Vale lembrar que essa potência mais alta, apesar de permitir a função Sauté e acelerar o cozimento, também é responsável por um maior gasto de energia elétrica. Também é importante lembrar que a tampa de vidro pode se quebrar, o que significa que sua panela não poderá ser transportada com tanta facilidade em viagens ou encontros fora de casa.

Panela elétrica de arroz Oster – Completo para pequenas porções

Nem só de grande refeições vivem as mesas. Pode ser que você receba poucos convidados ou até mesmo queira cozinhar apenas para si no seu dia-a-dia. Claro que isso não significa abrir mão de recursos que aumentem a praticidade. Se você quer algo completo, com menor volume e um preço um pouco mais camarada, a panela de arroz elétrica da Oster pode ser a sua melhor escolha.

Essa panela é bem completa e conta com quase todos os recursos oferecidos por modelos maiores. Tampa de vidro para acompanhar a comida enquanto fica pronta, bandeja de alumínio para cozimento de legumes no vapor, sistema para manter o alimento aquecido quando estiver pronto, acompanha copo e colher. Tudo para porções de até 3 xícaras em um recipiente interno antiaderente e removível.

Infelizmente, o cabo elétrico não é removível, o que dificulta servir as refeições. Devido ao tamanho reduzido, a potência também é menor, de 350 W. Apesar disso você não deve ter problemas, já que o propósito não é cozinhar porções muito grandes. No caso de necessitar de uma quantidade maior de alimentos você pode ter dificuldades. Apesar de ser pequena a panela não é muito portátil devido a tampa de vidro.

Panela Fast Rice Mondial – Meio-termo na quantidade

Talvez você ainda tenha achado a capacidade das panelas mostradas até agora inadequada. Umas demais, outra de menos e você ainda se sente indeciso. Nesse caso, saiba que existem panelas de arroz para todos os gostos e fomes. A panela Fast Rice da Mondial suporta um volume de até 5 xícaras de arroz o que faz dela um ótimo meio-termo.

Com isso você pode preparar o necessário para o seu dia-a-dia e também aumentar a quantidade em situações especiais. Isso a torna uma opção bem versátil. Além disso, a panela mantém os alimentos aquecidos por até 8 horas, tem acessórios para cozinhar a vapor, copo medidor e colher, recipiente interno antiaderente e até mesmo um coletor de vapor para se reaproveitar água.

A trava de segurança da tampa, com válvula para saída do excesso de vapor, evita acidentes e permite o transporte mais fácil. Porém, não te deixa conferir o cozimento das refeições ou adicionar mais ingrediente ao longo do processo. Outra desvantagem é a impossibilidade de refogar alimentos e temperos, o que limita um pouco as possibilidades de utilização e pode não te agradar a depender das suas preferências na cozinha. Também não é possível remover o cordão elétrico.

Panela Ppa12pi da Philco – Para quem cozinha muito

Já mostramos aqui opções para pouca comida, quantidade mediana de comida, quantidade alta e agora vamos a uma alternativa para quem cozinha para um batalhão! Se você é uma pessoa que está acostumada a receber muita gente em casa, então essa panela é para você. Uma enorme capacidade de 12 xícaras que não vai te deixar na mão durante aquele encontro de família ou reunião de amigos.

O grande volume suportado não é o único recurso disponibilizado aqui. Essa panela também mantém o alimento aquecido após o preparo, vem com copo medidor, espátula de material que não risca a bandeja, suporte para espátula, coletor de vapor e bandeja antiaderente removível. Além disso, seu fio elétrico removível permite que seja levado a mesa e o fechamento com alça facilita o transporte.

No entanto, lembre-se de que uma panela com tanta capacidade necessita também de muita potência (no caso, 900 W) e consequentemente de um maior gasto de energia. Também é importante sempre ter em mente que apesar desse fechamento em alça com válvula para escape de vapor facilitar transporte e ser mais segura não permite que você acompanhe o cozimento da sua comida. Mais uma vez, tudo depende das suas necessidades e prioridades.  

Guia do comprador

Por que comprar uma panela de arroz? Quais as vantagens?

Se eu fosse resumir a panela de arroz elétrica em uma única palavra, essa seria “praticidade”. Nessa panela você simplesmente coloca os seus ingredientes, programa, marca o tempo e pronto. Sem ter que olhar o tempo todo, sem queimar nada. Muitos desses produtos vem até com livro de receita! Quer dizer, você não precisa sequer saber cozinhar muito bem. Isso sem contar que essas panelas têm revestimento antiaderente que facilita a limpeza e podem vir com bandejas adicionais para cozinhar mais de um alimento ao mesmo tempo.

Também vale frisar que, apesar de o nome ser bem sugestivo, a panela de arroz não serve apenas para cozinhar grãos. As panelas mais modernas, inclusive todas as que foram recomendadas aqui, servem para o preparo de diferentes pratos, como sopas, carnes, tortas e legumes. Algumas permitem até mesmo que você faça doces. Isso se torna um atrativo especialmente para pessoas que moram sozinhas ou que simplesmente queiram agilizar a rotina diária.

Por fim, elas podem representar economia. “Mas e os gastos com energia elétrica?”. É verdade que esses gastos existem, mas pense que os aparelhos elétricos estão cada vez mais eficientes. Já o gás de cozinha fica mais caro a cada dia que passa. Somando isso a possibilidade de fazer mais de um prato de uma vez só faz com que as panelas elétricas possam ser uma boa opção para economizar algum dinheiro. 

Aqui você pode ver um exemplo de uso para a sua panela de arroz elétrica:

Capacidade da panela

Como você pôde ver no nosso mini guia de compras, há uma grande variação na capacidade das panelas. Essa capacidade é medida em xícaras de arroz cru, sendo que cada uma equivale a três xícaras do arroz cozido. Você deve utilizar isso como base para definir suas necessidades de consumo. Para fazer essa definição do consumo você pode pensar na quantidade de pessoas da sua casa e nos seus hábitos de alimentação.

Vamos supor que o seu núcleo familiar seja composto por apenas três indivíduos, mas que comem bastante ou costumam guardar as sobras das refeições. Nesse caso, você pode pensar em três porções de arroz para cada um. Sendo assim, a panela de quatro xícaras deve ser suficiente para sustentar as necessidades diárias. É um cálculo um pouco chato de se fazer, mas é necessário para que você compre um produto que realmente te atenda.

O mesmo vale para o caso de receber convidados. Quantos e com qual frequência? Se você dá um almoço na sua casa só de vez em quando, quatro ou cinco vezes em um ano, não faz sentido comprar um panela pensando nessas ocasiões. Já se os seus amigos e família estão na sua mesa duas vezes ou mais por mês você já pode levar isso em consideração.

Potência

A potência da panela de arroz elétrica, medida em Watts (W) reflete na quantidade de comida que se pode cozinhar e na velocidade desse cozimento. Panelas pequenas vão ter potências menores, de até 400 W, sendo que algumas podem ter mais caso possuam funções especiais (como refogar). Enquanto que as maiores ou que cozinham mais rápido podem passar dos 700W.

Mais uma vez, escolha levando em consideração principalmente a quantidade que você pretende fazer. Também reflita na necessidade de um preparo mais rápido. Em geral, só a praticidade da panela de arroz já reduz o tempo que você necessita passar na cozinha, principalmente se ela acompanhar bandeja para cozinhar outros alimentos ao mesmo tempo. Além disso, mais potência é sempre igual a mais gasto com energia elétrica. Tenha isso sempre em mente.

Funções e acessórios

Esses são alguns dos detalhes que podem influenciar você no momento da compra. O cabo removível da panela, apesar de ser um item bobo, pode aumentar a praticidade e usabilidade. As panelas elétricas em geral tem um design agradável e mantém a comida aquecida por mais tempo, então são melhores para serem levadas à mesa. Assim você não precisa transferir tudo para um refratário de vidro. Por isso é interessante que o cabo possa ser removido para facilitar esse transporte.

Você também deve pensar na possibilidade de levar sua panela para fora de casa. Se for seu costume e desejo transportar a panela de arroz elétrica para pequenas viagens ou encontros em casas de outras pessoas talvez seja melhor que o fechamento seja por uma tampa com trava. Essas tampas possuem alças para transporte e oferecem mais segurança. Se a sua intenção é só cozinhar em casa e você gosta de acompanhar o preparo, pode optar pela tampa de vidro.

Quanto aos adicionais, em geral todas elas vêm com copo dosador e espátula. Algumas possuem coletor para o vapor e reaproveitamento de água (e nutrientes!) do cozimento. Se você gosta de refogar os temperos, observe se a panela escolhida possui essa função. Por fim, não se esqueça de olhar o consumo elétrico e a voltagem da panela antes de fechar a sua compra, para economizar e não queimar o seu aparelho. 

Conclusão

As panelas de arroz facilitam muito a vida na cozinha. Elas são extremamente práticas, te poupam tempo, são versáteis, podem ser transportadas e permitem cozinhar com mais facilidade. Esse é o nosso guia para escolher a panela elétrica que mais se adequa a você. Aproveite nossas dicas e não deixe de adquirir a sua. 

Aqui nós recomendamos a panela multiuso Black+ Decker devido a sua versatilidade. Ela pode preparar muitas porções de comida, tem função de refogar, tampa de vidro para acompanhar preparo e acompanha vários acessórios. Além disso, o preço é acessível sendo até mais barata que outras panelas de mesma capacidade.

Já escolheu a sua panela elétrica? Compartilha com a gente nos comentários!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados