Se você utiliza o iPad para estudar ou realizar alguma atividade profissional, então já deve ter ouvido falar muito bem da Apple Pencil, que é a caneta touch da marca.
Afinal, esse acessório pode ser uma excelente ferramenta para te ajudar a fazer anotações, desenhos, esboços, projetos, entre outras atividades de um jeito muito mais simples e prático.
Porém, como você já deve ter percebido, a caneta Apple Pencil não é um investimento barato. Por isso, antes de comprar, você precisa saber como pode utilizá-la e qual é o modelo compatível com o seu iPad.
Pensando nisso, neste artigo vamos te explicar tudo que você precisa saber para escolher a caneta touch certa para o seu tablet. E para te ajudar a economizar, ainda te apresentamos alternativas excelentes disponíveis no mercado.
Vamos lá?
Recomendações
Antes de entrarmos em detalhes sobre as melhores canetas para iPad vamos mostrar as nossas três recomendações:
Escolha Premium
Caneta Apple Pencil 2ª Geração
Considerada a caneta touch mais avançada da Apple, esse modelo se diferencia por contar com fixação magnética e carregamento sem fio, realizado por indução. Esse acessório também possui a funcionalidade de toque duplo, que permite a mudança rápida de ferramentas no iPad. Além disso, essa caneta é sensível à pressão e inclinação e realiza traços com precisão.
Nossa recomendação
Caneta Apple Pencil 1ª Geração
Nossa recomendação é a primeira caneta touch lançada pela Apple. Ela chegou ao mercado em 2015, mas continua com sensibilidade a diferentes níveis de pressão e inclinação, bem como resposta rápida. Além disso, ela tem um formato arredondado e é maior do que a Apple Pencil 2ª Geração. No entanto, seu carregamento via porta Lightning não é muito funcional.
Melhor para o seu bolso
Lápis digital Logitech Crayon para iPads
Desenvolvida em parceria com a Apple, a Logitech Crayon é mais barata, possui alta precisão, é compatível com diversos apps e modelos de iPad e ainda possui emparelhamento simplificado. Essa caneta também é mais resistente, já que é construída em metal, e utiliza a mesma ponteira da Apple Pencil. No entanto, ela não possui sensibilidade à pressão.
Itens que você também pode se interessar:
Antes de conhecer as resenhas completas das canetas para iPad que selecionamos, confira esse resumo com as nossas escolhas.
Melhor Apple Pencil
Mini Guia de Compra
A Apple Pencil é um tipo de caneta touch desenvolvida especialmente para o iPad. Ela conta com vários recursos exclusivos que facilitam a vida dos profissionais que trabalham com desenho e produção de conteúdo.
Além disso, esse acessório é um excelente investimento para outros tipos de profissionais e estudantes, já que te ajuda a fazer e organizar suas anotações, resumos, rascunhos e documentos em geral.
Com o auxílio dessa caneta, você pode utilizar os famosos aplicativos Procreate, Notability e GoodNotes, por exemplo.
No entanto, para conseguir utilizar esse tipo de caneta, você precisa escolher o modelo certo. As melhores opções disponíveis atualmente são produzidas pela própria Apple, que são a Apple Pencil de 1ª e 2ª Geração.
Apesar de serem parecidas, elas são compatíveis com diferentes modelos de iPad e possuem preços elevados. Por isso, muita gente procura opções mais baratas, sendo que as melhores são a Logitech Crayon e a WB Pencil.
Para te ajudar a entender as vantagens e desvantagens desses modelos, realizamos abaixo uma análise completa de cada um deles.
Também criamos um Guia do Comprador, localizado logo após as análises, explicando os critérios que devem ser levados em consideração para escolher a caneta certa.
Boa leitura!
Caneta Apple Pencil 2ª Geração
Indicado para modelos de iPad PRO e Air
Considerada a melhor caneta para iPad disponível no mercado, a Apple Pencil 2ª Geração carrega funcionalidades que não estão presentes no modelo antecessor.
A diferença entre os dois modelos começa pelo design. A Apple Pencil 2 é menor (16,6 cm) e tem um formato que facilita seu manuseio. Um dos seus lados é plano, possui um acabamento fosco e uma textura que evita seu escorregamento das mãos.
Além disso, essa caneta não possui tampa traseira para carregamento, como ocorre com a Apple Pencil 1. Afinal, ela conta com um mecanismo de fixação magnética que permite o emparelhamento e carregamento sem fio, através da indução.
Por isso, basta encostar a caneta no lado direito do seu iPad para que ela comece a ser carregada. Com essa carga, você pode escrever por até 12 horas seguidas sem problemas, mas é bom utilizar um widget para monitorar sua bateria.
Outro diferencial dessa caneta de 2ª Geração é o recurso de toque duplo. Basta tocar na tela duas vezes para alternar ferramentas de forma fácil e rápida.
Em relação às demais funcionalidades desse acessório, não há muitas diferenças em relação ao modelo de primeira geração.
A Apple Pencil 2 também é capaz de criar traços instantâneos com precisão e ainda possui sensibilidade a diferentes níveis de pressão e inclinação, facilitando seu uso. Além disso, esse modelo também conta com 1 ano de garantia.
Contudo, além de ser a caneta para iPad mais cara do mercado, esse modelo lançado em 2018 é compatível, basicamente, somente com as versões de iPad PRO e Air.
Se você tem um desses tablets e quer investir numa caneta touch original da Apple, então essa é a escolha certa. Em função de todos esses motivos, esse produto foi eleito nossa escolha premium.
Vantagens
Desvantagens
Caneta Apple Pencil 1ª Geração
Indicada para iPads que não pertencem a linha PRO e Air
Lançada em 2015, a primeira caneta para iPad da Apple ainda impressiona pela sua precisão e eficiência. Além do traço instantâneo, com resposta rápida, ela conta com sensibilidade a diferentes níveis de pressão e inclinação para realizar traços mais precisos.
Até então, esse nível de sensibilidade era exclusivo da Apple Pencil 1ª Geração. Essa característica tão relevante que só pode ser encontrada nas canetas Apple.
Por isso, com essa caneta é muito mais fácil transformar seu iPad num caderno, tela ou qualquer outra ferramenta de trabalho.
No entanto, diferentemente da Apple Pencil 2ª Geração, a caneta para iPad 1 é maior (17,57 cm), possui formato arredondado e um acabamento liso.
Além disso, seu emparelhamento e carregamento é realizado por meio de uma porta Lightning. Por isso, a extremidade da caneta possui uma tampa, que protege a peça que deve ser conectada ao iPad para o carregamento.
O problema é que essa forma de carregamento não é muito funcional, podendo ocasionar acidentes que danificam a caneta e o iPad.
Por esse motivo, a Apple também disponibiliza um adaptador de carga para facilitar esse procedimento. Lembrando que esse carregamento pode ser feito entre 15 e 30 minutos.
De qualquer forma, uma vez carregada, a bateria também pode durar até 12 horas e a caneta possui 1 ano de garantia.
No entanto, essa caneta também possui um preço elevado e é compatível, basicamente, somente com modelos de iPad que não pertencem a linha PRO e Air (confira a lista completa no tópico Guia de Compra).
Se você tem algum desses tablets da Apple e deseja comprar uma caneta original da Apple, essa é uma excelente opção. Nesse caso, essa caneta é a nossa recomendação de compra.
Vantagens
Desvantagens
Lápis digital Logitech Crayon para iPads
Caneta com o melhor custo-benefício
Se você procura uma caneta para iPad precisa e eficiente, mas não está disposto a pagar caro nos modelos originais da Apple, então a Logitech Crayon é a melhor opção.
Desenvolvida em parceria com a própria Apple, esse modelo é construído em metal, que é um material mais resistente e ainda conta com alta precisão. Por isso, ela permite que você escreva e desenhe no tablet de forma natural.
Lembrando que essa caneta é compatível com vários aplicativos do iPad. Além disso, ela pode ser conectada ao sistema da Apple de forma quase automática, já que possui emparelhamento simplificado.
Outra vantagem dessa caneta é que ela utiliza a mesma ponteira da Apple Pencil original, o que influencia na sua performance.
Para carregar sua caneta, é necessário utilizar o cabo de carregamento do seu iPad para conectá-la à porta Lightning do tablet. Apesar de não permitir o carregamento sem fio, esse método é mais prático do que o adotado na Apple Pencil 1. Porém, a carga de bateria tem duração máxima de 7,5 horas.
No entanto, apesar de ter sensibilidade à inclinação, essa caneta não é sensível à pressão. Além disso, mesmo com sua construção resistente, alguns consumidores reclamam do seu design, por não ser semelhante à uma caneta comum.
Apesar desses detalhes, a Logitech Crayon é mais barata, possui um bom custo-benefício, tem 1 ano de garantia e é compatível com diversos modelos de iPad. Por isso, essa caneta foi eleita a melhor opção para o seu bolso.
Vantagens
Desvantagens
Caneta Pencil WB Para iPad
A opção mais barata
Com um design minimalista bem parecido com a Apple Pencil, a caneta Pencil WB para iPad se destaca por seu preço baixo e por sua bateria, que alcança até 20 horas de uso contínuo.
Além disso, sua bateria pode ser recarregada em qualquer porta USB, já que ela possui uma porta USB-C e acompanha um cabo para carregamento.
Essa caneta também se destaca pelo seu design ergonômico, construção em alumínio, presença de indicador luminoso e imã interno, permitindo que ela se fixe no iPad.
Para completar, essa caneta está disponível em 3 cores diferentes (rosa, branco e preto) e possui alta precisão. Por isso, a Pencil WB é um ótimo acessório para quem faz anotações, rascunhos e resumos no iPad.
No entanto, essa caneta não é indicada para pessoas que desejam desenhar e utilizar apps como o Procreate, porque ela não é eficiente para essa função.
Além disso, as ponteiras dessa caneta se desgastam mais rápido em relação a outros modelos. Por esse motivo, estudantes e demais profissionais que fazem uso constante do iPad terão que investir em novas ponteiras com mais frequência.
Lembrando que essa caneta é compatível somente com modelos de iPad lançados a partir de 2018.
Apesar dessas desvantagens, em função do seu preço baixo, design e funcionalidade, a Pencil WB é considerada uma boa alternativa à Apple Pencil.
Vantagens
Desvantagens
Guia do comprador
Para escolher a Apple Pencil ideal, você deve levar em consideração 3 informações importantes: o modelo de iPad que você utiliza, o seu orçamento e a compatibilidade de cada caneta para iPad disponível no mercado.
Para te ajudar a entender como esses fatores devem influenciar na sua decisão, confira os próximos tópicos.
O que é Apple Pencil?
A Apple Pencil é uma caneta desenvolvida especialmente para facilitar o uso do seu iPad. Embora tenha o formato de uma caneta comum, sua extremidade conta com uma ponteira plástica, que pode ser substituída, e que é capaz de se conectar à tela do tablet da Apple.
Essa conexão é estabelecida de forma tão eficiente que você consegue realizar várias atividades de maneira quase natural. Para isso, assim como outros gadgets de tecnologia, esse acessório também deve ser carregado, ou seja, sua utilização exige certa carga de energia para que ela possua autonomia de uso.
Dessa forma, é possível utilizar o touch da tela com a mesma efetividade que você teria se utilizasse seus próprios dedos.
Porém, por se tratar de uma ferramenta com formato de caneta, é mais fácil realizar tarefas que exigem mais precisão. Isso inclui desenhos, esboços, criações artísticas e qualquer outra atividade que exige mais delicadeza, sensibilidade e precisão dos movimentos.
Então, resumindo: a Caneta Apple ou Apple Pencil funciona como uma caneta comum, só que ao invés de ser utilizada para escrever numa folha tradicional, você pode utilizá-la para utilizar seu iPad.
Mas é preciso ter cuidado ao comprar sua caneta Apple Pencil, porque existem diferentes modelos disponíveis no mercado, sendo que cada um deles é compatível com um modelo de iPad diferente.
Qual a diferença entre Apple Pencil 1 e Apple Pencil 2?
Embora existam várias opções de canetas para iPad disponíveis no mercado, a Apple fabrica apenas 2 delas, que são a Apple Pencil de 1 (Primeira Geração) e 2 (Segunda Geração).
Ambas possuem a mesma função, mas apresentam design e mecanismos de carregamento diferentes.
A Caneta Apple de 1ª Geração tem uma ponteira sensível à inclinação e pressão, formato arredondado, acabamento liso e pode ser emparelhada e conectada à porta Lightning do iPad para que seja carregada.
Porém, por ser um objeto pequeno, essa forma de carregamento não é muito prática. Por isso, a Apple também disponibiliza um adaptador para que você consiga carregar essa caneta com qualquer cabo Lightning.
Já a Caneta Apple de 2ª Geração não apresenta esse problema. Afinal, seu carregamento ocorre por indução, ou seja, é realizado sem fio. Para isso, ela conta com um fixador magnético. Assim, basta deixá-la ao lado direito do iPad para que o carregamento seja iniciado.
A Apple Pencil 2 também conta com uma ponteira sensível à inclinação e pressão, mas seu formato é diferente. Ela possui um lado plano e um design lixado, com acabamento fosco, impedindo que a caneta escorregue das mãos.
Porém, a principal diferença entre os dois modelos está relacionada à compatibilidade.
A Apple Pencil 1 foi lançada em 2015. Por isso, basicamente ela é compatível com os modelos mais antigos do iPad. Por outro lado, a Apple Pencil 2, que foi lançada em 2018, é compatível com as gerações de iPad lançadas a partir desse ano
Portanto, embora a Apple Pencil 2 seja mais avançada, pode ser que ela não seja compatível com o seu iPad. Por isso, é importante ficar atento às especificações deste acessório.
Para entender melhor qual caneta é compatível com o seu iPad, confira o próximo tópico.
Qual iPad é compatível com Apple Pencil?
Para orientar o consumidor durante a compra desse acessório, a Apple já compartilhou quais modelos de iPad compatíveis com cada tipo de Apple Pencil.
Confira abaixo qual é a caneta mais indicada para o seu iPad.
Apple Pencil 1ª Geração
- iPad 6ª, 7ª e 8ª e 9ª geração
- iPad Air 3ª geração
- iPad mini 5ª geração
- iPad Pro de 12,9” de 1ª e 2ª geração
- iPad Pro de 10,5”
- iPad Pro de 9,7”
Apple Pencil 2ª Geração
- iPad mini 6ª geração
- iPad Pro de 12,9” de 3ª, 4ª e 5ª geração
- iPad Pro de 11” de 1ª, 2ª e 3ª geração
- iPad Air 4ª geração
Como usar a Apple Pencil?
A Apple Pencil é um acessório indicado para abrir aplicativos e para executar tarefas que exigem precisão. Como explicamos anteriormente, ela é capaz de substituir os dedos de modo mais eficiente para a realização dessas atividades.
Para isso, além da construção diferenciada dessa ferramenta, a Apple também disponibiliza diferentes recursos e aplicativos que só podem ser utilizados com essa caneta. Conheça alguns deles abaixo:
Recursos
- Markup: Esse recurso permite que você escreva ou desenhe em fotos tiradas através de capturas de tela ou por meio de vários aplicativos. No Mail Apple, por exemplo, você pode editar fotos, PDFs e até assinar documentos. Já no app de Fotos, você pode adicionar legendas e desenhos. Até no app de Livros, você também consegue editar PDFs;
- Anotações: Seja no bloco de notas ou em outra ferramenta de edição de textos, você pode escrever normalmente utilizando sua caneta Apple e o iPadOS vai converter o que você escreveu em texto digitado. Você ainda consegue selecionar, deletar, copiar, recortar e mudar de posição qualquer trecho ou desenho que desejar com auxílio da sua caneta;
- Desenhos perfeitos: Você pode criar diferentes desenhos no bloco de notas ou em outro aplicativo. Depois de finalizar seu desenho, dê um toque com sua caneta na tela do iPad e seu desenho será substituído por uma imagem perfeita, que representa a figura desenhada.
Aplicativos famosos
- Procreate: Esse é um aplicativo indicado para desenhistas, designers e artistas, que permite a utilização da caneta Apple como ferramenta de criação. Pode ser utilizado por iniciantes e ainda oferece vários recursos para profissionais;
- Notability: App moderno para criação e organização de notas, desenhos, documentos, áudio e qualquer outro material multimídia. Por ser versátil e oferecer muitos recursos, esse aplicativo é muito utilizado por estudantes, professores, artistas, entre outros profissionais;
- GoodNotes: Considerado o principal concorrente do Notability, o GoodNotes também é um bloco de notas moderno disponível para iPad. Oferece diversos recursos como ferramentas de desenhos, edição de textos e leitor de PDF. Por ser bem versátil e funcional, esse é o app preferido para quem utiliza o iPad para estudar.
Vale a pena investir em canetas alternativas à Apple Pencil?
As melhores canetas para iPad são aquelas produzidas pela própria Apple. Além de serem fabricadas especialmente para o tablet da marca, elas contam com recursos exclusivos, que não são oferecidos por nenhum outro modelo.
No entanto, por terem um preço elevado, muita gente tenta encontrar alternativas mais baratas e que continuem sendo eficientes na execução de tarefas.
Se esse for o seu caso, recomendamos as canetas alternativas indicadas neste artigo, que são a Logitech Crayon e a WB Pencil.
Embora não sejam tão funcionais quanto a caneta original, são modelos famosos por sua versatilidade e eficiência, sendo os mais indicados para uso alternativo junto ao iPad.
Você até pode encontrar outros modelos de caneta para iPad, vendidas principalmente em lojas de importados. Porém, elas não são tão eficientes e duradouras quanto o Crayon e a WB. Por esse motivo, não foram citadas neste artigo.
Conclusão
A Apple Pencil é um acessório indispensável para quem deseja utilizar seu iPad como caderno, agenda, tela, entre outras ferramentas de estudo e trabalho. Afinal, ela conta com tecnologias que facilitam o processo de escrita, desenho e uso de vários aplicativos e recursos do seu tablet.
Porém, para ter acesso a essas facilidades, você precisa ter cuidado com relação a compatibilidade entre o iPad e a caneta touch.
Caso você tenha um iPad da linha PRO e Air, a melhor opção é a Apple Pencil 2ª Geração, que é o modelo mais avançado da marca.
No entanto, caso você não tenha esses modelos, então a melhor opção é a Apple Pencil 1ª Geração, que também conta com funcionalidades exclusivas da marca, como sensibilidade à inclinação e a pressão, bem como alta precisão para realizar qualquer atividade.
Gostou das indicações? Confira outros guias de compra de tecnologia!