Câmera Instantânea Conheça as melhores opções para ter fotos incríveis!

Contrariando o movimento da era digital e do armazenamento em nuvem, a câmera instantânea ressurgiu para mostrar que as pessoas ainda querem eternizar os melhores momentos de suas vidas em fotos impressas. Porém, de jeito mais prático.

Afinal, a geração dos nossos pais e avós precisavam se deslocar até um local apropriado para revelar esses registros. No entanto, com a máquina fotográfica instantânea, isso fica bem mais fácil, já que ela não só tira a foto, como também imprime.

E a melhor parte é que as fotos ainda têm aquele visual retrô, que proporcionam um toque especial para ter uma imagem diferenciada. Afinal, se a foto fosse aquela tirada pelo iPhone, por exemplo, não teria graça.

Mas com tantas opções disponíveis no mercado, como saber qual é a melhor câmera instantânea?

Pensando nessa pergunta, reunimos tudo que você precisa saber sobre câmera com foto instantânea neste artigo. Com essas informações, será bem mais fácil fazer a escolha certa!

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre as melhores câmeras instantâneas, vamos mostrar as nossas três recomendações:

Escolha Premium

Esse modelo se diferencia por imprimir fotos com qualidade 2x maiores em comparação à Instax Mini. Tudo isso graças a sua lente retrátil automática de 95 mm, diafragma a f/14 e obturador de 1/64 a 1/200 segundos.

Além disso, ela possui flash eletrônico automático, pode ser utilizada em dois modos e ainda acompanha um conjunto de acessórios. Porém, seu preço é elevado.

Nossa recomendação

Nossa recomendação é um modelo com design moderno e elegante, capaz de tirar fotos quadradas, com bordas pretas ou brancas e sem cortes.

Essa câmera também conta com controle de exposição automático, que ilumina até ambientes escuros, e 5 modos diferentes de fotografia. No entanto, seu preço é elevado.

Melhor para o seu bolso

Com design retrô, essa câmera pode ser encontrada em 5 cores diferentes, o que deixa seu visual mais charmoso. Além disso, ela também se diferencia por contar com flash de alto desempenho, modo selfie e tempo de revelação de aproximadamente 90 segundos. E tudo isso com um preço acessível. Porém, ela não permite tirar fotos sem flash.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões das melhores câmeras instantâneas que podem te interessar:

Melhor Câmera Instantânea

Índice

Mini Guia de Compra

A câmera instantânea virou febre no mercado após ser repaginada e aparecer com a proposta de produzir fotos com estilo retrô, mas com um equipamento mais moderno.

Aliás, mais do que fotos, essas máquinas também podem ser utilizadas como verdadeiros itens de decoração. Isso é possível porque as empresas capricham no design desse tipo de produto.

Mas se engana quem pensa que a câmera instantânea se restringe à popular Instax Mini, com seu design fofo e divertido. Afinal, ainda é possível encontrar modelos semelhantes às tradicionais câmeras fotográficas Polaroid, enquanto outras opções já apresentam um visual mais moderno.

Além da beleza, cada modelo oferece um conjunto de funções que também são capazes de melhorar a qualidade de suas imagens. Flashs potentes, ajustes automáticos, modo selfie, entre outras características, podem ser encontradas em várias câmeras, fazendo diferença na sua usabilidade.

No entanto, diante de tantos modelos, surge a dúvida: Como saber qual câmera com foto instantânea devo escolher? Para responder essa pergunta, analisamos as melhores câmeras instantâneas disponíveis no mercado, como você verá a seguir. 

Porém, antes de comprar, não deixe de conferir o nosso Guia do Comprador, com informações e dicas importantes sobre esse produto.

Instax Wide 300 Fujifilm – Ideal para fotos grandes com qualidade

Uma das câmeras instantâneas mais avançadas da família Instax, a Wide 300 se diferencia por imprimir fotos de 2,4 x 3,9 polegadas em filme colorido, com fotos 2x maiores em comparação às fotos das câmeras Insta mini.

Além disso, ela produz fotos de qualidade graças a sua lente retrátil automática de 95 mm, diafragma a f/14 e obturador de 1/64 a 1/200 segundos, que permitem a produção de imagens mais nítidas e iluminadas.

Essa máquina fotográfica instantânea ainda pode ser utilizada em dois modos – normal e paisagem, possui flash eletrônico automático, indicador de LED de carga do flash, visor, controle de claro-escuro e até contador de filmes não expostos. Além disso, seu funcionamento é baseado em 4 pilhas alcalinas AA de 1,5 V.

Isso garante que ela tenha autonomia para tirar até 100 fotos, o que equivale a 10 pacotes de filmes. Lembrando que esse modelo é compatível com o filme instantâneo “instax® WIDE” da Fujifilm.

Além disso, ela tem encaixe para tripé, o que não é muito comum nesse tipo de câmera. E se você quiser mais vantagens, pode investir no conjunto da Wide 300, que também conta com alça, estojo para câmera, tripé, kit limpeza, kit carregador de bateria e 2 pacotes de folhas de filmes.

Porém, para ter tudo isso, esse modelo tem um custo elevado. Além disso, seu design sóbrio e discreto pode não agradar alguns consumidores.

Mesmo assim, em função do seu conjunto de características, a Instax Wide 300 é a nossa escolha premium.

Instax Square SQ6 Fujifilm – Consegue de tirar até no escuro

A Square SQ6 já começa a chamar a atenção pelo design moderno, elegante e compacto, perfeito para levar a qualquer lugar.

Além do visual atraente, essa máquina fotográfica instantânea se destaca por suportar filmes no formato quadrado (8,6 x 7,2 cm), com bordas brancas ou pretas, capaz de produzir fotos 1,3x maiores do que o filme da Instax Mini. Sem contar que esse formato quadrado ainda evita cortes.

Esse modelo também conta com controle de exposição automático, que garante iluminação de todo o cenário e ainda funciona bem em ambiente noturno.

Além disso, ela oferece 5 modos de fotografia – paisagem, macro (para fotos de curto alcance), dupla exposição (para sobreposição de imagens), claro/escuro e modo selfie. Para utilizar esse último, a câmera possui um pequeno espelho perto da objetiva.

E tudo isso é possível graças a sua lente retrátil de 65,75 mm e obturador de 1/64 a 1/200 segundos. Sem falar que a Square SQ6 também conta com visor, temporizador, ecrã LED, encaixe para tripé e tempo de revelação de filme de aproximadamente 90 segundos.

Mas para fazer tudo isso, ela utiliza 2 pilhas de lítio CR2/DL CR2, que são suas fontes de energia. Com essa carga, a câmera tem autonomia para utilizar até 30 cartuchos de filme de 10 unidades. Lembrando que esse modelo exige a utilização do filme instantâneo Fujifilm “Instax SQUARE”.

No entanto, sua principal desvantagem é o preço elevado em comparação a outros modelos. Mesmo assim, essa é uma excelente câmera instantânea e merece o título de melhor escolha.

Instax Mini 11 Fujifilm – Desempenho, design e preço acessível

Com design retrô, fotos com melhor resolução e preço acessível, a Instax Mini 11 reúne o que há de melhor em custo-benefício. Essa câmera instantânea com funcionamento analógico pode ser encontrada em 5 cores diferentes – azul, lilás, rosa, branco e grafite.

Mas beleza não é o único ponto forte desse modelo. Ela se diferencia por apresentar flash de alto desempenho, que ajusta automaticamente a luminosidade do ambiente.

Por isso, suas fotos conseguem captar fundos luminosos mesmo em ambientes escuros – o que não ocorre nas versões anteriores da linha Instax Mini. Essa máquina fotográfica instantânea também conta com modo selfie e com espelho pequeno localizado na parte frontal da lente.

Fácil de usar, essa câmera possui lente objetiva de 60 mm e obturador eletrônico de 1/2 a 1/250 segundos, bem como visor, controle de exposição e contador de filmes sem exposição. Além disso, o tempo de revelação do filme é de cerca de 90 segundos, a depender da temperatura do ambiente.

E para tirar suas fotos, esse modelo utiliza 2 pilhas alcalinas AA (LR6), que garante autonomia para tirar cerca de 100 fotos, o equivalente a aproximadamente 10 pacotes de filmes.

Também é importante lembrar que essa máquina fotográfica instantânea é compatível com o filme da Fujifilm “instax mini”, com imagens de 62 x 46 mm.

No entanto, esse modelo não permite tirar fotos sem flash. E lembre-se de que suas fotos são vintage, então não espere a qualidade de foto de um smartphone, por exemplo.

Apesar disso, por ser uma câmera com foto instantânea com bom desempenho, design e preço baixo, a Instax Mini 11 pode ser considerada a melhor opção para o seu bolso.

Para saber mais sobre esse modelo, confira o vídeo.

Instax Mini 9 Fujifilm – Design retrô com funções básicas

Versão anterior à Instax Mini 11, essa câmera instantânea com funcionamento completamente analógico é perfeita para quem não se importa de ter o básico e fotos com aquele estilo bem retrô.

A Instax Mini 9 possui um design vintage e pode ser adquirida em 5 cores diferentes – azul cobalto, azul acqua, branco gelo, rosa flamingo e verde lima. Mas beleza não é a única vantagem desse modelo.

Essa máquina fotográfica instantânea conta com espelho para selfie, para te ajudar a conferir o enquadramento da foto; acoplamento de lente macro, perfeito para tirar fotos de perto, com distância de até 35 cm; e com o Modo High-Key, que é basicamente um seletor de luminosidade.

Além disso, esse modelo possui lente objetiva de 60 mm e obturador de 1/60 segundos. Sem falar que ela também conta com visor, controle de exposição e contador de filmes sem exposição.

Ela ainda utiliza 2 pilhas alcalinas AA de 1,5 V, que garante autonomia para tirar 100 fotos, ou seja, cerca de 10 pacotes de filmes. Vale lembrar que essa câmera é compatível com o filme instantâneo da Fujifilm “instax mini”, que produz fotos pequenas, com 62 x 46 mm.

Para completar, por ser básica, esse é o modelo de câmera com foto instantânea mais barato do mercado. Por isso, ela é perfeita para registrar momentos inesquecíveis ou presentear alguém especial.

Câmera Polaroid Now Autofocus – Design vintage e fotos criativas

A Câmera Fotográfica Polaroid Now Autofocus já começa a chamar a atenção pela sua aparência vintage, que lembra o modelo Original OneStep, popular nos anos 70. A principal diferença desse modelo analógico é o foco automático, capaz de produzir fotos mais nítidas, mesmo sem o flash.

Esse modelo ainda conta com lente dupla.  A lente de 103 mm é recomendada para fotos convencionais, enquanto a lente de 95 mm deve ser utilizada para tirar fotos do tipo retrato.

Outra vantagem desse modelo é a presença do chamado Modo Criativo, que permite uma dupla exposição, capaz de produzir até 2 quadros na mesma foto.

Além disso, essa câmera instantânea ainda conta um flash potente e um temporizador de 9 segundos, com disparo automático. Esse modelo também conta com visor e indicador de LED de bateria, flash e contagem de fotos.

Outra característica dessa máquina fotográfica instantânea é que ela funciona com bateria de íon de lítio com 750mAh de potência, que pode ser recarregada através de um cabo USB.

Vale ressaltar que a Polaroid Now Autofocus tem autonomia de carga para utilizar cerca de 15 rolos de filme de Originais Polaroid i-Type e 600, sendo que cada um tem oito folhas.

Mas esse modelo também tem suas desvantagens. O primeiro deles é o preço elevado. Além disso, seu tempo de revelação de foto é considerado longo, de 10 a 15 minutos, e essa câmera instantânea não possui Bluetooth, que está presente em outros modelos da marca.

Apesar disso, a Câmera Fotográfica Polaroid Now Autofocus é uma ótima opção de investimento

Guia do comprador

Tipos de câmera instantânea

Quem acha que câmera com foto instantânea é tudo igual está bem enganado. Na verdade, é possível encontrar dois tipos diferentes no mercado.

O primeiro é o mais tradicional, a chamada câmera analógica. Ela segue o conceito original da famosa Câmera Fotográfica Polaroid. Ou seja, basta tirar a foto e a máquina imprime a imagem automaticamente.

Por isso, para tirar uma boa foto na câmera analógica é bom ajustar tudo primeiro, como iluminação e foco. Aliás, é bom verificar se o modelo que você deseja te dá essas opções de configuração. Afinal, essa câmera com foto instantânea não te permite visualizar ou editar a foto antes da impressão.

Então, é bom tentar tirar uma boa foto para não desperdiçar seu filme. Em compensação, a câmera analógica tem um preço mais acessível, o que atrai os consumidores.

No entanto, você também pode optar pela câmera digital, também chamada de câmera hibrida. Nesse caso, você consegue visualizar e até editar algum detalhe da foto antes de imprimir. Mas não espere aquelas fotos de smartphone, porque esse modelo de câmera preserva aquela cara vintage das imagens.

Algumas câmeras digitais ainda aceitam cartão SD, contam com memória interna e podem até ser conectadas com o computador. Contudo, por apresentar tantas funcionalidades, esse modelo é bem mais caro que a câmera analógica.

Como utilizar uma câmera instantânea corretamente?

O primeiro passo para saber utilizar qualquer aparelho eletrônico é ler o manual de instruções. Pode parecer bobagem, mas muita gente ignora essa etapa, o que pode te levar a fazer algo errado – ou a armazenar sua câmera e suas fotos de forma inadequada.

Esse passo é necessário porque, hoje em dia, para utilizar esse tipo de câmera, não basta apertar um botão e pronto. Os modelos mais modernos têm várias funcionalidades que, se bem aproveitadas, deixam suas fotos ainda melhores.

No entanto, essas funções só poderão ser utilizadas corretamente de acordo com as instruções do fabricante. E não existem instruções gerais para isso, porque cada marca possui sua particularidade, assim como cada modelo, mesmo que seja produzido pela mesma empresa, possui suas características exclusivas.

Contudo, além de ler o manual, você também pode acessar o site das marcas e conferir os materiais que eles disponibilizam sobre cada produto. A Fujifilm, por exemplo, oferece um e-book gratuito sobre os modelos Instax e ainda apresenta dicas de uso.

Para finalizar, vale a pena procurar vídeos no Youtube específicos sobre o modelo que você deseja comprar. Afinal, já existe muito material com dicas de foto e até tutoriais para te ajudar a fazer fotos incríveis com sua câmera com foto instantânea.

As fotos instantâneas podem desaparecer?

Não podemos esquecer de responder essa dúvida bastante comum. Afinal, as fotos produzidas pelas câmeras instantâneas podem desaparecer depois de um tempo?

Na verdade, é difícil afirmar qual o tempo de duração de uma foto instantânea, porque isso depende muito da forma de armazenamento. Se ela for muito exposta a luz, por exemplo, pode ficar avermelhada e até perder a cor.

Isso acontece por conta da reação química que ocorre entre os componentes do material do filme e os raios UV.

E por luz, não estamos falando apenas do sol, mas também da luz que entra pela janela e até da lâmpada do seu quarto mesmo, por exemplo. Por isso, se você quiser que suas fotos durem mais, deixe essas imagens bem longe da luz!

Mas agora você pode estar pensando: Então como faço para armazenar minhas fotos instantâneas? Para preservar suas fotos, fazendo com que elas sejam bem mais duráveis, o ideal é armazená-las no tradicional álbum de fotografia.

Porém, não deixe as fotos empilhadas, separe um compartimento para cada uma. E se você quiser deixar suas fotos expostas num mural ou quadro, para decorar seu quarto, por exemplo, não as deixe expostas durante muito tempo. Nesse caso, o ideal é fazer o revezamento de fotos de vez em quando.

Vale lembrar que raramente a foto fica totalmente escura. No entanto, se ela não for armazenada corretamente, pode perder sua beleza e ficar desbotada.

Critérios de compra

Quais características devem ser analisadas antes de escolher sua câmera instantânea ideal? Entenda abaixo:

Conclusão

Existem várias câmeras instantâneas disponíveis no mercado, sendo que cada uma delas tem suas particularidades, propostas e, consequentemente, apresentam preços diferentes e são destinadas a públicos específicos. Ou seja, certamente você vai encontrar a máquina do jeito que você procura.

No entanto, de acordo com nossas análises, de todas as opções do mercado, a melhor escolha é a Instax Square SQ6 Fujifilm. Essa câmera chama a atenção por seu design moderno e elegante, bem como por apresentar várias funcionalidades.

Suas fotos quadradas e sem cortes, por exemplo, se diferenciam de outros modelos do mercado, assim como seus 5 modos diferentes de fotografia. Por isso, esse modelo é capaz de tirar fotos incríveis, agradando diferentes perfis de consumidores.

F.A.Q.

De acordo com nossas análises, a Câmera Instantânea Instax Square SQ6 Fujifilm é a melhor opção, porque tem um design moderno e é cheia de funcionalidades.  Mas se você procura uma opção mais em conta, a Instax Mini 11 também tem um ótimo custo-benefício.

A câmera instantânea Instax Mini 11 é considerada uma versão melhorada da Instax Mini 9. Afinal, ela é um modelo mais recente e conta com recursos, como modo selfie e flash de alto desempenho, que não existem na Instax Mini 9 e que a torna mais eficiente.

É possível encontrar câmeras instantâneas em diferentes faixas de preço. Os modelos mais básicos e populares, como a Instax Mini 11, podem ser encontrados por cerca de R$ 400. Porém, os modelos mais modernos, como a Polaroid New Autofocus e a Instax Wide 300, chegam a custar mais de R$ 1000.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados