Você adora ler e livros são uma parte importante da sua vida. Então, existem muitos bons motivos para você ter um Kindle.
Com todas as conveniências que a melhor tecnologia oferece, a leitura digital pode ser tão prazerosa, quanto ter um livro físico em mãos. Já a facilidade de acesso aos eBooks, seja pelo menor preço, tanto quanto, pelos milhares títulos disponíveis em poucos minutos no dispositivo, tornam o Kindle um recurso valioso que conquista e impressiona, quem gosta de ler.
Razões para ter um tablet, são muitas. A tecnologia avançada integrada em um dispositivo mobile compacto, que permite executar várias tarefas com facilidade, é só uma delas. Alguns alunos não podem imaginar suas vidas sem um tablet, muitos profissionais também, especialmente, quando é possível usar uma S Pen na tela.
- Kindle ou Tablet? Paperwhite ou Galaxy tab S6 Lite? Ou os dois?
- Principais semelhanças e diferenças entre Kindle e tablet
- Qual o melhor para leitura: Kindle ou Tablet?
- Kindle ou Tablet: qual o melhor para estudos?
- Jogos: Kindle ou Tablet?
- Para uso geral qual o melhor: Kindle ou tablet?
- Conclusão
- Perguntas e respostas (FAQ)
Kindle ou Tablet? Paperwhite ou Galaxy tab S6 Lite? Ou os dois?
Em nosso artigo estão as principais informações que você precisa saber sobre esses dois dispositivos, e porque eles fazem parte das listas dos melhores, para especialistas em tecnologia.
Kindle Paperwhite 11ª
melhor leitor de eBook
Para que você possa ler e aproveitar melhor, a imensa biblioteca de eBooks da Amazon, a tela dessa geração intermediária do Kindle vem com tamanho maior, são 6,8” (17,4 cm). As bordas estão mais finas (10 mm) e o dispositivo mantém a densidade elevada de 300 PPi, que também, está presente no modelo mais caro da marca, o Kindle Oasis.
Projetado para leitura, o display oferece qualidade excelente no aspecto de papel impresso, e a transição das páginas ficou mais rápida (20%). Você pode definir tamanho de texto, negrito, fonte e espaçamento, essas personalizações, tornam o número de páginas de um livro variável, por isso, por padrão o Kindle mostra várias informações sobre os percentuais de leitura do seu eBook.
A tecnologia e-ink, uma referência a “tinta digital”, contribui para as páginas do eBook ficarem semelhantes as características da folha de um livro de papel. Fonte otimizada e escala de cinza com 16 níveis, apresenta textos com nitidez aprimorada. Mesmo sob a luz do sol, você vai conseguir ler seu livro com a proteção antirreflexo do Paperwhite.
As duas versões, Paperwhite padrão e Signature Edition, possuem um sistema de iluminação com 17 LEDs, contornando as quatro laterais do dispositivo. Com isso, é possível ler mesmo no escuro, sem precisar de luz externa.
Você escolhe a intensidade e tonalidade da luz do e-reader, mais branca ou tons mais quentes de âmbar, para maior conforto dos seus olhos e alivio do cansaço visual na leitura. A luminosidade pode ser ajustada manual ou programando um horário para que a luz se altere.
Sendo que, o Paperwhite Signature Edition, vem com sensor que ajusta automaticamente a intensidade dos LEDs da tela, em cada ambiente.
O ecossistema Amazon oferece recursos exclusivos para o Paperwhite, traz um catálogo vasto de e-books que facilmente impressiona quem gosta de ler. Tem parcerias que permitem acesso a livros gratuitos de bibliotecas públicas, e com assinatura do Kindle Unlimited, você vai ter disponíveis mais de 1,5 milhão de eBooks e revistas.
O hardware foi pensado para tornar a experiência de leitura dos livros digitais prazerosa e produtiva. O Paperwhite padrão, tem espaço para uma enorme biblioteca de livros, com capacidade de armazenamento de 8GB.
Já o Amazon Signature Edition, é ideal se você quer armazenar além de milhares de livros, também audiobooks, Mangás, ou baixar outras opções de leitura mais pesadas, o dispositivo vem com 32GB de armazenamento. Vale destacar, que será preciso parear o fone de ouvido por Bluetooth ou via USB-C, para ouvir audiobook via Audible.
A bateria tem autonomia para até 10 semanas com uma única recarga, entretanto, isso é baseado em uma leitura diária de 30 minutos, iluminação nível 13 e sem Wi-Fi ligado, segundo a Amazon.
Essa bateria de longa duração, pode ser recarregada 100% em aproximadamente 5 horas, via cabo USB-C, ou em menos de 2,5 horas se você conectar um adaptador de tomada de 9W, que é vendido separadamente. Já no Signature Edition, tem a opção do carregamento sem fio.
Os modelos Paperwhite possuem classificação IPX8, portanto, você vai poder ler seus livros na praia, beira da piscina ou na banheira. Os leitores são a prova d’água, para imersão acidental em até 2 metros de água doce por até 60 minutos, e na água do mar em até 0,25 metros, por até 3 minutos.
O Kindle vem com um navegador nativo padrão, a interface e a experiência de navegar na web, são mais básicas do que os tablets, mas é uma ferramenta útil, para pesquisar alguma informação sobre o livro que você está lendo.
Tanto a versão tradicional como Signature Edition, foram construídos com a marca enfatizando seu compromisso com o meio-ambiente e sustentabilidade. Os e-readers são produzidos em plástico reciclado (60%) e magnésio fundido reciclado (70%), o efeito é o toque macio, design fino, leve e fácil de transportar. Os modelos receberam o selo Climate Pledge Friendly.
O que é destaque nos recursos do Kindle Paperwhite
Vantagens
Desvantagens
O que é Kindle?
A Amazon lançou o Kindle em 2007, com o objetivo de oferecer uma experiência de leitura diferenciada, usando recursos de tecnologia para que ler um livro digital fosse extremamente agradável, e o mais próximo possível, da leitura de papel impresso.
Um gadget leve e compacto, capaz de armazenar milhares de títulos, para serem lidos em qualquer lugar, com total conforto e conveniência.
Por que o KIndle é ótimo?
O e-reader da Amazon foi pensado e projetado exclusivamente para leitura, são milhões de opções, de livros, audiobooks, jornais e revistas, é só baixar e começar a ler.
Quantos livros cabem no Kindle?
A Amazon fornece informações de tamanho e número de páginas de cada eBook, assim você consegue ter uma ideia do número de livros em um Kindle. Abaixo está um exemplo de, aproximadamente, quantos podem ser guardados considerando o espaço ocupado em KB.
Leve em conta que o sistema ocupa cerca de 2GB de espaço, portanto, o e-reader de 8GB, tem na realidade 6GB de armazenamento, sendo que, no de 32GB são 30GB de espaço utilizável. Cabem milhares de títulos. Um Gigabyte (GB), equivale a um milhão de Kilobytes (KB).
Samsung Galaxy S6 Lite
melhor tablet com S Pen em custo e benefícios
Com o mesmo visual minimalista que remete aos tablets topo de linha da marca, o S6 Lite é leve, fino, tem estrutura de metal, moldura menores, vem com capa protetora e de acordo com a fabricante: pronto para tudo. Isso inclui aprender, criar, trabalhar, falar, navegar e se divertir, e a Samsung costuma ser muito boa nisso.
A tela TFT é um tipo de LCD, com maior qualidade, melhor imagem, brilho, nitidez e cor, removendo sombras e interferências no display, no entanto, não é uma AMOLED.
O tablet da Samsung é um dos modelos com preço mais acessível, que vem com uma S Pen e tela de bom tamanho para usar a caneta. No S6 Lite a S Pen funciona para fazer anotações em PDFs, marcar tags, lembretes, e destacar partes do seu texto com cores e efeitos.
Com o Samsung Notes, você pode usar uma janela flutuante para escrever com a S Pen diretamente na tela, ao mesmo tempo em que assiste uma aula. Ou também, usar o aplicativo PENUP do Galaxy S6 Lite, para desenhar, colorir e compartilhar as imagens com outras pessoas.
A S Pen da Samsung possui ótimo desempenho. É ergonômica, tem resposta rápida e baixa latência, a sensibilidade à pressão permite usar o dispositivo tanto na criação de desenhos, como na edição de documentos.
Ela possui fixação magnética no gadget, mas o compartimento para armazenar a S Pen fica na capa protetora, Book Cover, que acompanha o modelo. Além de manter o dispositivo protegido, essa capa serve de base para apoiar o tablet no melhor ângulo, para assistir seus conteúdos.
O Galaxy Tab S6 Lite roda na plataforma Exynos 9611 da Samsung, o chipset não é o ideal para jogos high-end, mas funciona bem para recursos gráficos que não são tão exigentes.
A câmera traseira de 8Mp, não é a ideal se você espera fotos artísticas, já a frontal de 5MP, vai atender bem suas chamadas de vídeo e na hora de tirar selfies com os diferentes modos para as fotos. Entre os quais estão: modo LiveFocus, que permite editar o fundo da imagem; AR Doodle que permite usar a S Pen para desenhar seu rosto em tempo real, com filtros e opções de beleza. A gravação de vídeo em ambas as câmeras é de 1080p.
O que é destaque nos recursos do Samsung S6 Lite:
Vantagens
Desvantagens
O que é Tablet?
Com uma tela touchscreen fina, menor que a de um notebook e maior que do smartphone, o tablet faz sucesso devido seus recursos, aplicativos exclusivos e portabilidade. Tablets são dispositivos móveis e têm muitos recursos similares a um computador tradicional. Permitem navegar na web, ver streaming, gravar vídeos, tirar fotos, estudar, trabalhar e até mesmo executar o aplicativo Kindle para leitura.
Por que o tablet é ótimo?
Multifuncional, o tablet reúne uma série de funcionalidades em um dispositivo compacto, que são úteis para a produtividade e ideais para entretenimento.
Principais semelhanças e diferenças entre Kindle e tablet
A Amazon desenvolveu alguns dos melhores e-readers do mercado, a Samsung uma série de melhores tablets. O combo: Kindle e acervo de eBooks da Amazon, são um dos apelos mais fortes para aquisição do leitor. As funcionalidades da caneta S Pen é um dos principais destaques do Samsung Galaxy S6 Lite.
Ambos são leves, compactos e projetados para portabilidade.
Tablets suportam um número maior de recursos e tarefas, do que os eReaders. Por ser multifuncional, o tablet no geral, possui melhor hardware.
Entre as principais diferenças do tablet e Kindle está o display. A tecnologia e-Ink do leitor, é uma referência a tinta digital, preto e branco. E a tela TFT/LCD do Galaxy S6 Lite, é retroiluminada, com brilho, nitidez, contraste e ampla gama de cores.
Kindle não pode ser comparado com o tablet, integram ferramentas distintas, que são otimizadas para obterem resultados diferentes.
Qual o melhor para leitura: Kindle ou Tablet?
Certamente você consegue usar um tablet para leitura de eBooks, e pode ser uma ótima opção – caso você não tenha um e-reader.
Mas a verdade, é que se você costuma ler com frequência, leitores dedicados para livros digitais são a melhor escolha. Portanto Kindle é melhor para leitura de eBook do que tablet, e isso acontece por uma série de razões, entre as quais: a tela e-ink passa o aspecto do papel impresso para o ebook, é uma experiência de leitura extremamente prazerosa para você e agradável para sua vista, do que ler livros em telas LCD.
Diferente de um tablet que é multitarefa e ideal para quem quer ter acesso a aplicativos, jogos e navegar na internet, o e-reader é livre de distrações. E você não vai dividir o foco com mensagens de e-mail, nem ver o que acontece nas redes sociais, enquanto lê seus livros.
Já a capacidade da bateria é significativamente maior, no Kindle. Além disso, o sistema de LED em toda lateral com ajustes para iluminação; tela projetada para leitura com alta densidade de pixels; acesso fácil a uma extensa biblioteca de títulos; possibilidade de armazenar milhares de livros; entre outras vantagens do e-reader sobre o tablet para ler livros.
Kindle ou Tablet: qual o melhor para estudos?
O e-reader pode ajudar nos estudos, com relação a leitura de livros. Como também, organizar conteúdos por “Coleções”, definindo obras por autores, assuntos e temas. Além de capturar e salvar partes do texto, fazer marcações, anotações, destaques nas páginas e compartilhar esses trechos do texto.
No entanto, o tablet reúne mais recursos, e vai se destacar em relação ao Kindle para seus estudos. Você pode acessar vários aplicativos e funcionalidades, de qualquer lugar com acesso à internet.
Entre os pontos fortes do tablet para estudos estão: portabilidade, teclado, telas maiores, assistir vídeo aulas, fazer videoconferências, realizar pesquisas, tirar fotos, desenvolver apresentações, e muito mais.
No tablet S6 Lite com a S Pen, por exemplo, é fácil fazer anotações no display, ao mesmo tempo em que assiste uma aula.
Jogos: Kindle ou Tablet?
O e-reader é projetado para melhorar sua experiência de leitura. O hardware e as funcionalidades, foram aprimoradas para aumentar o prazer de ler, e facilitar o acesso aos milhares de eBooks da Amazon. Kindle não é para jogos.
Portanto, tablets são melhores para jogos. Os dispositivos possuem recursos com características avançadas, relacionados a: desempenho do processador, capacidade de armazenamento e memória RAM, resolução de tela, taxa de atualização, conexões, bateria, entre outras funções.
Para uso geral qual o melhor: Kindle ou tablet?
Os leitores são limitados em termos de funcionalidades e recursos de software, para uso geral. O sistema é pensado e projetado para leitura digital, permite pesquisar, comprar e baixar, livros eletrônicos, audiobooks, além de revistas e jornais. Ideal para leitores assíduos.
Enquanto tablets integram várias funções em um mesmo dispositivo. São ótimos para navegar na web, acessar aplicativos, ver streaming, gravar vídeos, tirar fotos, estudar, trabalhar e até mesmo executar o aplicativo Kindle para leitura. Ou seja, tablet é melhor para uso geral.
Conclusão
Ler livros, ou executar um gadget multiuso? Uma questão de preferência.
Então, você quer transformar a leitura digital em uma sensação agradável e a mais próxima possível, da leitura em papel? Um leitor de eBooks dedicado, como o Kindle Paperwhite é a melhor escolha.
Seu foco está em navegar na internet, acessar redes sociais, assistir streaming, usar aplicativos, desenhar, tirar fotos, fazer videochamadas, assistir aulas online, e ler de vez em quando? O tablet Samsung S6 Lite com S Pen, tem o que você procura.
O ideal pode ser ter os dois. Para aproveitar o melhor de cada um.
Kindle e tablet não são concorrentes, cada dispositivo tem funcionalidades próprias, com diferentes propósitos. Perfeitas, para o uso que foram projetadas.