Qual é o melhor escorredor de louça para comprar em 2020?

Cozinhas não vivem só de utensílios sofisticados. Na verdade, a parte mais chata da culinária – e que ninguém quer falar a respeito – é a lavagem de louças. Infelizmente, sempre temos que lavar as nossas louças, secá-las e guarda-las. Então, você precisa pensar no necessário para fazer isso da melhor forma possível para manter a sua cozinha e louças limpas e bem conservadas.

Uma das ferramentas mais importantes (porém muito ignorada) para isso é o escorredor de louças. Uma vez que os tradicionais panos de prato não são lá muito higiênicos e uma pilha de louças, ainda que limpa, causa uma enorme bagunça, os escorredores se tornam obrigatórios em qualquer cozinha. Apesar de ser um instrumento simples existem vários modelos disponíveis para você escolher.

Agora vamos analisar alguns modelos de escorredor de louça e te mostrar como escolher o mais adequado.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas indicações de escorredor para você.

Escolha Premium

Escorredor com espaço suficiente para 20 pratos, fabricado inteiramente em aço inoxidável e que possui um espaço reservado apenas para talheres. Esse escorredor é grande o bastante para manter sua louça organizada sobre a pia. Além disso, a cor prata é neutra e combina com basicamente qualquer tipo de cozinha.

Nossa recomendação

Com capacidade para 19 pratos, também possui a maior parte da sua estrutura em aço inoxidável. No entanto, o porta talheres é em plástico. Possui uma bandeja coletora, também em plástico, para evitar que a água escorra sobre a pia. As peças plásticas da cor preta, juntamente com o aço, dificilmente vão destoar do resto da cozinha.

Melhor para o seu bolso

Mais um escorredor que soma estrutura metálica em aço inoxidável e polipropileno. Com apenas um andar para acomodar os pratos e um recipiente separado para talheres. Também possui bandeja coletora para retirada da água. Esse escorredor é vendido por um preço baixo e é suficiente para atender a necessidades diárias.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui diversas sugestões de itens que podem te interessar.

Melhor escorredor

Índice

Mini Guia de Compra

Apesar de serem utensílios muito simples, os escorredores de louça são essenciais para uma boa organização da cozinha e devem ser tão bem-escolhidos quanto os demais itens. Existem diferentes tipos e materiais disponíveis no mercado e é necessário que você selecione bem para que atendam às suas necessidades e facilitem sua vida.

Essa seleção deve ser feita com base na quantidade de louça que você precisa lavar no dia-a-dia, bem como no espaço disponível na sua cozinha. Também é importante observar os materiais de fabricação, a possibilidade de estrutura dobrável e se há diferentes áreas para cada tipo de louça. Você também pode contar com uma bandeja coletora para evitar água respingando em sua pia.

Apesar de todos esses fatores que devem ser levados em consideração, a escolha é muito mais simples do que parece. Vamos agora sugerir e analisar alguns modelos para que você veja como cada um desses quesitos interagem entre si. Depois, pode conferir as nossas dicas adicionais para compra. Vamos lá?

Escorredor Mak Inox – Capacidade e durabilidade

O uso de utensílios de cozinha em uma casa depende não só de quantas pessoas vivem em sua casa como também dos seus hábitos na cozinha. Se você é uma pessoa que lava uma grande quantidade de louças no seu dia-a-dia, é necessário que tenha um escorredor maior para acomodá-las.

Esse escorredor em aço inoxidável possui uma capacidade para até 20 pratos, sem contar o espaço reservado para os talheres. Em tese, isso é suficiente para a maioria das situações. Além disso, o material em aço é bastante durável, resistente e combina com qualquer ambiente, desde as cozinhas mais modernas até as mais clássicas.

Uma das vantagens do escorredor da Mak é o fato de estar organizado em dois andares, de modo que reduza o espaço ocupado na cozinha sem comprometer a capacidade do escorredor. A estrutura é bem montada e o fato de não ser dobrável faz com que não haja tantos pontos de fragilidade.

No entanto, esse modelo não traz nenhum tipo de bandeja para coleta da água que escorre, o que vai deixar a sua pia toda molhada. Também é necessário ter em mente que mesmo o aço inox precisa ser seco após o uso para não enferrujar. Além disso, mesmo com a organização em dois andares ele ainda é grande demais para algumas cozinhas.

Escorredor Maggiore Mor – Custo-benefício compacto

Escorredor vendido por um ótimo preço e com várias funções, esse se adequa a uma boa parte das cozinhas. A estrutura é bastante compacta e conta com espaços disponíveis reservados para talheres, copos e pratos separadamente. Sua capacidade é para 19 pratos e também tem seu espaço organizado em dois andares.

A estrutura é um misto de aço inoxidável e plástico, sendo que o metal é o principal componente e o plástico aparece apenas na bandeja coletora e no porta talheres. Essa diferença de materiais, no entanto, é harmoniosa do ponto de vista estético e as divisórias e encaixes são bem-feitos.

Mesmo assim, é preciso ter cuidado com esse plástico, já que de qualquer forma são peças mais frágeis do que as metálicas. Apesar de ser compacto e leve, ainda deve ser apoiado na pia, o que ocupa um espaço precioso em cozinhas muito pequenas. No entanto, deve ser o suficiente para aquelas de tamanho médio.

Escorredor 18 pratos Mor – Bom espaço por baixo preço

Existem boas opções de escorredor para quem deseja um pouco a mais de capacidade, porém sem gastar muito. Esse modelo da Mor apresenta muitas semelhanças de estrutura com o anterior, só que com uma organização um pouco diferente. De qualquer forma, ele vai atender muito bem às suas necessidades básicas.

Aqui a estrutura também mescla aço inoxidável com polipropileno, sendo a parte metálica reservada para pratos e outros utensílios e a plástica para talheres e bandeja coletora d’água. No entanto, diferentemente dos outros escorredores mostrados até agora, esse não está organizado em dois andares e seu espaço é para no máximo 18 pratos.

A presença do plástico representa uma fragilidade estrutural, pois mesmo que seja resistente ainda há a possibilidade de quebra. Também conta como desvantagem a disposição em andar único que o torna menos compacto e reduz as possibilidades de uso. Além disso, o fato de precisar ser apoiado sobre a pia pode torná-lo inadequado para cozinhas muito pequenas.

Escorredor suspenso Carisma – Praticidade para pequenos espaços

Sabemos muito bem os desafios para se organizar uma cozinha pequena. Por sorte existem várias opções para tornar esse ambiente mais prático e com o espaço mais bem aproveitado. Uma dessas opções é a utilização de um escorredor suspenso, que ao ser preso à parede poupa o espaço da pia.

Esse escorredor conta com divisões específicas em aço inoxidável, para pratos, e em plástico, para copos e talheres. Sua capacidade é baixa, para apenas 10 pratos, sendo indicada para ambientes pequenos com no máximo duas pessoas. Sua estrutura é dobrável para otimizar ainda mais o espaço e suporta até 4 Kg.

Se nos outros escorredores o plástico já representava fragilidade, aqui ele realmente chega a dar medo! Colocar seus copos de vidro em um gancho de plástico parafusado pode preocupar qualquer um. Além disso, não há uma bandeja coletora para água, então é preciso instalar seu escorredor em um local onde ele possa pingar sem fazer muita bagunça.

Escorredor de parede Arthi – Mobilidade para pequenos espaços

Mais uma opção de escorredor de parede para cozinhas pequenas. Esse aqui também possui sua estrutura dobrável para economizar ainda mais espaço e possui divisórias específicas para os diferentes tipos de louças. A maior parte de sua composição é em aço galvanizado (um tipo de revestimento contra a ferrugem) e também possui algumas peças em polipropileno.

Nesse escorredor os porta copos são metálicos e o porta talheres fica firmemente apoiado pela estrutura de metal. Um ponto para a segurança! A capacidade também é pequena, de apenas 10 pratos. No entanto, o propósito desse tipo de escorredor é não ocupar demais o ambiente, então não podemos contar isso como uma desvantagem.

Como principal desvantagem temos os apoio do escorredor na parede, que também é de polipropileno. Isso mesmo: mais plástico! Porém, nesse caso é apenas o apoio. Não é como se todo o peso das louças fosse diretamente para cima da peça. Mesmo assim é uma fragilidade e você deve tomar cuidado com o excesso de peso no escorredor.

Guia do comprador

Razões para comprar um escorredor de louça

Os escorredores de louça já são tão tradicionais em nossas cozinhas que poucas pessoas pensam em como seria a nossa vida sem eles. A primeira razão é muito simples: organização. Poucas coisas são capazes deixar uma pessoas mais nervosa do que uma pilha de uma pilha de itens aleatórios. Não fosse pelo escorredor e você iria ficar com um monte de louça aguada no canto da pia.

Além disso há o fator da higiene. Panos de prato são verdadeiros poços de bactéria. Dá muito trabalho manter eles limpos e secos, sendo muito mais prático simplesmente deixar a louça secar naturalmente para só depois guardar. Você pode até mesmo comprar um escorredor que acompanhe uma bandeja coletora de água. Assim basta descartar a água coletada e a sua pia não fica molhada. Bem mais fácil manter a limpeza, não?

Quanta louça você lava diariamente?

Antes de saber qual o tipo de escorredor mais apropriado para você, é necessário ter em mente a sua necessidade diária de lavagem. Se você vive com muitas pessoas ou poucas, se cozinha muito em casa ou não. Enfim, quanta louça você lava por dia. Esse é o primeiro passo para uma escolha adequada.

O escorredor tradicional (também chamado escorredor de pia) fica apoiado na bancada da pia da sua cozinha. Normalmente ele é maior e comporta mais louça. Além disso, pode ser facilmente transportado de um lugar para outro, já que não é fixo. Você vai encontrar vários modelos desse tipo em diferentes materiais e preços.

Já o escorredor de louça de parede é mais adequado para quem lava pouca louça. Ele fica fixado por apenas um ponto de apoio e deixa a cozinha com um visual mais amplo. Além disso, justamente por não ocupar muito espaço acaba sendo bem mais adequado para cozinhas pequenas. Existem no mercado muitas versões que são dobráveis para que sejam ainda mais compactas.

Mas tome cuidado com a instalação! Há muitos canos de água na cozinha e a última coisa que você vai querer é perfurar um deles na hora de montar o seu escorredor.

Dimensões e acessórios

Após definir a capacidade ideal para o seu escorredor de pratos, é hora de definir o espaço que ele pode ocupar. Pode ser que você precise lavar muita louça, mas não tenha espaço o bastante na bancada para o escorredor que gostaria. Nesse caso, você tem duas opções: optar por um modelo de dois andares ou por um que seja dobrável.

Ao contrário do que muitos pensam, os modelos dobráveis não são representados apenas pelos escorredores de parede. É verdade que é mais fácil encontrar estrutura dobrável nesse estilo suspenso, mas você já consegue achar algumas opções de escorredores de pia que podem ser limpos, dobrados e guardados após o uso.

Já os modelos de dois andares são mais fáceis de achar em estilo tradicional. Em geral eles comportam uma grande quantidade de pratos sem ocupar um espaço muito exorbitante. Se você é uma pessoa que lava muitos utensílios de cozinha, mas não dispõe de grande espaço disponível, esse modelo vai te atender muito bem.

Outra coisa que pode facilitar a sua vida são as divisórias e acessórios. A grande maioria dos escorredores possui um espaço exclusivo para os talheres. Alguns têm divisórias até para os copos! Isso libera um espaço precioso não só para os pratos, mas também para outros recipientes maiores. Afinal, você também precisa lavar panelas, facas e outros.

Você também pode optar por um modelo que acompanhe bandeja coletora. Essa bandeja serve para aparar a água que escorre e facilitar o seu descarte, o que poupa tempo e ajuda a manter a cozinha sempre limpa.

Observações sobre os materiais

Você vai encontrar os escorredores em diversos materiais, que vão desde plásticos, emborrachados e até madeira! Claro que não faz sentido colocar peças cheias de água em um apoio de madeira que vai se estragar facilmente, então os principais materiais para a fabricação dessa ferramenta são o aço inoxidável e o plástico.

Os modelos de escorredor de louça inox são os mais tradicionais por serem duráveis e versáteis. Eles são bem resistentes, suportam mais peso (incluindo jogos de pratos inteiros) e não precisarão ser trocados tão cedo. Além do aço inoxidável você ainda tem outras coberturas contra a ferrugem, como os galvanizados, por exemplo. Mas o inox ainda é o mais comum.

Já os de plástico são mais baratos, leves, podem possuir diferentes cores (os entusiastas da decoração agradecem!). Além disso, não sofrem com problemas de ferrugem. No entanto, eles não suportam muito peso. Justamente por isso que muitos escorredores trazem peças em plásticos apenas para segurar louças mais leves, como os talheres.

Cuidados com a limpeza e conservação

Não é por que o escorredor vai ser usado para aparar louça já lavada que ele não precisa ser limpo. Os escorredores de louça em inox precisam ser limpos antes mesmo do primeiro uso, inclusive, para retirar restos de cola ou qualquer outro material de fabricação. No caso do plástico, é bom inclusive que seja deixado de molho em água sanitária ao final de cada dia de uso.

Independente do material é importante nunca utilizar esponjas de aço ou qualquer outro abrasivo. Isso porque irão arranhar o seu escorredor (lembrando que esses riscos podem acumular bactérias) e, no caso do aço, retirar a proteção contra ferrugem. Infelizmente, mesmo que se tenha cuidado com o uso o plástico pode desbotar com o tempo.

Conclusão

Escolher o melhor escorredor de louça para a sua cozinha é muito simples. Você só precisa se atentar ao tamanho e alguns materiais, e pode até selecionar acessórios para deixar o uso ainda mais prático. Existem escorredores de todos os tamanhos e variados preços, sendo que não vai ser difícil achar um para você.

Nós recomendamos o escorredor Maggiore da Mor devido ao seu ótimo custo-benefício. Ele possui capacidade para muitos pratos e vem com espaço reservado para os copos e talheres, além de bandeja coletora de água. Também está estruturado em dois andares para que fique mais compacto e tome menos espaço na cozinha.

Pensando em trocar seu escorredor de pratos? Compartilha com a gente nos comentários!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados