Experimente as 7 melhores cervejas artesanais atualmente

by Joanna

Encontrar as melhores cervejas artesanais comercializadas no Brasil pode ser uma tarefa bastante complicada. Se você é um apreciador dessa bebida alcoólica, já deve ter percebido o quanto cada vez mais existem novas empresas e até pessoas curiosas produzindo cervejas de maneira caseira, ou simplesmente artesanal.

Isso gera um grande leque de opções em que o consumidor pode ter bastante dúvida na hora de escolher o melhor produto. E é exatamente por isso que nós criamos este artigo, para mostrar as 7 melhores cervejas artesanais do Brasil.

Também explicaremos para você quais são as principais diferenças entre cada tipo de cerveja e o que você pode considerar na hora de escolher o produto ideal para você.

Recomendações

Escolha Premium

Kit Cerveja Artesanal Schornstein 3 (Pilsen+Ipa+Weiss+Bock 500Ml)

Esse kit contém 4 cervejas diferentes dos tipos: IPA, Weiss, Pilsen e Bock. Cada uma tem um teor alcoólico diferente e um sabor próprio. Por isso, é a oportunidade de experimentar sabores bem únicos para analisar qual tipo de cerveja você gosta mais.

Nossa recomendação

Cerveja Wäls Session Citra, Puro Malte, 600ml, Garrafa

Essa cerveja é mais fraca, o que facilita o consumo de maior quantidade. Ela já ganhou um concurso nacional de IPA e tem um aroma cítrico, além de ser pouco amarga. Essa IPA também se caracteriza por conter alta quantidade do lúpulo americano Citra.

Melhor para o seu bolso

Cerveja Colorado Appia, 600ml, Garrafa

Essa é a cerveja artesanal de menor investimento da nossa lista e possui qualidade igualmente muito boa. Além de ser da Colorado, marca tradicional, tem 600ml e o saboroso gosto do mel adicionado à cerveja, o que a deixa mais doce e gostosa de ser apreciada.

Você também pode se interessar

Baixo teor alcoólico
Cerveja em lata
Marca renomada na produção de cerveja artesanal
Investimento mais baixo
Cerveja doce com mel
Teor alcoólico intermediário, com 5,5%
Ganhou concurso nacional de IPA
Alta quantidade do lúpulo americano Citra
Apenas 3,9% de teor alcoólico
Cerveja com cacau
Estilo Bock com baixa fermentação
Fabricação brasileira de marca tradicional
Garrafa menor, sendo long neck
IPA puro malte
Aroma e sabor de frutas tropicais
Kit com 4 cervejas diferentes: Pilsen, IPA, Weiss e Bock
Investimento mais alto
Cada cerveja tem um teor alcoólico diferente
Nome em homenagem à cidade de São Paulo, com fabricação nacional
Cerveja do tipo Ale
Muito forte, com 8% de teor alcoólico

Guia de Compra

Existem diversos tipos dentre as melhores cervejas artesanais do Brasil, sendo algumas bastante comuns e outras menos. Podemos citar a IPA, a Ale, a Bock e muitas outras, como você perceberá ao longo deste artigo.

Mas para escolher a melhor, recomendamos que você tenha atenção em alguns aspectos. Um fator importante de observar é o teor alcoólico que essa cerveja apresenta. Se você preferir bebidas mais fracas ou mais fortes, isso pode fazer toda a diferença.

Também analise o fabricante para ter a certeza de que aquele produto é de qualidade. Se você não conhece a marca, pode fazer uma busca nas redes sociais, no Google e até em sites como o Reclame Aqui.

Por fim, mas não menos importante, escolha o melhor produto de acordo com o que o seu paladar prefere. Ou seja, você prefere cervejas escuras, mais claras, amargas, mais doces, com toques de frutas? Tudo isso é essencial para entender qual é o tipo de cerveja e sabor que vai combinar mais com você.

Melhores cervejas artesanais

Cerveja Patagonia Weisse, 473ml, Lata

Para quem busca uma bebida fraca e mais doce

Essa é uma cerveja da marca Patagonia de 473 mililitros e 4,2% de teor alcoólico. Na sua composição tem água, maltes de cevada e trigo, lúpulo, importado da Patagônia. Além de cereais não maltados, extratos naturais de laranja e semente de coentro.

Além disso, ela é do tipo Witbier, com cor clara, cremosidade diferenciada e um aroma cítrico. Outro aspecto relevante é que a Patagonia Weisse é uma cerveja artesanal bastante refrescante!

É possível você perceber toques de limão, laranja e até abacaxi na bebida. Com isso, ela não é amarga e chega a ser relativamente doce. Uma dica da própria fabricante é beber essa cerveja com frutos do mar ou saladas temperadas com limão.

Vantagens


Sabor que agrada até as pessoas que não costumam gostar de cerveja devido aos sabor de frutas
Lúpulos utilizados da própria Patagônia
Marca já renomada na produção de cervejas artesanais

Desvantagens


Armazenada em lata, não em garrafa

Cerveja Colorado Appia, 600ml, Garrafa

Ideal para quem gosta da mistura do mel à cerveja

Essa é uma Appia da Colorado, uma marca bem conhecida no Brasil pela produção de cervejas artesanais. A garrafa tem 600ml e o teor alcoólico da bebida é de 5,5%.

A cerveja Colorado Appia é feita de água, malte de trigo, lúpulo, malte de cevada, mel e fermento. Com isso, ela é uma cerveja artesanal doce, refrescante e encorpada. Feita com levedura de alta fermentação e se enquadrando dentro da categoria Honey Wheat Ale.

A mistura que traz o mel das flores das laranjeiras. É uma ótima pedida para acompanhar queijo brie, carne branca, massas e opções de comidas leves.

Vantagens


Cerveja doce e pioneira na utilização de mel
Uma das marcas de cervejas artesanais mais conhecidas do Brasil
Teor alcoólico de 5,5%, sendo um percentual intermediário

Desvantagens


Para quem gosta de beber mais de uma garrafa de cerveja, essa opção pode ser enjoativamente doce

Cerveja Wäls Session Citra, Puro Malte, 600ml, Garrafa

Ideal para quem busca bebidas mais fracas

Essa é uma IPA puro malte de 600ml. É uma bebida da marca Wals, menos tradicional no Brasil. O seu teor alcoólico é de 3,9%, sendo considerada uma cerveja mais fraca.

Além disso, é feita de água, lúpulo, malte de cevada e levedura. Ela tem um aroma cítrico e um sabor relativamente amargo, tendo uma grande quantidade de lúpulo americano Citra.

Um prêmio interessante que essa cerveja ganhou, foi o de campeã nacional. Na ocasião recebeu medalha de prata na WBA de 2017, competindo nas cervejas do estilo Pale Beer Session IPA.

Sobre a harmonização, a marca recomenda que você experimente essa bebida com churrasco, petiscos ou frutos do mar, por exemplo.

Vantagens


Campeã nacional de cervejas IPA
Contém grande quantidade do lúpulo americano Citra
Teor alcoólico de 3,9%, sendo mais fraca e mais fácil de ser apreciada em maiores quantidades

Desvantagens


Marca menos conhecida no mercado brasileiro

Cerveja Paulistânia Capricórnio Bock grf 500ml Paulistânia

Perfeita para quem gosta da mistura cerveja e cacau

Essa é uma cerveja brasileira chamada Paulistânia Capricórnio. Ela tem 500ml e 6,4% de teor alcoólico, sendo uma bebida bastante forte quando comparada às outras cervejas.

Ela é do tipo bock e se caracteriza pela sua baixa fermentação. Essa Paulistana é escura e pouco amarga, com um sabor bem forte que vem da junção dos maltes com o cacau. Ainda tem em sua composição água, malte de cevada, levedura e lúpulo.

Essa bebida harmoniza com carnes suínas e de caça, além de saladas com molho doce e massas recheadas. Ou você também pode experimentá-la com diferentes sobremesas.

Vantagens


Forte sabor da junção dos maltes com o cacau
Combina com muitos tipos de pratos e sobremesas;
Fabricação brasileira, sendo tradicional na produção de cervejas artesanais

Desvantagens


Mais forte do que a maioria dos outros modelos, com 6,4% de teor alcoólico

Cerveja Goose Island Midway, Long neck, Goose Island, 355ml

Para quem prefere cervejas fracas e com aroma frutado

Essa é uma long neck de 355 ml. É menos volumosa do que a maioria das outras cervejas desta lista. Contém 4,1% de teor alcoólico, não sendo uma bebida tão forte. Aliás, essa cerveja combina com torta de limão, hambúrgueres e carnes suínas.

Então vale a pena pedir esses pratos específicos para acompanhar a cerveja artesanal Goose. Essa é uma IPA com aroma de frutas tropicais e está em nossa lista de melhores cervejas artesanais porque ela é bem saborosa.

Além disso, já é fabricada desde 1988, então possui autoridade e fórmula validada. Sobre a sua composição, ela contém água, lúpulo e malte, sendo considerada uma cerveja puro malte.

Vantagens


Aroma de frutas tropicais
IPA puro malte
Baixo teor alcoólico, com 4,1%

Desvantagens


Menor do que a maioria das cervejas da lista, sendo uma long neck com apenas 355ml

Kit Cerveja Artesanal Schornstein 3 (Pilsen+Ipa+Weiss+Bock 500Ml)

Ideal para quem quer experimentar diversos tipos de cerveja

Esse é um kit com 4 cervejas artesanais da marca Schornstein. Ele acompanha uma IPA, uma Pilsen, uma Weiss e uma bock, todas com 500ml. Assim, adquirir esse kit é uma excelente escolha! 

Dessa forma é uma ótima opção para as pessoas que ainda não sabem quais são os seus tipos de cervejas artesanais preferidos. E podem, assim, se aventurar em estilos diferentes com esse kit.

A Pilsen é uma cerveja de 4,5% de teor alcoólico, uma bebida puro malte. Já a Weiss é uma cerveja de trigo de 5% de teor alcoólico. Por sua vez, a IPA tem 6,5%, sendo bem mais forte.

Ela também se caracteriza como puro malte, enquanto a Bock é uma cerveja escura ainda mais forte, com 7% de álcool.

Vantagens


Quatro tipos de cerveja no mesmo kit: IPA, Pilsen, Weiss e Bock
Cada uma possui um teor alcoólico diferente
Dois litros de bebida no mesmo produto

Desvantagens


Investimento superior por conter 4 bebidas no kit

Cerveja Paulistânia Pátio do Colégio – Grf 500ml Paulistânia 500Ml

Para quem busca uma bebida forte

Essa é mais uma cerveja artesanal da marca Paulistânia, sendo da linha Pátio do Colégio. Ela contém 500ml e 8% de teor alcoólico, sendo a cerveja mais forte da nossa lista.

Ela é uma cerveja do tipo Ale que contém água, malte e lúpulo. O nome dela é uma homenagem à história do nascimento da cidade de São Paulo.

Ela tem tanto o aroma quanto o sabor bem frutado, com o cardamomo que ainda gera um toque picante e cítrico à cerveja, uma mistura bem interessante. Contém um toque de amargor, bem suave.

Vantagens


Cerveja pouco amarga
Notas picantes e cítricas, pela adição de cardamomo
Marca bastante renomada no mercado brasileiro

Desvantagens


Bebida bem forte, com 8% de teor alcoólico

Tipos de cervejas artesanais

Para você que busca conhecer as melhores cervejas artesanais, vamos mostrar quais são os principais tipos. Dessa forma, você será capaz de identificar aquelas que com certeza vão agradar o seu paladar. Aproveite para conhecer as melhores cervejas do mundo e se prepare para experimentar novos sabores em suas viagens.

IPA

A IPA é uma das cervejas artesanais que ganhou mais popularidade no Brasil. Esse nome deriva da sigla India Pale Ale. A principal característica da IPA é a grande quantidade de lúpulo que existe nela.

Isso muda tanto o aroma quanto o sabor da cerveja, que costuma ter um toque de frutas cítricas ou frutas tropicais.Por isso, misturada ao amargor típico das cervejas, produz um sabor marcante.

O sabor único das cervejas estilo IPA é o principal responsável pela sua popularização no Brasil. E quando falamos do teor alcoólico, esse tipo de cerveja artesanal  costuma ficar entre 5 e 8%.

Stout

A cerveja Stout se originou na Irlanda e tem grande popularização nos países frios, sendo menos comum no Brasil. Isso acontece, provavelmente, por conta do clima completamente tropical do Brasil.

Não só o sabor fortíssimo não combina com o clima daqui, como também essa bebida foi feita para ser consumida não tão gelada.

Essa é a cerveja popularmente conhecida como cerveja preta. Ela é cremosa e feita com bastante malte torrado ou cevada tostada, geralmente.

Larger

Já a Larger é uma cerveja bastante vendida no Brasil assim como em todo o mundo. A sua principal característica é o tipo de fermentação diferenciada que ela tem, feita a temperaturas bem baixas, que costumam variar entre 5 e 14 graus Celsius.

Para fazer essa cerveja, ocorre a decantação das leveduras, ou seja, o processo de separar a parte sólida, proveniente dos ingredientes, da parte líquida. Isso é feito no fundo do tanque de produção da cerveja.

Esse tipo de bebida é bastante refrescante e é possível sentir o sabor do malte de forma intensa. Ela também possui pouco lúpulo, ao contrário das cervejas escuras, e costuma ter baixo percentual alcoólico.

Ale

As cervejas Ale são aquelas em que a fermentação ocorre na parte superior do tanque, ao contrário do que ocorre nas Largers. Para isso, a levedura trabalha com temperaturas mais altas.

Dessa forma a cerveja é fermentada mais rapidamente, o que faz com que ela fique mais trufada. A IPA, por exemplo, é um tipo de cerveja Ale.

Pilsen

A Pilsen é um tipo de cerveja Lager. Ela é uma daquelas cervejas bem douradas, com bastante espuma e sabor amargo.

Além disso, essa cerveja também se caracteriza pelo forte sabor do lúpulo, tanto em relação ao gosto quanto em relação ao aroma.

Weiss

A cerveja Weiss é a famosa cerveja de trigo. Ela é bastante saborosa e costuma criar no copo uma espuma que dura por mais tempo do que nas outras cervejas.

Também é uma cerveja clara e refrescante, não sendo tão amarga quando outros modelos. Ainda vale ressaltar que a cerveja de trigo contém mais proteínas do que a de cevada, o que a deixa até mais cremosa do que as demais cervejas.

Cada fabricante pode utilizar a sua própria fórmula, mas, tradicionalmente, essa cerveja é feita com 50% de malte Pilsen e 50% de malte de trigo branco.

Bock

A cerveja Bock tem uma coloração mais avermelhada, além de ela ser escura e bastante encorpada.

Essa é uma bebida de baixa fermentação que também não costuma ser muito amarga. Você consegue perceber tanto no aroma quanto no sabor dela toques de caramelo, toffee e até o tostado da casca do pão. Tudo isso vem dos seus maltes.

Ou seja, experimentar a cerveja Bock pode ser uma opção muito interessante para quem procura sabores diferentes e fora do tradicional.

Se você costuma gostar dessas cervejas escuras de baixa fermentação, há uma tendência ainda maior de se dar bem com esse tipo de bebida.

Pints of draught beer macro photography
Pints of draught beer macro photography

Como escolher as melhores cervejas artesanais

Veja algumas dicas para você escolher as melhores cervejas artesanais, e identifique sua favorita entre tantas opções disponíveis no mercado.

Seu paladar

O primeiro passo é selecionar aquelas que se encaixam com o melhor ao seu paladar, ou seja, você prefere cervejas mais amargas ou mais doces? Gosta das mais tradicionais ou das que  inovam com, por exemplo, mel ou cacau?

Não adianta apenas olhar para o preço e acabar adquirindo uma cerveja que não gosta tanto. Então, identifique aquelas que você imagina que vão agradar mais ao seu paladar. Ou agora que conhece diferentes tipos ouse de forma consciente.

Seu orçamento

Em seguida, verifique o seu orçamento. Muitas cervejas artesanais têm um valor relativamente parecido. Mesmo assim, existem variações que devem ser levadas em consideração. Por isso, verifique o quanto você pode pagar pela cerveja artesanal que você deseja.

Tudo isso, dentro do seu gosto e do quanto pode investir. Assim você vai encontrar quais são os tipos que podem servir melhor ao que você espera.

Fabricante

Além de identificar as mais saborosas e o quanto você pode pagar por elas, também verifique o fabricante. Há marcas de cervejas artesanais já renomadas no Brasil que são boas apostas.

Mas também existem marcas mais recentes ou menos tradicionais chegando com tudo no mercado. Por isso  vale a pena pesquisar mais sobre elas para melhor decidir de onde comprar a bebida para experimentar.

Essa é uma forma de ter a certeza de que o que está sendo prometido no rótulo realmente será cumprido, por exemplo. Com isso você também evita que o barato saia caro, adquirindo uma bebida que não seja tão saborosa como o prometido.

Teor alcoólico 

Por fim, identifique também o teor alcoólico da cerveja artesanal. Alguns modelos são bem fortes e chegam a passar dos 8%. Isso pode ser um problema para as pessoas que gostam de tomar mais de uma unidade da bebida, por exemplo.

Mas se você é daquele tipo de pessoa que compra cerveja mais para experimentá-la ou degustá-la com alguma comida típica, por exemplo, então isso não é um problema. De qualquer forma, analise o teor alcoólico antes de decidir qual bebida é a melhor para você.

Close up of a bartender pouring beer
Close up of a bartender pouring beer while standing at the bar counter

Principais diferenças entre cervejas artesanais e industriais

As cervejas artesanais são totalmente diferentes das industriais. É claro que, de início, você já percebe essa diferença no preço, visto que as artesanais costumam ser bem mais caras.

Mas isso tem um motivo, porque o processo de produção delas é diferente. Elas também costumam ter ingredientes que não são comuns nas cervejas industriais. E, de forma geral, são bem mais saborosas.

A cerveja industrial é feita em grande escala, geralmente com o objetivo de atender bem ao público ao preço mais acessível possível. Já a cerveja artesanal se preocupa mais com a experiência que o consumidor terá.

Nesse caso, tanto o sabor quanto o aroma do produto fazem toda a diferença e são pensados com muito cuidado. Isso costuma aumentar o seu valor, já que o processo de fabricação é específico para atender ao público, assim como os ingredientes escolhidos.

Principais conclusões

Este artigo buscou mostrar para você quais as melhores cervejas artesanais vendidas no Brasil. Para isso, preparamos uma lista com 7 opções diferentes, de todos os tipos, sabores e teores alcoólicos.

Assim, a nossa recomendação para você é a Cerveja Wäls Session Citra, Puro Malte, 600ml, Garrafa. Ela oferece um custo-benefício bastante interessante porque é uma garrafa de 600ml a um bom preço e com baixo teor alcoólico.

Além disso, essa cerveja já foi premiada por ser uma excelente IPA e ela tem uma alta concentração do lúpulo americano Citra. Então, se você aprecia essas características que citamos, provavelmente também vai gostar desta cerveja artesanal.

Perguntas frequentes sobre Cervejas Artesanais (FAQs)

Leave a Comment