May 7, 2020
Sem respostas

O que ninguém te contou sobre as 10 melhores cervejas do mundo

Você gosta de cervejas? É apaixonado(a) pelo mundo cervejeiro, ou está procurando conhecê-lo um pouco melhor? Sim, este texto é para você então.

Durante o texto, você vai conhecer as melhores cervejas que existem no mundo, e que com certeza vão se tornar as suas favoritas. Além disso, você vai conhecer um pouco sobre a história da cerveja, suas famílias e a divisão de seus estilos.

Para quem está começando a conhecer o mundo das cervejas, pode ser difícil, começar a conhecer boas cervejas, principalmente aquelas que não estão todos os dias em comerciais da televisão e do Youtube.

Com este artigo, esperamos que você aprenda mais sobre o mundo da cerveja e um pouco sobre suas melhores cervejas.

Mas se você prefere drinks, confere esse artigo aqui!

Índice

A Cerveja

A cerveja é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação de cereais, como a Cevada e o Trigo, por exemplo.

Há fontes que apontam, o nascimento da cerveja entre 4 e 8 mil anos A.C., nesta época, sua fermentação e produção era feita de forma completamente diferente.

No Antigo Egito, a cerveja fazia parte da dieta dos egípcios, alcançando até mesmo a alta classe social. Contudo, como você deve imaginar, a cerveja foi se transformando ao decorrer dos séculos e passou a ter a grande diversidade da qual conhecemos hoje.

Hoje, há em média 150 estilos de cervejas diferentes, sendo considerada a bebida mais consumida de todo o mundo.

Para entender melhor sobre as cervejas e seu mundo, primeiro você precisa entender, que as cervejas possuem 4 ingredientes básicos: Lúpulo, Levedura, Cereais e Água, que representa de 85% a 95% de cada receita.

Se quiser aprender um pouco mais sobre a história da Cerveja, este artigo do Blog Homini Lúpulo conta toda a história desta bebida.

Famílias

Normalmente, o que diferencia uma Cerveja da outra é sua fermentação, a Levedura e outros ingredientes que variam de marca para marca.

O processo de fermentação, é o que mostra o perfil sensorial e a particularidade de cada uma. Há 3 principais famílias de cervejas, que se diferenciam, principalmente por sua fermentação.

Suas principais famílias são:

  • Ale: sua característica mais marcante, é a sua alta fermentação durante seu processo de produção. Sua fermentação acontece entre os 15° e 24° graus;
  • Lager: essa é a família de cervejas mais consumida no mundo. A sua fermentação é considerada fria, e acontece entre 6 e 12° graus;
  • Lambic: sua fermentação acontece de forma totalmente espontânea, ocorrendo de forma natural. Considerada a família de cerveja mais velha que existe.

Estilos

Agora que você já descobriu quais são as melhores famílias de cerveja que existem, é importante que você saiba, que cada família de cerveja se desdobra em diversas ramificações diferentes, dos quais costumamos chamar de estilos.

Os estilos de cerveja, se diferenciam de acordo com sua produção e o aspecto único que cada um consegue ter em sua receita. Alguns dos principais estilos que existem, são:

  • Pale ale: a principal característica de suas bebidas, é que elas são claras e dispõem de alta fermentação. Seu gosto normalmente é suave, com um leve amargor. Porém, o se amargor varia de acordo com cada uma de suas cervejas;
  • Pilsen: nascida em 1842 na República Tcheca, a Pilsen tem seu sabor e aroma acentuados, devido, a seu lúpulo também acentuado. Você a encontrará sendo chamada de Pilsner;
  • Bock: uma de suas principais características, é o seu aroma e sabor Malte. Suas cervejas podem ter gosto caramelizado e seu amargor é leve. Esse estilo nasceu no norte da Alemanha;
  • Stout: estilo pertencente a família Ale, é produzida em alta fermentação. Uma das coisas que garanta o seu gosto, é seu malte torrado, que garante seu sabor torrado;
  • Weissbier: tradicional da alemanha, essa é a famosa cerveja de trigo. Para sua produção, é necessário no mínimo 50% de malte de trigo em sua receita. Esse estilo de cerveja não apresenta bebidas amargas, e sua cor é clara.

Melhores Cervejas que existem

Quem nunca se apaixonou por uma cerveja ao primeiro gole? Todo mundo tem uma cerveja favorita, ou ao menos, se identifica com algum tipo de cerveja mais do que com outra.

E se você conhece diversas destas bebidas ou não, chegou o momento de apresentarmos a você, as melhores cervejas que você vai beber em toda a sua vida.

Budweiser

Uma das cervejas mais famosas que existem, a Budweiser foi criada em 1876 em St. Louis nos Estados Unidos.

Sua produção é considerada a mais cara de todo o mundo, levando 30 dias para ficar em seu estado ideal. Ela é uma Pale Lager, e o segredo de sua receita, é que ela é feita com Lascas de Beechwood.

Seu teor alcoólico é de 5%. Sendo perfeita para aquele dia difícil de trabalho, onde você só quer tomar sua cerveja e descansar um pouco, antes de continuar seu dia.

Aproveite o melhor de uma das cervejas que se mantém entre as melhores há décadas, e para acompanhar, deguste algum alimento que você adora comer enquanto toma sua bebida.

Leffe Brown

Uma das cervejas Belgas mais famosas de todo mundo e parte da marca Leffe, que mantém a essência de sua tradicional cerveja, desde 1240.

A Leffe Brown tem aroma e gosto adocicados, lembrando bastante o sabor do caramelo. Entre todos os estilos de Abadia, ela é a mais consumida.

Se você quer conhecer as cervejas Belgas, essa é uma ótima opção para começar a tomar.

Uma cerveja completa e que fica melhor a cada gole, de cor escura e seu gosto doce se dão, devido ao seu malte torrado.

Se você gosta ou quer entender um pouco melhor sobre a história das Cervejas, esse texto do jornal Hoje em dia, contém um conteúdo ótimo e rápido de se ler, sobre a história da Cerveja Leffe.

Heineken

Com certeza você já ouviu falar dela, e se você toma cerveja a bastante tempo, é bem provável que você já tenha tomado uma garrafa de Heineken.

Conhecida por todo o mundo, esta bebida é produzida com puro malte, e dona de um leve amargor, que é único e somente esta cerveja tem.

Foi criada há mais de 140 anos na Holanda, no que é hoje o centro de Amsterdã. A Heineken é considerada a primeira cerveja Lager Premium de todo o país.

Em qualquer parte do mundo que você estiver, sempre vai existir uma Heineken para você aproveitar. Uma cerveja, que cai bem em qualquer horário de seu dia.

Se você já ficou com água na boca com nosso artigo, descubra alguns aperitivos rápidos e fáceis de fazer, que são ótimos acompanhamentos de cerveja, com o vídeo do Canal VIX Yum Brasil do Youtube que se encontra, logo abaixo.

Tsingtao

Cerveja mais famosa da China, uma das mais vendidas de todo o mundo e que com certeza, vai se tornar uma de suas favoritas.

Criada em 1903 na China, a Tsingtao se tornou tão famosa, que foi o primeiro produto de seu país, a ser exportado aos EUA. Dê cor é clara e seu gosto refrescante e doce.

Devido ao pouco Lúpulo utilizado em sua fabricação, ela é menos amarga. Considerada uma boa opção, para você que não gosta de bebidas amargas.

O seu teor alcoólico é de 4,8%. Um de seus maiores diferenciais, é que mesmo sendo uma bebida um pouco doce, ela consegue fazer um amargor sutil, permear do começo ao fim de cada garrafa.

Uma boa opção para todo mundo, que está a fim de experimentar coisas novas na vida.

Colorado Indica

Uma das cervejas Indian Pale Ale mais queridas de todo o país, a Cervejaria Colorado nasceu em 1995 no Brasil, e leva um sabor original e único para todo o mercado nacional.

A Colorado Indica, foi a primeira Pale Ale a chegar no Brasil. O seu gosto é bem amargo, e sua cor é acobreada. Perfeita para quem gosta de cervejas artesanais. Uma dica, é você toma-lá acompanhada de comidas picantes ou queijo gorgonzola.

Aproveite o melhor da IPA ainda hoje, com a Colorado Indica.

Erdinger Weissbier

Uma cerveja que não poderia faltar neste texto, é a Erdinger Weissbier. Ela é uma das cervejas de trigo mais vendidas do mundo, e além disso, seu sabor é leve e totalmente refrescante.

Um fator que define toda a qualidade e o estilo único de toda marca Erdinger, é que em sua produção, não vão; corantes, conservadores, cereais não maltados e aditivos químicos.

Bebida equilibrada, de cor clara e com um aroma notável. A Erdinger Weissbier é o produto mais vendido de toda sua empresa, e te garante o melhor das cervejas de trigo.

A melhor parte, é que ela combina com: Sushi, peixes, frutos do mar e alimentos grelhados.

Tupiniquim Monjolo

Cerveja que não está a muito tempo no mercado brasileiro, mas que já ganhou diversos fãs diferentes. A Tupiniquim Monjolo pertence ao estilo Porter e é uma cerveja bem encorpada e recomendada para épocas frias.

Ela é uma bebida de alta fermentação, é bem maltada e sua lupulagem é média. Sua cor escura e seu gosto contam com notas de baunilha, café e chocolate.

Uma ótima ideia para os dias frios, e para estações como: o Outono e o Inverno. Se quiser conhecer um pouco mais sobre cervejas de inverno, acesse este texto do Blog Bebidas Famosas.

Pilsner Urquell

Bebida que deu início ao estilo Pilsen, a Pilsner Urquell foi criada em 1839 na República Tcheca, e vem até hoje ganhando o mundo com sua clássica receita.

Seu gosto carrega uma amargura tostada, que é equilibrada por seu lúpulo, a deixando assim, levemente picante. Seu corpo é de leve a médio, dê cor amarela e seu aroma floral é de ganhar todos os seus sentidos.

Com uma receita que foi criada em 1842, essa bebida ganhou e vem ganhando o mundo todo, permanecendo sempre com o legado de ser uma das melhores cervejas de todo o planeta.

Amstel Pulse

Outra ótima Pilsner que merecia estar em nossa lista, a Amstel é um grande símbolo para as cervejas Holandesas.

Seu gosto é leve, refrescante e bem equilibrado. A Amstel Pulse é uma bebida indicada, às pessoas que estão a procura de uma bebida refrescante e fácil de tomar.

Outra coisa incrível nessa cerveja, é o seu design, que ganhou um prêmio no festival de Cannes.

Essa marca foi criada em Amsterdã, no ano de 1870. Para quem gosta de bebidas leves, ela é uma das melhores opções dentro do mercado de cervejas.

Paceña Pico de Oro

Coquetéis: Quais as principais diferenças e dicas de preparo

Essa cerveja Boliviana, é uma das melhores de toda América do Sul. Considerada uma Pale Lager, a Paceña Pico de Oro merece todos os prêmios que já ganhou.

Sua fábrica foi criada por um grupo de empreendedores alemães em 1886, porém, ela passou a ganhar espaço no mercado cervejeiro, partir de 1986, quando sua empresa passou a investir em novas tecnologias e estratégias de melhoria.

Dê cor é amarela e cristalina, enquanto seu aroma se percebe através de seu Malte e Lúpulo. Seu sabor é equilibrado e refrescante.

Uma das coisas que mais chama a atenção nesta bebida, é sua espuma branca e encorpada, que diminui lentamente enquanto você aprecia sua bebida.

Melhores Combinações para sua cerveja

Este texto não poderia acabar, antes de te mostrar as melhores formas de combinar sua cerveja, certo?

A primeira e uma das mais importantes, é que tudo que é bom, deve ser compartilhado com alguém que a gente gosta. Não importa onde, seja na sala de sua casa ou em algum de seus lugares preferidos. Sempre que possível, compartilhe uma cerveja com uma pessoa querida.

Outra dica é você harmonizar sua cerveja com algum de seus alimentos prediletos. Há diversos acompanhamentos que são fáceis e rápidos de preparar, eles deixam seu momento mais equilibrado e saboroso.

Caso queira saber mais sobre harmonização de cerveja e alimentos, acesse este artigo da Huffpost, ele explica algumas técnicas para você equilibrar o estilo de cerveja que você está tomando, com os alimentos que mais combinam com ela.

Dicas para quando for beber

Nós queremos que todos os dias em que você beber cerveja, sejam os melhores dias de sua vida. E por isso, nós preparamos algumas dicas que podem te ajudar quando você for beber sua cerveja predileta:

  • Sempre que possível, coma antes de tomar sua cerveja. Por mais que pareça óbvio, há pessoas que ingerem bebidas alcóolicas enquanto estão de barriga vazia. Não faça isso, o fim desta história nunca é bom;
  • Se você é uma pessoa que gosta de beber bastante, em: festas, churrascos, entre outros. É indicado, você comer doces enquanto bebe, isso vai evitar que você fique bêbado(a) e vai diminuir seu risco de ter ressacas;
  • Tome bastante água, se possível, ingira um copo de água entre cada garrafa de cerveja. Isso não vai deixar você desidratar, e vai diminuir suas chances de ter enjoo e dores de cabeça no dia seguinte.

Conclusão

Muito obrigado por ler este texto até aqui. Aproveite seus novos conhecimentos sobre cerveja, e tome uma das melhores cervejas do mundo, ainda hoje.

Só não se esqueça de duas coisas: se beber, não dirija e beba com moderação sempre. Ninguém quer ser a pessoa chata e bêbada de todos os rolês e de festas de amigos e família, certo?

E para acabar, dê uma olhada no vídeo que está logo abaixo. Ele é do Autoridade Fitness do Youtube, e conta com dicas para você beber, mas não prejudicar sua saúde.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados