Qual o melhor vinho chileno atualmente?

by Romildo

O Chile é um dos países mais conhecidos quando falamos em vinhos: estilo de vida baseado na cultura de algumas das melhores uvas da América do Sul. Todo o sucesso das suas bebidas está além das técnicas milenares de cultivo, o clima perfeito de diversas regiões do país é um dos fatores que colocam os vinhos chilenos nas melhores posições para os sommeliers.

Com origem em meados de 1550, o estilo de cultivo das uvas chilenas, utilizadas na produção dos vinhos no país, tem as suas raízes no Velho Mundo: regiões de sucesso histórico para a vinicultura, sobretudo da Espanha e Portugal. Consumido em momentos de celebrações importantes, o vinho adquiriu a cultura chilena e criou raízes únicas no país, que logo tornou-se conhecido como o berço de alguns dos melhores vinhos do mundo.

As barreiras naturais do Chile e a sua posição climática estratégica com relação a outros países da América do Sul possibilitou o “Milagre chileno”. Mesmo depois de diversos impactos humanos e biológicos (como a incidência de algumas pragas), os vinhos do Chile foram aperfeiçoados ainda nas vinícolas, com experiências de cultivo de alguns países, como a França.

Se você gosta de curtir um bom vinho, degustar os vinhos chilenos é imprescindível, por isso trouxemos todas as dicas para te ajudar a escolher o melhor vinho para cada momento neste guia.

Recomendações

Escolha Premium

Vinho Tinto Chileno Quasar Limited Edition Cabernet Sauvignon 2015

Se você gosta de vinhos exclusivos, o Quasar Limited Edition é uma boa bebida para um momento especial. Isto porque a bebida é produzida em apenas 20.000 unidades anuais, e existem poucas garrafas da safra de 2015.

A uva utilizada é a Cabernet Sauvignon, originada na França e cultivada em algumas regiões do Chile. O Quasar é um vinho tinto do Valle de Curicó, produzido com uvas 100% Cabernet Sauvignon e com teor alcoólico de 14%.

Nossa recomendação

Vinho Chileno Diablo Dark Black 750ml

Considerado um dos vinhos mais famosos do Chile, o vinho tinto Casillero Del Diablo é encoberto por uma lenda da vinícola Concha y Toro, localizada na região de Vale do Maule. Baseado em vinhos exclusivos, a vinícola produz diversas linhas, e o Diablo Dark Black é uma bebida de aroma e sabor característicos.

Diferente de outras linhas da vinícola Concha y Toro, o Diablo Dark Black é produzido com um blend de uvas e destaque da Cabernet Sauvignon, com teor alcoólico de 13,5%.

Melhor para o seu bolso

Vinho Chileno Maipo Mi Pueblo Carmenere 750ml

O vinho chileno Maipo Mi Pueblo é uma bebida de entrada, mas com algumas características bem particulares: as uvas utilizadas são produzidas na vinícola Viña Maipo e 100% Carménère, também de origem francesa.

A uva Carménère é bastante encorpada e é a mais famosa no Chile, com cor mais escura e baixa acidez (mais adocicado). Ele é um vinho simples e pode ser tomado no dia a dia.

Itens que você também pode se interessar:

Se você ainda não encontrou o vinho ideal, listamos algumas outras bebidas que certamente podem te ajudar nesta busca:

Vinho tinto
Encorpado e equilibrado
Alta acidez
Teor alcoólico de 14%
Vinho Gran Reserva
Seco
Vinho tinto
Encorpado e equilibrado
Alta acidez
Teor alcoólico de 13,5%
Vinho Reserva
Seco
Vinho tinto
Encorpado
Baixa acidez
Teor alcoólico de 12%
Vinho Reservado
Seco
Vinho tinto
Encorpado médio
Alta acidez
Teor alcoólico de 13.5%
Vinho Gran Reserva
Seco
Vinho tinto
Encorpado
Alta acidez
Teor alcoólico de 12,5%
Vinho Reservado
Meio seco

Mini Guia de Compra

Os vinhos chilenos são, sem dúvidas, alguns dos melhores vinhos da América Latina. Exportadas para todo o mundo, estas bebidas cheias de história ganharam características marcantes no país, empoderando as vinícolas regionais através do solo fértil e do clima favorável do Chile.

Repletos de cultura, as uvas cultivadas nas regiões chilenas são, em sua maioria, originárias da Europa, especialmente da Espanha e França, misturando sabores do Velho Mundo com o das vinícolas de Concha y Toro, Chadwick, Tarapacá e diversas outras. Indiscutivelmente, todos os vinhos originários do Chile são verdadeiros “blends” de sabor e olfato.

Um dos principais pontos que leva à escolha de um vinho chileno é o custo-benefício: uma ótima vantagem para os enófilos e sommeliers de plantão. Vinhos produzidos de uvas como a Merlot, a Cabernet Sauvignon, a Carménère e a Pinot Noir podem ser encontrados em linhas de entrada (Reserva), intermediários (Reservado) e exclusivos (Gran Reserva), ampliando o leque de possibilidades. Você não precisa recorrer a vinhos de outros continentes para ter uma boa experiência.

Para cada ocasião, um vinho: os vinhos são bebidas marcantes, e um único gole pode significar lembranças únicas, traduzindo uma longa história nos vinhedos em sensações do olfato e paladar. Um momento especial pede vinhos Gran Reserva, mais encorpados e envelhecidos, de livre escolha de acidez e paladar.

Já os vinhos Reservados são perfeitos para os momentos mais clássicos do seu dia, com toques de exclusividade e requinte (as uvas Cabernet Sauvignon são ótimas escolhas). Para a descontração da rotina, bebidas Reserva certamente serão bem aproveitadas: o vinho tinto Casillero del Diablo é uma escolha ideal.

Mas escolher um bom vinho vai além da sua classificação de mercado, e também considerada o paladar de cada enófilo. Para quem quer degustar uma boa bebida e descobrir o que cada vinho chileno tem em particular, trouxemos todos os produtos da nossa lista em maiores detalhes, com informações importantes sobre a sua história antes de chegar à sua taça.

Entenda mais sobre vinhos famosos do Chile para saber qual deles faz mais sentido para o que você necessita!

Vinho Tinto Chileno Quasar Limited Edition Cabernet Sauvignon 2015

Um vinho exclusivo para momentos únicos

O Quasar Limited Edition é um dos vinhos mais famosos do Chile. Não por seu amplo consumo, mas por seu requinte e toque de exclusividade. A bebida cai bastante bem para momentos comemorativos, sendo classificado como um Gran Reserva.

Por que escolher o Quasar Limited Edition?

O Quasar de Cabernet Sauvignon é mais um exemplar das uvas Cabernet, considerada a “Rainha dos vinhos”. Originada na região de Bordeaux, na França, ela produz vinhos de cores profundas e encorpados, de forte acidez. Esta garrafa assinala elegância e personalidade, com a rara safra limitada de 2015.

Este vinho traduz o máximo oferecido pela vinícola Echeverria, obtido das melhores áreas dos seus vinhedos e armazenado em barris de carvalho francês e americano. Sem blends, ele é um dos melhores da nossa lida com 100% da uva Cabernet Sauvignon.

O que esperar?

Este é um vinho de características marcantes, com teor seco e olfato de frutas maduras (cerejas e ameixas). Também é possível sentir notas de couro, terra e cacau (sobretudo pelos barris franceses).

Ao paladar, se trata de um vinho macio e encorpado, com equilíbrio. Ele também ressalta o frescor, com um final longo na boca.

Cultura e história na taça: a vinícola Echeverria possui mais de 3 décadas de história, se tornando uma das melhores produtoras de vinhos finos no Chile. Vindos da Espanha, os seus fundadores conhecem bem as terras do Curicó Valley, aproveitando o clima bem demarcado e produzindo, sobretudo, as uvas Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah.

Harmonização para o Cabernet Sauvignon: este vinho se harmoniza bem com carnes bovinas e de cordeiro, além de queijos duros, como o Minas curado e o Parmigiano. Uma boa dica de prato é a costela bovina cozida.

Sobre a bebida: o Quasar Limited Edition Cabernet Sauvignon possui teor alcoólico de 14% e ganhou medalha de prata do Korea Wine Challenge (evento internacional de degustação de vinhos), além de ter o prêmio alemão Berliner Wine Trophy.

Características gerais

A safra de 2015 pode apreciada até 2025
Teor seco
Garrafa comum

Vantagens


Possui mais de 3 prêmios internacionais
Possui harmonia versátil com diversos pratos da culinária brasileira
100% uvas Cabernet Sauvignon
A safra 2015 possui a melhor pontuação para o produtor
Produtor do ano pelo Berliner Wine Trophy
Uvas selecionadas da vinícola Echeverria

Desvantagens


Possui aroma e paladar mais fortes que outros vinhos chilenos (especialmente para degustadores iniciantes)

Vinho Chileno Diablo Dark Black 750ml

O vinho chileno guardado pelo próprio diabo

Com um nome bastante curioso, o vinho Diablo Dark Black é um dos mais peculiares do Chile. Encoberto por histórias assustadoras, o vinho tem a sua origem na vinícola Concha y Toro, no Vale do Maule. Contaremos um pouco mais sobre a sua origem:

Por que escolher o Diablo Dark Black?

Criado para ser a linha premium da vinícola, o Diablo Dark Black é uma bebida com teor de sedução, suspense e risco. É um vinho reserva pronto para momentos em casais, com notas quentes de café, frutas negras maduras e um leve sinal de baunilha. A cor rubi intensa revela os segredos guardados do Diablo.

O sabor do vinho é um completo mistério, já que ele é produzido a partir de um blend de uvas. Apesar de ter a Cabernet Sauvignon com a principal na concentração, outras uvas também fazem parte da harmonização do vinho, tornando a sua receita exclusiva do fabricante.

O que esperar?

O vinho Diablo Black Dark, assim como o Diablo Black Red, também da Concha y Toro, são vinhos equilibrados e marcantes, desde o aroma, que cativa qualquer enófilo, até o toque do chocolate no sabor prolongado. De paladar redondo, ele combina com momentos noturnos e também é versátil na hora de harmonizar com os pratos da culinária local.

Cultura e história na taça: o vinho Diablo recebeu este nome pelo dono da vinícola Concha y Toro (a maior da América Latina pouco após a sua fundação). Após episódios de furtos de vinhos por pessoas locais durante a noite, o dono resolveu passear à noite pela vinícola, vestindo trajes escuros e simulando passos do próprio diabo.

Desde então, os furtos deixaram de ocorrer e todos imaginam que os vinhos do local são guardados pelo próprio diabo, com sabor único e segredos obscuros na taça. O nome Casillero del Diablo é cultura local e alvo de milhares de visitas à vinícola durante todo o ano.

Harmonização para o Diablo Dark Black: o Diablo combina com carnes vermelhas e comidas bastante condimentadas, sobretudo os picantes. Os queijos curados também vão bem com este exemplar, como o Queijo da Canastra, o Queijo tipo Reino e o clássico Provolone. Uma boa receita para a noite é o pernil de cordeiro assado.

Sobre a bebida:

O Diablo Dark Black é um dos vinhos Reserva mais famosos do Chile. Ele possui teor alcoólico de 13,5% e alta acidez. As safras vendidas são conforme a disponibilidade da vinícola.

Características gerais

Teor seco
Safra conforme disponível no produtor
Garrafa negra com detalhes do Diablo

Vantagens


Produzido por uma das maiores vinícolas da América Latina
Sabor único com blend secreto e exclusivo
Possui harmonia versátil com diversos pratos da culinária brasileira
Uvas selecionadas da vinícola Concha y Toro
Garrafa com detalhes que acentuam a curiosidade
O melhor custo-benefício

Desvantagens


O sabor pouco doce na boca pode não agradar amantes dos vinhos mais “cítricos”

Vinho Chileno Maipo Mi Pueblo Carmenere 750ml

O melhor vinho de uvas Carmenere sem pagar muito

Enquanto boa parte dos vinhos de qualidade acabam sendo mais caros, o vinho chileno Maipo Mi Pueblo vai no sentido contrário: uma bebida “leve”, característica e com um ótimo preço para quem quer conhecer as vinícolas do país. Diferente dos produtos anteriores, o Maipo é produzido a partir da uva Carmenere.

Por que escolher o Maipo Mi Pueblo Carmenere?

Pronto para qualquer ocasião do dia a dia, este vinho é uma bebida verdadeiramente versátil e de preço acessível, traduzindo felicidade, conforto e bem-estar. Aos pés da Cordilheira dos Andes, o cultivo das suas uvas explica as sensações na sua degustação: região montanhosa de clima bem demarcado e estações sólidas.

Beber o Maipo Mi Pueblo é degustar as origens das uvas Carmenere, bem adaptadas ao clima chileno, mas com raízes ainda no Velho Mundo (Região francesa de Bordeaux).  Também é um vinho mais fácil de beber que os vinhos das uvas Cabernet Sauvignon.

O que esperar?

O vinho Maipo Mi Pueblo Carmenere tem acidez menor que os vinhos que citamos anteriormente, mas algumas notas ainda podem ser sentidas, mesmo que de forma distinta. O frutado é um bom exemplo desta permanência.

Por outro lado, sabores como o do pimentão maduro e do cacau também são sentidos, além da baunilha e das ameixas. Ele é um vinho meio seco, com um leve toque adocicado.

A melhor parte é que a Carmenere costuma ser aceita, inclusive, por pessoas que não bebem vinhos com frequência, sendo ideal para reuniões em família ou em momentos de descontração à noite.

Cultura e história na taça: as uvas Carmenere, originárias da França, são mais encontradas no próprio Chile que no seu país de origem. Isto porque o clima e o cultivo característico da região permitiu a resistência dos vinhedos às pragas que assolaram Bordeaux. A região do Vale Central do Chile, em específico a vinícola Maipo, é onde surgem os vinhos Carmenere.

O sabor das uvas Carmenere é bem próximo ao das uvas Merlot, também famosas no Chile. Se você é um enófilo amante de vinhos chilenos, nenhuma das duas pode faltar na sua adega!

Harmonização para o Maipo Mi Pueblo Carmenere: o Maipo Mi Pueblo harmoniza com massas, carnes bem condimentadas e queijos suaves, como o Camembert e o Edam. Uma receita que combina perfeitamente com este vinho é a própria lasanha (ainda mais com a combinação dos queijos que citamos anteriormente).

Sobre a bebida:

O teor alcoólico deste vinho é de 12%, além de ter uma baixa acidez e ser classificado como um vinho Reservado (de entrada), para momentos de descontração.

Características gerais

Teor seco
Safra conforme disponível no produtor
Garrafa comum

Vantagens


Possui ótimas avaliações na Amazon
Perfeito para quem não gosta de vinhos mais fortes e de longa duração
Harmoniza com receitas brasileiras de baixo custo
Bom custo-benefício
Um dos vinhos mais consumidos no Chile
Uva com alta intensidade de sabores e aromas

Desvantagens


Para quem gosta de vinhos mais encorpados e com personalidade, indicamos outras opções

Vinho Chileno Marques De Casa Concha Etiqueta Negra 750ml

O blend de Cabernet Sauvignon mais famoso do Chile

O vinho Marques De Casa Concha é uma bebida também exclusiva da vinícola Concha y Toro. Com uma “pegada” artesanal, 100% das uvas utilizadas são cultivadas na vinícola, sem blends com uvas de outras regiões, como ocorre nos vinhos do Casillero del Diablo. O vinho Etiqueta Negra é superior ao vinho Marques De Casa Concha comum. Saberemos o porquê mais abaixo:

Por que escolher o Marquês De Casa Concha Etiqueta Negra?

Em momentos refinados e clássicos, um bom vinho à altura faz a diferença. O Marquês De Casa Concha Etiqueta Negra é uma alternativa ao Quasar Limited Edition Cabernet Sauvignon, mas com o mesmo nível e finalidade.

Para enófilos que querem persistir o mesmo sabor entre as safras, sem se prender a uma edição limitada, esta bebida garantirá uma experiência que perdurará ao longo dos anos, com etiqueta e personalidade.

O que esperar?

Diferente do Marquês De Casa Concha comum, o Etiqueta Negra advém das uvas cultivadas nos picos mais altos do Vale de Maipo, especialmente em Puente Alto. Isto porque quanto maior a variação da temperatura nos períodos marcados do ano, melhores e mais saborosas serão as uvas. Isto significa um vinho mais fino e característico que a sua linha anterior.

Você deve esperar um vinho com sabor de frutas vermelhas envelhecidas, como a cereja. Além dela, também está presente o cedro, cassis, a amora e o açafrão preto. A textura é bastante suave. A sua cor é traduzida por um vermelho-escuro e profundo.

Cultura e história na taça: o Marquês De Casa Concha Etiqueta Negra foi desenvolvido pelo enólogo Marcelo Papa, que já chegou a receber a premiação de enólogo do ano por suas contribuições aos vinhedos chilenos.

Uma curiosidade deste vinho é que, para a melhor composição e harmonia da bebida, a videira precisa ser cultivada com poucos nutrientes, evitando o aroma e sabor ruins provocados pela pirazina (substância presente nas uvas Cabernet Sauvignon).

O blend de uvas se traduz em 60% de Cabernet Sauvignon, 23% de Cabernet Franc e 8% de Petit Verdot.

Harmonização para o Marquês De Casa Concha Etiqueta Negra: o Etiqueta Negra é um vinho que harmoniza facilmente com diversos pratos, já que deixa de lado o sabor super forte e investe em uma degustação livre e proveitosa.

As carnes vermelhas grelhadas são o palco da harmonia com esta bebida, sobretudo se tiverem um pouco de acidez nos condimentos. Um bom prato é o Bife Grelhado. Os queijos também são bem-vindos.

Sobre a bebida: o teor alcoólico deste vinho é de 13.5%, equilibrado e de acidez refrescante.

Características gerais

Teor seco
Safra de 2018
Garrafa clássica na cor negra, com letreiros dourados: sofisticação e requinte

Vantagens


Um dos vinhos Gran Reserva mais exportados do Chile
Ótimas avaliações na Amazon
Desenvolvido com um blend de uvas cultivadas em uma única região da vinícola Concha y Toro
O vinho Gran Reserva com paladar mais refrescante
Armazenado apenas em barris franceses
Pontuações das safras sempre maiores que 93

Desvantagens


O vinho é um pouco mais ácido que outras versões de Cabernet Sauvignon

Vinho Chileno Reservado Merlot 750ml

O vinho da famosa uva chilena Merlot

O único da nossa lista produzido com uva Merlot, este Reservado é uma alternativa de entrada ao Carmenere que apresentamos anteriormente. Ele também é uma escolha aos vinhos das uvas Malbec.

Por que escolher o Reservado Merlot?

Além de ter um dos preços mais acessíveis entre os vinhos chilenos, o Merlot também é um dos mais bem-avaliados pelos brasileiros, sobretudo por sua versatilidade e pelo sabor fino da uva Merlot.

Ele é um vinho que pode surpreender até os momentos mais comuns do dia a dia, aberto para novos paladares e com um “corpo” interessante para os enófilos que curtem uma boa bebida enquanto interagem.

O que esperar?

Também desenvolvido na vinícola de Concha y Toro, este vinho tinto é meio seco, por tanto, você deve esperar um sabor um pouco mais adocicado que outros exemplares deste guia. Além disso, notas de frutas vermelhas maduras também estão presentes, sem deixar de lado a pimenta e o tostado.

Apesar de não ser tão persistente quanto os vinhos Gran Reserva, como o Etiqueta Negra, o Merlot permanece no paladar por um tempo considerável, suficiente para curtir a degustação sem marcar tanto.

Cultura e história na taça: o Reservado é o vinho importado mais consumido no Brasil, e dentre eles está o Merlot. O nome “Reservado” foi uma baita jogada de marketing da vinícola, que traz à memória das pessoas a ideia da reserva em barris de carvalho (aumentando a qualidade do vinho).

Apesar disso, os vinhos Merlot chilenos nem sempre são armazenados desta maneira. Mesmo assim, este exemplar é bastante equilibrado, com notas corretas e com ótimo custo entre os vinhos do país.

Harmonização para o Merlot: o Merlot é um dos vinhos mais fáceis de degustar, e um dos motivos é a sua flexibilidade de harmonização. Carnes bovinas grelhadas, carnes brancas, embutidos, comidas ao molho e queijos cremosos. Uma receita perfeita é o peixe grelhado.

Sobre a bebida: o seu teor alcoólico é de 12,5%, possui alta acidez e é um vinho meio seco.

Características gerais

Teor meio seco
Safra conforme disponível no produtor
Garrafa comum

Vantagens


O vinho de entrada mais consumido e bem-avaliado no Brasil
Combina com receitas baratas e acessíveis
Ideal para quem não gosta de vinhos muito fortes
Produzido em uma das vinícolas mais importantes da América Latina
Agrada com mais facilidade que vinhos encorpados
Ótimo custo-benefício

Desvantagens


O sabor é um pouco mais doce que outros vinhos meio secos

Guia do comprador

Os vinhos chilenos são bebidas surpreendentes, e não é à toa que eles estão entre os melhores produtores de garrafas no mundo, com diversos prêmios internacionais. Os produtos que trouxemos são apenas alguns dos vinhos mais indicados para o público, e certamente você deve encontrar o vinho perfeito aqui!

Para te ajudar na seleção, desenvolvemos algumas dicas sobre os vinhos chilenos, você certamente escolherá o seu após ler o nosso guia.

Quais são as características dos vinhos chilenos?

Os vinhos chilenos são únicos. Apesar de ter suas uvas cultivadas em outras regiões do mundo, algumas características só são possíveis graças ao clima em algumas regiões do Chile, ao modo de cultivo e à tradição do armazenamento em barris específicos, como o francês.

Normalmente os vinhos chilenos se diferenciam dos vinhos de outros países por sua leveza, além da presença marcante de frutas negras e de especiarias como a pimenta. Áreas como a do Vale Central estão entre as mais famosas no cultivo de uvas como a Cabernet Sauvignon, a Sauvignon Blanc, a Carménère, a Merlot e outras.

Outra particularidade dos vinhos chilenos está na temperatura característica do país, com áreas de cultivo rodeadas pela famosa Cordilheira dos Andes. Talvez este seja o principal motivo do sucesso das uvas locais, já que as videiras preferem estações bem demarcadas e temperaturas correspondentes (entre 20 e 30 ºC). A altura dos picos montanhosos também oferecem melhor capacidade de plantio.

Os diversos tipos de vinhos chilenos

O Chile é conhecido pelo cultivo de diversas uvas, que originam, consequentemente, diferentes tipos de vinhos. Dentre eles, o mais famoso é o vinho tinto (no qual focamos o nosso guia), mas também é possível encontrar vinhos brancos, rosé e vinhos licorosos.

Caracterizados sobretudo por sua cor escura (normalmente), os vinhos tintos são os mais importados no mundo, e é por isso que acabam sendo os mais famosos entre os enófilos e sommeliers. Listamos algumas das uvas mais importantes para a produção de inúmeros vinhos que encontramos no mercado:

Cabernet Sauvignon
Sauvignon Blanc
Carménère
Chardonnay
Syrah
Merlot

Cada uma destas uvas traz características e personalidades únicas às garrafas de vinho, criando vinhos encorpados, de baixa ou alta acidez e com curta ou longa duração.

A nossa dica para degustadores iniciantes é que optem por vinhos de entrada no início, para conseguir aproveitar mais o sabor dos vinhos finos sem estranhar a acidez ou a combinação das sensações das bebidas mais encorpadas.

Além dos vinhos desenvolvidos com 100% da concentração destas uvas, também existem aqueles criados em “blends”: mistura de mais de uma espécie de uva com o intuito de melhorar alguma característica específica. A vantagem dos vinhos blends é a sua exclusividade em algumas vinícolas, como o Diablo Dark Black, que tem a sua combinação mantida em segredo.

Como escolher o melhor vinho chileno?

Agora que você já sabe quais são as características de um bom vinho chileno, trouxemos alguns insights para te ajudar a escolher a melhor bebida para a sua ocasião. Siga estas dicas para saber qual vinho é o ideal em cada momento!

Seu paladar

A experiência com vinhos está relacionada a dois pontos principais: as características adequadas da bebida e a sua percepção acerca delas. Neste sentido, o seu paladar é a pauta principal na hora da pesquisa por uma boa bebida.

O paladar é o sentido mais aguçado para os enófilos, e algumas particularidades dos vinhos são as mais importantes quando falamos disso. São elas: a acidez da bebida, o amargor e a doçura do vinho. Enquanto alguns preferem as bebidas com mais doces e refrescantes, outros optam por vinhos mais ácidos e secos, e é aí onde o paladar determina a qualidade de uma experiência em particular.

Pensando nisso, você deve considerar três principais pontos: a doçura do vinho (seco, meio seco ou doce), o nível de acidez, a porcentagem de álcool e a adstringência. Veja dicas de como degustar um bom vinho aguce o seu paladar!

Seu orçamento

A ideia de que um bom vinho é caro é mais um mito deste mercado, conforme fala de enólogos conceituados. Existem ótimos vinhos com preços acessíveis, como o Maipo Mi Pueblo Carmenere e o Reservado Merlot.

Especialmente se você é um iniciante nesse ramo, investir muito em vinhos mais caros pode não ser uma boa ideia de início. Entretanto, se você quer deixar um momento ainda mais especial com uma bebida que surpreenda paladares mais experientes, certamente existem vinhos caros que farão este trabalho por você.

Filtrar a sua busca conforme um orçamento já definido vai te ajudar a economizar tempo para encontrar o vinho perfeito.

Região do vinho

O local de cultivo das uvas falam muito sobre a personalidade do vinho, e mesmo em um único país, a mesma uva pode ter sabores distintos, conforme a região, o tempo e o modo de plantio e colheita.

Algumas regiões do Chile são bem conhecidas por produzir vinhos mais finos, como o Vale de Maipo (Puente Alto). Já outras são utilizadas para a produção de vinhos de entrada, mais simples, como o Vale de Curicó.

A verdade é que quanto melhores e exclusivas são as condições para o cultivo de algumas uvas, mais robustos e caros serão os seus vinhos. Acredite: alguns vinhos da uva Cabernet Sauvignon podem custar 1000% a mais que outros vinhos produzidos com a mesma uva, apenas pela região e o modo de cultivo e reserva.

Vinícola

Conhecer bem uma vinícola é conhecer bem os seus vinhos. Estas estruturas possuem décadas de história e cultura, que refletem diretamente na qualidade, no equilíbrio e no sabor contido nas suas garrafas.

Existem algumas vinícolas que produzem apenas vinhos finos, de safras limitadas e com blends únicos, já outras investem em cultivos convencionais para os vinhos de entrada.

Os vinhos da vinícola Concha y Toro estão entre os mais famosos da América Latina, mas existem diversas outras que certamente valem a pesquisa. Existe, inclusive, um modelo de turismo dedicado apenas ao conhecimento sobre o mundo dos vinhos, é o chamado “enoturismo”.

Teor Alcoólico

O teor alcoólico vai muito além da capacidade de “embriagar” dos vinhos. Esta é uma medida que compõe o seu sabor e atua na complexidade das notas perceptíveis ao paladar.

O álcool presente nas bebidas vêm da própria fermentação dos açúcares das uvas, e cada uva possui o seu nível de teor alcoólico particular.

O grande desafio dos enólogos é produzir vinhos que equilibrem esta característica com outras. Mas esta preocupação não corresponde diretamente à qualidade ou ao sabor final da bebida: existem vinhos com alto teor alcoólico alto, mas com o equilíbrio perfeito na combinação.

Conclusão

Degustar um bom vinho é mergulhar na cultura e na história dos vinhedos, utilizando os seus sentidos para aproveitar tudo o que décadas de cultivo e reserva oferecem. É estilo de vida, recordações e sensações exclusivas. Escolhemos o vinho chileno Diablo Dark Black como a melhor opção de compra, por seu custo-benefício e boa aceitação de degustadores iniciantes.

FAQ

Leave a Comment