Qual é a melhor panela elétrica?

by Carlos

Todos nós sabemos que a cozinha tem seus segredos e manias no seu preparo das receitas e por mais que você goste, cozinhar não é uma das tarefas mais fáceis.

Por isso, e devido a nossa correria do dia a dia, é bom economizar e ser prático. E um utensílio doméstico de grande ajuda no preparo de pratos e receitas é a panela elétrica.

O objetivo, é claro, que você fique menos dependente do fogão e também das panelas convencionais. E para conhecer quais são as melhores panelas elétricas do mercado, basta acompanhar nosso post até o final.

Confira agora a nossa seleção com as melhores marcas de panelas elétricas, compare os preços e escolha a sua!

Nossas Recomendações

Antes de entrarmos em grandes detalhes sobre qual produto obter e o que procurar ao comprar a sua panela elétrica, queremos te mostrar nossas três melhores recomendações.

Escolha Premium

Panela elétrica Black Decker Cooktop Freestyle

Design diferenciado por sua base de aquecimento (Cooktop), o revestimento interno é em cerâmica antiaderente, com melhor condução de calor. Panela elétrica multiuso, que pode ser utilizada em diferentes formas de preparo e vários tipos de alimentos.

Nossa recomendação

Panela Elétrica Mondial Multicook Red

Multifuncional, prepara diversos tipos de receitas, doces e salgadas, e você vai poder aquecer, cozinhar, assar, tostar, gratinar e grelhar. Revestimento antiaderente, grelha lisa, controle de temperatura, com ajustes de 40° a 240°C, capacidade de 3L.

Melhor para o seu bolso

Panela Elétrica Philco PPA3V

Panela elétrica compacta, com design moderno, e você pode preparar arroz, cuscuz, risoto, caldos e sopas, além de ter a opção de cozinhar verduras e legumes no vapor. É possível fazer dois tipos de alimentos ao mesmo tempo, mas a potência não é tão alta.

Os 5 melhores modelos de panelas elétricas

Funções aquecer, cozinhar, refogar e fritar
Capacidade 2,5 L
Potência 700W, temperatura 97°C
Funções aquecer, cozinhar, assar, tostar, gratinar e grelhar
Ajuste de temperatura (5 níveis) de 40° até 240°C
  Potência 1200W
Função aquecimento, cozinha normal e no vapor
Capacidade 1,7L, para 3 xícaras de arroz cru
Potência 350W
Funções aquecer, cozinhar, assar, tostar, fritar, grelhar
Capacidade 3 L, volume máximo 3,5L
Potência 127V (1250W) e 220V (1500W)
Funções aquecer e cozinhar
Bandeja para cozimento no vapor
Potência 350W

Mini Guia

Durante o processo de compra, uma dica fundamental é que você sempre escolha o seu produto com calma, e analise cada uma de suas opções de acordo com suas necessidades e desejos como consumidor.

Por exemplo, ao procurar uma panela elétrica, saiba que existe uma série de questões que podem ser levantadas, com o objetivo de você conseguir fazer uma compra assertiva e que não lhe cause arrependimentos. 

Ao começar a pensar em quais são os melhores produtos, você deve levar em conta: o material do qual ele é feito, seu tempo de conservação, seu tipo de tampa e em qual lugar você o utilizará.

Lembre-se que, cada produto tem o seu próprio diferencial e algum aspecto que destaca sua qualidade em alguma área específica. Saber disso vai te ajudar a entender qual é o mais apropriado a você.

Os 5 melhores modelos de panelas elétricas do mercado

Panela elétrica Black Decker Cooktop Freestyle

A panela elétrica com Cooktop Freestyle PC700 Black Decker, tem um design diferenciado por sua base de aquecimento, que a torna moderna e elegante. Feita de alumínio de alta qualidade, o revestimento interno com certificação FDA, é em cerâmica antiaderente que facilita a condução do calor de maneira rápida.

Esta também é uma panela elétrica multiuso, então você vai utilizar para diferentes preparos e tipos de alimentos, cozidos, refogados e algumas frituras. Além do básico, como arroz, carnes macias, legumes, macarrão, arroz doce, brigadeiro, fondue.

Sua capacidade é de 2,5L, portanto, é uma panela elétrica compacta, com as medidas de 22 cm (A) e 25 cm (L). O cooktop tem dois níveis de potência, médio I 350W e alto II 700W, para evitar acidentes, ao retirar a panela, a base de aquecimento desliga de forma automática,

A tampa de vidro facilita acompanhar o preparo dos alimentos, já a saída para vapor traz maior segurança ao abrir a panela, e alças têm protetor térmico. Fácil de usar, prática para lavar.

Essa panela tem modelos nas duas voltagens (127V/220V), observe qual você usa. Com relação ao gasto de energia, segundo a fabricante, está em torno de 0,2 KWh, o que significa boa eficiência energética. Não é recomendado usar nem a panela, nem a base, separadamente.

Vantagens


Funções aquecer, cozinhar, refogar e algumas frituras
Ajuste de temperatura médio I 350W e alto II 700W
Potência 700W, temperatura 97°C
Dimensões: 22 cm (A) 25 cm (L)
Capacidade 2,5 L
Revestimento de cerâmica antiaderente
Desligamento automático ao retirar a panela
Alças antitérmicas e tampa de vidro
Pode ser levada diretamente à mesa

Desvantagens


Não vem com acessório para cozimento a vapor
Somente dois níveis de aquecimento, médio e alto

Panela Elétrica Mondial Multicook Red

A Panela Elétrica Mondial Multicook Red PE-28, é nossa recomendação de melhor escolha, ela alia praticidade e versatilidade, com beleza e qualidade. Multifuncional, prepara diversos tipos de receitas, doces e salgadas, e você vai poder aquecer, cozinhar, assar, tostar, gratinar e grelhar. Tudo conservando o sabor dos alimentos e mantendo uma alimentação mais saudável.

O design da Mondial Multicook é moderno na cor vermelha, com 34,7 cm de largura e 11cm de profundidade, capacidade de 3L e uma grelha lisa de 30 cm. O que permite fazer lasanhas nessa panela elétrica. Entre diversos outros tipos de comidas, que incluem, arroz, almôndegas, paella, risotos, legumes, verduras, peixes, carnes, grelhados, assados, pizzas e sobremesas. Em pouco tempo, você tem pratos deliciosos e nutritivos.

Com o revestimento antiaderente você pode usar algumas gotas de óleo, ou simplesmente não adicionar gordura. A grelha (assados e grelhados) é lisa e tem 30 cm, e as alças da panela são antitérmicas, não aquecem, para facilitar o manuseio. A tampa de vidro temperado, permite que você acompanhe o preparo dos alimentos, evita respingos, e tem uma válvula de saída de vapor, para você não se queimar ao abrir a tampa.

A potência dessa panela elétrica multiuso é alta, são 1200W, e tem um diferencial importante, ela permite o controle da temperatura, com ajustes de 40° a 240°C, para o preparo de diferentes tipos de alimentos, com melhores resultados. Essa panela tem modelos nas duas voltagens (127V/220V), observe qual você usa. Com relação ao gasto de energia, pouco mais de 1,00 kW/h.

Vantagens


Funções aquecer, cozinhar, assar, tostar, gratinar e grelhar
Ajuste de temperatura (5 níveis) de 40° até 240°C
Potência 1200W
Dimensões: largura 34,7cm x profundidade 11cm
Grelha lisa de 30 cm
Capacidade 3 L
Revestimento antiaderente
Alças antitérmicas e tampa de vidro
Pode ser levada diretamente à mesa

Desvantagens


Não é muito alta
Não é possível remover a panela da base para lavar

Panela Elétrica Philco PPA3V

A Panela Elétrica Philco PPA3V é compacta, tem design moderno, e você pode preparar arroz, risoto, caldos e sopas, além de ter a opção de cozinhar verduras e legumes no vapor.

Para tornar tudo mais prático, o recipiente interno é removível, possui revestimento antiaderente, e a bandeja para vapor de alumínio tem alças. Você vai poder fazer dois tipos de alimentos ao mesmo tempo, na panela elétrica.

A capacidade é de 1,7L, ou 3 xícaras de arroz cru, que após o cozimento, será mantido aquecido de forma automática. Acompanha copo medidor e colher, para facilitar o preparo. A tampa é de vidro temperado, com válvula para saída do vapor, o que vai ajudar a reter o calor e manter a umidade necessária, para a comida ficar saborosa.

Esse modelo Philco PPA3V não tem opções de temperatura, somente um botão liga/desliga, e luzes para indicar quando a panela está na função cozinhar (vermelha), e aquecer (amarela).

Com potência de 350W, as dimensões são 23,6 cm (A), 23,2 (L) e 23,2 cm (P), portanto, essa é uma panela de arroz compacta, com potência menor, o que pode demorar um pouco mais no cozimento, em relação aos modelos mais potentes. Já o consumo de energia é mais baixo, aproximadamente 0,35 KWh, e a tensão pode ser 127V ou 220V.

Vantagens


Funções aquecer e cozinhar
Bandeja de alumínio para cozimento no vapor
Mantém o arroz aquecido depois de pronto
Dimensões: 23,2 cm (L), 23,6 cm (A) e 23,2 cm (P)
Capacidade 1,7L, para 3 xícaras de arroz cru
Recipiente interno antiaderente, removível
Acompanha copo medidor e colher
Alças antitérmicas e tampa de vidro refratário
Pode ser levada diretamente à mesa

Desvantagens


Potência baixa
Somente botão liga/desliga

Panela elétrica Britânia Redstone

A Multifunções BPE06 Redstone da Britânia, é uma panela elétrica com design funcional e moderno, pensada para proporcionar eficiência e praticidade para sua cozinha. Por esse motivo ela vem com diferentes recursos, e você vai poder aquecer, cozinhar, assar, tostar, fritar, grelhar e refogar, vários tipos de alimentos.

Assar bolos, cozinhar arroz, macarrão, tostar e dourar carnes macias antes de cozinhar ou fazer bifes. Diferentes tipos de fritura para ovos, omeletes, filé de frango, batata.

O seu revestimento interno em cerâmica Redstone, é saudável por dois motivos, você não precisa usar gordura no preparo da comida, porque ela é antiaderente. Esse tipo de revestimento é livre de compostos químicos como PFOA, PTFE e PFOS, que podem ser prejudiciais à saúde.

Esse tipo de cerâmica distribui o calor de maneira uniforme e mais rápido. Além de preservar o sabor, cozinhar em panela elétrica também ajuda a conservar os nutrientes dos alimentos. As dimensões são 15 cm (A), 38 cm (L), com volume útil de 3 litros e volume máximo de 3,5 litros, no vídeo você pode ter uma ideia melhor da altura.

As alças laterais se mantêm frias, para que você possa manusear a panela, a tampa em vidro temperado tem como função reter o calor e umidade (como um forno compacto) ao mesmo tempo, em que deixa visível o alimento. E o seletor de temperatura é removível, para levar a panela à mesa.

A potência varia conforme a tensão, 127V (1250W) e 220V (1500W), a temperatura é selecionada no termostato, conforme a receita. Quando atingir o que foi programado, ele desliga e ao perder o calor, automaticamente liga novamente. O gasto de energia fica de acordo com a potência que fica em aproximadamente 1,25 KWh.

Vantagens


Funções aquecer, cozinhar, assar, tostar, fritar, grelhar e refogar
Ajuste de temperatura médio I 350W e alto II 700W
Potência 127V (1250W) e 220V (1500W)
Dimensões: 15 cm (A) 38 cm (L)
Capacidade 3 L, volume máximo 3,5L
Revestimento de cerâmica Redstone
Alças antitérmicas e tampa de vidro temperado
Pode ser levada diretamente à mesa
Seletor de temperatura removível

Desvantagens


Termostato por receita, não especifica a temperatura por ° C
Não tem cozimento no vapor

Panela de Arroz Oster Facile

A panela de arroz Oster Facile, tem um bonito design, e muito prático para um dos seus principais diferenciais, uma vaporeira. Com essa panela elétrica, você pode cozinhar dois tipos de alimentos diferentes, ao mesmo tempo.

Como usar o próprio vapor de cozimento do arroz, para fazer um legume no vapor, por exemplo.

O recipiente interno é antiaderente e removível, o que facilita para levar à mesa. Tem capacidade para até 3 copos (160 ml cada copo) de arroz cru, e o sistema de aquecimento vai manter de forma automática, o alimento aquecido após o preparo. Como nos outros modelos a tampa é de vidro refratário, com saída para vapor e as alças são antitérmicas.

A panela elétrica de arroz não tem desligamento automático, nem regulagem de temperatura, somente um botão para ligar. Quando a luz vermelha é acionada, indica que está cozinhando, e a luz amarela mostra que o alimento está sendo aquecido (60°C – 80°C).

As dimensões da panela elétrica Oster são: 25 cm (L), 26 cm (A) e 22 cm (P). A potência não é alta, são 350W, no entanto, é possível preparar diferentes tipos de arroz, legumes, cuscuz e algumas receitas doces, com eficiência. Mesmo demorando um pouco mais, que outros modelos de potência maior.

Observe que a tensão pode ser 127V ou 220V, e o consumo fica em torno de 0,35 KWh.

Vantagens


Funções aquecer e cozinhar
Bandeja para cozimento no vapor
Mantém o arroz aquecido depois de pronto
Dimensões: 25 cm (L), 26 cm (A) e 22 cm (P)
Capacidade 3 copos de arroz cru
Revestimento antiaderente
Recipiente interno removível
Acompanha copo medidor (160 ml) e colher
Alças antitérmicas e tampa de vidro refratário
Pode ser levada diretamente à mesa

Desvantagens


Potência baixa
Sem opções e ajustes de temperatura

Como escolher a melhor panela elétrica

Ao escolher uma panela elétrica, considere algumas características, que tornam mais fácil encontrar a panela elétrica perfeita para suas necessidades.

Capacidade interna

Considere o tamanho da panela elétrica dependendo da quantidade de alimento que você planeja cozinhar. Tenha em mente que o espaço utilizável, não corresponde à capacidade total, e que alguns alimentos acabam crescendo, dentro da panela.

A capacidade das panelas de arroz elétricas, costumam ser medidas pela quantidade de arroz cru que cozinham, e funcionam melhor se você seguir essas indicações.

No entanto, se você pretende fazer outros tipos de alimentos nessa panela, e não somente o arroz simples, prefira modelos maiores. O interessante na panela de arroz, é que muitos modelos vêm com bandeja para cozimento no vapor.

Já nas multifuncionais a capacidade é por litros, vale observar diâmetro e profundidade. Panelas maiores são ótimas para quem recebe com frequência, são indicadas para famílias mais numerosas, mas também, podem ser uma ótima opção, por serem mais versáteis

Procure saber as dimensões reais, as fotos dão sempre uma impressão diferente.

Revestimento

Teflon e cerâmica são excelentes opções para revestimentos internos de panelas elétricas.

O Teflon é uma superfície antiaderente, fácil de limpar e que não requer o uso de óleos ou gorduras para cozinhar. É muito usado para utensílios de cozinha, por ser durável e resistente ao calor.

Os revestimentos cerâmicos também são antiaderentes, fáceis de limpar, e suportam temperaturas muito altas. Distribuem o calor de maneira uniforme, aquecem rapidamente, e mantêm a temperatura.

Potência

Ao escolher uma panela elétrica, dê preferência para modelos de maior potência, se você quer garantir que seus alimentos cozinhem de maneira mais rápida. No geral, a potência das panelas elétricas domésticas varia de 350 a 1500 W.

O consumo de energia é maior conforme aumenta a potência, no entanto, esses eletrodomésticos são desenvolvidos para funcionar com maior eficiência energética. Isso significa, melhores resultados, em menos tempo, com menor gasto de energia.

Em uma panela elétrica, a média é de aproximadamente 1 KW/h por 1000 W de potência, sendo que isso pode ter variações conforme a tensão 110 ou 220V. Não esqueça, na hora de escolher, que esses aparelhos não são bivolt, e você deve selecionar a voltagem.

Controle de temperatura

O ideal é uma panela elétrica com configurações de temperatura ajustáveis, isso vai facilitar e permitir cozinhar diferentes tipos de alimento, de acordo com as necessidades de calor durante o preparo. Essa temperatura pode ser informada em graus (°C) ou níveis de calor (médio, alto), ou em termostatos por tipo de receita.

Timer

Algumas panelas elétricas vêm com timer, um recurso importante se você está ocupado com outras tarefas, porque não será preciso estar atento, ao tempo que a comida vai levar para ficar pronta.

Acessórios

Alguns modelos de panelas elétricas acompanham, colheres e espátulas que não riscam a superfície antiaderente. Panelas de arroz vem com copo medidor, colher e bandeja para cozimento a vapor. Em panelas elétricas multiuso, grelhas podem acompanhar o produto.

Quais as funções básicas de uma panela elétrica?

As funções mais básicas para uma panela elétrica, normalmente, fazem parte da panela de arroz.

  • Função cozinhar

A partir da hora que você ligar a panela elétrica de arroz, em geral, uma luz vermelha vai indicar quando a panela está cozinhando.

  • Função aquecer

Este é um diferencial muito útil, após o arroz ficar pronto, é ativado de forma automática o aquecimento, que vai manter o alimento quentinho por mais tempo.

Qual é melhor: panela elétrica multifuncional, panela de arroz ou panela elétrica de pressão?

Cada eletrodoméstico tem suas vantagens e desvantagens, a escolha entre panela elétrica multifuncional, panela de arroz e panela de pressão elétrica, está relacionada a qual se adapta melhor às suas necessidades culinárias.

A panela elétrica multifuncional, tem como um dos seus pontos fortes, praticidade e versatilidade. Com ela você consegue cozinhar , fritar, gratinar e aquecer os alimentos, com alguns modelos até cozinhar ao vapor e assar.

A economia de tempo e energia são ótimos, e você vai ter um único eletrodoméstico atendendo a diversos propósitos. Além de aquecerem rapidamente, e você não precisar esperar muito para que suas receitas fiquem prontas, as panelas elétricas são fáceis de limpar, por terem superfícies antiaderentes.

No entanto, a panela de pressão elétrica, é ainda mais rápida, na cocção dos alimentos, deixando alimentos mais duros como feijões e carnes, mais macios e saborosos, em pouco tempo.

Essas panelas de pressão são equipadas com maiores recursos de segurança, do que as tradicionais, e podem cozinhar alimentos 70% mais rápidos, do que o cozimento convencional.

Porém, a panela de pressão elétrica não é tão versátil, quanto a panela elétrica multiuso, ou seja, você não vai grelhar, fritar, gratinar, assar, por exemplo.

Com relação a panela de arroz, é uma ótima opção para fazer pratos com arroz, como risoto, paella, arroz doce. Ela também pode ser usada para o cozimento de outros alimentos mais moles, como cuzcuz, sopas, macarrão, legumes e até mesmo uma carne macia, e tem receita de pão em panela de arroz.

No entanto é preciso observar, que em alguns modelos a potência é baixa, e isso torna os preparos mais demorados. O cozimento é uniforme e o modo aquecimento ajuda a manter o arroz aquecido depois de pronto.

É muito fácil de usar, mas não tão versátil como a multifuncional, nem tão rápida como a elétrica de pressão.

Portanto, o principal diferencial da panela elétrica multifuncional em relação a de pressão e a de arroz, é que você pode usar para diferentes propósitos, o que a torna um ótimo investimento para sua cozinha.

Que tipo de receitas podem ser preparadas na panela elétrica

Com uma panela elétrica, você pode preparar uma grande variedade de receitas, que vão desde refeições simples até pratos mais elaborados. Principalmente, se o modelo de panela elétrica tiver diferentes ajustes de temperatura. Aqui está uma ideia do que você pode preparar, tanto em uma panela elétrica multiuso, como na de arroz.

Arroz e grãos: arroz soltinho sem passar do ponto ou de sushi em poucos minutos; cozimento fácil de arroz integral, arroz carreteiro, paella, risotos; além de grãos saborosos como quinoa.

Carne de panela, bife, frango e peixes: carnes macias podem ser feitas como bife acebolado, uma carne de panela com molho ferrugem ou um ensopado de carne com verduras. Frango saboroso, em pouco tempo. Conforme a panela elétrica, você vai poder fazer peixe grelhado ou cozido no vapor.

Sopas: as sopas na panela de arroz são ótimas opções. Você pode fazer canjas, sopa de batata cremosa, com legumes e caldos. Uma refeição completa em pouco tempo, além de ser mantida aquecida.

Fondue: o modo aquecer na panela elétrica de arroz, também é uma boa opção para preparar fondue. Pizzas, lasanhas e macarrão: dependendo da profundidade e do diâmetro da panela elétrica, você faz pizzas, lasanhas e macarrão. Bolo, pudim e pão: você pode fazer receitas de bolos e pudim para panelas elétricas, e assar pães direto na panela.

Verduras no vapor: alguns modelos de panela elétrica vêm com bandeja para cozimento no vapor. Além de preservar todos os nutrientes, é possível preparar dois tipos de alimento ao mesmo tempo.

Estas são apenas algumas das muitas receitas que você pode fazer em uma panela elétrica, tem muito mais.

Conclusão

Nossa recomendação de melhor escolha, tem como foco praticidade e versatilidade, para você preparar diferentes tipos de receitas, doces e salgadas, saborosas, e de forma mais rápida. A Panela Elétrica Mondial Multicook Red PE-28, aquece, cozinha, assa, tosta, gratina e grelha.

FAQ

Leave a Comment