February 28, 2020
Sem respostas

11 Dicas para melhorar suas habilidades na cozinha

Cozinhar é uma arte, desenvolver e aperfeiçoar algumas técnicas é o que torna pratos simples, uma verdadeira explosão de sabores.

A Melhor Escolha traz 11 dicas para aumentar suas habilidades culinárias. Elas são fáceis de colocar em prática. E vão fazer toda a diferença, na hora de criar refeições deliciosas e verdadeiramente saborosas.

1. Usar os utensílios certos

Eles são a base para melhorar as suas habilidades culinárias. Portanto, investir em alguns utensílios de cozinha de boa qualidade, vão ajudar você a ter melhores resultados nas suas receitas. Um bom exemplo, são as facas:

Facas de qualidade e bem afiadas.

Você não precisa cortar um legume em 30 segundos. Mas vai precisar desenvolver a habilidade de cortar verduras, frutas, legumes e carnes, no mesmo tamanho e forma.

São facas de qualidade e bem afiadas, que vão tornar essa tarefa mais fácil e rápida. Tentar cortar cebolas com uma faca grande, é resultado sofrível, em todos os aspectos.

Quando você corta os alimentos de maneira uniforme, eles cozinham e assam ao mesmo tempo. O que não acontece quando os tamanhos são diferentes, uns podem passar do ponto, outros não estarem cozidos o suficiente.

Uma questão importante: as facas devem estar bem afiadas. Pensar que é mais fácil se cortar com faca afiada, é muito comum. Porém facas com pouco fio, costumam escorregar e causar mais acidentes na cozinha, pela dificuldade que se tem de cortar o alimento.

As 3 facas que você precisa ter na cozinha:

Truque: se você cortar a carne logo após sair do fogo, vai perder “sucos” preciosos. Antes de cortar espere:  5 minutos para hambúrgueres e frango grelhado, 7 minutos para bifes e 15 minutos assados grandes.

Índice

2. Tábuas de corte

Prefira as tábuas para corte de alimentos que sejam de plástico ou madeira. As de pedra e de vidro, tiram o corte das facas rapidamente.

Tábuas de madeira

São boas praticamente para todo o tipo de alimento, indicada para ervas, frutas, legumes e pão. E devem ser evitadas para carnes em geral.

Tábuas de plástico

São mais indicadas para carnes vermelhas, aves e peixes.

Truque: usar o material adequado para cada alimento, é a maneira mais segura de evitar contaminação cruzada na cozinha.

3. Leia com atenção a receita

Preste atenção nos detalhes: nas medidas dos ingredientes, sequência de preparo. Pode parecer lugar comum, mas entender bem a receita, vai ajudar você a fazer tudo da forma correta.  Sem esquecer alguma etapa e nem errar algum processo importante.

Truque: existe um método para quebrar ovos que evita romper as gemas, e cascas dentro de recipientes. É um toque firme em uma superfície plana.

4. Use ingredientes de qualidade

Não é comprar os ingredientes mais caros. Mas procurar assegurar a qualidade dos alimentos, que serão adicionados na sua receita. Essa prática aumenta o sabor dos seus pratos, porque você vai conseguir extrair o melhor de cada produto. lembre se ingredientes frescos, frutas maduras melhoram o gosto de qualquer comida. Você não precisa ser dono de um restaurante, mas é interessante ter o mesmo cuidado que um Chef, para encontrar um bom ingrediente.

Truque: para revitalizar folhosas murchas, experimente colocar elas em água gelada por alguns minutos. As plantas murcham porque perdem água.

5. Faça “Mise en Place”

“Mise en place” é sobre organização na hora de cozinhar. E você vai se surpreender, como isso contribui para aumentar suas habilidades na cozinha.

Coloque tudo no lugar, antes de começar a preparar uma receita. Verifique se todos os ingredientes, que você vai utilizar estão ao seu alcance. Tudo medido, cortado e quando for necessário lavado. Você não desperdiça tempo e principalmente facilita o preparo.

Truque: use balança digital para ter precisão na hora de medir os ingredientes.

6. Use temperos frescos

Os temperos industrializados podem ser mais práticos de usar, mas não são tão saborosos quantos os frescos. As ervas frescas por terem preservados os nutrientes, dão um sabor muito mais intenso para suas receitas. E mesmo as ervas secas, possuem muito mais benefícios do que temperos industriais.

Truque: tomilho manjericão, sálvia, coentro e outros temperos frescos podem ser conservados na forma de pesto.

7. Sal no ponto certo

São várias as técnicas para salgar a comida corretamente. A mais indicada é colocar um pouco de sal quando você começa o preparo do alimento, e ir colocando até chegar no ponto certo.

Como saber o ponto certo do sal? Sinta como o sal funciona no prato que você está preparando. Prove, tempere e prove novamente, até que esteja pronto para servir.

Truque: muito sal? Use um ácido (vinagre, limão) para contrabalancear.

8. Prove sempre

Para encontrar o equilíbrio no sabor, à medida que você cozinha prove várias vezes. A sua receita é um guia útil, mas pode haver a necessidade de adequar principalmente temperos, que vão influenciar no sabor final do prato. É importante fazer os ajustes durante o preparo é dessa forma que você vai concentrando e destacando o sabor dos alimentos.

Truque: coloque limões e laranjas por 15 segundos no micro-ondas e a fruta produzirá o dobro de suco na hora que forem espremidos.

9. Cuidado com a apresentação o prato

Não importa se é uma receita simples ou complexa, o empratamento vai sim fazer toda a diferença. Não esqueça, a visão é o primeiro sentido que será estimulado, e a forma como seu prato for servido pode intensificar a vontade de degustar esse alimento. Ou não!

Truque: monte seu prato verticalmente, a altura chama a atenção do olho humano.

10. Panela cheia a comida esfria

Panelas são tão importantes quanto os ingredientes. Você precisa estar atento ao tamanho e tipo de panela que vai usar. Ou, elas podem comprometer toda a sua receita.

Veja: se você precisa refogar legumes, ou selar pedaços de carne, leve em conta o tamanho da panela em relação a quantidade dos ingredientes.  Uma grande quantidade de alimentos em uma panela pequena diminui a temperatura, e os ingredientes cozinham ao invés de dourar ou caramelizar. Você aumenta o tempo de cozimento e diminui o sabor.

Truque: espere sua panela esquentar bem, e deixe um espaço “confortável” para os ingredientes.

11. A prática e as habilidades

Cozinhar regularmente, é fundamental para você refinar suas habilidades. Um maior domínio só acontece quando você tem familiaridade com utensílios, ingredientes e receitas.

E não importa quanto tempo você tenha de cozinha, sempre vai haver novas dicas e diferentes habilidades para serem aprendidas.

Então pratique sempre. Seja criativo. Ao sentir se mais seguro procure ousar, e deixar as suas receitas cada vez mais com “a sua cara”.

 

E se você quiser saber mais informações, e sugestões sobre acessórios para cozinha, que vão aumentar suas habilidades culinárias, conheça nossos Guias do Comprador.

Eles reúnem as melhores escolhas de acessórios e eletrodomésticos, para você equipar a sua cozinha, do jeitinho que ela merece, e da forma que você precisa.

Tem sugestões e preços ótimos.

Vale a pena conferir!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados