Melhor aparelho de jantar – Saiba como escolher o jogo ideal para sua casa

O melhor aparelho de jantar pode tornar as refeições mais simples em momentos agradáveis e relaxantes.

Muitas pessoas não se importam com essa parte de utensílios de cozinha e até mesmo decoração, afinal existem modelos que são verdadeiros adornos de ambientes.

Quando bem escolhido, um aparelho de jantar, além de servir a sua função, também marca momentos e ocasiões, transformando aquela refeição em um momento agradável e memorável.

Aniversários, encontros com amigos, pedidos de casamentos, há infinitas possibilidades de celebrações e você precisa estar preparada. E como ficar pronta para momentos assim? Com aparelhos de jantar à altura da sua família!

Sendo assim, preparamos este artigo com diversas dicas e opções para facilitar na hora de escolher o melhor aparelho de jantar para você.

Recomendações

Para começar, separamos três opções de aparelhos de jantar que se destacam. Trata-se de opções para todo tipo de gosto, que se encaixam no que você está procurando, independente do modelo, número de peças ou orçamento disponível.

Escolha Premium

O aparelho de jantar Carrara se destaca pelo design e cores inconfundíveis, sendo a melhor opção para ter um jogo de louças definitivo.

Se você procura uma opção que faça parte das próximas gerações da família, sem dúvida alguma essa é a melhor escolha.

Nossa recomendação

A linha Nice Gold se destaca pela quantidade de peças que compõem o conjunto e a qualidade da porcelana.

Com design minimalista e sofisticado, o jogo é ideal para grandes jantares, pois serve até seis pessoas.

Melhor para o seu bolso

Para quem está à procura de algo mais acessível, o jogo de jantar Mia Cristal entra nesta categoria por conter menos peças, mas também por ser feito de um material mais acessível.

Seu design é minimalista com detalhes perolados mas, ao contrário da maioria dos aparelhos de jantar, ele não tem uma resistência tão alta.

Vale a pena dar uma olhada

Melhor aparelho de jantar

Índice

Mini guia de compras

Encontrar o melhor aparelho de jantar não é uma tarefa difícil, mas há pontos para se considerar caso queira fazer a melhor escolha.

Antes de escolher um aparelho de jantar, você precisa saber quais são suas necessidades.

Por exemplo, você precisa de um aparelho com mais peças ou um menor será o suficiente para você?

Essa informação vai garantir a escolha de um conjunto com peças suficientes para o dia a dia ou para uma festa. Você encontra aparelhos de jantar com 8, 12, 16, 20, 30 e 42, mas também há modelos com peças especiais como açucareiro, tigela para molho e travessas.

A vantagem de escolher um jogo com 42 peças é que, quando você for receber muitas pessoas, consegue oferecer o mesmo modelo de pratos e xícaras para todos os convidados.

Outro ponto essencial para acertar na escolha, é saber o tipo de material que o aparelho de jantar é feito. Os mais comuns são de porcelana, cerâmica e vidro.

É importante destacar que a maior diferença entre os tipos de materiais está ligado à resistência, que neste caso não tem relação com qualidade das peças. Em resumo, a cerâmica é uma material mais resistente e aguenta temperaturas elevadas.

Ou seja, são resistentes ao forno, mas as peças tendem a ser mais pesadas e menos delicadas já que a cerâmica deixa a peça porosa.

Melhor aparelho de jantar de 30 peças

Para dar início a nossa seleção de melhores aparelhos de jantar, vamos começar pelos modelos com 30 peças compostos por: 6 pratos rasos, 6 pratos fundos, 6 pratos de sobremesas, 6 xícaras de chá ou café e mais 6 pires.

Schmidt Pomerode: design minimalista e relevo sem igual

Com peças em cerâmica, o aparelho de jantar reúne características que colocam essa opção entre as melhores.

O design traz um branco chapado que é bem simples e pouco chamativo, garantindo que o principal detalhe fique na borda, onde há um relevo pomerode sem igual.

Fora isso, o conjunto ainda conta com alta resistência à temperatura, podendo ir ao microondas e ao forno.

Mendi Corvina: Mais cor para sua mesa

A marca Oxford Daily tem em seu portfólio várias opções de aparelhos para jantar em cerâmica.

A linha Mendi Corvina vem para deixar as suas refeições mais coloridas e modernas com seus aparelhos de jantar em cores sólidas e vibrantes, como amarelo, verde, azul e vinho, que foi a nossa escolhida para compor a lista.

O jogo de jantar feito em cerâmica na cor vinho combina com diversas ocasiões e ambientes, deixando a mesa sofisticada e moderna de acordo com sua preferência.

São Luís Floreal: Acessível e vantajoso

Outra linha da marca Oxford Daily é a Floreal. O aparelho de jantar tem um toque especial de brasilidade com suas estampas inspiradas nos azulejos coloridos característicos do centro histórico de São Luís do Maranhão.

Fabricado em cerâmica de alta qualidade, o modelo é ideal para quem gosta de peças mais coloridas e com estampas únicas.

O modelo escolhido para nossa lista se destaca não só por causa do seu preço, mas por sua estampa, com seu padrão característico dos azulejos de São Luis do Maranhão nas cores azul escuro e amarelo.

Octogonal Prisma: Design diferente

Caso você procure por um aparelho de jantar que fuja do padrão, a marca Schmidt tem em seu portfólio modelos com inovação, modernidade e sofisticação para a sua mesa de jantar.

O modelo Octogonal Prisma foge do padrão de pratos redondos, dando um toque de personalidade para qualquer ocasião.

Feito de porcelana delicada e leve, as peças não têm estampas. Justamente por isso, elas combinam com designs contemporâneo e minimalista, e harmonizam em diferentes ocasiões e ambientes, dos formais até os informais.

Melhor aparelho de jantar de 20 peças

Caso prefira um aparelho menor, mas que possibilite fazer belas composições, agora seguimos com a seleção de melhores aparelhos de jantar, com os modelos de 20 peças compostos por: 4 pratos rasos, 4 pratos fundos, 4 pratos de sobremesa, 4 xícaras de chá ou café e mais 4 pires.

Provence Minas: Cor e design contemporâneos

Deseja fugir do padrão de prato redondo? A Porcelana Oxford tem diversos modelos de aparelhos de jantar com design e cores diferentes.

Um deles é a linha Provence com peças de porcelana em formato quadrado com decoração em alto relevo nas bordas, inspirado no estilo provençal, que mistura rústico com romântico.

Feito em porcelana, a linha Provence está disponível em diferentes cores, como rosa e azul. O modelo que escolhemos para esta lista é o Provence Minas na cor mostarda. O nome foi inspirado no estado brasileiro de Minas Gerais, muito rico em culinária e arquitetura.

Mia Cristal: Simples e bonito

A linha Mia Cristal da Porcelana Oxford foi feita para quem busca um aparelho de jantar bonito e simples, mas que tenha algum diferencial.

Em um estilo mais minimalista, este modelo em porcelana tem um tom de azul claro, com efeito perolado bem sutil que dá uma característica única às peças.

Para completar, as peças têm padrões geométricos em alto-relevo em formato de pequenos triângulos nas bordas.

Ryo White: Clássico com toque de modernidade

A linha Ryo da Porcelana Oxford traz peças com a premissa de uma filosofia japonesa: buscar a beleza do imperfeito.

Esta filosofia se tornou uma forte tendência de design para objetos de decoração e inclui as louças.

Com o uso de formas orgânicas e naturais, a filosofia japonesa tira a padronização de pratos normalmente planos e redondos, que ganham uma irregularidade que deixa o formato ondulado.

A linha Ryo tem diversas peças no mesmo estilo, mas com cores e estampas diferentes.

Aparelho de jantar para a vida toda

Existem alguns modelos de aparelhos de jantar que têm o preço mais elevado, seja por causa do material usado, pela técnica de fabricação ou até mesmo por serem importados de outros países.

Esses são aqueles jogos de jantar que são usados apenas em ocasiões muito especiais e passados como herança de geração para geração, igual nos filmes e novelas.

Caso busque aparelhos de jantar para a vida toda, veja as três principais opções que nós reunimos!

Castelo Branco Vista Alegre: Sofisticação e cor

A marca Vista Alegre está entre as principais fabricantes de adornos e louças para casa. Não à toa, os seus aparelhos de jantar contam com sofisticação e qualidade invejável aos concorrentes.

A linha Castelo Branco tem diversas referências das porcelanas portuguesas e dos bordados característicos da região portuguesa.

O aparelho de jantar é composto por 30 peças: 6 pratos rasos, 6 pratos de sobremesa, 6 pratos fundos, 6 xícaras de café e 6 xícaras de chá.

Este modelo específico possui desenhos em azul e detalhes em amarelo e branco, fazendo referência ao nosso país.

Tropical Paradise: Tradição e delicadeza

O aparelho de jantar Tropical Paradise é da marca Royal Bone China e traz tradição e delicadeza com peças ovais em porcelana.

A linha tem 42 peças que inclui: 12 pratos rasos, 12 pratos fundos, 12 pratos de sobremesa, 1 prato/travessa para arroz, 1 travessa oval média, 1 travessa oval grande, 1 saladeira, 1 sopeira e 1 molheira.

As peças são ovais e seguem um estilo de pintura tradicional de flores em verde e rosa, comum em peças tradicionais do porcelanato chinês.

Carrara: elegância para ocasiões especiais

Para muitas famílias, o aparelho de jantar Carrara é a melhor coleção já lançada da Vista Alegre e por isso não poderia deixar de ser mencionada.

Esse aparelho de jantar conta com 30 peças e chama muita atenção por seu design elegante e bem moderno. Tudo isso sem abrir mão das cores marcantes e mais usadas das peças de porcelanato, como o branco, preto e dourado.

A pintura ainda traz elementos do craquelê que chamam atenção e tornam qualquer prato ainda mais bonito quando servido.

Entre as peças você encontra 6 pratos rasos, 6 pratos de sobremesa, 6 pratos fundos, 6 xícaras para café com pires e 6 xícaras para chá com pires.

Aparelho de jantar Nice Gold : sofisticação minimalista

O aparelho de jantar Nice Gold possui refino raro e muito particular. Com um design minimalista, o jogo tem apenas um traço elegante onde há relevo, tornando todas as louças bem minimalistas.

Com 42 peças em porcelana e detalhes prateados, esse delicado conjunto conta com 6 Pratos Rasos 6 Pratos Fundos 6 Pratos Sobremesa 6 Xícaras De Chá Com Pires 6 Xícaras De Café Com Pires.

Por se tratar de peças delicadas, a principal vantagem deste aparelho de jantar está na sinergia dos pratos, xícaras e pires com qualquer item e em qualquer ambiente.

Porém, tamanho design reflete em um valor mais alto. Fora isso, as louças precisam ter cuidados especiais, precisando ser lavadas apenas com detergente neutro e sendo secadas em seguida.

Guia do comprar – o que considerar antes de escolher o aparelho de jantar?

Escolher o melhor aparelho de jantar envolve muitos detalhes e etapas que não podem ser deixadas de lado.

Afinal de contas, muitos pontos ajudam você na hora de definir quais são as suas reais necessidades e, claro, limitações de escolha.

Como vimos até aqui, os aparelhos de jantar têm flutuações de preços e, conforme mais acessível, mais desvantagens você encontra.

Justamente por isso, é fundamental que você faça a melhor escolha e encontre a opção com as características mais adequadas ao seu dia a dia!

Tipo do material

Quando falamos de aparelho de jantar, um ponto importante que deve influenciar na sua escolha é o material das peças. As matérias primas mais comuns para a fabricação de aparelhos de jantar são o vidro, a porcelana e a cerâmica.

Neste caso nem sempre resistência é sinônimo de qualidade. Entre os três tipos de matérias que são mais comuns para a fabricação de peças para aparelho de jantar, existem diversas recomendações sobre o cuidado e manutenção.

Por exemplo, se podem ir à lava louça, ao forno, ou ao microondas.

Os modelos de porcelana são mais delicados e elegantes, mas não oferecem muita resistência e podem quebrar com facilidade.

Entretanto, existem modelos feitos em porcelana que podem ir ao forno, microondas e lava louça, por isso é importante ficar atento a essa especificação do fabricante.

Já os de cerâmica oferecem maior resistência e podem ir tranquilamente ao forno e à lava louça, mas são mais pesados e porosos em comparação com a porcelana.

Para quem busca uma opção mais acessível, os aparelhos de jantar feitos em vidro são a escolha certa.

Quantidade de Peças

No mercado de louças existem jogos de jantar com diferentes números de peças. Há aparelhos pequenos com 8 peças até os grandes com 42 peças.

Você pode escolher entre jogos mais divertidos e simples para o dia a dia ou os mais formais com detalhes em dourado e branco que lembram os aparelhos de jantar usados por nobres na Europa.

Portanto, para escolher o melhor aparelho de jantar, uma dica valiosa é analisar e definir a ocasião que as peças serão usadas.

Nossa recomendação é que você opte por aparelhos de jantar que tenham entre 16 a 30 peças, assim, além de ter uma quantidade de pratos que servirá a todos os seus convidados, também terá xícaras, pires e pratos de sobremesa que sigam a mesma decoração.

Lugar de guardar

Um local adequado para guardar o seu aparelho de jantar é também uma parte essencial desse processo, afinal não adianta ter um lindo aparelho de jantar e não ter onde guardá-lo.

Ter um móvel específico como uma cristaleira ou um louceiro para manter suas peças bem organizadas é o ideal, mas lembre-se: adapte-se a sua realidade. Em geral, os armários de cozinha e estantes também mantêm as louças bem organizadas e seguras.

Uma ótima dica de organização é colocar os itens por ordem de uso. As peças que serão usadas com mais frequência devem ficar em local com acesso mais fácil, evitando riscos de trombar peças e causar acidentes.

Já as peças menos usadas, podem ser colocadas em locais com acesso mais difícil, ou seja, na parte mais alta da prateleira. Há também quem opte por colocar as louças em móveis mais baixos.

Ao guardar os pratos, tente não fazer pilhas muito grandes por segurança e, claro, respeite a ordem de tamanho das peças.

Caso seu aparelho de jantar seja delicado, fácil de riscar ou arranhar, coloque folhas de jornal ou material semelhante entre eles, assim as peças ficam protegidas. Se possível, deixá-las na vertical com apoiador.

Preço

Muitas pessoas associam o preço à qualidade dos produtos, mas nem sempre essa tática deve ser adotada.

Entre porcelana, cerâmica e vidro, existem diversas técnicas utilizadas para que as peças fiquem mais resistentes, por isso existem pratos de cerâmica que suportam mais calor do que outras.

Contudo, isso não significa que a peça é de qualidade inferior e sim que usa um processo diferente de cozimento.

Do mesmo modo, peças únicas e com pinturas feitas à mão são mais caras do que peças com processos mais industrializados.

Sendo assim, ao comprar uma peça mais cara, por exemplo, você também paga a mais pelo valor de exclusividade do aparelho de jantar.

Decoração

A decoração também é uma parte importante da compra. Nesta parte da escolha do melhor aparelho de jantar, o difícil é achar um modelo que não te agrade.

Se você é alguém que curte um minimalismo, existem modelos simples, com cores sólidas e pequenos detalhes, como bordas douradas ou com efeitos similares ao mármore.

Para quem prefere os modelos mais elaborados, você encontra pinturas com padrões geométricos, flores, paisagens, entre outras possibilidades. Também há aparelhos de jantar que, ao invés de pinturas, apresentam texturas com ramos de folhas e flores.

Caso esteja à procura de peças mais modernas, a melhor saída está nos jogos de peças retas, tendo louças retangulares e em formato de octógono.

Conclusão

Para escolher o melhor aparelho de jantar é preciso analisar alguns fatores, como material utilizado, quantidade de peças, ocasião que será utilizado e, claro, o preço do jogo completo.

Com base no seu julgamento, você precisa se guiar pelos pontos mais relevantes.

Por exemplo, se o preço é um fator decisivo, opte por peças com melhor custo benefício. Caso esteja disposto a comprar um aparelho definitivo que fique por gerações, opte por jogos com características únicas.

Com isso, nós elegemos o aparelho de jantar com relevo Pomerode como melhor escolha, dentro das sugestões selecionadas desse artigo.

Com exatas 30 peças, este aparelho de jantar traz relevo Pomerode e une todas as características de uma boa escolha.

Em relação ao seu design, ele é branco e possui texturas nas bordas que tornam cada peça memorável durante jantares e ocasiões especiais.

Além disso, ele é feito em porcelana e por isso tem resistência suficiente para fornos e possíveis esbarros.

Tudo isso somado ao preço bem competitivo que chama bastante atenção!

FAQ

O vidro e a cerâmica são os materiais mais resistentes, mas é preciso atentar-se às especificações do fabricante.

A resistência ao calor depende do tipo de material, geralmente a porcelana é o menos resistente à alteração de temperatura.

Se você costuma receber muitas pessoas na sua casa, sim, vale muito a pena um jogo com 42 peças. Isso depende também da sua necessidade e espaço de armazenamento.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados