Qual é a melhor banqueta de cozinha de 2020?

Nesse artigo você vai encontrar dicas atualizadas de 2020 para escolher as banquetas da sua cozinha

Quando se fala em cozinha a mente da maior parte das pessoas se direciona para o fogões, pias e geladeiras. Ou seja, o trabalho com os alimentos. Mas, nós bem sabemos que não se trata só de cozinhar e guardar. A cozinha também é o lugar de desfrutar suas refeições e, por que não, de receber pessoas queridas.

Para acomodar seus convidados ou apenas para tomar o café-da-manhã, não há nada melhor do que uma boa banqueta. As banquetas para cozinha são aqueles itens ao mesmo tempo decorativos e usuais capazes de transformar por completo o ambiente.

Recomendações

Antes de descobrir quais são as melhores banquetas para bancada, conheça as nossas três recomendações para você.

Escolha Premium

Feita de madeira de Tauarí, com acabamento em verniz tingido, essa banqueta exala elegância. Seu material durável e design atemporal é perfeito para os amantes dos clássicos. Esse é o tipo de móvel capaz de dar um toque todo especial à sua cozinha. Infelizmente, é um custo alto para apenas uma peça.

Nossa recomendação

Com estilo moderno, essas banquetas tem capacidade para levantar o astral do seu balcão. Confortáveis, com apoio para os pés e possibilidade de regular altura, acomoda a maior parte das pessoas sem grandes problemas. E tudo sem gastar uma fortuna por isso. Pode não combinar tão bem com ambientes mais clássicos.

Melhor para o seu bolso

Um conjunto com quatro banquetas de balcão para deixar a sua pronta para receber seus amigos e familiares. Simples e com uma boa estrutura em aço, esse kit não vai deixar você na mão, podendo ser usado até para áreas externas. O acabamento é um pouco grosseiro.

Itens que você também pode se interessar:

Trouxemos as melhores opções de compra em diferentes categorias para ajudar você que está nesse processo de escolha e fizemos uma tabela comparativa entre as melhores.

A melhor banqueta para cozinha

Índice

Mini Guia de Compra

Escolher banquetas para balcão pode não ser tão fácil quanto algumas pessoas pensam. Há uma grande variedade de produtos no mercado com uma ampla faixa de preços, sendo que nem sempre o mais caro é o melhor. Às vezes, um produto de alto preço não fornece o prometido e acaba sendo supervalorizado.

Isso se torna mais evidente quando se pensa em marcas. Uma boa marca pode te trazer mais segurança, mas também pode te cobrar mais pelo nome do que pelo produto. Sendo assim, é preciso estar atento à descrição e aos materiais.

Existem banquetas nos mais diversos estilos e materiais, e é necessário que elas se adequem às suas necessidades. Você pode escolher de acordo com suas possibilidades financeiras, durabilidade e até mesmo o quanto de manutenção que é necessária. Afinal, como todo móvel as banquetas de cozinha requerem limpeza e alguns cuidados.

Para não te deixar perdido em meio a todos esses aspectos, fizemos um pequeno guia de compras. Aqui estão alguns produtos com suas vantagens e desvantagens para você começar a entender o que pode ser observado quando pesquisa a sua escolha. E quem sabe você não acaba ficando com algum dos produtos sugeridos?

Banqueta Tramontina London Madeira – A elegância da madeira

Eu imagino que não há um único item de casa que a Tramontina não fabrique. Essa marca está presente no lar de boa parte dos brasileiros, seja em pequenas facas, seja em peças mais sofisticados. Seus produtos são conhecidos pela confiabilidade e o nome do fabricante, em geral, passa bastante segurança.

A banqueta da Tramontina é feita quase que inteiramente de madeira envernizada. Peças com essa construção costumam ser bastante duráveis e sua aparência elegante nunca sai de moda. Não importa estação ou modismos de época, móveis de madeira combinam com qualquer ambiente, dono ou tempo.

Além disso, por ser uma peça única não há uma grande ocupação de espaço, o que é excelente para pequenas cozinhas. Afinal, não é por que o espaço do ambiente é restrito que ele não pode ser bem arrumado. E o fato de você tomar seu café sozinho não significa que tenha que fazer isso de qualquer jeito. Se cuidar é sempre bom.

Como nem tudo é perfeito, deve-se notar que o preço é quase proibitivo. Principalmente se você considerar que é apenas uma banqueta. Além disso, o apoio para pés é coberto com uma peça metálica, o que não faz muito sentido e prejudica a estética do conjunto.

Banqueta Tulipa em Rattan Mor – Estilo moderno por preço justo

Apesar de todo mundo respeitar os clássicos, muitos preferem fazer mudanças de estilo. A aparência mais moderna, com mais funcionalidades, conforto e facilidades de manutenção tem muitos admiradores fiéis. E eles não vão se decepcionar com essas banquetas giratórias.

As banquetas Tulipa da Mor conseguem suportar muito peso (até 120 Kg!), possuem encosto para os pés e podem ter a sua altura regulada. Ou seja, seus convidados não vão passar por nenhum constrangimento na hora de se ajeitar. E cada uma delas pesa apenas 6 Kg, o que permite facilmente o seu transporte para outros locais da casa.

Sua estrutura em aço e couro sintético pode ser limpa com facilidade e conferem uma aparência bastante moderna ao produto. Banquetas, práticas, fáceis de posicionar, com muito estilo para o ambiente. E ainda giram! O preço justo, somado às qualidades, faz dessa a nossa recomendação para você.

É claro que alguns cuidados, como limpeza constante e evitar água e sol, devem ser tomados. Mesmo assim, os materiais sintéticos, como couro e ABS, podem se desbotar, encardir ou se soltar com o tempo. O aço cromado também exige atenção redobrada devido à possibilidade de ser riscado. Nada que faça esse belo conjunto deixar de valer a pena.

Kit 4 banquetas Bistrô – O que cabe em todos os bolsos

Nem todo mundo está disposto a gastar muito com decoração. Muitos, inclusive, nem se importam tanto com questões de estilo. Há quem só queira bancos para cozinha americana, simples, práticos e sem gastar muito. Felizmente, existem algumas boas opções no mercado para esse pessoal sem tantas ambições.

Esse conjunto de banquetas é bastante versátil e vai ficar bem tanto em áreas internas como externas. Você pode usar para comer algo na cozinha ou até para ter bancos extras para os convidados no quintal. Isso porque o material, aço soldado, não vai se desgastar tão facilmente.

A aparência é bastante comum. Esse conjunto se assemelha aquela banqueta alta para cozinha que você encontraria em uma pequena lanchonete do bairro. Se você está procurando algo para um ambiente simples, vai combinar bem. Caso contrário, talvez essa não seja a melhor escolha. De qualquer forma, a proposta do produto é ser um kit de baixo custo.

O aço, que forma toda a estrutura, é inteiramente pintado. Isso pode se tornar uma desvantagem, já que essa tinta pode sair com o tempo e deixar seu banco cheio de falha de tintura, com um aspecto “despelado”. O assento é acolchoado com um estofamento em tecido que ao longo do tempo pode apresentar alguns rasgos ou desbotamento.

Banqueta padrão Lótus Mor – Nossa recomendação em peça única

Você não precisa necessariamente comprar um kit inteiro ao adquirir seus bancos para cozinha. Algumas marcas oferecem peças de seus conjuntos para serem vendidas à parte. Essa com certeza é uma vantagem para quem tem cozinha pequena e não pretende receber pessoas, ou mesmo para quem já tem um kit e só quer complementar. Nesse caso, a Mor põe à venda uma banqueta em ABS do nosso kit recomendado.

Aqui as vantagens não mudam muito. Você tem seu encosto para os pés em posição confortável, a possibilidade de regular a altura do banco e uma capacidade de suportar pesos até 120 Kg. De construção leve, pode ser levada para qualquer lugar da casa sem dar muito trabalho. Um móvel perfeito para pequenos espaços.

As desvantagens também são aplicáveis. É importante tomar bastante cuidado para que o material cromado não se risque. Além disso, materiais sintéticos tendem a ter uma certa redução na durabilidade. O ABS, por exemplo, pode perder seu brilho e também está sujeito a ficar riscado.

Da mesma forma que ocorre com qualquer móvel, esses problemas podem ser evitados com tendo-se alguns cuidados. Evitar exposição ao sol ou a qualquer tipo de abrasivo com certeza vão ter um bom impacto na durabilidade da sua banqueta giratória. Uma boa limpeza deve manter os mecanismos funcionando bem.

Kit 3 banquetas Tambo em madeira torneada – Rústico e prático

Para quem não dispensa o visual tradicional e com materiais mais nobres, aqui vai nossa última recomendação. Esse último conjunto traz três banquetas altas para cozinha, todas em madeira envernizada. A primeira impressão é muito boa: assentos de aspecto aveludado, brilhoso e imponente. Essas banquetas com certeza são uma ótima contribuição estética para qualquer cozinha.

E os atrativos desse produto não ficam por conta apenas da aparência. A Tambo se orgulha de utilizar multilaminado naval em seus produtos. E o que seria esse material? Falando a grosso modo, é um material muito semelhante ao usado em navios. Múltiplas lâminas de madeira coladas e prensadas de modo a suportar grandes variações de temperatura e umidade sem empenar ou quebrar.

Na prática, isso significa que suas banquetas vão ter uma grande durabilidade e que podem até mesmo serem molhadas. As peças são muito bem montadas e têm uma construção bastante robusta. Tudo foi feito para você não ter que pensar muito se seus móveis vão se quebrar ou não.

Além de tudo isso, há um grande cuidado do fabricante com os detalhes. O acabamento é feito em Jequitibá e outras madeiras nobres. As banquetas recebem, à mão, diversas camadas de verniz e seladores para garantir sua impermeabilidade e longevidade.

É claro que todo esse cuidado tem um custo e esse custo está bem acima dos outros kits avaliados. Além disso, por mais resistência que possa ter um multilaminado, a madeira maciça sempre acabaria sendo mais atrativa para a maioria dos consumidores.

Guia do comprador

O espaço disponível e os convidados

A primeira coisa que você precisa pensar antes da sua compra é no seu espaço disponível. É esse espaço que vai definir quantas banquetas você pode comprar. Em média, cada uma ocupa cerca de 60 cm. Isso significa uma banqueta para cada 60 cm de balcão. Se o seu balcão tiver 1,2 m de comprimento, você pode colocar no máximo duas. Se tiver 1,8 m, três e assim por diante.

Outro fator importante na escolha da quantidade de banquetas é o número de convidados que você quer receber. Mesmo que o balcão seja bem espaçoso, não há sentido em comprar diversos bancos se você não pretende receber ninguém. Além disso, mesmo quem tem sempre amigos em casa pode preferir as conversas no sofá. Então sua rotina de lazer também deve ser levada em consideração.

Seu modelo de cozinha

Os bancos devem harmonizar com o ambiente para não criar um efeito estranho. Caso elas fiquem predominantemente na cozinha, você deve priorizar funcionalidade. Vale explorar modelos cromados, banquetas giratórias, estampas diferentes.

Já nas cozinhas americanas, integradas à sala, é importante harmonizar com os outros móveis. As cores e tecidos tem que combinar com sofás, mesas e até mesmo os tons das paredes. Nesse caso, a estética fica acima da funcionalidade.

Onde você mora

Outra coisa a se levar em consideração é o seu local de moradia. Se você vive em uma área litorânea, aqueles belos modelos cromados e metalizados em geral estão praticamente proibidos. Ninguém quer seus móveis corroídos por ferrugem e com a vida útil reduzida.

Algo semelhante ocorre com em relação à locais muito úmidos. Talvez madeiras não sejam a melhor opção se a umidade da sua cidade for muito alta. A menos que você compre madeira especialmente tratada para esse fim, mas deve estar preparado para o custo disso. Essas peças acabam sendo mais caras.

Vai usar em área externa?

Em geral pensamos em banquetas para serem utilizadas no interior das casas. No entanto, sempre há a possibilidade de uso em área externa. Os modelos mais delicados, brilhosos e cheios de detalhes podem não ser a melhor opção. Um estilo mais rústico, de madeira, fica mais agradável. Se a área for coberta o metal também é bom. Caso contrário o material metálico pode esquentar muito e se tornar desagradável.

Também é importante observar é o peso de cada banco. Talvez você não pretenda utilizar seus móveis em área externa sempre. Nesse caso, teria que leva-los para fora quando for precisar deles. Com certeza uma enorme banqueta de madeira maciça iria dificultar bastante a sua vida. Não se esqueça de observar esse pequeno detalhe antes de realizar sua compra.

A altura do seu balcão

Se não levar em conta a altura do seu balcão, as banquetas de cozinha podem ficar altas ou baixas demais. Muito mais do que um efeito estético desagradável, isso pode tornar suas refeições desconfortáveis. Ninguém merece ter que encurvar as costas ou se esticar todo para comer.

Em geral, o assento deve ficar 25 cm abaixo da superfície da bancada para garantir algum conforto a uma pessoa de estatura média. Porém, se você for muito alto, ou muito baixo, ou simplesmente não está afim de ficar calculando, um banco de altura regulável pode ser a melhor opção.

Marcas famosas ou não

Já falamos um pouco nesse artigo sobre comprar os produtos de marca ou não, mas acho importante retomar o assunto. Essa dúvida pode surgir para qualquer item na hora das compras, e com móveis e decoração não é diferente. Afinal, devo comprar marcas reconhecidas ou me arriscar mais?

Infelizmente, a resposta não é muito simples. É fato que certas marcas passam uma maior segurança, mas isso não significa que seus produtos sejam os melhores. Na verdade, muitas vezes eles são mais caros e você acaba pagando pelo mais pelo nome do que pela qualidade.

O remédio para essa dúvida é pesquisa cuidadosa e paciente. Você pode, por exemplo, aprender os critérios para uma boa escolha aqui com a gente e aplicar nas suas buscas. Use as marcas famosas como referência e procure modelos no mesmo estilo disponíveis no mercado. Você vai se deparar com excelentes opções. Só não se esqueça de verificar a garantia.

Cuidados com manutenção

Os cuidados com as banquetas podem variar muito de acordo com a composição e construção. Normalmente, o fabricante manda instruções sobre como lidar com o tipo que você adquiriu. Não jogue o folheto da caixa fora! Ao menos não sem dar uma boa lida antes.

Na maioria das vezes, os cuidados se resumem a uma boa limpeza. Sempre com sabão neutro e panos macio. Uso de materiais corrosivos ou esponjas abrasivas está terminantemente proibido, não importa o tipo de banqueta que você compre.

No caso de banquetas giratórias ou reguláveis, que permite modificar a altura, sempre pense na possibilidade de falha. Esses mecanismos podem precisar de alguma lubrificação ou mesmo de assistência técnica. Mais uma razão para estar atento a garantia fornecida no momento da compra.

Conclusão

Escolher as banquetas para sua cozinha pode ser um pouco complicado no início. Por isso deixamos aqui nossas diversas sugestões e dicas para você! Todos os produtos recomendados possuem vantagens e desvantagens para o seu dia-a-dia e podem ser levado em consideração.

Depois de nossas análises, concluímos que o melhor conjunto de banquetas do mercado é o Tulipa da Mor. Esse kit é excelente para ambientes internos, de fácil limpeza, leve, com altura regulável. Pode se sair bem tanto em uma cozinha tradicional quanto em uma americana e tudo com preço acessível.

O que achou das sugestões? Gostou das banquetas para cozinha? Deixe suas impressões nos comentários!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados