Como escolher a melhor cabeceira para sua cama?

É possível encontrar cabeceiras de diferentes modelos, materiais e tamanhos. Uma das grandes vantagens desse móvel é poder complementar sua decoração independente da escolha da cama.

Algumas cabeceiras podem até ser adaptadas a diferentes modelos de colchões. Separamos aqui modelos de cabeceira para cama casal, cama de solteiro e ainda os modelos de cabeceira extensível. Dessa forma, você pode escolher a cabeceira certa para sua cama box e dormir com tranquilidade.

Recomendações

Escolha Premium

A cabeceira de casal da marca DOCELAR acompanha duas mesas de cabeceira. O móvel é ajustável e pode caber em camas de casal, queen ou king size. O seu material é em MDP e MDF, conta com espelhos decorativos e mede 125 cm de altura. Sua largura mínima é de 268 cm e a máxima de 296 cm, enquanto sua profundidade é de 24 cm. A cabeceira suporta colchões de 1,38m, 1,58m ou 1,98m.

Nossa recomendação

A Cabeceira Queen Istambul da marca Dobuê mede 1,60m e é fabricada em madeira MDF de reflorestamento. O seu revestimento é em tecido Veloplus com espuma de poliuretano. O item possui 126 cm de altura e 23cm de profundidade. Os seus pés são em PVC, o derivado do plástico, além de proteger do contato com o chão, evita que o piso sofra arranhões. Sua superfície é acolchoada com detalhes no acabamento e o item pode ser adquirido em quatro cores diferentes.

Melhor para o seu bolso

A Cabeceira Cama de Casal Ofertamo Queen 1,60m conta com estrutura em MDP de 12 mm e Espuma D23 20 mm. Revestida em Tecido Sued Paiva, acompanha buchas, parafusos e ganchos. O modelo é ainda dobrável ao meio, capaz de proporcionar assim maior praticidade.

Itens que você também pode se interessar:

As Melhores Cabeceiras

Índice

Mini Guia de Compra

 A cabeceira é um móvel que trás conforto e estilo para seu quarto. Com o passar dos anos se tornou cada vez mais comum adquirir o acessório de modo independente da cama. Isso porque assim é possível escolher de forma mais livre qual o colchão ideal e como deve ser a cabeceira. O móvel é ainda bastante versátil e pode ser adaptado à cama de diferentes tamanhos.

Algumas cabeceiras de casal contam com acessórios extras, como é o caso do modelo Florida da marca DOCELAR que conta com cabeceiras. Essa pode ser uma boa forma de coordenar sua decoração. Geralmente sua base é madeira, já o seu revestimento pode ser em PVC ou os tecidos Suede, Veloplus, Courino, dentre outros.

O tamanho pode variar em além de casal e solteiro, ainda ser extensível como é o caso do modelo Queen Istambul da marca Dobuê. É importante medir a sua capa antes de escolher a cabeceira para não correr o risco de ter problemas ao montar. Já nesta fase é possível notar que alguns modelos são encaixados na cama, podendo ou não conter pés, já outros na parede.

Resenha dos produtos

Cabeceira Cama Casal Queen ou King c/Mesas de Cabeceira Florida (Acessórios extras)

Essa cabeceira é ajustável para vários modelos de tamanhos de cama de casal com colchões de 1,38m, 1,58m ou 1,98m. Grande e versátil ela pode se encaixar em diversos tamanhos de camas de casal. O modelo conta ainda com dois criados com gavetas e espelhos decorativos. Esse detalhe ajuda a coordenar a decoração além de gerar mais espaço para armazenar objetos no quarto. É uma cabeceira bastante versátil e capaz de trazer diferentes elementos para a decoração.

Cabeceira Queen Istambul (Cabeceira Extensível)

A cabeceira Istambul tamanho Queen da marca Dobuê conta com revestimento em tecido Veloplus com espuma de poliuretano. Assim como o modelo anterior, esta também é extensível, mas seu diferencial está no material. O seu acabamento acolchoado evoca uma atmosfera romântica e aconchegante.

É possível escolher entre as cores, bege, castor, chocolate e preto e ajustar o afastamento para melhor encaixe do colchão. Sua superfície macia garante maior conforto e seus pés em PVC protegem o chão de danos.

Cabeceira Cama de Casal Queen Ofertamo (Opção dobrável)

A Cabeceira Queen conta com estrutura em MDP de 12 mm e espuma D23 20 mm e seu tamanho é de 1,60m. Toda revestida em Suede, e é dobrável ao meio. O fato de ser dobrável faz com que ela seja fácil de guardar e transportar, sendo possível facilmente levar em mudanças. A sua profundidade é de 80cm e seu peso é  7,200Kg. A cabeceira acompanha buchas, parafusos e ganchos para sua montagem e está disponível na cor bege.

Cabeceira Casal Clean Simbal (Simples instalação)

A cabeceira de casal da marca Simbal é feita de madeira maciça e madeira de eucalipto. O móvel mede 106,00 cm de altura e 140,00 cm de largura. Revestida em PVC a peça vem inteira sem a necessidade de montar. Seu revestimento evita arranhões e demais possíveis danos causados por impacto. Além disso, sua instalação é bem simples e prática e pode ser feita sem a ajuda de um profissional.

Cabeceira Provençal Luxo Com Tachas Solteiro Courino (Estilo Provençal)

A Cabeceira Provençal da marca Flamingo Design conta com tachas para cama box, tamanho solteiro. A instalação é feita de maneira simples na parede, com o suporte que acompanha o produto, além de parafusos e buchas. Suas medidas são 90 cm de largura, 60 cm de altura e 4cm de espessura. O seu tecido é courino e podem vir nas cores rosa e branco. Seu estilo é bastante único e traz um toque vintage ao ambiente.

Cabeceira Para Cama Box Solteiro Diamante D10 Suede (Design moderno)

A Cabeceira Para Cama Box Solteiro Diamante D10 da marca Mpozenato é revestida em Suede bege. O móvel conta com 90 cm de largura e 130 de altura com 10 cm de profundidade, pesando 5,99 Kg. A cabeceira ainda possui frame e seus pés são em PVC. Seu design é moderno e sua costura bem resistente, além disso o acessório é de fácil montagem. Seu estilo clean e acabamento acolchoado evocam uma atmosfera de conforto e modernidade.

Guia do comprador

Para que serve a cabeceira da cama?

Desde que as cama box passaram a dominar o mercado cresceu também a procura por cabeceiras. Apesar de serem opcionais, esse móvel ajuda a proteger a parede de danos, aumenta o conforto e pode até mesmo ser um espaço a mais. Além disso, os diferentes modelos podem ajudar a personalizar seu espaço contribuindo para a decoração.

O espaço entre o colchão e a parede pode criar mofo e interferir na vida útil da sua cama. Portanto uma cabeceira neste caso serve como proteção, trazendo mais segurança para o seu móvel. Algumas ainda possuem pés, o que garante que o chão não corra risco de sofrer arranhões.

Existem modelos de madeira ou acolchoados, o que pode trazer conforto caso queira sentar para ler um pouco antes de dormir, por exemplo.  Já outras acompanham acessórios como cabeceiras, o que ajuda a economizar espaço e garantir que tudo esteja coordenado.

Quais são os tipos de cabeceiras de cama?

Como pode ver por este artigo, existem diversos modelos de cabeceira de cama, sejam para tamanho queen, king, solteiro ou entre estes. Primeiro vamos falar da forma como ela se une à cama, pois existe a opção que se encaixa no box e a pendente. Esta segunda leva esse nome porque fica fixa na parede e deixa um espaço que o colchão seja encaixado.

Quanto ao material, de modo geral são feitas de madeira, o tipo pode variar assim como sua cobertura. Existe, por exemplo, a versão almofadada que pode ter cobertura de tecidos como Suede ou Courino. Estas são uma ótima pedida para quem quer um ambiente mais confortável. No entanto, este modelo exige maior cuidado com a limpeza, neste caso siga as instruções do fabricante de acordo com cada material.

Em relação ao formato o mais comum é o quadrado, mas pode ser arredondado e ainda outros modelos mais modernos ou retrô. É possível encontrar também versões com pés ou sem, ou com encaixe no colchão ou na parede. No caso dos tamanhos esses podem ser únicos ou adaptáveis, é ideal portanto medir o seu colchão para saber qual o mais recomendado.

Como é possível utilizar a cabeceira?

Pense na funcionalidade da cabeceira

Um dos tópicos importantes na hora de comprar a cabeceira para o quarto é a sua funcionalidade. Isso porque quem dispõe de um espaço pequeno para acomodar todo o mobiliário precisa pensar em itens que, além de bonitos, sejam práticos e tenham múltiplos usos.

Nesse caso, é possível optar por uma cabeceira que tenha prateleiras ou gavetas, por exemplo. Dessa forma, além de ser um objeto decorativo e confortável para o quarto, ela poderá garantir um espaço extra para arrumação, o que é essencial em quartos pequenos.

No entanto, às vezes ela pode atrapalhar a circulação, fazendo com que a dinâmica do quarto seja prejudicada. Nesse caso é aconselhável aplicar um papel de parede, pintar o local acima da cama ou até colocar adesivos que criem a sensação de cabeceira, sem a necessidade de ocupar espaço.

Escolha o tamanho certo de cabeceira

É essencial saber o tamanho do colchão e da cabeceira para que compre corretamente. Como mencionado no item anterior, algumas cabeceiras de cama podem ser adaptadas, porém essa variação está dentro de um grupo específico, ou seja, pode variar entre uma cama Queen ou King, mas não entre uma de casal e outra de solteiro, por exemplo.

Uma cama de solteiro geralmente varia entre 0,88 x 1,88m. Já uma cama de cama box casal mede em torno de 1,38 x 1,88m. No caso de uma Box Queen, o tamanho está entre 1,58 x 1,98 enquanto uma King chega a 1,93 x 2,03m. Mesmo com esses números é recomendado que você meça a sua cama ou consulte os dados através do fornecedor.

Além da cama é importante também levar em consideração o quarto. Se tem um espaço muito pequeno, uma cabeceira com design mais delicado também pode contribuir para dar a impressão de espaço. Você pode ainda optar por uma cabeceira que cubra toda a largura da parede e que seja baixa, o que ajuda a fazer o quarto parecer mais amplo.

Como decorar o quarto com cabeceira de cama?

Ao escolher sua cabeceira pensa na cor do seu quarto e dos outros móveis, e se o modelo que escolheu está em harmonia. Cores neutras como bege, cinza e branco podem ser uma boa escolha já que permitem que experimente com a coloração de objetos menores. Além disso, também ajudam a ampliar visualmente o cômodo, já que esse é um acessório que ocupa tanto espaço.

As cabeceiras em madeira são bastante tradicionais, e trazem um estilo clássico para seu quarto. Essa escolha pode tanto evocar um tom mais rústico como elegante dependendo da cor e tratamento da madeira. Lembre que essa peça fica em um espaço central do cômodo, portanto pode influenciar bastante o restante da decoração.

É possível também alinhar a cabeceira com outros móveis como mesas e até mesmo prateleiras. Pense na cabeceira como uma oportunidade de trazer mais da sua personalidade para o espaço ao redor da cama. Se o modelo for de madeira você pode decorar com pequenos objetos. Já um modelo acolchoado pede um ambiente aconchegante com vários travesseiros. 

Conclusão

A cabeceira é um móvel bastante versátil que pode trazer conforto e estilo. Por isso, ao escolher nossa sugestão, decidimos por um modelo que unisse as principais características mais procuradas, sendo essas versatilidade, segurança e potencial para decoração. Sendo assim, a Cabeceira Queen Istambul da marca Dobuê é nossa escolha.

Fabricada em madeira MDF de reflorestamento com revestimento em tecido Veloplus, a cabeceira conta também com espuma de poliuretano. Estes materiais garantem conforto e durabilidade, assim como seus pés em PVC que evitam contato com o chão.

Sua superfície é acolchoada com detalhes no acabamento em quatro cores diferentes. O modelo é ainda extensível, o que garante maior probabilidade de encaixar facilmente com diversos tipos de cama de casal, permitindo que continue com a cabeceira mesmo ao trocar de cama.

Agora que conheceu os principais modelos de cabeceira, divida conosco o que achou de nossas dicas. Você conseguiu escolher sua cabeceira de cama de casal ou solteiro? Compartilhe este artigo com seus amigos que também estejam em busca de uma cabeceira de cama.

Deixe suas dúvidas, críticas ou elogios nos comentários!

FAQ

Opte por uma cabeceira que não deixe o quarto com a aparência de apertado e sem espaço. Antes de escolher, meça o colchão e tente sincronizar a cor e material da cabeceira com a decoração.

Para quartos estreitos é ideal uma cabeceira que cubra toda a largura da parede e que seja baixa. Isso ajuda a fazer o quarto parecer mais amplo. Em quartos compactos opte por cabeceiras altas, pois alongam o cômodo.

Veludos e Suedes são os mais populares já que trazem conforto e podem variar bastante em cores.

As cabeceiras de cama variam em tamanho, sendo para casal, Queen, King, solteiro e ainda as que podem ser extensivas e variar levemente em medidas. Seu material pode ser apenas madeira ou ainda estofada com revestimento em tecido. Alguns modelos ainda incluem acessórios como mesinha de cabeceira.

Cabeceira em cores claras como branco ou bege são ótimas para quartos pequenos, já para quartos amplos é possível usar cores mais escuras e vibrantes. Leve sempre em consideração a cor do quarto e dos móveis.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados