Cama box: Como escolher a melhor cama em 2020?

Nesse artigo você vai encontrar dicas atualizadas para escolher a sua cama box

Na busca por uma vida com maior saúde e bem-estar, muitas pessoas se esquecem de melhorar a qualidade do sono. Exercícios e cuidados com a dieta fazem toda a diferença, mas nada disso adianta sem uma boa recuperação. Existem diversos aspectos que devem ser levados em consideração para se garantir um sono de qualidade, como mudanças no hábitos diários, controle do uso de telas e até mesmo o colchão em que se dorme.

Camas e colchões são itens simples e subestimados. Uma pessoa pode ter problemas para dormir a muitos anos sem se dar conta de que o lugar em que deita não oferece o mínimo de conforto. Sem contar que com o tamanho das casas cada vez mais reduzido é preciso otimizar bem o espaço – algo impossível de se fazer com camas tradicionais. Ao contrário do que muitos pensam, existem vários tipos de cama box com diferentes funcionalidades.

Vamos analisar agora alguns modelos de cama e as possibilidades que eles oferecem.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas indicações de cama box para você.

Escolha Premium

Cama box casal em tamanho padrão com estrutura resistente e de qualidade coberta em tecido suede. A base, além de ter um design agradável, conta com um baú interno para que você possa guardar seus cobertores, lençóis ou qualquer outro pertence que deseje manter ali. Ela ainda acompanha um colchão ortopédico.

Nossa recomendação

Uma base para cama em tamanho padrão e com belo acabamento em corino. Ela também conta com um baú interno para organização e otimização de espaço e pode ser utilizado o colchão da sua preferência, uma vez que não é acompanhado por um no momento da compra. Oferece um bom custo-benefício.

Melhor para o seu bolso

Essa é uma base de cama box simples, sem nenhuma funcionalidade extra como as mostradas anteriormente. Não acompanha nenhum colchão e sua estrutura é em madeira MDF. Muito básica, de preço bem acessível e recomendado para quem não quer gastar muito e não tem interesse em recursos extras para a sua cama.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui diversas sugestões de itens que podem te interessar.

A melhor cama box

Índice

Mini Guia de Compra

Não existe muito segredo para comprar camas; os tamanhos são padronizados, muitas vezes elas se diferenciam apenas por algumas funcionalidades extras e não são muitas características para se avaliar. Os aspectos que exigem mais atenção se referem principalmente a preferências pessoais, necessidades e prioridades no momento da compra. Então, sempre tenha em mente seu orçamento e medidas do ambiente para não comprar errado.

É possível dividir as camas box de acordo com o tipo de estrutura, o material de fabricação, o tamanho e as funcionalidades, sendo que algumas ainda vêm conjugadas com os seus colchões. Aliás, o tipo de colchão que se pretende utilizar também pode ter influência no momento da sua compra e deve ser avaliado com bastante cuidado.

Vamos analisar agora alguns modelos comuns de camas box e destrinchar suas principais qualidades e defeitos. No nosso Guia do Comprador vamos oferecer mais detalhes sobre os tipos de camas existentes no mercado e como descobrir qual delas se adequa mais a você. Leia atentamente tanto as análises quanto as dicas antes de fazer a sua escolha.

Cama Box Casal com Baú – Conforto e organização

Essa é uma cama de casal em tamanho padrão. Mesmo assim, ela obviamente ocupa mais espaço do que uma cama de solteiro. Por isso, um dos grandes atrativos dessa cama é um espaçoso baú interno para acomodar as suas coisas, o que ajuda a manter o ambiente organizado. Além disso, a cama já acompanha um colchão ortopédico. Ou seja, já chega pronta para ser utilizada.

É necessário lembrar que esse colchão pode não ser adequado para você, então é muito importante checar isso antes de efetivar a compra. Além do mais, o preço pode ser considerado elevado em relação a outros modelos semelhantes disponíveis para venda no mercado – apesar de não ser nada exagerado ou proibitivo.

Cama Box Baú Corino – Beleza e espaço

Mais uma cama de casal em tamanho padrão que, naturalmente, vai ocupar um pouco mais de espaço. Felizmente, ela também conta com um espaçoso baú interno para acomodar as suas coisas e ajudar a manter o ambiente organizado. A diferença é que esse modelo não acompanha colchão, que deve ser adquirido à parte. A vantagem disso é que você pode comprar um adequado às suas preferências.

Apesar de ser bom poder comprar o colchão que considerar melhor, isso significa mais pesquisas e mais trabalho. Afinal, a sua cama não vai vir pronta para uso. Além disso, o corino usado no acabamento é um material sintético que apresenta alguns problemas quando a resistência e a durabilidade. Será preciso tomar muito cuidado com ele.

Cama Box Casal Mônaco – Apenas o básico necessário

A opção de cama box de casal mais em conta mostrada até agora. Essa é apenas uma base para cama em madeira MDF, sem nenhuma outra funcionalidade. Ou seja, nada de baús, gavetas ou qualquer coisa do tipo. A estrutura é absolutamente básica. Sua maior vantagem é o preço ultra acessível devido à simplicidade.

Claro que o barato também vai ter os seus inconvenientes. Justamente por não ter nenhuma outra funcionalidade a cama apenas ocupa espaço sem ajudar a otimizá-lo. Também é importante frisar que o material MDF é frágil, de modo que você vai precisar ter cuidado com montagem e manutenção. Por fim, o colchão precisa ser adquirido à parte.

Cama Box Mobly – Funcionalidade para os solteiros

Sabemos que os solteiros, solitários e afins também precisam dormir e descansar. Para esses, temos uma opção de base de cama box com baú. Afinal, espaço extra para guardar as suas coisas nunca é demais. O design é bem limpo e o acabamento muito bonito. Também não acompanha colchão, que você deverá comprar de acordo com suas preferências.

Assim como ocorre com a versão de casal, temos o pequeno inconveniente de ter que comprar o colhão. Já que, apesar de ser bom poder comprar o que considerar melhor, isso significa mais pesquisas e mais trabalho. Além disso, mais uma vez o acabamento utiliza corino, material sintético que apresenta alguns problemas quando a resistência e a durabilidade. Será preciso tomar muito cuidado com ele.

Cama Umaflex Conjugada – Conforto e praticidade

Esse é um exemplo de modelo conjugado, em que o colchão é totalmente acoplado a cama. A maior vantagem desse modelo é a economia, já que você adquire um conjunto. No caso dessa cama, temos um colchão de molas ensacadas que garantem muito conforto e uma boa durabilidade, podendo suportar até 100 Kg.

No entanto, é crucial dizer que esse tipo de cama box possui um inconveniente importante: você não pode trocar o colchão. À primeira vista isso parece apenas um detalhe, mas tenha em mente que quando o seu colchão ficar velho você terá de substituir a cama inteira! Além do mais, essa cama não possui nenhuma outra funcionalidade.

Guia do comprador

O que diferencia uma cama box de uma convencional? Quais os tipos disponíveis?

As camas convencionais possuem estrado, cabeceira e laterais, enquanto que a cama box é apenas uma base que segue as dimensões do colchão. Sua principal vantagem é a otimização do espaço do quarto, dando a sensação de limpeza e amplitude. Essas camas também costumam ser mais leves e com design de aspecto minimalista.

Quanto as funcionalidade, as camas box podem ser divididas assim:

Além de escolher o tipo de cama que você quer, é preciso estar atento ao tamanho. O fato de a cama box otimizar espaço não significa que ela seja pequena e é necessário ter certeza de que o seu espaço é suficientes antes de realizar a compra. Os modelos para solteiros podem se apresentar nas medidas de 88 cm X 188 cm ou de 93 cm X 207 cm. Já os para casais têm algumas variações mais famosas, por assim dizer:

Como cuidar da minha cama box?

A maior preocupação é com a limpeza. Caso a sua cama seja revista por couro sintético ou outro material parecido, você pode limpá-la utilizando escova macia e sabão neutro uma vez por mês (lembre-se de secar com pano em seguida). Se o revestimento for de outro tecido a limpeza pode ser realizada com pano limpo e úmido ou conforme as indicações do fabricante.

Lembrando que esse cuidados também devem ser estendidos às gavetas e baús, caso existam. Nesse caso, você pode utilizar um pano umedecido com vinagre diluído em água e deixar o baú ou as gavetas abertos por algumas horas para poder ventilar.

Tenha cuidado ao comprar o colchão

Não adianta nada comprar a cama dos sonhos e vacilar na hora de escolher o colchão, que vai ser o principal responsável por manter o seu conforto durante o sono. Os colchões usualmente são de espuma ou de mola; em ambos os casos você deve escolher de acordo com o seu peso e altura.

Como escolher um colchão de espuma?

O colchão de espuma deve ser escolhido de acordo com a sua densidade, que vai determinar o seu grau de maciez. A densidade ideal para você pode ser encontrada consultando uma tabela:

Tabela de densidade do colchão de espuma
Peso (kg) Altura (m)
Até 1,50m 1,51m a 1,60m 1,61m a 1,70m 1,71m a 1,80m 1,81m a 1,90m Acima de 1,90
Até 50 D23 D23*/D20 D23/D20 D20    
51 a 60 D26 D26*/D23 D26*/D23 D23    
61 a 70 D28 D26*/D28 D26*/D28 D26*/D28 D26  
71 a 80   D33 D28*/D33 D28*/D33 D28  
81 a 90     D33*/D28 D33*/D28 D28*/D33 D28
91 a 100     D40*/D33 D40*/D33 D33 D33
101 a 120     D40 D40 D40 D33*/D40
121 a 150     D45 D45 D45*/D40 D40
          *Preferencialmente

Tabela: https://www.promobit.com.br/blog/como-escolher-o-colchao-ideal-para-voce/

Como escolher um colchão de molas?

Assim como ocorre com o colchão de espuma, a escolha de um modelo de molas deve levar em conta o peso do comprador. Os modelos comuns suportam pesos de até 100 Kg. Para mais do que isso é necessário que você procure algumas opções especiais, sendo Superelastic para até 130 Kg, Miracoil para até 150 Kg e LFK para até 150 Kg.

Conclusão

As camas são, sem sombra de dúvidas, um dos principais móveis de um quarto – se não o principal! Além de proporcionar conforto e comodidade para o proprietário, elas também têm exercido outras funções. A cama box assumiu a tarefa de ocupar menos espaço, não chamar tanta atenção na decoração e ainda assumir algumas funções, como a de guardar objetos.

Recomendamos a Cama Box Baú Corino por ser uma opção de estrutura simples, com bom custo benefício e contar ainda com um baú interno. Seu aspecto é bonito e sóbrio, tem bastante espaço interno e você pode escolher um colchão da sua preferência para comprar à parte – apesar de inicialmente isso dar um pouco de trabalho.

Vai comprar uma cama box? Já escolheu a sua? Compartilha com a gente nos comentários!

FAQ

R: Pode sim! Apesar de ser projetada para não ter cabeceira, você pode adquirir uma à parte, se desejar. Pode até mesmo fazer uma cabeceira personalizada utilizando painéis e papéis de parede.

R: Uma vez que esse tipo de cama é revestido em tecido, é natural que se suje com alguma facilidade. Além dos cuidados com a limpeza que já citamos anteriormente, você pode utilizar protetores ou colchas adaptadas para proteger a cama. Normalmente elas são vendidas em lojas especializadas em cama, mesa e banho e podem ser lavadas com frequência.

R: As camas box não possuem muitos detalhes estéticos. No máximo, podem variar de acordo com a sua cor. Se está com dúvidas de como combinar a cama com o restante do ambiente, basta escolher um opção de tons neutros e ela vai combinar com o quarto de acordo com os travesseiros e roupas de cama que você colocar.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados