Qual é o melhor conhaque de 2024?

by Taline Fontenele

Embora seja ideal para os dias frios, um bom conhaque não foi feito somente para ser degustado em pequenas doses após o jantar. Com um sabor forte e notas complexas, o conhaque pode ser utilizado também na preparação de drinks e em receitas culinárias doces e salgadas.

A bebida, obtida através da destilação do vinho, surgiu há cerca de 400 anos na região de Cognac, na França e por isso ganhou esse nome. A história nos conta que os navios dos países nórdicos que traziam sal para a França passaram a incluir vinhos no seu caminho de volta para casa, mas como a bebida não aguentava o tempo de viagem, os franceses perceberam que destilar o vinho não só aumentava o tempo de vida da bebida como também diminuía a quantidade de carga a ser carregada nos navios. Ou seja, mataram dois coelhos com uma só cajadada.

A eau de vie, ou água da vida em francês, é produzida a partir de 3 tipos de uvas específicas que são colhidas antes de amadurecerem: as Colombard, as Folle Blanche e as Pinot Blanche. Porém, em outras partes do mundo e especialmente no Brasil, também podemos obter o conhaque a partir da fermentação do suco de outras frutas como, por exemplo, a maçã.

E agora que você já sabe um pouco da história dessa bebida requintada, continue lendo nosso artigo para conhecer os melhores conhaques disponíveis no mercado e qual a melhor maneira de consumi-los.

Melhores conhaques do mercado atualmente

Clássico francês da região de Cognac
Seu corpo se mantém puro mesmo quando misturado ou com gelo
Tem aroma de uvas leves e é amadeirado com um toque de baunilha
Produzido na região ensolarada de Jerez, na Espanha
Destilado 100% de uva
Envelhecido pelo sistema de solera em barris de carvalho
Produzido em terras portuguesas, com tradição no processo de fabricação.
Envelhecido por no mínimo 6 meses em barril de carvalho
Ideal para fazer drinks ou beber no dia a dia
Famoso conhaque francês produzido na região de Cognac
Tem sabor de amêndoas queimadas combinadas com uvas frescas
Pode ser degustado puro, com gelo ou em drinks
Produzido aqui no Brasil, na região do Vale do São Francisco
Envelhecido por 15 anos em barris de carvalho pelo sistema de soleras
Possui gosto de amêndoas e frutas secas

Os 5 melhores conhaques de 2024

Martell VSOP Conhaque Francês 700ml Martell Sabor Conhaque 700 ml

Conhaque elegante, tradicional e um dos mais populares do mercado

Esse conhaque com envelhecimento de no mínimo 4 anos (VSOP) é feito a partir da mistura de conhaques vindos de 4 áreas tradicionais da região de Cognac, na França. O bisneto de Jean Martell, Fréderic, foi inclusive o primeiro a utilizar a classificação VSOP para definir o tempo de envelhecimento de um conhaque lá em meados dos anos 1830.

Essa bebida de cor dourada possui personalidade única, com um aroma levemente adocicado e traços de baunilha amadeirada devido ao seu longo tempo de envelhecimento. E, embora contenha notas de figo e açafrão, não sentimos muito o sabor de especiarias mantendo um paladar suave e redondo ao degustá-lo.

Com um teor alcoólico de 40%, esse conhaque é perfeito para ser degustado puro, com gelo, em drinks e até combinado com outras bebidas como café e chocolate quente.

O design de sua garrafa também foi pensado para os amantes de bebida e cai bem tanto na sua estante como para dar de presente a uma pessoa especial.

Vantagens


Tem o tempo mínimo de envelhecimento em barris de carvalho para garantir uma cor mais escura e consequentemente uma maior riqueza de sabores
Seu corpo tem um excelente equilíbrio e se mantém mesmo quando misturado ou com gelo
É feito de uvas francesas de 4 vinícolas que possuem anos de tradição

Desvantagens


O preço pode ser um pouco elevado quanto comparado a outras opções

Brandy de Jerez Osborne 700 Ml

Destilado espanhol produzido com as melhores uvas espanholas e envelhecimento pelo sistema único de soleira

Na região ensolarada do sul da Espanha e influenciada pela brisa do mar, produz-se o Brandy de Jerez cujo envelhecimento se dá pelo sistema único de solera em barris de carvalho – que também são utilizados para envelhecer whiskies.

Essa técnica também utilizada pelos portugueses consiste em armazenar os barris mais antigos próximos ao solo enquanto os mais novos ficam acima deles. Assim, conforme os barris se esvaziam, a camada de baixo logo é preenchida pelos barris que estavam acima deles.

O grupo Osborne possui uma qualidade conhecida internacionalmente e seu brandy de teor alcoólico de 45% tem uma coloração dourada e brilhante, é suave e adocicado e levemente picante ao final.

Você pode consumi-lo tanto puro quanto combinado com drinks e também com café e chocolate quente.

Vantagens


Utiliza o sistema de envelhecimento de solera que garante uma bebida encorpada e de qualidade indiscutível
Pode ser tomado puro ou adicionado em chocolate ou café quente
Tem um bom custo-benefício por se tratar de um produto importado e é encontrado com facilidade no mercado brasileiro

Desvantagens


Com um leve toque picante ao final e com maior teor alcóolico, se for bebê-lo puro, é indicado somente para quem já está familiarizado com a bebida

Conhaque Macieira 700Ml

100 anos de tradição em terras portuguesas

Há mais de 1 século, a empresa responsável pela produção do Conhaque Macieira foi fundada com o objetivo de comercializar vinho, destilados, azeites e vinagres. Como viram que aquelas terras portuguesas davam uvas de qualidade, 20 anos mais tarde começaram a produzir o seu próprio conhaque.

Essa empresa foi tão importante durante o final da 2º Guerra Mundial que foi responsável por suprir a demanda de conhaque não só da França, como também do Brasil e de outras partes do mundo.

Com um corpo médio, cor mais forte do que a do whisky, essa bebida é considerada uma aguardente envelhecida naturalmente por no mínimo 6 meses em barris de carvalho.

Com um teor alcoólico de 35%, o conhaque apresenta um paladar doce e sua coloração é consequência da adição de corante.

O Conhaque Macieira pode ser consumido puro, com gelo, em drinks e até ser utilizado em receitas doces e salgadas.

Seu custo-benefício é um dos melhores do mercado e inclusive chega até a ser mais barato do que conhaques produzidos nacionalmente.

Vantagens


Produzido com as melhores uvas portuguesas através do mesmo sistema há mais de 100 anos
Envelhecido em barris de carvalho por no mínimo 6 meses
Tem um valor bem acessível no mercado

Desvantagens


A adição de corante e açúcar a bebida diminui a percepção do gosto do álcool.

Hennessy Very Special 700 Ml

Da mesa da realeza britânica para nossas casas

Em 1817, o então futuro rei da Inglaterra, Jorge IV, pediu a Hennessy que produzisse uma bebida encorpada e muito especial. O pedido foi atendido e hoje temos no mercado uma versão moderna de um conhaque francês envelhecido por no mínimo 4 anos e cuja combinação conta com mais de 60 ingredientes, incluindo notas de cravo e canela.

Essa eau de vie, ou água de vida em francês, é produzida a partir de vinhos pertencentes a 4 regiões famosas da região de Cognac.

O sabor e o aroma é leve e adocicado e nota-se um toque amadeirado ao fundo com um toque de amêndoas. Pode ser consumido puro, com gelo ou em drinks.

Vantagens


É tradicionalmente produzido com uvas da região de Cognac que garantem um alto padrão de qualidade para a bebida
Para quem gosta de licores amadeirados, é um prazer degustar da combinação de mais de 60 ingredientes que forma um conhaque encorpado
Pode-se degusta-lo puro, com poucas pedras de gelo ou combinado em alguns drinks

Desvantagens


Por ser uma bebida tradicional e de marca bastante conhecida, seu valor pode não ser tão acessível a todos os bolsos

Brandy Miolo Imperial 750 ml

Conhaque brasileiro proveniente da região do Vale do São Francisco

Seguindo as tradições portuguesa e espanhola, esse brandy nacional é envelhecido em barris de carvalho por 15 anos utilizando-se o sistema de solera, que garante tradição e qualidade a bebida.

Com um teor alcóolico de cerca de 40%, essa opção de bebida nacional é encorpada, possui um aroma complexo com canela, mel e caramelo e tem paladar de amêndoas e frutas secas.

Esse conhaque pode ser degustado como aperitivo ou digestivo, acompanhado de uma entrada, um café ou até mesmo um cigarro para quem fuma.

Vantagens


É nacional e, portanto, é fácil de encontrar e não tem um preço tão elevado
Utiliza o sistema de envelhecimento de soleiras que é tradição em terras portuguesas e espanholas
Pode ser degustado sozinho ou como acompanhamento de algum prato, de uma xícara de café e de cigarro

Desvantagens


Para quem gosta de sentir o álcool da bebida pode se decepcionar um pouco pois esse conhaque não deixa o álcool muito evidente

Como escolher o melhor conhaque?

Agora que você já tem muitas opções de conhaque importados e até nacional, te ajudaremos a decidir qual é o melhor conhaque para você seguindo 5 principais critérios:

  1. Aroma e sabor
  2. Fabricante e origem do Conhaque
  3. Nível de envelhecimento do conhaque
  4. Teor alcoólico
  5. Valor

Vamos começar?

Aroma e Sabor do Conhaque

Analise entre os 5 principais tipos de conhaque qual é aquele que mais combina com o seu gosto: Cognac, Armagnac, Brandy, Grappa ou Calvado.

Cognac:

Vindo da região de Cognac e produzido a partir da destilação dupla do vinho de frutas brancas, essa é a versão tradicional da bebida que costuma agradar a um maior número de pessoas. É envelhecido em barris de carvalho por no mínimo 2 anos, mas temos registros de barris envelhecidos por 20 até 60 anos.

Armagnac:

Produzido com uvas de alta qualidade na região sul de Bordeaux, também na França, é destilado apenas uma vez e isso torna seu sabor mais intenso e persistente. Também envelhece em barris assim como o Cognac, mas ao contrário do seu primo, ele fica em torno de 4 anos descansando e já que seu sabor também não é tão leve, é indicado para quem já está acostumado a beber conhaques.

Brandy

É o conhaque mais popular de todos pois pode ser produzido com uvas de todos os lugares e não só da França. A única exigência é que seja produzido através da destilação de uvas e não de sucos fermentados de outras frutas.

O envelhecimento também se dá em barris semelhantes à produção francesa.

Seu sabor e aroma naturalmente irão variar de acordo com as características de cada produção.

Grappa

É uma das bebidas preferidas dos italianos e diferentes das outras citadas acima, podemos utilizar em sua produção não só a uva como também cascas e sementes e nem precisa ser a uva branca pois uvas tintas também são bem-vindas.

Possui um teor alcoólico que varia de 40% a 60% e, portanto, é indicada para quem já está familiarizado com a bebida. Pode ser envelhecida em barris de carvalho, mas depende de cada produção.

Calvado

Ainda proveniente da França, esse conhaque de aroma doce e floral é o mais indicado para quem combiná-lo com alguma comida ou até mesmo para quem fuma. Queijos, carnes, cigarros e charutos são bons acompanhantes dessa bebida. E dono de uma intensidade forte, é indicado para pessoas que já são acostumadas a beber conhaque.

Fabricante e Origem do conhaque

Muitas pessoas ficam presas ao teor alcoólico da bebida, mas isso é só um reflexo do tipo de processo que foi utilizado para produzi-la. Procure por conhaques que sejam produzidos por empresas já estabelecidas no mercado e que utilizam os melhores sistemas de envelhecimento do barril. Lembre-se que a adição de açúcar e de corante na bebida também vai interferir na qualidade dela então sempre cheque todas as informações antes de concluir a compra.

Tipo de envelhecimento do barril

Temos duas formas de envelhecer um barril de conhaque: utilizando o sistema de barris de carvalho ou o sistema de soleiras onde os barris mais velhos ficam acima do solo e embaixo dos barris mais novos.

Já quanto ao tempo de envelhecimento podemos encontrar:

V.S. ou Very Special ou 3 estrelas: Produz uma bebida mais suave que é envelhecida em barris de carvalho por no mínimo 2 anos.
V.S.O.P ou Very Special Old Pale: Com um tempo de envelhecimento acima de 4 anos, produz um conhaque de sabor mais intenso
X.O. ou Napoléon: Com um tempo mínimo de 10 anos de envelhecimento, produz uma bebida mais forte e amadeirada.

Teor alcoólico do Conhaque

Se você é iniciante no mundo do conhaque, talvez seja bom você começar com conhaques com um menor teor alcoólico para se acostumar ao gosto intenso da bebida. As graduações de álcool vão de 35% a 60% então consumam-na de acordo com a sua preferência e experiência.

Valor do Conhaque

Seja para degustar sozinho, acompanhado ou dar de presente, tenha em mente que os conhaques produzidos em regiões nobres e tradicionais não só da França quanto de outras partes da Europa terão o valor um pouco mais alto como algumas das opções que listamos aqui.

Isso varia desde o tipo de uva utilizado até o processo de envelhecimento do conhaque e dos demais custos de produção. Tem conhaques para todos os bolsos então faça sua escolha de acordo com o seu bolso.

Conclusão: O melhor Conhaque

Após analisar todas as informações desse artigo, nossa equipe escolheu o “Brandy de Jerez Osborne 700 Ml” como melhor escolha de conhaque.

O fato de ser produzido por uma empresa que tem tradição no mercado, utiliza uvas colhidas das melhores regiões da Espanha e ainda usa o sistema único de soleras para envelhecimento dos barris nos fez escolher este conhaque como a melhor opção dentre as que foram apresentadas.

E o último fato para essa escolha foi o fato desse conhaque ser bem acessível e até mais do que outras opções nacionais.

Mas e você? Você já experimentou ou tinha ouvido falar de alguma dessas opções?

Gostou de saber um pouco mais sobre o mundo dos conhaques? Se sim, aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos e compartilhe sua opinião conosco através dos comentários.

Perguntas Frequentes sobre o Conhaque

Leave a Comment