Qual é o melhor Cooktop para a sua cozinha?

by Carolina

Nossa recomendação

Cooktop Itatiaia

Melhor para o seu bolso

Cooktop Elétrico Agratto

Quem pensa que as mudanças tecnológicas não estão afetando os nossos eletrodomésticos está tremendamente enganado. A modernidade – tanto no campo da tecnologia quanto na arquitetura – chegou não só às comunicações, mas aos outros setores de nossas casas e vidas.

Até mesmo a maneira de cozinhar está mudando! E uma das novidades mais queridas e desejadas em nossas cozinhas é, sem sombra de dúvidas, o cooktop. Queridinho dos decoradores e entusiastas, os cooktops vêm ocupando cada vez mais espaço.

Qualquer pessoa que já tenha procurado imagens na internet ou folheando revistas de design já se deparou com os cooktops e percebeu como eles ocupam menos espaço e deixam o ambiente com uma cara muito mais moderna.

Porém, também são muitos os que têm dificuldade para escolher o seu primeiro cooktop. Afinal, quais características devemos avaliar. Sabendo de tudo isso, vamos analisar modelos e te mostrar como escolher o melhor cooktop para você.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas recomendações de cooktops.

Escolha Premium

Cooktop Midea Desea

Cooktop com visual bastante agradável e moderno, seu funcionamento é por indução e possui quatro bocas com nove diferentes opções de potência. Tem mecanismos de segurança que desligam o aparelho ao remover a panela e ainda vem com trava para crianças. Sua superfície é fácil de limpar e tem painel touch com as funções do aparelho.

Nossa recomendação

Cooktop Itatiaia

Mais semelhante a um fogão comum, esse cooktop funciona a gás e tem cinco bocas com trempes individuais e resistentes. Você pode controlar o fogo com os manípulos individuais que sinalizam a posição correspondente. Esse modelo apresenta a vantagem de poder ser utilizado com diferentes tipos de panelas. Além disso, o visual é simples, bonito e sofisticado.

Melhor para o seu bolso

Cooktop Elétrico Agratto

Trata-se de um cooktop realmente pequeno, de apenas duas bocas, excelente para quem mora sozinho. É fácil e prático de utilizar e você pode regular a temperatura através de um termostato. Apesar de também funcionar com energia elétrica, é menos sofisticado que o de indução e sua superfície demora mais para esfriar, além do consumo de energia ser maior.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui várias sugestões de capas que podem te interessar:

Melhor Cooktop

Nove opções de potência
Mecanismos de segurança
Fácil limpeza
Funciona a gás
Trempes individuais
Pode utilizar diferentes tipos de panelas
Menor preço
Portátil
Fácil de usar
Funciona a gás
Desligamento automático
Pode utilizar diferentes tipos de panelas
Regulação de temperatura ou potência
Pode programa tempo com timer Pequeno e leve

Mini Guia de Compra

O aproveitamento de espaço está sendo mais valorizado do que nunca, especialmente pela tendência de as pessoas viverem em apartamentos e casas menores.

Na verdade, mesmo quem mora em ambientes grandes quer que cada centímetro seja muito bem utilizado. Até porque isso deixa o cômodo com um aspecto muito mais amplo, limpo e moderno. Definitivamente não é à toa que os cooktops estão fazendo tanto sucesso.

Para escolher um bom cooktop não é preciso ter um enorme manual em mãos (ainda bem!), mas estar atento às vantagens e desvantagens de cada modelo disponível.

Nós temos opções que funcionam a gás, indução ou eletricidade em diferentes tamanhos e materiais. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens e é preciso escolher de acordo com as suas necessidades e os recursos disponíveis.

Vamos analisar agora alguns modelos de cooktops com todas as suas características e as vantagens (ou inconvenientes) que cada um deles pode oferecer. Depois, não deixe de olhar o nosso guia completo que vai te ajudar a escolher o melhor cooktop para a sua casa de acordo com o seu perfil.

Cooktop Midea Desea

O cooktop dos sonhos

Se você está procurando por um cooktop moderno, cheio de funcionalidades e que te entregue o máximo de qualidade nos mínimos detalhes, então você precisa conhecer esse modelo.

Ele é exatamente aquele tipo de cooktop que você vê nos programas de culinária: funcionamento por indução, ótimo controle de temperatura e um visual realmente moderno.

Esse cooktop vai agradar tanto os entusiastas da culinária quanto os mais exigentes com seus pratos.

Nesse cooktop você pode escolher entre 9 diferentes seleções de potência, que podem chegar até 3400 W. Com isso, é possível estabelecer com precisão a temperatura desejada para o tipo de alimento que está cozinhando em cada uma das 4 bocas que ele possui.

Você tem acesso a esses controles no painel touch do cooktop, que apresenta todas as opções disponíveis (além de ser bem bonito).  Por fim, a superfície deste cooktop é revestida com uma estrutura vitrocerâmica, que é bastante resistente e muito fácil de limpar.

Uma vez que ela se esfria rapidamente, mesmo que a comida derrame ela não vai ficar grudada. Na prática, isso significa que para limpar basta um pano úmido – ou no máximo um pouco de sabão neutro.

Como tudo tem os seus inconvenientes, esse cooktop também traz algumas desvantagens. A primeira delas é o preço salgado, que é um impedimento para muitas pessoas. Além disso, a tecnologia de indução exige um tipo de panela específico para funcionar corretamente.

Além disso, é importante lembrar dos gastos com energia elétrica.

Vantagens


Nove opções de potência
Mecanismos de segurança
Fácil limpeza
Painel touch
Até 3400 W de potência
Visual moderno

Desvantagens


Preço elevado
Precisa de panela específica
Depende de energia elétrica

Cooktop Itatiaia

Prático e moderno

Se engana quem acha que cooktops são apenas aqueles modelos “sem fogo” caros e que precisam de panelas especiais. Existem no mercado várias opções de cooktop que funcionam a gás, de modo semelhante a um fogão convencional e que podem ser bastante atraentes para o consumidor.

Esse modelo da Itatiaia é um exemplo que traz a praticidade de um fogão juntamente com aspecto moderno e economia de espaço. Ele funciona a gás e conta com 5 bocas e trempes individuais. Isso significa que você pode utilizar panelas comuns nele sem maiores problemas.

Além disso, esse tipo de construção torna o cooktop sensivelmente mais barato (basta comparar com o preço do modelo anterior). Também há a vantagem de você não ficar dependente da energia elétrica – que pode falhar, diga-se de passagem.

Essa opção também conta com mesa de vidro temperado e queimadores de alumínio, além das trempes em aço esmaltado. Tudo isso para te oferecer resistência e durabilidade.

Cada uma das bocas é controlada através de manípulos com sinalização de posição. Em relação ao aspecto visual, ele é simples e bonito e deve combinar com qualquer cozinha. Os cooktops a gás são mais econômicos pelo seu preço, não depender de energia elétrica ou de panelas especiais.

No entanto, eles perdem em facilidade de limpeza, recursos de segurança e controle de temperatura. Ele demora mais para esquentar e para esfriar e você não pode selecionar a potência exata desejada.

Esses pequenos defeitos, porém, não devem ser problema para quem já está acostumado ao fogão comum, sendo que esse cooktop é a melhor escolha por sua simplicidade e economia.

Vantagens


Funciona a gás
Trempes individuais
Pode utilizar diferentes tipos de panelas
Não depende de energia elétrica
Econômico
Materiais resistentes
Bom custo-benefício

Desvantagens


Mais difícil de limpar
Sem mecanismos de segurança
Menor controle de temperatura

Cooktop Elétrico Agratto

Tecnologia meio termo

Entre os sofisticados modelos por indução e os tradicionalismos a gás, existe o meio termo dos cooktops elétricos. Eles funcionam esquentando resistências semelhantes àquelas que temos em nossos chuveiros.

Uma das vantagens disso é o seu custo menor em relação aos modelos mais avançadosEsse modelo em particular também se destaca pela portabilidade. O cooktop da Agratto é leve e pode tranquilamente ser transportado para qualquer lugar.

Além disso, ele também é fácil de utilizar, bastando ligar o seu termostato, e limpar. Esse modelo também é uma ótima opção para pessoas que moram sozinhas e não cozinham muito – ao menos não pratos mais elaborados.

Por outro lado, seu consumo de energia elétrica é maior do que o dos outros modelos. Ele também não possui travas de segurança. Inclusive, demora para esfriar, o que pode aumentar a chance de acidentes. Mesmo assim, vale a pena dar uma olhada por ser a nossa sugestão de menor preço.

Vantagens


Menor preço
Portátil
Fácil de usar
Pequeno e leve
Fácil de limpar

Desvantagens


Consumo de energia
Sem travas de segurança
Demora para esfriar

Cooktop Brastemp

Opção a gás

Aqui temos mais uma opção de cooktop que funciona a gás, permitindo que você utilize panelas comuns nele sem maiores problemas.

Com ele você não fica dependente da energia elétrica – pode cozinhar mesmo que haja quedas de energiaAlém disso, ele possui um sistema de acendimento automático em que basta girar o botão para o fogo acender.

Apesar de, em geral, os cooktops a gás serem mais econômicos por não depender de energia elétrica ou de panelas especiais, esse daqui peca pelo preço – um pouco mais elevado do que outras opções semelhantes.

Assim como outros modelos a gás, esse daqui perde em facilidade de limpeza, recursos de segurança e controle de temperatura. Mesmo com essas falhas, esse é um cooktop que pode ser considerado no momento da compra devido a sua boa construção.

Vantagens


Funciona a gás
Trempes individuais
Pode utilizar diferentes tipos de panelas
Não depende de energia elétrica
Materiais resistentes

Desvantagens


Mais difícil de limpar
Sem mecanismos de segurança
Mais caro que outras opções semelhantes

Cooktop Perfect Cuisine Cadence

Culinária portátil

Uma das vantagens dos cooktops é oferecer diversas opções de tamanhos para você escolher. Esse da Cadence é uma interessante opção com apenas uma boca.

Se por um lado isso é uma grande limitação do quanto você pode cozinhar, por outro pode ser muito útil para quem mora sozinho ou pretende dar a ele um uso mais específico.

Aqui nós podemos destacar a portabilidade. Afinal, é um cooktop pequeno que funciona com tecnologia de indução – a base de energia elétrica.

Você pode levá-lo para a casa de amigos ou cozinhar na área externa da sua casa, o que pode ajudar muito no churrasco da família. Além disso, ele é leve e fácil de limpar.

Esse modelo também apresenta alguns recursos interessantes, como seleção de temperatura (de 60°C até 240°C) ou de potência (de 200W até 2000W) como você preferir.

Ele também possui trava de segurança e só funciona quando a panela estiver sobre a sua superfície. Além do mais, você pode programar o tempo de cozimento através de um timer.

Assim como ocorre com os outros cooktops por indução, você vai precisar de panelas específicas. Também deve-se levar em consideração o consumo de energia elétrica. Lembre-se de que esse modelo tem apenas uma boca, o que pode ser insuficiente em alguns casos.

Vantagens


Regulação de temperatura ou potência
Pode programa tempo com timer
Pequeno e leve
Trava de segurança
Portátil

Desvantagens


Só uma boca
Precisa de panela específica
Depende de energia elétrica

Guia do comprador

Qual a diferença entre um cooktop e um fogão comum?

O fogão comum é a melhor opção para cozinhas que não foram planejadas, uma vez que é possível mudá-lo de lugar. Ele também é mais barato e vem com um forno embutido.

o cooktop exige um ambiente já planejado, pois ele precisa ser instalado em uma bancada com resistência ao calor e à umidade e que já tenha um espaço separado para isso.

Os cooktops não possuem forno, que deve ser adquirido à parte. Eles podem funcionar a gás ou eletricidade (esses últimos podem ter sistema de indução).

De forma geral, são mais compactos, fáceis de limpar, eficientes e ajudam a economizar espaço. Devido a essas características, eles vêm chamando bastante atenção dos consumidores, mesmo com os seus inconvenientes no momento da instalação e os preços mais elevados.

Atualmente, nós já conseguimos encontrar alguns balcões pré-fabricados prontos para a instalação do cooktop. Esses balcões são muito úteis para quem não planejou a instalação quando foi montar sua cozinha e não deseja fazer uma reforma.

A instalação varia de acordo com o aparelho escolhido e normalmente o fabricante ou a loja responsável pela venda oferecem as instruções necessárias.

Tipos de cooktops disponíveis nos mercados

Podemos dividir os cooktops em três tipos:

  • Funcionamento a gás: Esse é muito intuitivo, pois funciona da mesma forma que o fogão tradicional. Com ele você consegue cozinhar mesmo se não houver energia elétrica disponível, além de ser, em geral, mais barato do que os outros modelos. Outra grande vantagem é que você pode usar qualquer tipo de panela nesse modelo. No entanto, ele demora para esquentar, não te permite um controle preciso da temperatura e nem tem mecanismos de segurança
  • Funcionamento elétrico: Esses modelos possuem discos de aquecimento semelhantes às resistências de chuveiros elétricos. Ele possui uma performance mais alta do que os fogões tradicionais, sendo o seu aquecimento mais rápido e a limpeza mais fácil. Porém, são um pouco mais caros, dependem de energia elétrica e demoram mais para esfriar. Sem contar que é recomendado que se utilize panelas mais resistentes no preparo dos alimentos
  • Funcionamento por indução: São as opções mais modernas e seguras presentes no mercado. Também funcionam com eletricidade, porém é um sistema mais sofisticado. Esse cooktop usa a eletricidade para criar um campo magnético que é transferido para o interior da panela, aquecendo os alimentos. Dessa forma a panela esquenta, mas o aparelho permanece frio. É muito eficiente, permite um controle preciso da temperatura e minimiza acidentes, já que o aquecimento só funciona quando a panela está posicionada. No entanto, depende de energia elétrica, é mais caro e precisa de panelas específicas para funcionar.

Tamanho e construção

Existem cooktops de vários tamanhos no mercado, podendo vários modelos portáteis com apenas uma boca até versões enormes para cozinhas amplas. É preciso avaliar o espaço que você tem disponível, além do design desejado.

Afinal, você pode encontrar modelos disponíveis nos mais diversos formatos. Por isso é importante fazer o planejamento da cozinha antes da compra. Quanto à construção, é realmente importante observar o acabamento.

Existem os tradicionais modelos inox, que você já encontra em fogões tradicionais, e outros em vidro temperado, que são bem resistentes e de fácil limpeza. Uma alternativa que tem ganhado atenção é a vitrocerâmica, mais resistente e durável que as outras, é o que temos de mais moderno no momento.

Outras funções do seu interesse

Alguns fabricantes colocam funções especiais em seus cooktops para chamar a atenção dos consumidores. Nós encontramos aparelhos com timers, desligamento automático, acendimento automático, painel touch, controles por temperatura ou potência e vários outros para atender desejos e necessidades específicas.

Observe também esses fatores antes da compra, porque a depender dos seus hábitos eles podem te ajudar bastante.

Conclusão

Os novos padrões de design de interiores não nasceram apenas por questões estéticas, mas também para ampliar o ambiente e facilitar a limpeza.

Nesse cenário, os cooktops não são somente aliados dos arquitetos, mas também verdadeiras ferramentas tecnológicas para quem cozinha.

Escolher o modelo adequado para você pode alterar (para melhor) a forma como prepara os seus alimentos. Quando consideramos o custo-benefício, a melhor escolha é o Cooktop Itatiaia, por sua praticidade e custo-benefício.

Com ele você não depende de energia elétrica, tem um processo de instalação mais simples. Além disso, são 5 bocas disponíveis para o preparo dos alimentos, sua construção é bonita e resistente e aceita o uso de qualquer panela.

Pode não ser o mais tecnológico de todos, mas com certeza é o mais prático. Já escolheu seu cooktop? Está pensando em ter uma cozinha planejada? Conta para a gente nos comentários!

F.A.Q.

Leave a Comment