Qual é o melhor Cooktop para a sua cozinha?

Quem pensa que as mudanças tecnológicas não estão afetando os nossos eletrodomésticos está tremendamente enganado. A modernidade – tanto no campo da tecnologia quanto na arquitetura – chegou não só às comunicações, mas aos outros setores de nossas casas e vidas.

Até mesmo a maneira de cozinhar está mudando! E uma das novidades mais queridas e desejadas em nossas cozinhas é, sem sombra de dúvidas, o cooktop. Queridinho dos decoradores e entusiastas, os cooktops vêm ocupando cada vez mais espaço.

Qualquer pessoa que já tenha procurado imagens na internet ou folheando revistas de design já se deparou com os cooktops e percebeu como eles ocupam menos espaço e deixam o ambiente com uma cara muito mais moderna.

Porém, também são muitos os que têm dificuldade para escolher o seu primeiro cooktop. Afinal, quais características devemos avaliar. Sabendo de tudo isso, vamos analisar modelos e te mostrar como escolher o melhor cooktop para você.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas recomendações de cooktops.

Escolha Premium

Cooktop com visual bastante agradável e moderno, seu funcionamento é por indução e possui quatro bocas com nove diferentes opções de potência. Tem mecanismos de segurança que desligam o aparelho ao remover a panela e ainda vem com trava para crianças. Sua superfície é fácil de limpar e tem painel touch com as funções do aparelho.

Nossa recomendação

Mais semelhante a um fogão comum, esse cooktop funciona a gás e tem cinco bocas com trempes individuais e resistentes. Você pode controlar o fogo com os manípulos individuais que sinalizam a posição correspondente. Esse modelo apresenta a vantagem de poder ser utilizado com diferentes tipos de panelas. Além disso, o visual é simples, bonito e sofisticado.

Melhor para o seu bolso

Trata-se de um cooktop realmente pequeno, de apenas duas bocas, excelente para quem mora sozinho. É fácil e prático de utilizar e você pode regular a temperatura através de um termostato. Apesar de também funcionar com energia elétrica, é menos sofisticado que o de indução e sua superfície demora mais para esfriar, além do consumo de energia ser maior.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui várias sugestões de capas que podem te interessar:

Melhor Cooktop

Índice

Mini Guia de Compra

O aproveitamento de espaço está sendo mais valorizado do que nunca, especialmente pela tendência de as pessoas viverem em apartamentos e casas menores.

Na verdade, mesmo quem mora em ambientes grandes quer que cada centímetro seja muito bem utilizado. Até porque isso deixa o cômodo com um aspecto muito mais amplo, limpo e moderno. Definitivamente não é à toa que os cooktops estão fazendo tanto sucesso.

Para escolher um bom cooktop não é preciso ter um enorme manual em mãos (ainda bem!), mas estar atento às vantagens e desvantagens de cada modelo disponível.

Nós temos opções que funcionam a gás, indução ou eletricidade em diferentes tamanhos e materiais. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens e é preciso escolher de acordo com as suas necessidades e os recursos disponíveis.

Vamos analisar agora alguns modelos de cooktops com todas as suas características e as vantagens (ou inconvenientes) que cada um deles pode oferecer. Depois, não deixe de olhar o nosso guia completo que vai te ajudar a escolher o melhor cooktop para a sua casa de acordo com o seu perfil.

Cooktop Midea Desea – O cooktop dos sonhos

Se você está procurando por um cooktop moderno, cheio de funcionalidades e que te entregue o máximo de qualidade nos mínimos detalhes, então você precisa conhecer esse modelo.

Ele é exatamente aquele tipo de cooktop que você vê nos programas de culinária: funcionamento por indução, ótimo controle de temperatura e um visual realmente moderno.

Esse cooktop vai agradar tanto os entusiastas da culinária quanto os mais exigentes com seus pratos.

Nesse cooktop você pode escolher entre 9 diferentes seleções de potência, que podem chegar até 3400 W. Com isso, é possível estabelecer com precisão a temperatura desejada para o tipo de alimento que está cozinhando em cada uma das 4 bocas que ele possui.

Você tem acesso a esses controles no painel touch do cooktop, que apresenta todas as opções disponíveis (além de ser bem bonito).  Por fim, a superfície deste cooktop é revestida com uma estrutura vitrocerâmica, que é bastante resistente e muito fácil de limpar.

Uma vez que ela se esfria rapidamente, mesmo que a comida derrame ela não vai ficar grudada. Na prática, isso significa que para limpar basta um pano úmido – ou no máximo um pouco de sabão neutro.

Como tudo tem os seus inconvenientes, esse cooktop também traz algumas desvantagens. A primeira delas é o preço salgado, que é um impedimento para muitas pessoas. Além disso, a tecnologia de indução exige um tipo de panela específico para funcionar corretamente.

Além disso, é importante lembrar dos gastos com energia elétrica.

Cooktop Itatiaia – Prático e moderno

Se engana quem acha que cooktops são apenas aqueles modelos “sem fogo” caros e que precisam de panelas especiais. Existem no mercado várias opções de cooktop que funcionam a gás, de modo semelhante a um fogão convencional e que podem ser bastante atraentes para o consumidor.

Esse modelo da Itatiaia é um exemplo que traz a praticidade de um fogão juntamente com aspecto moderno e economia de espaço. Ele funciona a gás e conta com 5 bocas e trempes individuais. Isso significa que você pode utilizar panelas comuns nele sem maiores problemas.

Além disso, esse tipo de construção torna o cooktop sensivelmente mais barato (basta comparar com o preço do modelo anterior). Também há a vantagem de você não ficar dependente da energia elétrica – que pode falhar, diga-se de passagem.

Essa opção também conta com mesa de vidro temperado e queimadores de alumínio, além das trempes em aço esmaltado. Tudo isso para te oferecer resistência e durabilidade.

Cada uma das bocas é controlada através de manípulos com sinalização de posição. Em relação ao aspecto visual, ele é simples e bonito e deve combinar com qualquer cozinha. Os cooktops a gás são mais econômicos pelo seu preço, não depender de energia elétrica ou de panelas especiais.

No entanto, eles perdem em facilidade de limpeza, recursos de segurança e controle de temperatura. Ele demora mais para esquentar e para esfriar e você não pode selecionar a potência exata desejada.

Esses pequenos defeitos, porém, não devem ser problema para quem já está acostumado ao fogão comum, sendo que esse cooktop é a melhor escolha por sua simplicidade e economia.

Cooktop Elétrico Agratto – Tecnologia meio termo

Entre os sofisticados modelos por indução e os tradicionalismos a gás, existe o meio termo dos cooktops elétricos. Eles funcionam esquentando resistências semelhantes àquelas que temos em nossos chuveiros.

Uma das vantagens disso é o seu custo menor em relação aos modelos mais avançados. Esse modelo em particular também se destaca pela portabilidade. O cooktop da Agratto é leve e pode tranquilamente ser transportado para qualquer lugar.

Além disso, ele também é fácil de utilizar, bastando ligar o seu termostato, e limpar. Esse modelo também é uma ótima opção para pessoas que moram sozinhas e não cozinham muito – ao menos não pratos mais elaborados.

Por outro lado, seu consumo de energia elétrica é maior do que o dos outros modelos. Ele também não possui travas de segurança. Inclusive, demora para esfriar, o que pode aumentar a chance de acidentes. Mesmo assim, vale a pena dar uma olhada por ser a nossa sugestão de menor preço.

Cooktop Brastemp – Opção a gás

Aqui temos mais uma opção de cooktop que funciona a gás, permitindo que você utilize panelas comuns nele sem maiores problemas.

Com ele você não fica dependente da energia elétrica – pode cozinhar mesmo que haja quedas de energia. Além disso, ele possui um sistema de acendimento automático em que basta girar o botão para o fogo acender.

Apesar de, em geral, os cooktops a gás serem mais econômicos por não depender de energia elétrica ou de panelas especiais, esse daqui peca pelo preço – um pouco mais elevado do que outras opções semelhantes.

Assim como outros modelos a gás, esse daqui perde em facilidade de limpeza, recursos de segurança e controle de temperatura. Mesmo com essas falhas, esse é um cooktop que pode ser considerado no momento da compra devido a sua boa construção.

Cooktop Perfect Cuisine Cadence – Culinária portátil

Uma das vantagens dos cooktops é oferecer diversas opções de tamanhos para você escolher. Esse da Cadence é uma interessante opção com apenas uma boca.

Se por um lado isso é uma grande limitação do quanto você pode cozinhar, por outro pode ser muito útil para quem mora sozinho ou pretende dar a ele um uso mais específico.

Aqui nós podemos destacar a portabilidade. Afinal, é um cooktop pequeno que funciona com tecnologia de indução – a base de energia elétrica.

Você pode levá-lo para a casa de amigos ou cozinhar na área externa da sua casa, o que pode ajudar muito no churrasco da família. Além disso, ele é leve e fácil de limpar.

Esse modelo também apresenta alguns recursos interessantes, como seleção de temperatura (de 60°C até 240°C) ou de potência (de 200W até 2000W) como você preferir.

Ele também possui trava de segurança e só funciona quando a panela estiver sobre a sua superfície. Além do mais, você pode programar o tempo de cozimento através de um timer.

Assim como ocorre com os outros cooktops por indução, você vai precisar de panelas específicas. Também deve-se levar em consideração o consumo de energia elétrica. Lembre-se de que esse modelo tem apenas uma boca, o que pode ser insuficiente em alguns casos.

Guia do comprador

Qual a diferença entre um cooktop e um fogão comum?

O fogão comum é a melhor opção para cozinhas que não foram planejadas, uma vez que é possível mudá-lo de lugar. Ele também é mais barato e vem com um forno embutido.

o cooktop exige um ambiente já planejado, pois ele precisa ser instalado em uma bancada com resistência ao calor e à umidade e que já tenha um espaço separado para isso.

Os cooktops não possuem forno, que deve ser adquirido à parte. Eles podem funcionar a gás ou eletricidade (esses últimos podem ter sistema de indução).

De forma geral, são mais compactos, fáceis de limpar, eficientes e ajudam a economizar espaço. Devido a essas características, eles vêm chamando bastante atenção dos consumidores, mesmo com os seus inconvenientes no momento da instalação e os preços mais elevados.

Atualmente, nós já conseguimos encontrar alguns balcões pré-fabricados prontos para a instalação do cooktop. Esses balcões são muito úteis para quem não planejou a instalação quando foi montar sua cozinha e não deseja fazer uma reforma.

A instalação varia de acordo com o aparelho escolhido e normalmente o fabricante ou a loja responsável pela venda oferecem as instruções necessárias.

 

Tipos de cooktops disponíveis nos mercados

 

Podemos dividir os cooktops em três tipos:

Tamanho e construção

Existem cooktops de vários tamanhos no mercado, podendo vários modelos portáteis com apenas uma boca até versões enormes para cozinhas amplas. É preciso avaliar o espaço que você tem disponível, além do design desejado.

Afinal, você pode encontrar modelos disponíveis nos mais diversos formatos. Por isso é importante fazer o planejamento da cozinha antes da compra. Quanto à construção, é realmente importante observar o acabamento.

Existem os tradicionais modelos inox, que você já encontra em fogões tradicionais, e outros em vidro temperado, que são bem resistentes e de fácil limpeza. Uma alternativa que tem ganhado atenção é a vitrocerâmica, mais resistente e durável que as outras, é o que temos de mais moderno no momento.

Outras funções do seu interesse

Alguns fabricantes colocam funções especiais em seus cooktops para chamar a atenção dos consumidores. Nós encontramos aparelhos com timers, desligamento automático, acendimento automático, painel touch, controles por temperatura ou potência e vários outros para atender desejos e necessidades específicas.

Observe também esses fatores antes da compra, porque a depender dos seus hábitos eles podem te ajudar bastante.

Conclusão

Os novos padrões de design de interiores não nasceram apenas por questões estéticas, mas também para ampliar o ambiente e facilitar a limpeza.

Nesse cenário, os cooktops não são somente aliados dos arquitetos, mas também verdadeiras ferramentas tecnológicas para quem cozinha.

Escolher o modelo adequado para você pode alterar (para melhor) a forma como prepara os seus alimentos. Quando consideramos o custo-benefício, a melhor escolha é o Cooktop Itatiaia, por sua praticidade e custo-benefício.

Com ele você não depende de energia elétrica, tem um processo de instalação mais simples. Além disso, são 5 bocas disponíveis para o preparo dos alimentos, sua construção é bonita e resistente e aceita o uso de qualquer panela.

Pode não ser o mais tecnológico de todos, mas com certeza é o mais prático. Já escolheu seu cooktop? Está pensando em ter uma cozinha planejada? Conta para a gente nos comentários!

F.A.Q.

Nos modelos a gás pode ser utilizado qualquer tipo de panela, assim como nos fogões tradicionais. Nos elétricos é melhor usar aquelas que possuem um fundo reforçado (com ferro ou aço, por exemplo) e de preferência plano. Já os cooktops que aquecem por indução só funcionam em panelas de fundo magnetizado.

Um truque muito popular para descobrir se a panela é magnetizada é colocar um imã em seu fundo, pelo lado de fora – se grudar, pode ser usada no cooktop de indução. No entanto, é importante frisar que o certo é você se certificar que a panela é apropriada para o seu cooktop antes de comprá-la.

O principal cuidado é garantir que a instalação seja feita por pessoas qualificadas. Depois disso, você só precisa se preocupar com a limpeza: sempre espere o cooktop esfriar antes de limpá-lo e, caso seja elétrico ou de indução, utilize apenas esponja macia ou pano umedecido, detergente neutro e um pouco de água.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados