Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Como você provavelmente já sabe, um dos lugares mais frequentados da casa é a cozinha. Por isso, sua decoração deve atrelar além de beleza também funcionalidade e praticidade.
E atualmente, um modelo de cozinha que tem conseguido trazer todos estes diferenciais e muito mais é o modelo de cozinha americana. Por isso, este modelo de cozinha tem se tornado atualmente a nossa preferência nacional.
Segundo dados da Construtora Living, por exemplo, 85% das pessoas que procuram imóveis para comprar preferem esse tipo de cozinha.
E se você procura implementar este modelo de cozinha na sua casa e gostaria de conhecer alguns dos principais modelos, basta acompanhar a leitura deste artigo até o final.
Neste artigo iremos te mostrar alguns dos principais modelos de cozinha americana para você implementar em sua residência.
Além disso, também iremos te passar algumas dicas essenciais para te ajudar na escolha da decoração da sua cozinha.
Vamos lá?
Índice
Cozinha americana: Entenda como um modelo americano de cozinha acabou se tornando a nossa preferência nacional
Como foi falado anteriormente, a cozinha é um dos lugares mais frequentados da casa.
Porém, com o crescimento das residências cada vez menores, a cozinha americana, principalmente a cozinha americana pequena, tem se tornado uma tendência nos últimos anos.
Antes era algo considerado comum deixar as cozinhas restritas, fechadas e isoladas.
Mas com o passar do tempo e as necessidades da vida moderna, esse conceito caiu em desuso e, junto com a arquitetura moderna, surgiram também as cozinhas integradas.
Isso porque este modelo de cozinha permite uma maior integração, levando amplitude espacial sem a necessidade de derrubar paredes.
E por isso, apesar da referência a um estilo gringo, a cozinha americana caiu no gosto popular dos brasileiros e hoje em dia já é praticamente uma unanimidade por aqui.
Conheça agora mais a fundo qual é o conceito correto de uma cozinha americana.
Cozinha americana – Entenda o seu conceito
Para quem não entende muito bem o conceito, a cozinha Americana, é um tipo de cozinha integrada com outros ambientes da casa, geralmente a sala de estar ou a sala de jantar.
Para este modelo de cozinha não existem portas, nem paredes. Tudo é parte de um mesmo espaço.
Além disso, uma outra característica bem marcante das cozinhas americanas é o balcão (ou bancada).
É justamente sobre ele que tudo acontece: as refeições, o preparo dos alimentos e até a decoração da cozinha
Como você pode perceber, esse tipo de cozinha possui diferenciais muito interessantes e você vai conhecer agora também algumas das principais vantagens deste modelo de cozinha, confira agora:
Vantagens da cozinha americana
Integração
Como foi falado anteriormente, um dos grandes diferenciais da cozinha americana é o fato dela poder propiciar mais integração e uma maior interação social.
Com este modelo de cozinha você não precisará mais cozinhar ou mesmo preparar os alimentos sozinho, sem interagir com os convidados.
Pelo contrário, a cozinha Americana nos permite cozinhar em meio a um bate papo descontraído e divertido, por exemplo.
Amplitude
Um outro grande diferencial do modelo de cozinha americana é a sensação de amplitude que ela oferece.
Neste caso, por não possui paredes, esse tipo de cozinha proporciona cômodos mais amplos, arejados e visualmente maiores.
Ou seja, trata-se do ambiente perfeito para casas e apartamentos pequenos.
Praticidade
Além de todos os benefícios que citamos anteriormente, a cozinha americana é muito prática e funcional, perfeita para quem tem uma vida corrida e agitada.
O que acontece porque a cozinha americana nos permite preparar refeições rápidas sobre o balcão, além da facilidade de preparar alimentos tendo tudo bem a mão.
Porém, aqui cabe frisar novamente que, apesar da integração, não é preciso que as decorações desses ambientes sejam iguais, afinal são funções e cômodos diferentes que consequentemente permitem um contraste visual.
Você pode, por exemplo, deixar a sala em um tom mais neutro e na cozinha utilizar um tom diferente.
Neste caso, para criar a continuidade visual, basta utilizar o mesmo piso, deixando a delimitação com o forro de gesso.
Bom, como você pode perceber, a cozinha americana traz realmente uma série de vantagens e benefícios para nossa residência.
Porém, como você provavelmente também já sabe, nem tudo é perfeito, e apesar das suas vantagens sempre encontramos algumas desvantagens.
Neste caso, com a cozinha americana não seria diferente e acaba sendo muito importante ter todas elas em mente na hora de bater o martelo e tomar sua decisão.
Conheça agora algumas das principais desvantagens deste tipo de modelo de cozinha.
Desvantagens da cozinha americana
Odores em quase todos os ambientes que integram o espaço
Podemos dizer que uma das principais desvantagens desse tipo de cozinha é que os odores, fumaça e gordura não ficam mais restritos apenas a cozinha, mas a todos os ambientes que integram o espaço.
Por isso, você vai ter que saber lidar com o cheiro de fritura invadindo a sala.
Porém, fique tranquila(o) pois existe uma solução para isso e o nome dela é coifa.
A bagunça pode impactar no visual dos demais ambientes da casa
Além do exemplo que citamos anteriormente, uma outra desvantagem é que a integração acaba revelando aquela baguncinha que toda cozinha tem, como a louça suja na pia, as embalagens de comida e a lixeira, impactando no visual dos demais ambientes da casa.
Por isso, o recomendado é que você sempre procure manter a cozinha sempre limpa e organizada.
Citamos também anteriormente como uma das vantagens da cozinha americana, o fato dela poder aumentar a sensação de espaço.
Porém, apesar disso, não podemos esquecer de frisar que, mesmo que a cozinha americana possa aumentar a sensação de espaço, por outro lado, a área para armários tende a diminuir.
Por isso, é tão importante um bom projeto de interiores para abrigar bem o espaço de modo bonito e funcional, ainda mais quando se utilizam bancos altos em frente ao balcão da cozinha americana.
Além disso, a escolha do modelo correto e ideal para o seu ambiente faz toda a diferença.
Para te ajudar, conheça agora os principais modelos de cozinha americana que temos hoje no mercado.
Principais Modelos de Cozinha Americana
Modelos de cozinha planejada: Mais espaço com armários sob medida
Este modelo de cozinha é ideal para ambientes que possuem um espaço apertado. Isso porque este modelo de cozinha planejada garante que todos os espaços da sua cozinha sejam 100% aproveitados.
O interessante também deste modelo de cozinha é que você pode escolher todos os detalhes de acordo com a sua necessidade.
Você pode escolher desde a quantidade de armários, gavetas, balcão. Neste caso, tudo é feito pensando em como o modelo de cozinha será funcional para você. Você pode, inclusive, escolher até mesmo onde colocar o forno elétrico ou a churrasqueira elétrica.
Porém, cabe frisar que, por ser um serviço mais personalizado, os modelos de cozinha planejada costumam demorar mais para ficarem prontos.
O prazo pode variar de acordo com a loja que você encomendou os móveis planejados para cozinha. Por isso, o indicado é que você compre os modelos de cozinha planejada com antecedência.
Modelos de cozinha americana planejada com janela: ideal para cozinhas pequenas
Um bom modelo de cozinha americana planejada é o que possui janela, sobretudo no lado onde está a pia.
Trata-se de um tipo de estrutura muito comum aqui no Brasil, porém que ainda gera algumas dúvidas de como este pode se tornar um projeto diferenciado.
Uma janela na cozinha acaba sendo ideal para garantir ventilação, bem como favorecer a entrada de luz natural.
Porém, para que ela não atrapalhe na hora de pensar nos planejados, o recomendo é que você a adeque ao espaço, colocando armários transparentes ou prateleiras a sua frente ou logo acima.
Além disso, uma outra sugestão é que você a deixe livre, permitindo que a iluminação ajude na ampliação do espaço visualmente.
Essa dica é ideal para cozinhas pequenas, que inclusive ficam melhores com mobílias totalmente brancas ou em outras cores clarinhas monocromáticas.
Modelos de cozinha modulada: Cozinha completa no lugar que você quiser
Um dos grandes diferenciais da cozinha modulada é que você pode comprá-la pronta, podendo neste caso, montá-la no lugar que quiser da sua casa.
E outro grande diferencial é que você não precisa esperar muito tempo para recebê-la, e você pode escolher seu modelo de cozinha completa com mais facilidade.
Não podemos esquecer de frisar também que comprar os modelos de cozinha planejada é muito mais econômico.
Além disso, o truque para acertar nesses modelos de cozinha é tirar todas as medidas de onde você pretende colocar os armários e escolher uma que seja adequada.
Modelos de cozinha americana com ilha
Outro modelo de cozinha bastante conhecido por ser o sonho de consumo de muitas pessoas é o modelo de cozinha americana com ilha. Trata-se de um modelo de cozinha cheio de estilo e super moderno.
Esse tipo de cozinha traz uma bancada central, conhecida como ilha, e que pode ser usada para dispor o cooktop, máquina de café expresso a pia e, ainda, servir como armário e oferecer nichos e prateleiras.
Porém, não podemos esquecer de destacar um pequeno problema que este tipo de modelo de cozinha pode trazer.
Neste caso, o problema é que para ter esse tipo de cozinha você vai precisar contar com, pelo menos, 9 metros quadrados. Menos do que isso, a cozinha perde espaço e funcionalidade.
Modelos de cozinha americana em L
Outro modelo de cozinha americana muito desejado pelos brasileiros é o modelo de cozinha americana em L.
Neste caso, os móveis planejados acabam sendo ótimas opções para quem precisa investir nos modelos de cozinha em L, ou cozinha de canto (caso prefiram).
Porém, será necessário otimizar os espaços para esse tipo de cozinha. Neste caso, ao contrário do móveis lineares, é preciso calcular como cada porta abrirá, de forma de que uma não bata na outra. O que acaba atrapalhando um pouco.
Porém, podemos dizer que a vantagem da cozinha em L é que você pode deixar o meio livre para investir nas ilhas e em balcões lindos.
Modelos de cozinha americana em U
Um outro modelo de cozinha americana pequena que é conhecido por otimizar os espaços é a de cozinha em U.
Trata-se de um modelo de cozinha que pode aproveitar as 3 paredes da cozinha. Por isso, o recomendado é que você tenha cuidado na hora de montá-la. Neste caso, será preciso pensar em todos os detalhes para você tenha bastante praticidade ao circular pela cozinha no dia a dia.
Modelos de cozinha americana com balcão ou bancada
Modelo de cozinha conhecido também cozinha parcialmente integrada, a cozinha com balcão ou bancada pode receber o balcão de alvenaria com tampo de madeira ou pedra, de acordo com o projeto.
O que geralmente, nesses casos, utilizam-se banquetas altas para acompanhar a altura do balcão.
Neste caso, para quem está pensando em integrar a cozinha com a sala de jantar pode aproveitar o balcão para acoplar a mesa.
Para te ajudar também a escolher modelo de cozinha ideal para o seu ambiente, separamos algumas dicas para montar a sua cozinha americana.
Conheça agora:
Principais dicas para montar a cozinha americana
Avalie a estrutura e planeje-se corretamente
Independentemente, se você mora em uma casa ou apartamento antigo, a primeira coisa que você deverá fazer é contar com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro para determinar se a estrutura da casa permite a retirada de uma ou mais paredes para a construção da cozinha americana.
Neste caso, depois de verificado as possibilidades estruturais, você pode começar o planejamento da cozinha americana.
E para isso, você deverá determinar as necessidades dos moradores da casa e como a cozinha pode atender a todos de modo prático e eficaz.
O que significa, entre outras coisas, avaliar a necessidade de um balcão ou da integração com mais de um ambiente, além da sala de jantar, por exemplo.
Aproveite os espaços inferiores
Para ficar bem organizada, a cozinha americana precisará contar com espaços bem planejados para o armazenamento de alimentos, louças e utensílios.
Neste caso, a ausência de paredes acaba eliminando também os famosos armários aéreos e isso pode ser um problema para quem tem muito o que guardar.
Por isso, é que a dica é você aproveite os espaços inferiores, especialmente sob o balcão e a ilha para criar prateleiras, nichos e armários.
Como escolher a melhor decoração para cozinha americana
Dependendo do tipo de projeto que você deseja criar, a decoração da sua cozinha americana poderá resultar em algumas dores de cabeça.
Por isso, muitas pessoas ficam na dúvida se devem ou não combinar a decoração entre os ambientes.
Neste caso, é importante frisar que, nem todos os ambientes e espaços modernos e arrojados precisam seguir uma combinação à risca.
Porém, se você prefere, por exemplo, um estilo mais clássico e elegante, a padronização é mais indicada.
Para te ajudar, separamos algumas dicas que irão te ajudar na escolha da decoração da sua cozinha americana.
Qual o piso ideal para cozinha americana?
O primeiro ponto que precisamos destacar é que, o piso da cozinha americana pode ou não ser o mesmo da sala de estar e da sala de jantar.
Neste caso, a diferença está na percepção final do projeto.
Um ambiente integrado com o mesmo piso, por exemplo, reforça a sensação de amplitude e confere continuidade visual aos espaços.
No entanto, um piso diferenciado entre a cozinha e os demais ambientes provoca uma ruptura no padrão visual e, consequentemente, pode ser usado para demarcar visualmente o espaço pertencente a cozinha.
Além disso, não podemos deixar de destacar que o piso frio tipo porcelanato, é a melhor escolha, pois é de fácil limpeza.
Além dele, outra opção é o piso vinílico, muito utilizado atualmente pela praticidade.
Que revestimento usar na cozinha americana?
Hoje, felizmente, temos muitas opções de revestimentos que podem atender a cozinha e a sala, como por exemplo, porcelanatos, pedras ou até madeira para área molhada, que pode ser utilizada em ambos os ambientes.
Neste caso, uma informação muito importante na hora de escolher o revestimento ideal para as paredes, e que poucos se atentam, é que não necessariamente todo o revestimento da cozinha deve ser impermeável.
Estes tipos de revestimento devem ser reservados apenas nas áreas atrás do fogão e da pia.
Dessa forma, o morador terá mais opções para sua escolha, entre elas os adesivos de parede, pintura de quadro negro, entre outras.
Qual são cores ideais para usar na cozinha americana?
Apesar de aconselhável que você combine cores que se complementam, seja pelo contraste, seja pelo tom sobre tom, a paleta de cores da cozinha não precisa ser a mesma da sala e vice-versa.
Neste caso, uma boa dica é que você pincele os detalhes da cor usada em um ambiente no outro.
Digamos, por exemplo, que a cor que se predomina na sala é o azul, você pode salpicar pontos de azul na cozinha, mesmo que ela seja branca e preta.
Qual é a Iluminação ideal para usar na cozinha americana?
Além dos detalhes que citamos anteriormente, o projeto de iluminação é outro ponto que também gera algumas dúvidas.
Por isso, o recomendado é que você aposte em uma iluminação mais reforçada na cozinha, já que ali você precisa manusear alimentos e preparar refeições e, para a sala de estar, o recomendado é que você invista em uma luz mais amena e suave, ideal para relaxar e descansar.
Além disso, entre os cômodos a dica é usar pendentes, pois eles serão responsáveis pela transição de luz entre os ambientes.
Uau, quantas dicas não é mesmo?
Neste artigo você conheceu muitas dicas interessantes sobre cozinhas americanas.
E aí? Que tal então se inspirar nelas para montar seu próprio projeto de decoração?
Recomendamos também que você aproveite para ler outros artigos relacionados.
Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!
Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.
Até a próxima!