Estando entre os suplementos mais pesquisados em todo o mundo, a Creatina é uma das principais fontes de energia para treinos de alto desempenho, além de atuar como uma boa suplementação para pessoas com sarcopenia (processo de perda de massa magra) e atletas que precisam de biodisponibilidade ágil.
A verdade é que embora o seu uso tenha crescido bastante no mercado de suplementação alimentar, ainda há muitas pessoas que desconhecem os seus benefícios e a sua importância para o bom funcionamento dos músculos, apesar de já existirem diversos estudos que comprovam a sua eficácia no nosso metabolismo.
Produzida naturalmente pelo nosso corpo, a Creatina já é encontrada no sistema esquelético, mas a sua suplementação é indispensável para obter o máximo da capacidade no ganho de força e no próprio processo de hipertrofia, seja em exercícios de musculação, na corrida ou em outras modalidades esportivas.
Recomendada por diversos nutricionistas, ela pode ser o grande diferencial na busca pelo corpo ideal ou para chegar no pódio de uma competição. Criamos este guia de compra com tudo o que você precisa saber sobre esta substância, trazendo dicas sobre como ela atua no nosso corpo e como escolher o produto ideal para a sua suplementação.
Recomendações
Para te auxiliar na busca pelo produto ideal, criamos uma lista com os três melhores suplementos de creatina que encontramos, considerando custo-benefício, grau de pureza e a sua formulação!
Escolha Premium
Creatine Micronized (300g), OPTIMUM NUTRITION, 100 servings (pack of 1)
Com a mais rápida absorção, a creatina micronizada é um dos componentes mais recomendados para compor a suplementação de atletas de alto impacto, que necessitam de explosões de força mais ágeis durante os treinos. Este pote contém 300 gramas do produto e rende até 60 porções.
Nossa recomendação
A Max Titanium é uma das empresas com maior controle de qualidade em suplementação. Mesmo na versão monohidratada, este suplemento apresenta benefícios significativos para praticantes de diversos esportes, reduzindo a fadiga e aumentando o volume dos músculos.
Melhor para o seu bolso
Armazenada em cápsulas, a creatina da Integralmédica é ideal para quem não quer perder o controle na suplementação do componente. Cada cápsula possui 875 mg de creatina pura micronizada, de média absorção proteica para os episódios de treino.
Itens que você também pode se interessar:
É comum encontrarmos diversas categorias de suplementos no mercado fitness. Este número aumenta quando nos referimos à Creatina, um dos compostos mais conhecidos em todo o mundo. Trouxemos mais alguns produtos que podem ser interessantes para você!
A melhor Creatina
Mini Guia de Compra
Bastante pesquisada no meio científico, a Creatina é alvo de diversos testes acerca da sua eficácia no corpo humano. A sua suplementação disparou com a necessidade de mais energia para a prática de esportes famosos no mundo, como o ciclismo, a corrida, a natação e outros.
Hoje a creatina pode ser suplementada em diversos episódios da nossa vida, buscando manter o desenvolvimento muscular correto e a melhor resposta do corpo em momentos de grande esforço físico. Ela deve ser administrada conforme a etapa de consumo de cada atleta, e a sua manutenção por longos períodos de tempos também é um recurso utilizado por médicos e nutricionistas.
Divido em algumas categorias, este suplemento pode ser encontrado em diferentes formatos. Conhecer quais são eles é a primeira dica para adquirir uma creatina de qualidade para o seu consumo. Separamos algumas características que te ajudarão neste processo:
Creatina Micronizada: A creatina micronizada deriva de um processo de fabricação mais “detalhado”. Ela é obtida quando os cristais da proteína são quebrados até 10 vezes mais que a proteína vendida comumente (creatina monohidratada). Ela tem a absorção mais rápida, perfeita para atletas de esportes explosivos.
Creatina monohidratada: É a creatina mais pesquisada no ramo científico, portanto é a mais encontrada em lojas de suplementação. Ela é tão boa quanto a creatina micronizada, mas tem uma absorção mais lenta que essa. Por outro lado, o seu consumo também garante maior biodisponibilidade do suplemento ao longo do treino, diminuindo a curva de consumo do corpo.
Além dessas duas características, o controle de qualidade do produto também é importante na hora de escolher a melhor creatina. Fabricação com selo internacional de qualidade e garantia de pureza fazem parte desta certificação.
Creatine Micronized (300g), OPTIMUM NUTRITION, 100 servings (pack of 1)
A creatina de rápida absorção para atletas profissionais
Representando a melhor escolha de compra do nosso guia, a creatina micronizada da Optimum Nutrition é o suplemento mais recomendado para os atletas profissionais. O pote contém 300 gramas do produto e é uma das mais bem-avaliadas no site da Amazon.
Produto testado no antidoping: relativamente nova, a creatina micronizada ainda está sendo envolvida pelo meio científico, mas algumas características deste produto já são consensos na comunidade. O selo de produto testado contra substâncias proibidas garante que nenhum atleta será pego no antidoping, especialmente por contaminação cruzada na fabricação.
Mais acúmulo energético para o melhor momento: importante na geração de energia para a hipertrofia muscular, a creatina micronizada é ímpar em atividades explosivas (que dependem da máxima capacidade de força por um curto período de tempo). Ela é rapidamente absorvida no sangue e levada aos músculos, entregando o necessário para corridas curtas, treinamento funcional e similares.
Muito mais solúvel: quem já tomou a creatina apenas monohidratada sabe que a sua solubilidade máxima é quase inalcançável. É bem comum que uma parte do composto acabe ficando no fundo do copo antes de ser ingerido, o que dificulta o cálculo correto do consumo diário do suplemento. A creatina micronizada, por ter partículas bem menores, costuma ter mais solubilidade, melhorando a absorção com líquidos antes do treino.
O maior ponto negativo da creatina micronizada é o seu alto custo com relação à monohidratada. Considerando que a armazenagem deste composto no músculo, quando consumido após um tempo, pode reduzir bastante os benefícios de uma rápida absorção, ela só compensa para atletas profissionais, para os quais a mínima energia acumulada faz diferença.
Características técnicas
Vantagens
Desvantagens
Creatina 300g – Max Titanium
A creatina em pó com o melhor custo-benefício para iniciantes
Se você está iniciando no mundo da suplementação e precisa optar por uma creatina, esta é a ideal para você. Além de ter um dos custos mais acessíveis do mercado, ela também advém de processos de fabricação seguros, que garantem a qualidade do composto para a sua suplementação nutricional.
Com o selo Gluten Free, esta creatina não possui nenhum derivado por contaminação cruzada, o que a torna totalmente pura e livre de alérgenos que acabam prejudicando o consumo de suplementos, sobretudo por desconfortos estomacais.
Fase Loading: essa creatina pode ser utilizada em todas as fases de suplementação com a substância, mas com todas as suas especificações, é uma das melhores para a fase de Loading, quando o corpo deve receber as primeiras doses para o processo de adaptação.
Apesar de ser monohidratada, esta creatina pode ser tão eficiente quanto a creatina que apresentamos anteriormente (se considerarmos após a fase de Loading). Isto acontece porque após armazenada nos músculos, ambas serão utilizadas da mesma forma pelo organismo. Para não causar déficit de suplementação, a fase de Manutenção (dose diária única) é fundamental.
Assim como todas as outras creatinas monohidratadas, esta é um pouco mais difícil de diluir na água. O scoop das dosagens também não é tão prático, contendo apenas a medida única de 1.5 gramas, o que pode dificultar para quem costuma consumir mais que isso de uma vez.
Características técnicas
Vantagens
Desvantagens
Creatina Cápsulas 60 Caps
A melhor creatina em cápsulas para quem quer praticidade
Diferente dos produtos em pó, a creatina em cápsula permite um maior controle do consumo na dieta. As cápsulas possuem medidas calculadas e são normalmente consumidas mais de uma vez ao dia, para permitir mais disponibilidade do composto no organismo. Ela é ideal para quem já passou pelo processo de Loading e precisa fazer apenas a manutenção do suplemento do organismo.
É importante saber que o tempo que ela leva para chegar nos músculos pode ser maior que o tempo gasto na creatina em pó, visto que o invólucro precisa ser destruído no estômago.
O maior benefício das cápsulas é a praticidade na hora do consumo, sem precisar ser diluída em água ou na alimentação. Além disso, você não precisa portar um pote inteiro do composto, basta levar sempre as cápsulas necessárias para manter os níveis de creatina no corpo.
Já para quem está começando a consumir a creatina, esta pode não ser a melhor alternativa, tendo em vista que o tempo para o carregamento e estocagem da creatina nos músculos é um pouco maior, o que pode prolongar o processo de Loading.
Rende menos que a creatina em pó: um ponto negativo da creatina em cápsulas é o alto custo para encapsulamento, além da baixa quantidade do componente por pote. Considerando que são necessárias mais de uma cápsula por dia, o custo-benefício acaba não sendo tão bom quanto a creatina monohidratada em pó.
Características técnicas
Vantagens
Desvantagens
CreaLift, Essential Nutrition, 300 g
A creatina super Premium, com o melhor controle de qualidade
Com a tecnologia de produção alemã, a creatina da Essential Nutrition é um suplemento premium, com todo o controle na fabricação e certificados internacionais de qualidade, além de pesquisas científicas acerca da sua eficiência.
Máxima qualidade: considerada uma das melhores creatinas do mercado, este produto possui selo 100% Creapure, desenvolvido na empresa AlzChem Trostberg, marca com qualidade comprovada em pesquisas químicas na Alemanha. Micronizada, ela tem alta disponibilidade sendo perfeita para atletas que buscam subir de nível com o suplemento.
Sem substâncias proibidas: O CreaLift também foi aprovado no teste de substâncias proibidas no antidoping, como é o caso dos esteróides e estimulantes. Da mesma forma, ela também não possui mistura com glúten ou conservantes, mesmo por contaminação cruzada durante a fabricação.
O maior grau de pureza: enquanto boa parte das creatinas vendidas no mercado possuem pureza abaixo de 98%, a Creapure tem o seu padrão atestado pela Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, com 99,95% de pureza na sua fórmula.
As desvantagens desta creatina podem ser notadas pelo seu alto custo, que acaba sendo pouco interessante se considerarmos o próximo suplemento da nossa lista. Também é possível encontrar derivados de leite, advindo de alguma etapa não intencional da sua fabricação.
Características técnicas
Vantagens
Desvantagens
Creadop – Creatina – Natural – Pote 300G, Elemento Puro
Uma alternativa à Creatina CreaLift
Se você achou a creatina da Essential Nutrition um pouco mais cara, esta pode ser a alternativa perfeita para substituir a sua opção de compra. Com base nas principais especificações do suplemento anterior, o Creadop, da Elemento Puro, é uma das maiores escolhas dos especialistas em esportes no Brasil.
O maior ponto de convergência entre ambos é que o Creadop também contém o aminoácido micronizado. A Elemento Puro optou pela clássica creatina “minificada”, que acaba sendo mais eficiente para os atletas profissionais na suplementação do composto, bastante aproveitado nos esportes competitivos. Assim como o produto anterior, ele também é ideal para praticantes assíduos de musculação, calistenia e outros.
A Creadop também é 100% Creapure, importada da AlzChem Trostberg e com todos os certificados de qualidade assegurados pelas agências internacionais.
Com o preço de venda um pouco mais baixo que o CreaLift, este é um ótimo suplemento para diminuir a fadiga e prolongar o seu tempo de treino.
Características técnicas
Vantagens
Desvantagens
Guia do comprador
A prática de esportes tem ficado cada vez mais frequente nos últimos anos, sobretudo para os adeptos de atividades competitivas e de alta intensidade. Neste cenário, a suplementação de aminoácidos que auxiliam na manutenção energética do corpo é indispensável para um bom rendimento.
A creatina é um dos compostos mais pesquisados neste cenário, visto que a sua molécula é utilizada na geração de ATP no processo de desenvolvimento dos músculos.
Mesmo que produzida pelo próprio corpo, a creatina que temos disponível pode não ser necessária para o consumo exagerado que ocorre em alguns esportes e na própria musculação. Por isso acabamos vencidos pela fadiga e pelo longo período de regeneração muscular.
Entenda um pouco mais sobre como a Creatina pode ser importante para os seus treinos diários, e como escolher a melhor para você.
Por que e quando devemos suplementar a Creatina?
A creatina só deve ser suplementada com a recomendação de algum especialista em nutrição, após uma detalhada avaliação sobre a sua rotina de treinos. Conhecer sobre o composto vai te ajudar a optar pelo melhor momento para solicitar esta avaliação ao seu/sua nutricionista.
Na maioria das vezes, a suplementação da creatina ocorre quando o consumo de atividade física é de alta intensidade, e os resultados nos músculos acabam causando déficit na produção de ATP, geralmente em modalidades anaeróbicas, como a musculação.
Os atletas profissionais estão entre os que mais consomem creatina no dia a dia, para manter o corpo em alto rendimento e evitar a fadiga precoce durante as competições.
Como deve ocorrer o consumo da Creatina
Assim como qualquer outro suplemento, o consumo da creatina também passa por algumas fases, conforme a resposta do nosso organismo ao componente. As fases mais famosas são as fases de Loading e Manutenção.
Loading: Ocorre no primeiro contato do organismo com a creatina. Esta fase é quando as primeiras moléculas são armazenadas nos músculos por meio da corrente sanguínea, onde são utilizadas para a produção de energia, gasta na prática de atividades físicas intensas.
Geralmente dura de 2 a 5 dias. É neste momento em que a creatina micronizada pode agir com mais rapidez que a creatina monohidratada.
Manutenção: É a fase responsável pelo equilíbrio no estoque da creatina nos músculos. Todo o consumo neste período serve para continuar levando creatina na medida certa para o tecido estriado. Para quem já passou da fase de Loading, a creatina monohidratada, quando bem administrada, é tão eficiente quanto a micronizada.
Como escolher a melhor creatina?
Existem algumas creatinas disponíveis para suplementação no mercado, sendo as mais famosas a creatina micronizada, a creatina monohidratada e a creatina alcalina.
Creatina monohidratada: Advinda de um processo de refinamento menos eficiente, a creatina monohidratada recebe este nome por possuir 12% de água na sua composição. As suas moléculas são maiores e ela é o maior alvo de pesquisas sobre a suplementação.
Recomendada para atletas amadores e praticantes de esporte iniciantes, ela auxilia tanto quanto a creatina micronizada, mas possui uma absorção em menor velocidade pelo organismo. Costuma ser mais barata e menos solúvel. Costuma ser um pouco mais cara que a monohidratada e é mais indicada para atletas profissionais.
Creatina micronizada: Com as moléculas bem menores que a monohidratada, a micronizada advém do mesmo processo que a anterior, com a mesma porcentagem de água, mas é absorvida bem mais rápido pelo corpo, possui melhor solubilidade e, consequentemente, costuma ser mais eficiente no consumo.
Ela também é bem recomendada para quem sente desconfortos estomacais na ingestão da creatina monohidratada, já que o tempo em que ela permanece no sistema digestório também é menor.
Creatina alcalina: Com o PH mais alto que as outras creatinas, esta combina as creatinas micronizada e monohidratada, mas com a maior capacidade de absorção nos músculos. As pesquisas sobre a sua eficiência ainda estão em discussão na comunidade científica. Ela costuma ser mais cara que todas as outras formas de creatina.
O que é a Creatina Creapure?
Patenteada pelo laboratório mais famoso do mundo na fabricação do composto, a creatina Creapure é um dos produtos da alemã AlzChem Trostberg GmbH. A marca Creapure indica que a creatina adquirida passou um rigoroso processo de análise e de testes para assegurar a sua qualidade, com selos da FDA e de outras agências internacionais que regulamentam este mercado. Ela também é mais pura que todas as outras creatinas encontradas no mercado.
Conclusão
Após conhecer todas as especificações de um dos suplementos mais famosos, você já pode diferenciar todos os tipos de creatina e escolher o melhor produto para os seus treinos. Escolhemos a Creatina Micronizada da Optimum Nutrition, por ser um dos melhores suplementos para os atletas de alta performance, com diferenciais importantes nos testes para substâncias proibidas, alta pureza e selos internacionais de qualidade.