July 26, 2021
Sem respostas

Conheça 5 destinos imperdíveis que todo turista deve conhecer em Portugal

Um dos destinos preferidos dos brasileiros, Portugal chama atenção pela riqueza histórica e cultural, pelos pratos e doces típicos, que são muito apreciados pelos turistas, além das paisagens de tirar o fôlego.

Outra vantagem de conhecer terras portuguesas é a familiaridade do idioma. Apesar do português de Portugal apresentar muitas diferenças em comparação a sua versão brasileira, a comunicação no país é bem mais fácil do que em outros locais da Europa, por exemplo.

E tudo isso só incentiva quem gosta de passeios em locais deslumbrantes, construções arquitetônicas únicas, boa gastronomia e, não poderia faltar, bons vinhos, a conhecer esse país.

No entanto, se você pretende conhecer essa terra, precisa entender que Portugal não se resume a Lisboa. Sua capital realmente é deslumbrante, mas existem outras regiões fantásticas no país e que merecem uma visita.

Pensando nisso, reunimos os 5 destinos turísticos imperdíveis do país, que todo turista deveria conhecer.

Porém, antes de conferir nossa lista de sugestões, vamos te apresentar algumas dicas, para que você saiba como se preparar para essa viagem.

Índice

Quando viajar para Portugal?

De forma geral, os turistas que visitam Portugal preferem viajar entre os meses de maio e setembro, período que coincide com o fim da primavera e o início do verão no país.

Ou seja, durante esse período, é muito mais fácil encontrar cidades com temperaturas mais altas e locais ensolarados, que facilita os passeios, permite a realização de festivais e torna as paisagens ainda mais deslumbrantes.

Em compensação, é nesse período que ocorre a alta temporada de turismo, o que significa que os preços são mais elevados.

Mesmo assim, vale a pena se programar para viajar entre maio e setembro. Afinal, nos demais meses do ano, você irá se deparar com a temporada de inverno e outono, com temperaturas mais baixas e mais ocorrências de chuva.

Ou seja, apesar de hotéis e passagens serem mais baratos, é necessário escolher bem seu destino. Se você prefere viajar nesse período, evite as regiões litorâneas e aproveite cidades como Lisboa, Porto e Braga, especialmente as visitas em museus e restaurantes.

Vale lembrar que, essas são indicações bem gerais. O ideal é verificar qual é a melhor época do ano para visitar cada destino de Portugal, já que cada cidade tem sua particularidade.

Como se preparar para a viagem?

Por se tratar de uma viagem internacional, é fundamental tomar alguns cuidados e, mais importante, se planejar com antecedência para garantir a melhor experiência de viagem.

Em primeiro lugar, você precisa providenciar suas passagens áreas de ida e volta. Por isso, defina o seu destino com antecedência e faça as reservas com o mais rápido possível, para obter os melhores preços.

Vale lembrar que apenas três companhias aéreas realizam voos diretos do Brasil para Portugal, que são a Latam, a Azul e a TAP.

Desse grupo, a TAP Portugal é a companhia que oferece mais vantagens em termos de conforto e deslocamento, já que você pode encontrar passagens de voos que saem de vários aeroportos do país.

Além do transporte, você também precisa reservar sua hospedagem, de preferência próximo dos pontos turísticos que você deseja visitar.

Essa etapa é importante porque você também precisa apresentar um comprovante de reserva do hotel ou carta convite de um parente na Alfândega, logo quando chega à Portugal.

Ao entrar no país, você também precisa apresentar um seguro-viagem internacional e um comprovante de que tem condições para se manter durante a viagem.

Para completar, apesar de Portugal não exigir visto de brasileiros, é fundamental apresentar um passaporte válido, ou seja, com validade maior que 3 meses contados a partir da data da sua saída do país.

Portugal: Conheça os destinos imperdíveis!

Agora que você já entendeu quais são os passos que devem anteceder sua viagem, está na hora de conhecer alguns dos melhores destinos do país. Aproveite as dicas!

Algarve

Quem aprecia praias paradisíacas, visitas a grutas e cavernas incríveis, construções históricas e, não poderia faltar, restaurantes e hospedagens que entregam toda a hospitalidade dos portugueses, precisa conhecer Algarve.

A região possui 60 km de extensão na costa de Portugal e está localizada entre as cidades de Lagos e Alfubeira, que são alguns dos destinos mais apreciados pelos turistas.

Para visitar essa área, o ideal é alugar um carro, porque facilita o deslocamento entre as cidades, bem como as visitas às praias de água cristalina.

Nessa viagem, também vale a pena aproveitar para apreciar a vista das falésias douradas, fazer passeios de lanchas e de barcos pelas grutas com paisagens incríveis.

Quem gosta de fazer trilhas, pode aproveitar a oportunidade de percorrer os 6 km de trilha dos Sete Vales Suspensos, localizada entre a Praia do Vale Centeanes e a Praia da Marinha.

Outro detalhe importante dessa região é a culinária. Embora os frutos do mar sejam muito apreciados em várias cidades de Portugal, é nessa área do Algarve que você vai encontrar os alimentos mais frescos e saborosos.

No entanto, caso o turista não aprecie esse tipo de prato, também pode aproveitar outras receitas deliciosas da gastronomia portuguesa.

Vale ressaltar que, dentre os municípios que fazem parte dessa região, a cidade de Albufeira é a maior. Portanto, é nessa localidade que você vai encontrar mais restaurantes, bares e hotéis para diferentes tipos de público.

Ilha da Madeira

Cercada pelo Oceano Atlântico, a Ilha da Madeira faz parte do Arquipélago da Madeira, que está situado a 1000 km de Lisboa. Apesar da distância e do fato de ser uma ilha, o local é de fácil acesso e fica a apenas 1h30min de voo do Aeroporto de Lisboa.

No entanto, o pouso no Aeroporto da Madeira é conhecido por ser radical, então prepare-se para emoções! Lembrando que você também pode visitar a Ilha de navio, já que vários cruzeiros também passam por lá.

Mas será que vale a pena enfrentar essa aventura para visitar a famosa Ilha da Madeira? E a resposta é sim! Para começar, a região possui uma ampla rede de hotéis e pousadas, com opções para todos os bolsos e gostos.

Se você gosta de fazer trilhas, por exemplo, pode aproveitar os 2.000 km de trilhas existentes no local e que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta.

Quem gosta de aventuras também pode subir no Pico do Areeiro e o Pico Ruivo, que são os locais mais altos da Ilha da Madeira e que permitem a observação de paisagens deslumbrantes.

Porém, os turistas que preferem conhecer locais mais tranquilos podem conhecer as praias da região, como a Praia dos Anjos e a Praia Formosa, bem como as piscinas artificiais ou observar lindas paisagens a partir dos teleféricos e miradouros.

Além disso, os visitantes certamente vão aproveitar os restaurantes e estabelecimentos com comidas típicas portuguesas. 

Vale ressaltar que a Ilha da Madeira foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1999 e já recebeu o prêmio de “Melhor Destino Turístico Insular” pelo World Travel Awards (WTA).

Isso indica que essa região é um destino imperdível para quem deseja conhecer e aproveitar todas as delícias de Portugal.

Vale do Douro

O Vale do Douro é um destino imperdível para os amantes de história, de boa comida, hospitalidade e, principalmente, de vinho!

Localizada no norte de Portugal, especificamente entre as cidades de Peso da Régua e Pinhão, a região reúne paisagens de tirar o fôlego, bem como vinícolas antigas, como a Quinta da Pacheca e a Quinta dos Murças, reconhecidas como algumas das melhores do mundo.

Também é nessa área que é produzido uma das bebidas mais apreciadas do planeta – o vinho do Porto. A boa notícia é que o turista ainda pode conhecer cada uma dessas vinícolas, onde é possível conhecer a história da região, visitar as plantações e fazer uma degustação de diferentes tipos de vinho.

No entanto, não são somente os vinhos que atraem visitantes. Afinal, o Vale do Douro também é conhecido por contar com hotéis e hospedagens excelentes, incluindo algumas bem diferentes e românticas, além de inúmeros restaurantes, construções e igrejas que merecem ser visitadas.

Por apresentar todas essas características e encantar turistas de vários países, a região foi eleita o melhor destino turístico do mundo em 2018, além de ser considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Isso mostra que, se você deseja fazer uma viagem para Portugal, precisa passar alguns dias no Vale do Douro.

Para conhecer um pouco mais sobre esse paraíso dos vinhos, você pode assistir um vídeo inédito que te mostrará coisas incríveis sobre o destino.

Porto

Se você já viajou para Portugal e nunca conheceu Porto, então precisa incluir essa cidade nos seus planos de viagem. Também conhecida como “Invicta”, apelido carinhoso concedido pelos portuenses, a cidade está localizada nas margens do Rio Douro e possui cerca de 215 habitantes.

Ou seja, se trata de um destino cheio de atrativos inclusive para quem prefere passeios repletos de história.

Por isso, não deixe de conhecer as construções emblemáticas da cidade, que são verdadeiras obras de arte, como a famosa Catedral da Sé, a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello, que além de um acervo incrível, conta com vitrais e escadarias de tirar o fôlego.

Além disso, vale a pena aproveitar a oportunidade para conhecer a Rua das Flores e a Rua de Santa Catarina, que são famosas por suas diversas lojas, restaurantes e cafés, que merecem ser apreciados.

Lembrando que Porto também é conhecido por reunir chefes de cozinha renomados e restaurantes premiados, como o DOP e o Cantinho do Avillez.

Porém, se você prefere aquela comida portuguesa “raiz”, mais apreciada pelos moradores locais, também vai encontrar muitas opções, como a Taberna D’Avó, o Café Santiago e a famosa Adega São Nicolau.

Falando em adega, apesar do vinho do Porto ser produzido no Vale do Douro, é claro que você pode aproveitar a viagem para degustar essa bebida, já que ela é abundante nessa cidade. Aliás, você também pode visitar vinícolas na cidade de Vila Nova Gaia, que fica em frente ao Porto.

E não se preocupe com a hospedagem, porque Porto concentra hotéis e pousadas de diferentes níveis e com preços variados, agradando todos os tipos de público.

Lisboa

É claro que Lisboa, a capital de Portugal, não poderia ficar de fora dessa lista de destinos incríveis.

Afinal, a cidade é a mais famosa e uma das mais charmosas do país, sendo muito apreciada pelos turistas por oferecer atrações para todos os gostos.

O local é perfeito para explorar inúmeras construções históricas, como a Praça do Comércio, a Torre de Belém, a Catedral da Sé e o Mosteiro São Vicente de Fora.

Quem prefere apreciar a paisagem exuberante da cidade, pode visitar o Padrão do Descobrimento, o Castelo de São Jorge e o Miradouro São Pedro de Alcântara.

Ao visitar Lisboa, também vale a pena tirar um tempo para explorar os bairros da cidade. A Alfama, por exemplo, é repleta de locais turísticos, restaurantes de comida portuguesa e ainda abriga locais específicos para quem procura um bom fado.

Outro bairro que vale a pena conhecer é o Chiado. Localizado na região central de Lisboa, esse é um ótimo bairro para explorar a pé e fazer compras, já que reúne restaurantes, cafés, livrarias, lojas, ateliês e galerias de arte.

Para completar, a cidade conta com uma rede de hotéis e pousadas ampla e diversificada, perfeita para agradar todos os turistas.

Além disso, para tornar sua viagem ainda melhor, Lisboa conta com uma rede gastronômica única, que inclui restaurantes com pratos típicos, como a fábrica de Pastéis de Belém e o Solar dos Presuntos.

No entanto, você também encontra bares e restaurantes de cozinhas internacionais, que são reconhecidos por sua qualidade.

Dessa forma, muito mais do que um local de descanso, Lisboa é uma cidade de cultura e gastronomia, perfeita para acolher e abraçar seus visitantes.

Conclusão

Como você deve imaginar, apesar de ser um país pequeno, Portugal é um país repleto de destinos turísticos incríveis. Por isso, as regiões e cidades citadas anteriormente não são as únicas que merecem uma visita.

No entanto, elas são algumas das principais localidades indicadas por turistas e guias de viagens, porque se destacam pela riqueza cultural, histórica, natural e gastronômica.

Ou seja, se você nunca visitou esses lugares, vale a pena incluir esses destinos no seu roteiro de viagem.

E se você já tiver visitado Portugal e tiver alguma dica ou recomendação de viagem, deixe seu comentário!

 

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados