Qual é a melhor fechadura digital? Ela garante maior segurança para sua casa?

A evolução das fechaduras digitais não para de surpreender, e a porta da sua casa não vai ter somente mais um rostinho bonito. Acionadas por teclados touchscreen, impressão biométrica, comandos de voz e aplicativos, esses dispositivos oferecem elevado nível de segurança e recursos com tecnologia de ponta. Inteligentes e inovadoras, essas fechaduras só permitem que alguém confiável entre em sua casa.

O que é melhor em uma fechadura eletrônica: segurança, tecnologia ou conveniência? Tudo!

Então você está pronto para deixar as chaves de lado, e conhecer algumas das melhores opções em fechaduras digitais, para a porta da sua casa.

Confira!

Aqui estão 5 das melhores fechaduras eletrônicas, que estão disponíveis no mercado.

Recomendações

Antes de conhecer em detalhes, e analisar todas as opções, conheça nossas 3 recomendações de melhores fechaduras eletrônicas.

Confira nossas sugestões

Escolha Premium

Essa fechadura eletrônica possui acesso por senha, biometria, chave mecânica e através do aplicativo da Samsung. Tem capacidade para até 100 cadastros, conta com a função anti-spy e modo antirroubo. A qualidade da marca se reflete no preço do dispositivo.

Nossa recomendação

A fechadura eletrônica Ultraloq U-Bolt Pro é a nossa melhor escolha. Tem um leitor biométrico de 360°, teclado numérico e chave mecânica. Vem com Bluetooth integrado e plug para Wi-Fi, é compatível com Alexa e Google Assistant mas não tem suporte para Apple Home.

Melhor para o seu bolso

A FR620 da Intelbras é uma fechadura eletrônica com abertura push & pull, possui 2 modos de abertura, senha numérica ou através de sistema RFID em tags de acesso por proximidade. O menor preço e a opção com menos recursos das três recomendações.

Para facilitar na escolha, confira abaixo, uma tabela comparativa das fechaduras digitais, as melhores opções de compra, em diferentes categorias. 

Você também pode se interessar por algumas dessas outras fechaduras eletrônicas.

Melhores fechaduras eletrônicas

Índice

Mini Guia

A função das fechaduras eletrônicas é integrar recursos que permitam segurança e conveniência, sendo que, as funcionalidades podem variar conforme a marca e o modelo de cada produto. Como é um mercado que cresce rapidamente, porque as casas estão ficando cada vez mais inteligentes, as opções de fechaduras digitais disponíveis, são muitas. De simples dispositivos com acessos por teclado numérico através de senhas, aos modelos com funções de leitura biométrica, comando por voz, sistema RFID e acesso remoto.

Considerando que quando o assunto é proteção e segurança, não existe espaço para testes, é importante que essas fechaduras cumpram vários requisitos e atendam critérios de qualidade. Afinal, elas desempenham um papel importante, controlam quem tem acesso a sua casa.

Em nosso Mini Guia você vai conhecer algumas das melhores opções dessas fechaduras inteligentes, de diversas marcas conhecidas por produzir produtos de qualidade e confiáveis. Reunimos em um só artigo uma série de informações relevantes, sobre cada um dos modelos de fechaduras.

Agora, a única questão é: qual a melhor fechadura digital para você?

Confira!

Fechadura Samsung SHP-DH538 – Melhor fechadura digital em scanner

A Samsung tem marcado presença no segmento de fechaduras digitais, por ser conhecida e confiável. O acabamento de alto brilho e a tela touchscreen, são destaques no visual moderno da SHP-DH 538 que segue o design slim.

Essa fechadura eletrônica funciona por senha ou biometria, e se você quiser ainda maior segurança, esses recursos podem ser combinados. O touchpad retroiluminado facilita para desbloquear a fechadura se o local estiver escuro. Além dessas opções, você também pode usar a chave mecânica e o aplicativo em seu smartphone.

A SHP-DH 538 tem capacidade para até 100 cadastros, com acesso por senhas de 4 a 12 dígitos ou biometrias. A autenticação da impressão digital é rápida e precisa, usa os mesmos métodos dos smartphones de última geração, o scanner não sofre interferência de temperatura e nem de umidade.

O teclado numérico conta com a função anti-spy, que torna impossível identificar a senha digitada, o recurso funciona da seguinte forma: antes de inserir sua senha, o dispositivo solicita que você digite 2 números aleatórios. A fechadura vem com alarme de intrusão, após 5 tentativas malsucedidas para abrir a trava, a DH 538 da Samsung desativa e impede qualquer autenticação por alguns minutos. Se a entrada for forçada, ou o dispositivo identificar alguma ação para alterar a autenticação, o alarme será ativado imediatamente.

Outros recursos são o modo antirroubo, que dispara o alarme se alguém tentar abrir a porta por dentro. O recurso botão de garantia, para proteger as crianças de abrirem a porta. O sensor que detecta alta temperatura, dispara um alarme, e também faz o desbloqueio da fechadura de forma automática, para facilitar a saída do local. Além do modo silencioso, que ajusta o volume ou silencia o som do teclado, e a função não perturbe, para ninguém abrir a porta e você ter privacidade quando desejar.

São usadas 4 pilhas AA, para uma autonomia de cerca de 12 meses de uso da fechadura, considerando a média de 10 acessos diários. A SHP-DH 538 emite um aviso sonoro de bateria fraca, e caso seja necessário, é possível abrir a trava através de uma bateria de 9V, ou por chave multiponto. Essa é uma fechadura embutida, que possui maçaneta, e é indicada para portas com dimensões de 35 a 60 mm de espessura. 

Fechadura Ultraloq U-Bolt Pro – Melhor Fechadura Digital em conexão

O design discreto reúne estilo e funcionalidade, em tamanho compacto na cor preto e prata, é produzida em liga de zinco. A fechadura eletrônica Ultraloq U-Bolt Pro é a nossa melhor escolha. Tem um leitor de impressão digital capacitivo de 360°, e um anel em LED que brilha na cor verde quando o dispositivo é bloqueado e desbloqueado, e na cor vermelha quando a biometria for incorreta.

Ao redor do leitor biométrico, está o teclado numérico com função anti-spy, para você digitar sua senha de 4 a 8 dígitos e mesclar números aleatórios. E se você puxar o teclado para fora, vai ter acesso a um cilindro oculto, para colocar a chave mecânica. Essa fechadura tem capacidade para programar até 60 códigos.

A fechadura digital possui Bluetooth integrado, e vem com um plug para Wi-Fi. Com o seu smartphone e o app U-tec, você controla a U-Bolt Pro de qualquer lugar, e também acessa Alexa e Google Assistant. Além de usar o IFTTT, para conectar dispositivos inteligentes de terceiros, como luzes e câmeras, mas a fechadura não tem suporte para o Homekit da Apple.

No aplicativo é possível configurar usuários permanentes e temporários, estabelecer datas de início e término das senhas, monitorar as entradas e saídas de forma remota, além de visualizar todos os registros de forma detalhada. Diferente de outras fechaduras eletrônicas, nesse modelo, você pode usar o comando de voz não só para bloquear, mas também, desbloquear o dispositivo.

Outros recursos incluem o Magic Shake, que destranca a porta quando você balança o telefone em pé na frente do escudo externo. No app você pode verificar o nível da bateria, habilitar notificações, silenciar bipes, entre outras funcionalidades.

A bateria funciona com 4 pilhas AA, e tem duração aproximada de um ano, caso seja necessário, você pode abrir a fechadura da forma tradicional, ou seja, com a chave. A espessura da porta indicada para essa fechadura é de 33 mm até 50 mm.

Além de ser bem avaliada por compradores brasileiros, a U-Bolt Pro possui ótimas referências em análises da NBS, Wirecutter/NYTimes e PCMag.

Fechadura Intelbras FR 620 – Melhor fechadura digital push & pull

A FR620 da Intelbras é uma fechadura eletrônica com abertura push & pull, a beleza e modernidade do design, levando em conta a praticidade no dia a dia, é só puxar ou empurrar as alças do dispositivo. A fechadura digital possui um teclado touchscreen de 12 teclas, com LED que sinaliza se a porta está trancada, aberta ou quando ocorre falha na tentativa de acesso.

Essa fechadura possui 2 modos de abertura, usando uma senha numérica, que pode ser de 4 até 12 dígitos, ou através de sistema RFID em tags de acesso por proximidade. Você pode cadastrar até 4 senhas e quando for necessário reprogramar os números cadastrados. É possível configurar até 100 tags de acesso, sendo que esse modelo vem com 6 tags, sendo 3 chaveiros e 3 adesivas, que podem ser usadas no seu smartphone, ou onde você preferir.

O dispositivo tem travamento automático e função não perturbe integrada, para quando você quiser mais tranquilidade e privacidade. Para o funcionamento da fechadura digital são necessárias 4 pilhas AA, com duração de aproximadamente 1 ano, considerando 10 acessos diários. Com 1 semana de antecedência a fechadura emite um aviso sonoro e visual por meio de um LED vermelho, avisando que as pilhas estão fracas.

É uma fechadura de embutir, indicada para portas de madeira com espessura de 35 mm até 50 mm, e abertura para direita ou esquerda. É necessário conhecimento para fazer a instalação da fechadura FR 620.

A Intelbras está a mais de 44 anos no mercado, desenvolvendo soluções de segurança eletrônica, controle de acesso, redes, comunicação e energia. As fechaduras digitais da marca, possuem referência de qualidade, confiança e segurança.

Fechadura Yale YDF 40 – Melhor fechadura digital biométrica com Alexa

Yale YDF 40 é uma fechadura digital biométrica, com design moderno, em preto ônix e detalhes de cromo acetinado. Traz o estilo contemporâneo para portas de madeira e metal, ideal para uso em portas com puxador. Como em outros modelos da marca, essa fechadura eletrônica apaga o teclado touchscreen quando não estiver sendo usado, o que aumenta a sua beleza. O leitor biométrico não fica visível, e está localizado na parte superior da fechadura.

Para programar a fechadura, um menu interativo vai guiar você por voz, durante toda a configuração. A Yale YDF 40 permite cadastrar até 20 impressões digitais e até 30 senhas de usuários, e de forma fácil incluir e excluir os usuários. 

Essa fechadura é compatível com Alexa, e para ativar a assistente de voz da Amazon é necessário que você integre o módulo Zigbee no dispositivo e faça o pareamento com o Hub Yale Connect. Sendo que com a Alexa é possível somente fechar a porta e verificar o status.

Por meio do App Yale Connect, você consegue trancar e destrancar, como também, saber o status e configurar o trancamento automático da porta, com tempo específico. Através do registro de uso, é possível visualizar quem entrou, a data, o horário e a forma de acesso. Você também pode criar uma senha temporária para um usuário, determinar dia e horário em que ela estará ativa, e monitorar entrada e saída.

A Yale YDF 40 possui alarme de intrusão, caso alguém tente invadir sua casa, ao colocar senhas aleatórias, a fechadura é bloqueada e você recebe uma mensagem pelo app, informando sobre o ocorrido. Um sensor no dispositivo consegue identificar o aumento anormal de temperatura, e aciona um alarme, além de destravar a porta de forma automática, para facilitar a saída de emergência.

Quatro pilhas AA são suficientes para autonomia de 3500 até 3600 acionamentos, porém caso as pilhas acabem, é possível usar uma bateria de 9 volts, na entrada externa da fechadura para digitar a senha. No entanto, a fechadura avisa com 1 mês de antecedência, sobre a necessidade de trocar as pilhas. A espessura da porta indicada para essa fechadura é de 35 mm até 57 mm.

A Yale está hoje entre os nomes mais conhecidos e respeitados da indústria de fechaduras, com milhões de produtos em uso no mundo. Possui uma linha completa de fechaduras digitais, olho mágico digital e cofres eletrônicos. O preço elevado dos produtos, em comparação com outras encontradas no mercado, está relacionado a qualidade dos materiais e tecnologia.

Fechadura Digital Yale YRD 256 – Melhor fechadura digital compacta com Alexa

A Yale YRD 256 é uma fechadura eletrônica compacta, com design moderno e discreto. A tela touchscreen capacitiva em fibra de vidro e o acabamento preto ônix com detalhes em cromo, conferem sofisticação, que combina perfeitamente com portas de madeira ou metálicas.

Para abrir a porta você digita uma senha, e caso o ambiente esteja escuro, o teclado numérico se ilumina, ao ser pressionado no canto inferior esquerdo. Quando a fechadura não está sendo usada, o teclado numérico desaparece, e o que se vê é uma tela de ônix brilhante.

Com relação aos recursos de tecnologia, o dispositivo integra as habilidades de segurança de hardware da Yale, com assistente de voz e sistema de casa inteligente. Mas para ativar os comandos de voz da Alexa, abrir e trancar a porta em qualquer lugar com seu smartphone, e ter acesso a várias outras funcionalidades por aplicativo é preciso ter a fechadura completa. Ou seja, o Hub Yale Connect e o Módulo Zigbee T2. Um ponto importante: por medida de segurança a Alexa somente tranca a porta, e informa o status de porta aberta ou fechada.

A fechadura digital da Yale possui menu interativo com voz no idioma português, o que facilita para configurar o dispositivo, e quando for preciso incluir ou excluir o acesso dos usuários. Essa fechadura digital pode armazenar até 25 códigos exclusivos, de 4 a 8 dígitos.

O dispositivo permite que no modo de fechamento, você configure o tempo para a porta trancar automaticamente. A YRD 256 também possui botão privacidade, alarme de violação e pode ser trancada e destrancada manualmente.

A Yale funciona com 4 pilhas e tem autonomia para até 3600 acionamentos e o dispositivo avisa 1 mês antes que as pilhas estão terminando. Em caso de emergência, é possível usar uma bateria de 9 volts, na entrada externa da fechadura para digitar a senha. Essa é uma fechadura de embutir, indicada para portas com espessuras de 30 a 55 mm, que pode ser usada em ambientes internos e externos, no entanto, ela não deve ser exposta a chuva.

Guia Do Comprador

Na hora de fazer a melhor escolha, o que você deve saber sobre as fechaduras eletrônicas? Veja em nosso Guia do Comprador alguns pontos importantes sobre essas fechaduras inteligentes.

Senha numérica

É a mais usual, só é preciso cadastrar um código e digitar a sequência numérica para destrancar a fechadura. Em alguns modelos de fechaduras, é possível criar senhas temporárias, com definição de data e hora, e acompanhar o acesso de forma remota.

Leitor de proximidade

A fechadura eletrônica possui um sistema RFID (identificação por radiofrequência), que é acionado através de um chip em uma tag, que pode estar em um cartão, chaveiro ou no adesivo colocado em seu smartphone. É só aproximar o dispositivo do leitor na fechadura, para o acesso ser liberado.

Leitor biométrico

Um sensor na fechadura identifica a impressão digital para liberar o acesso, de forma fácil, rápida e segura. Cada usuário precisa cadastrar a sua digital no dispositivo, sendo que, algumas fechaduras eletrônicas disponibilizam o cadastro biométrico de até 100 digitais.

Alarme antirroubo

Se alguém errar 5 vezes a senha, a fechadura é bloqueada e desativada por uns minutos, ou se for identificado que a fechadura está sendo forçada, o dispositivo emite um alarme sonoro. Nessas ocasiões através do aplicativo da fechadura digital, você recebe um aviso sobre o que está acontecendo.

Alerta de bateria fraca

O tempo de duração das pilhas AA na fechadura é bem grande, em média 1 ano, e geralmente quando a bateria está fraca, um alerta é emitido pelo dispositivo. Esse tempo difere entre os modelos, que pode ser de 1 semana ou até com 1 mês de antecedência. No entanto, se a fechadura ficar sem bateria, você pode usar uma bateria de 9 Volts para digitar a senha ou a chave mecânica.

Função não perturbe

Essa funcionalidade desativa a abertura da porta pelo lado de fora, sendo assim, mesmo com senha a pessoa não consegue que o acesso seja liberado.

Função anti-spy

Em alguns teclados você pode ativar a função anti-spy (anti-espião), que irá fornecer uma sequência numérica aleatória para ser usada em conjunto com sua senha original. O objetivo é evitar que alguém visualize as marcas no painel touchscreen, e identifique os números que foram digitados.

Tipo de porta

As portas variam em material, espessura, formas de abertura e o ambiente em que estão localizadas. Observe que existem especificações de espessura da porta, para que as fechaduras de embutir fiquem corretamente instaladas. As portas no Brasil possuem um padrão de espessura entre 35 mm e 45 mm, geralmente as fechaduras eletrônicas, mesmo as marcas estrangeiras, estão entre 35 mm até 60 mm ou mais.

Na fechadura de embutir a lingueta ou pino da fechadura que tranca a porta vai dentro do batente, por outro lado, a fechadura de sobrepor essa lingueta é sobreposta ao batente.

Algumas fechaduras são indicadas para porta de madeira ou metal, outras específicas para portas de vidro, que são os modelos de sobrepor, como por exemplo a FR 400 da Intelbras. Se sua porta possui puxador o ideal são as fechaduras sem maçaneta, já para portas com dobradiças, uma opção é a fechadura com trinco ou Push & Pull. Já para portas de correr, que têm padrões diferenciados é necessário fechaduras desenvolvidas para esse modelo de porta, como a Yale YDF 40 BP.

Outro fator importante, é o ambiente em que a fechadura digital ficará instalada, se é externo ou interno. Muitos modelos de fechaduras não foram projetados para ter resistência a intempéries, por esse motivo, não podem tomar chuva e nem ficarem continuamente expostas ao sol forte.

A instalação

Geralmente a fechadura digital vem com manual de montagem, no entanto, a colocação se torna muito mais simples, com o conhecimento necessário sobre esse tipo de instalação. É fácil encontrar nas avaliações dos produtos, muitos relatos sobre a dificuldade encontrada, na hora de instalar as fechaduras. Sendo assim, considere a necessidade de chamar um técnico, para evitar perder tempo ou causar danos na fechadura.

Conclusão

Afinal, qual a melhor fechadura eletrônica? Segundo nossa avaliação, a melhor escolha é a fechadura eletrônica Ultraloq U-Bolt Pro. São 6 formas de acesso, vários recursos integrados e conectividade via Bluetooth e através do plug para Wi-Fi, que acompanha o dispositivo.

O design é compacto, tem estilo e traz funcionalidade. Essa fechadura eletrônica possui leitor biométrico de 360°, em volta está o teclado numérico com função anti-spy, e opção de senha de até 8 dígitos, a capacidade é de até 60 códigos. Sob o teclado você tem acesso a um cilindro oculto, para colocar a chave mecânica.

Com o seu smartphone e o app U-tec, você controla a U-Bolt Pro de qualquer lugar. Acessa Alexa e Google Assistant, e por comando de voz você tranca e destranca a fechadura digital. Além de usar o IFTTT, para conectar dispositivos inteligentes de terceiros.

É possível configurar usuários permanentes e temporários, estabelecer datas de início e término das senhas, monitorar as entradas e saídas de forma remota, além de visualizar todos os registros em detalhes.

A U-Bolt Pro possui ótimas avaliações, a marca U-tec fabricante do sistema de fechadura inteligente Ultraloq, é líder no segmento.

Aproveite as dicas, faça a melhor escolha, e bem vindo ao mundo sem chaves!

FAQ

Ultraloq U-Bolt Pro. São seis formas de acesso, vários recursos integrados e conectividade via Bluetooth integrado, e através do plug para Wi-Fi.

A Yale YDF 40 permite cadastrar até 20 impressões digitais e até 30 senhas de usuários, e de forma fácil incluir e excluir os usuários. Essa é a melhor fechadura compatível com Alexa.

SHP-DH 538 que segue o design slim. Essa fechadura eletrônica funciona por senha ou biometria, e se você quiser ainda maior segurança, esses recursos podem ser combinados

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados