Genera: afinal, é confiável? Conheça os principais detalhes de teste de DNA!

E aí? Já pensou na possibilidade de descobrir as suas origens? Já parou para pensar como seria legal entender como o seu corpo realmente funciona?

Bom, a grande verdade é que atualmente isso é totalmente possível graças aos já amplamente conhecidos testes de DNA.

Podemos dizer que os testes de DNA realmente revolucionaram a forma como nos vemos, garantindo uma verdadeira viagem única e muito especial pelas nossas origens.

As listas de atrativos que testes de DNA oferecem, como o do laboratório Genera, são enormes e muito significativas.

A Genera, aliás, é o laboratório de genética pioneiro no Brasil. Sendo o primeiro a oferecer uma plataforma de testes de ancestralidade e de saúde personalizada.

Hoje suas análises genéticas podem trazer insights importantes para melhorar o dia a dia, sem deixar de lado alguns cuidados importantes.

Porém, será que a Genera é realmente confiável? Como funciona o teste da Genera?

Bom, para conhecer as respostas e muitas outras perguntas, basta acompanhar a leitura desse artigo até o final.

Vamos lá?

Índice

Principais alternativas ao Genera

Antes de nos aprofundarmos em todos os recursos que essa empresa pioneira no segmento de testes genéticos pode oferecer, elaboramos também uma lista com algumas das principais alternativas ao Genera.

Conheça agora:

Meu DNA

Uma das primeiras alternativas ao teste de DNA feito pela Genera é o teste de Ancestralidade realizado pelo meu DNA.

O teste de Ancestralidade realizado pelo meu DNA compara seu DNA com informações genéticas de 88 populações do mundo e, no final, entregam as porcentagens daquelas que estão nos seus genes.

Como grande diferencial, podemos citar o fato de que todo conteúdo que fará parte dos seus resultados será em português. Além disso, eles também revelam informações relacionadas às migrações das populações para o Brasil.

MyHeritage

Outra grande alternativa ao teste de ancestralidade feito pela Genera é o MyHeritage DNA que oferece teste de DNA com correspondência de árvore genealógica de uma forma totalmente gratuita.

O teste feito pelo MyHeritage DNA te permite ver onde seus antepassados viveram, e seus resultados podem ser expandidos se você criar uma árvore genealógica.

Além disso, você pode também obter acesso a ferramentas como correspondência inteligente, que encontra perfis correspondentes nas árvores genealógicas de outros membros e correspondência de registros.

Ancestry

A Ancestry lançou um dos primeiros kits de teste de DNA para consumidores e pode ser também uma grande alternativa ao teste realizado pela Genera.

Basicamente, a Ancestry analisa o DNA e integra esses dados à sua árvore genealógica se você for assinante do serviço. Dentre seus resultados temos um painel online que mostra um gráfico com uma estimativa de etnia e correspondências de DNA com outros.

Você pode ver também um mapa de onde seus ancestrais viveram, aprender mais sobre suas correspondências étnicas e seus países, ver como você se compara à população nativa. Além disso, dependendo de sua composição genética, você também pode ver “regiões de rastreamento” em sua estimativa de etnia, etc.

23andMe

A 23andMe analisa seu DNA para obter informações sobre sua ancestralidade e relações e pode ser também uma excelente alternativa.

Atualmente, a 23andMe já coletou DNA de mais de três milhões de pessoas até agora e deu a cada um desses clientes relatórios on-line detalhados sobre sua ancestralidade.

A 23andMe conseguiu mergulhar em suas linhagens maternas e paternas, até mesmo dizendo a eles quanto DNA de Neandertal eles têm – e forneceu acesso a ainda mais, testes de saúde opcionais baseados em DNA.

HomeDNA

O HomeDNA permite que você descubra sua ancestralidade, paternidade ou até mesmo a composição genética de seus animais de estimação.

O teste realizado pela HomeDNA analisa 800.000 marcadores genéticos autossômicos, 862 populações de referência e 36 pools de genes. Porém, é importante frisarmos que seu teste não tenta rastreá-lo até a África, como outros testes podem fazer, embora ainda tenha muitos detalhes.

A HomeDNA disponibiliza informações sobre pools de genes e padrões de migração familiar e muito mais. Aqui estão os diferentes testes disponíveis: GPS Origins Ancestry Test, DNA Origins Maternal Line, DNA Origins Paternal Line, HomeDNA Starter Ancestry Test e Vitagene Health Report and Ancestry.

Testes de DNA: um olhar mais individual possível sobre o nosso organismo

Saber de onde viemos é uma das preocupações mais antigas da humanidade, assim como saber para aonde vamos.

Os testes de DNA oferecem o olhar mais individual possível sobre o nosso organismo, e uma das promessas da genômica é encontrar pistas sobre possíveis doenças que estejam em nosso futuro e tratamentos sob medida.

O teste de DNA é feito com o objetivo de analisar o material genético da pessoa, identificando possíveis alterações no DNA e verificando a probabilidade do desenvolvimento de algumas doenças.

Além disso, o teste de DNA utilizado nos testes de paternidade, podendo ser feito com qualquer material biológico, como saliva, fios de cabelo ou saliva.

Além de ser utilizado na investigação de doenças, o exame de DNA também pode ser utilizado no aconselhamento genético, que é um processo que possui como objetivo identificar alterações no DNA que possam ser transmitidas para a futura geração, e a probabilidade dessas alterações resultarem em doença. Entenda o que é e como é feito o aconselhamento genético.

O preço do exame varia conforme o laboratório em que é realizado, objetivo e marcadores genéticos avaliados e o resultado pode ser liberado em 24 horas, quando o objetivo é avaliar o genoma total da pessoa, ou algumas semanas quando o teste é feito para verificar o grau de parentesco.

Testes de DNA: Afinal, como é feito?

O teste de DNA pode ser feito a partir de qualquer amostra biológica, como sangue, fios de cabelo, esperma ou saliva, por exemplo.

No caso do teste de DNA realizado com sangue, é necessária que a coleta seja realizada em um laboratório de confiança, e a amostra seja enviada para a análise.

No entanto, existem alguns kits para coleta domiciliar que podem ser adquiridos pela internet ou em alguns laboratórios.

Nesse caso, a pessoa deve esfregar o cotonete contido no kit na parte interna das bochechas ou cuspindo dentro de um recipiente próprio e enviar ou levar a amostra para o laboratório.

No laboratório, são realizadas análises moleculares para que toda a estrutura do DNA humano possa ser analisada e, assim, verificar possíveis alterações ou compatibilidade entre as amostras, no caso da paternidade, por exemplo.

Como falamos no início do artigo, podemos dizer que os testes de DNA realmente revolucionaram a forma como nos vemos, garantindo uma verdadeira viagem única e muito especial pelas nossas origens.

As listas de atrativos que testes de DNA oferecem, como o do laboratório Genera, são enormes e muito significativas.

A Genera, aliás, é o laboratório de genética pioneiro no Brasil. Sendo o primeiro a oferecer uma plataforma de testes de ancestralidade e de saúde personalizada.

Hoje suas análises genéticas podem trazer insights importantes para melhorar o dia a dia, sem deixar de lado alguns cuidados importantes.

No próximo tópico vamos dar mais detalhes sobre o que é a Genera, e o que esperar dos seus testes.

Conheça agora:

Genera: tudo sobre o primeiro laboratório a oferecer uma plataforma de testes de ancestralidade e de saúde personalizada

Primeiro laboratório a oferecer uma plataforma de testes de ancestralidade e de saúde personalizada, a Genera têm como missão tornar os testes genéticos mais acessíveis à população, e assim ajudar a promover o bem-estar das pessoas através do autoconhecimento que eles conseguem nos proporcionar.

Criada em 2010 no estado de São Paulo, sendo uma empresa especializada em genômica pessoal, desde 2019 a Genera integra o grupo DASA, que é a maior empresa de Medicina Diagnóstica da América Latina e a quarta maior do mundo.

A empresa comercializa testes de ancestralidade genética, saúde e bem-estar utilizando o modelo de negócios direct-to-consumer, pelo qual oferece seus produtos diretamente ao consumidor.

Os seus valores variam conforme o que você gostaria de descobrir. Por exemplo, quando se trata de teste de ancestralidade, você consegue encontrar três opções de pacotes, com benefícios diferentes, podendo escolher a que melhor se adapta com a sua necessidade!

Os planos Genera variam de preço conforme os benefícios e, além disso, na Genera tem sempre cupons com promoções imperdíveis, e eles parcelam em até 12 vezes sem juros!

Entenda agora mais detalhadamente como funcionam os testes da Genera:

Como Funcionam os Testes Genera

Com uma interface simples e intuitiva, o site genera.com.br é muito fácil de navegar, e para realizar o teste é muito prático também.

E você pode comprar através de outra plataforma, dá também. Por exemplo, você consegue comprar até pelo site da Amazon.

Caso você escolha o teste de ancestralidade, é só você esperar o kit chegar na sua casa, coletar seu DNA, devolver as amostras (ou esperar que recolham), e pronto! É só aguardar em até 15 dias úteis os resultados do seu teste.

Claro, dependendo do teste que você escolher, você pode precisar ir até um laboratório parceiro da Genera.

Conheça agora mais detalhadamente algumas das principais linhas de testes oferecidas pela Genera:

Genera Linha Ancestralidade

A linha de ancestralidade tem três planos: Genera básico, Standard e Completo. Cada um desses planos tem benefícios específicos, e você escolhe de acordo com a sua intenção.

Como falamos anteriormente, você pode comprar o Genera completo através do site, e algo em torno de uma semana o kit de coleta do teste de DNA já está disponível em sua minha casa!

A empresa promete uma entrega rápida e fácil. O processo também é muito simples e vem especificado na caixa do kit, mas vou detalhar um pouco mais para vocês.

Ao receber o kit você terá a possibilidade de coletar as amostras do meu DNA em um dos laboratórios parceiros da Genera, ou em casa mesmo, com o kit que eles mandam.

E não se preocupe, pois, a coleta é extremamente simples. No kit que eles enviam tem algumas hastes de algodão e aí você coleta a sua própria saliva por alguns segundos, e depois devolve no envelope adequado que está incluso no kit.

Em torno de duas semanas, todos os dados já estarão disponíveis no site Genera!

O interessante é que eles avisam tudo por email, então, além de ser extremamente confiável, também é super organizado!

É muito empolgante quando você vê todas aquelas informações suas e de todos seus ancestrais! O caminho que seus antepassados fizeram durante milênios! É incrível ver a viagem que o seu DNA fez até chegar aqui.

É importante frisarmos que, além de mostrarem um pouco mais da sua origem, a história dos lugares provenientes do seu DNA, a Genera tem uma plataforma onde, caso aceite participar, você tem a possibilidade de encontrar parentes dos quais você nem fazia ideia que tinha! É realmente sensacional!

No Teste de ancestralidade – Genera completo, além da ancestralidade, busca de parentes e a sua linhagem, você também tem acesso à linha Bem-Estar, Genera Farma e Genera Health (Saúde).

Conheça agora cada uma dessas opções detalhadamente:

Genera Linha Bem-Estar: Nutri, Fit, Skin, Aging, You

Na linha Bem-Estar temos as seguintes categorias: Nutri, Fit, Skin, Aging, You.

Na Genera Nutri, você acessa as informações relacionadas a parte nutricional, ou seja, quais os tipos de dieta adequada para você, se você tem deficiência de alguma vitamina no seu organismo, alergia alimentar, etc.

São muitas as descobertas que você pode fazer sobre si mesmo. Com o Genera Fit, você consegue descobrir coisas como: sua resistência física, os exercícios mais indicados para você ou até mesmo informações sobre seus ossos!

Com o Genera Skin, tem tudo sobre a sua pele. Seu nível de sensibilidade ao sol, se tem tendências às rugas, flacidez nas pálpebras. Eu indico demais, principalmente as pessoas que amam cuidar da pele e são bem vaidosas.

Por último, mas não menos importantes, são o Genera Aging e o You.

Basicamente, o Aging, fala sobre as possibilidades de doenças relacionadas à velhice que poderíamos ter, ou até mesmo a sua expectativa de vida.

Genera You, em contrapartida, diz coisas como sua habilidade matemática, seu nível de impulsividade e a sua preferência por horários diurnos ou noturnos.

Genera Linha Saúde: para entender qual medicação é mais adequada ao seu organismo

A linha Genera Saúde tem duas categorias, a Farma e a Health. Na Genera Farma, você consegue descobrir informações relacionadas a como seu corpo reage aos principais tipos de medicamentos existentes, assim, você fica sabendo qual medicação é mais adequada ao seu organismo.

Já a Genera Health você conhecerá as suas predisposições genéticas, ou seja, lá aparecem as probabilidades genéticas que você pode ter relacionado a doenças como: infarto, diabetes, câncer, e muitas outras.

A Genera Health contribui muito para nossa saúde, pois sabendo das probabilidades genéticas, conseguimos procurar um médico especializado com antecedência e cuidar de forma precoce de doenças muito sérias.

Genera Aconselhamento Genético: para entender melhor o seu DNA com a ajuda de um especialista

O aconselhamento genético da Genera é um serviço à parte, mas que vale muito a pena, para você saber ainda mais detalhadamente os seus resultados do seu DNA.

Com este teste você poderá entender melhor o seu DNA com a ajuda de um especialista.

Basicamente, o Aconselhamento Genético da Genera é um atendimento online realizado por um profissional da saúde especializado em genética.

Com ele, você entenderá melhor questões ligadas ao risco de desenvolver doenças com base genética, assim como as relações do seu DNA com seu bem-estar e detalhes sobre as origens dos seus ancestrais.

Escala de risco genético: Uma previsão do futuro da sua saúde

A escala de risco genético é uma análise que avalia como a combinação de algumas informações genéticas contribuem para seu risco de desenvolver determinadas doenças.

O teste não tem finalidade diagnóstica. No entanto, aborda predisposições genéticas relacionadas à algumas doenças.

Neste caso seu resultado deve ser interpretado como um instrumento adicional para a adoção de cuidados preventivos, como hábitos de vida mais saudáveis, exames complementares e/ou check-ups regulares.

Atualmente, reportamos resultados para 11 doenças: câncer colorretal, câncer de mama, colite ulcerativa, diabetes Tipo 1, diabetes Tipo 2, doença celíaca, doença de Alzheimer, doença de Crohn, doença de Dupuytren, doença intestinal inflamatória e Gota.

Obter um resultado de risco aumentado, por exemplo, indica que, tendo em conta os fatores genéticos analisados, você pode apresentar uma possibilidade maior do que a média dos nossos usuários de desenvolver uma determinada condição em algum momento da sua vida até os 95 anos (ou 75 anos, no caso da doença de Alzheimer). A ideia é a mesma para os demais resultados.

Genera Outros Exames: investigação de vínculo genético, sexagem fetal, microbioma intestinal e o genoma completo

Na Genera, além das Linhas que eu contei para vocês, também tem vários outros serviços como: investigação de vínculo genético, sexagem fetal, microbioma intestinal e o genoma completo.

O teste de paternidade, chamado de vínculo genético, verifica os vínculos de parentesco pai-filho e de irmandade.

O teste de sexagem fetal te permite saber o sexo do bebê antes do ultrassom. Isso somente é possível porque a partir da décima primeira semana de gestação, já é possível determinar o sexo do bebê por meio de DNA fetal no sangue da mãe.

O teste de microbioma intestinal te permite conhecer sua microbiota. Pois é, sabia que as ​bactérias que habitam seu intestino contribui de maneira permanente para sua saúde?

Temos também o teste  de genoma completo  realizado a partir de 3 bilhões de pares de base em um relatório.

Sabia que se seu DNA completo fosse escrito, preencheria 5 mil livros?

Pois bem, você pode ter acesso a todos os volumes com o MyGenome, teste feito em parceria com a Veritas.

Genera: principais prós e contras

Dá uma olhada nesses prós e contras que eu separei para vocês

Conclusão: a Genera é realmente a melhor escolha? É confiável?

Sim, a Genera é confiável, sendo uma das melhores escolhas do mercado, principalmente por toda qualidade que envolve a marca e sempre entrega todos os produtos no prazo.

Seus testes mostram muito sobre nós, e nos levam em uma viagem única e muito especial pelo nosso DNA, nos trazendo incríveis descobertas!

No site da Genera você encontra teste de DNA, teste de ancestralidade, sexagem fetal, e muitas outras possibilidades.

Neste caso, quando se trata do teste de ancestralidade, vale a pena investir dessa jornada. E dependendo do pacote que você adquirir, vem incluso o Genera Nutri, Genera Fit, Genera Skin e muitos outros.

Outro ponto muito interessante e que merece destaque é a qualidade do atendimento.

Como foi possível demonstrar durante o artigo, eles contam com um atendimento excelente e muito organizado! Em geral, desde a hora que compramos no site, que por sinal, é super bem feito e detalhado, com todas as informações necessárias. Até a hora da entrega, que é muito rápida.

Além disso, a espera pelos resultados é bem curta, considerando toda a complexidade do que eles entregam.

A reputação da marca é também muito importante e, neste ponto, a Genera também não deixa a desejar.

Em sites como o Reclame aqui a Nota da Genera é também muito boa! Eles têm nota de  9,1 de 10. Para uma empresa grande como a Genera, 41 reclamações são bem poucas. E a taxa de resposta deles é de 100%.

A empresa disponibiliza também cupons de desconto no site. Assim que você acessar o genera.com.br vai dar de cara com um banner indicando as atuais promoções. Em datas comemorativas, é certo ter descontos no site. Sugiro ficar de olho!

Vale muito entrar no site genera.com.br e conferir detalhadamente cada uma das possibilidades que a Genera traz. Não é mesmo? 

No final, você descobrirá o quanto é divertido se conhecer mais através do nosso DNA!

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários.

Até a próxima!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados