Qual é o melhor leitor de e-book?

Escolha Premium

Nossa recomendação

Melhor para o seu bolso

Lev Fit

O mundo digital tem cada vez dado passos maiores. Uma prova disso é o leitor de e-book. Agora, existem inúmeras opções de se ler sem precisar de um livro físico. Essa revolução vem chamando a atenção de muita gente.

Os modelos de e-readers estão conquistando por sua praticidade. Isso além de possuírem muitas outras características interessantes. No entanto, o mercado apresenta tanta diversidade que às vezes fica difícil escolher o produto ideal.

Portanto, o intuito deste post é te ajudar a identificar o melhor modelo para você. Veja aqui uma lista sobre os tipos de leitor de e-book que existem. Ao final desta leitura, será fácil decidir qual comprar.

Recomendações

Escolha Premium

Nossa recomendação

Melhor para o seu bolso

Lev Fit

Itens que você também pode se interessar:

Melhor leitor de e-book

Kindle Oasis

Kindle Paperwhite

Lev Fit

Lev NEO

Kobo Touch

Kobo Glo HD

Índice

Mini Guia de Compra

Essa seção busca esclarecer algumas informações sobre o tipo de produto em questão. Aqui, você vai acompanhar alguns pontos que são necessários para que você garanta uma boa compra.

Como funciona um leitor de e-book?

Antes de tudo, é importante diferenciar os termos e-book e e-reader. O primeiro é referente ao livro eletrônico, ou seja, sua versão digital. Já o segundo, é o dispositivo que permite a leitura dele.

Além disso, a maioria desses livros disponíveis no mercado possuem uma técnica chamada E-Ink, conhecida como tinta eletrônica.  As telas com este elemento não apresentam um esquema de luz no fundo. Dessa forma, elas necessitam de uma iluminação adequada.

Também, eles só funcionam em escala cinza, não sendo capazes de exibir cores. A maior vantagem disso é que eles conseguem similar a sensação de estar lendo um livro tradicional. Isso sem falar que reduz bastante a fadiga visual, te permitindo ficar em frente a ela por longas horas.

No entanto, esse não é o único benefício de um leitor de e-book. O consumo de energia deste dispositivo é extremamente baixo. Assim, sua bateria dura até semanas tranquilamente. Confira agora, um panorama geral de vantagens e desvantagens.

Como usar um leitor de e-book?

Existe mais de uma forma de usar este dispositivo. A primeira delas é através da porta USB. Com ela, você consegue carregar seus arquivos com os livros do seu interesse. Muitas pessoas acham que isso não é possível.

No entanto, um e-reader quando conectado a um computador, funciona como uma unidade de armazenamento normal. Então, o famoso “copia e cola” é tudo o que você precisa saber para fazer essa transferência de livros.

Além disso, alguns modelos possuem entrada para cartão SD. Então, você pode passar os arquivos diretamente para ele. Claro, para lê-los o dispositivo precisa estar abrigando este cartão.

Agora, o manuseio em si de um e-reader é muito simples. Para escolher alguma leitura, basta navegar pelos menus presentes na interface dele. É tudo muito simples, então, mesmo que você não entenda de tecnologia, não terá qualquer problema.

Por último, o carregamento de um leitor de e-book se dá pela sua entrada USB. Basicamente funciona como qualquer dispositivo eletrônico.

Os formatos de arquivos eletrônicos existentes

Existem diversos tipos de formatos de arquivos. No entanto, o mais popular de todos é o e-pub, que é livre. Desse modo, os livros nessa categoria são compatíveis em diversos tipos de leitores de e-book.

Também, tem-se o formato PDF, que é mais tradicional. O formato html é mais comum em livros que tiveram seus direitos autorais expirados. Para ficar ainda mais didático, acompanhe um pequeno resumo do que cada um pode te proporcionar.

Formato txt

Formato html

Formato PDF

Formato mobi

Formato ePub

Para quem é recomendada a compra de um leitor de e-book?

Basicamente para qualquer pessoa. O único requisito é gostar de ler. Caso você tenha esse hábito, principalmente durante uma viagem, ele é perfeito. Dá para acessar seus livros no transporte público ou em qualquer outro lugar.

O mais interessante do leitor de e-book é que ele é compacto. Assim, você não precisa estar andando de um lado para outro com livros pesados. Eles são alternativas mais simples e práticas.

Também, se você não tem muito espaço em casa, esse dispositivo é o ideal. Desse modo, você não abre mão de ler ao mesmo tempo em que não precisa arrumar um local para isso.

Cuidados que um leitor de e-book exige

Não existe nenhum cuidado especial que você precisa tomar com os leitores de e-book. Então, basta tratá-lo como qualquer outro dispositivo. Assim, não o deixe exposto a altas temperaturas nem mesmo fontes de calor.

Além disso, evite o contato com a água. Claro que, há alguns aparelhos com resistência ao líquido, sendo essas as grandes exceções. De resto, essa interação irá prejudicar a sua vida útil.

Com relação aos impactos, a lógica é a mesma. Muitos produtos dessa categoria hoje são altamente resistentes. Mesmo assim, não é indicado testar o seu aparelho quanto a isso. Pronto, esses são os únicos cuidados que você precisa ter com um leitor de e-book.

Resenha dos melhores leitores de e-book

Acompanhe agora, um compilado de informações sobre cada produto recomendado. Veja como eles podem ser diferentes entre si, ainda que apresentem a mesma finalidade.

Kindle Oasis – Iluminação impecável

Essa linha nova do Kindle Oasis trouxe uma inovação muito interessante. A temperatura da luz pode ser ajustada. Dessa forma, você está livre para manuseá-la como quiser. Pode escolher tons mais quentes, mais frios ou até mesmo, selecionar a opção de configuração automática.

Assim, ele irá oscilar de acordo com o ambiente em que você se encontra. Além disso, sua tela é muito boa e favorece a visão, possuindo 7’’. Ela é sem dúvidas maior que a maioria presente nos outros dispositivos.

Também, o visor possui um recurso de anti reflexo. É um modelo que pode ter até 32G de memória interna. Ele conta com uma proteção IPX8. Isso faz com que ele consiga suportar um mergulho de até 2 metros de profundidade, durante 1 hora.

A bateria deste leitor de e-book é altamente resistente. Ela dura cerca de 6 semanas. Claro que, seu uso pode ter interferência neste tempo. Independente disso, ela pode ser carregada em até 3 horas.

Kindle PaperWhite – Melhor custo-benefício

Esse modelo chega para colocar todos os outros a prova, inclusive sua versão anterior. O Kindle Paperwhite tem o dobro de capacidade de armazenamento. Além disso, ela possui resistência à água.

O mais interessante, é que são muitos recursos por um preço justo, diferindo pouca coisa do modelo mais antigo. A sua tela continua possuindo 6 polegadas com 300 ppi. No entanto, outra novidade, a mesma possui iluminação embutida.

Além disso, ela é anti-reflexo. Então, ela fica bem visível mesmo sob a luz solar. É importante ressaltar que ele possui 8 GB de armazenamento. Porém, se você quiser, pode adquirir uma versão de 32G sem problemas. A sua bateria possui duração média de 6 semanas.

Ainda, ele tem conexão Wi-Fi inclusa. No entanto, tem-se uma desvantagem, ele não tem entrada para cartão de memória. No entanto, isso não é um problema para a maioria das pessoas. Isso tendo em vista que os livros eletrônicos não ocupam muito espaço. Por isso, é a nossa recomendação.

Lev Fit – Simples e eficiente

Uma opção de leitor de e-book mais leve. Isso quando comparada aos modelos concorrentes. Ele pesa apenas 130 gramas. Ainda, possui uma compatibilidade com vários formatos de arquivo, inclusive o PDF.

O Lev Fit tem um recurso de PDF Flow, que ajusta os documentos para o tamanho da tela. A grande diferença dele para o NEO, é que ele não possui entrada para cartão de memória, tendo apenas 8 GB.

No mais sua tela é de 6 polegadas e possui conexão Wi-Fi. A desvantagem é que seu sistema não é tão avançado e não tem luz de fundo.

Lev NEO – Uma versão mais compacta do Lev

Seu principal foco é ser usado para ler arquivos em PDF. Assim, o LEV NEO é uma boa alternativa para os usuários que preferem este formato. Ele contém o recurso PDF Reflow, que redimensiona os documentos no tamanho da tela.

Essa última inclusive, possui 6 polegadas. Ainda, ele conta com 8GB de armazenamento. Agora, se você busca um pouco mais que isso, não se preocupe. Ele tem entrada para cartão de até 32G. Aqui, existem botões físicos para mudar de página.

Aqui, você tem acesso a uma das opções mais simples da Kobo. No entanto, não ache que isso é sinônimo de pouca qualidade, muito pelo contrário. Ele possui opções em quatro cores diferentes para você escolher, sendo elas: branco, azul, prata e lilás.

A sua tela possui 6 polegadas e seu armazenamento interno é de apenas 2GB. Sem dúvidas uma desvantagem quando comparado aos seus concorrentes. No entanto sua capacidade de armazenamento pode ser expandida em até 32GB.

Para tal, é só adquirir um cartão de memória.  A sua bateria dura até um mês em um uso regular e ele possui ainda conexão Wi-Fi.

Esse modelo é o oposto do LEV NEO em questões de finalidades. O Kobo Glo HD é para quem procura um aparelho para ler na maior quantidade de formatos possíveis. Desse modo ele aceita EPUB, EPUB3, PDF, MOBI, JPEG, GIF, PNG, BMP, TIFF, TXT, HTML, RTF, CBZ, CBR.

São no total 14 formatos diferentes, dando a esse modelo uma versatilidade absurda. Além disso, sua tela é de 6 polegadas, com antirreflexo e alta definição. Ainda, esse leitor de e-book possui um armazenamento de 4GB e entrada para cartão de memória.

Toda sua interface é bem intuitiva, de modo que não há dificuldades de manuseio. No entanto, o acabamento deste aparelho deixa a desejar.

Guia do comprador

Agora, é hora de falar de detalhes um pouco mais técnicos. Eles vão te ajudar a ter uma noção mais completa do que deve ser observado nesse tipo de produto. Portanto, acompanhe logo abaixo.

Finalidades

Comprar um aparelho desses requer que se pense quais são as reais finalidades dele. Então, digamos que você só tenha tempo de ler durante à noite. Nesse caso, faz muito mais sentido optar por um dispositivo com iluminação interna. Assim, você pode ler no conforto da sua cama sem precisar de mais nada.

Agora, se você gosta de ler durante um tempo de lazer na piscina, a situação muda. Sendo assim, uma luz não seria tão interessante. No entanto, um e-reader à prova d’água faria toda a diferença.

Caso planeje levar o aparelho durante suas viagens, escolher um modelo mais leve é o mais recomendado. Desse modo, pensar nesses aspectos serve para que você possa eleger suas prioridades.

Tela: tipo e tamanho

A tinta usada nestes dispositivos permite que você consiga ler tudo em escala cinza. Assim, é possível passar horas lendo sem sequer um sinal de cansaço. Fora isso, esse tipo de aparelho oferece uma nitidez muito boa. É aí que entra a importância da tela.

Alguns produtos disponibilizam outras telas como o TFT. Elas são mais interessantes que as tradicionais Isso porque elas são coloridas e ainda tornam o e-reader em uma espécie de tablet.

A desvantagem é que esse tipo cansa bem mais a visão. Também, existem telas touch. Desse modo, você não precisa ficar navegando usando botões. Além disso, grande parte das telas são 6’’.

Esse é o tamanho que você deve tomar como base. Não é recomendado que você compre um leitor de e-book menor. Isso irá atrapalhar a sua visibilidade, tirando seu conforto.

Tipo de tinta utilizada

Muitas pessoas não se importam com esse detalhe. No entanto, ele é muito importante se você quiser ler de maneira confortável. A melhor tecnologia de tinta que existe atualmente é a E Ink Pearl.

Ela é usada em grande parte dos dispositivos desta categoria. Porém, é essencial que você confira isso antes de efetuar uma compra. Não tenha dúvidas que o tipo de tinta afeta o seu conforto.

Taxa de atualização de tela e questões de velocidade

Você deve garantir que a capacidade de atualização da tela seja devidamente adequada. Existe um motivo plausível para essa preocupação. Quando esse tipo de dispositivo mostra uma determinada imagem por muito tempo,ela fica marcada em segundo plano.

Portanto, esse é um dos principais aspectos que estabelecem a real qualidade do aparelho. Uma interface lenta irá te dar muita dor de cabeça. Imagine ter um problema cada vez que precisar virar uma página. Sem dúvidas, não é algo agradável.

Também, isso afeta os menus de navegação. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, certifique-se de que o eletrônico possui uma boa fluidez. Acredite, isso faz total diferença na sua experiência como usuário.

Capacidade de armazenamento

Uma das coisas que você não precisa se preocupar tanto é capacidade de memória. Isso porque os livros eletrônicos ocupam pouco espaço. Então, digamos que você compre um aparelho com 2 GB de armazenamento. Com isso, já é possível guardar milhares de documentos.

Além disso, é importante lembrar que alguns e-readers vêm com cartão SD. Assim, você ganha ainda mais espaço. Portanto, fique tranquilo quanto a isso. Na hora de decidir qual aparelho comprar, leve em conta outros quesitos mais importantes como a conectividade.

Tipo de arquivo

O ePub é o formato mais conhecido e mais usado como foi dito acima. No entanto, o ideal é que você busque um leitor de e-book que suporte mais de um tipo de arquivo. Isso é importante para que você tenha uma maior versatilidade e possa ler livros variados.

Por exemplo, vamos pegar o Kindle. Ele é um leitor de e-book que não é compatível com o formato ePub. Claro, você sempre pode tentar converter os seus arquivos. Porém, encontrar um aparelho que torne isso desnecessário é sempre uma vantagem.

Bateria

Esse é um dos pontos que não deve ser tão essencial. Um leitor de e-book por si só já possui um consumo baixo de bateria. Sendo assim, ela pode durar mais de duas semanas dependendo do uso.

Agora, caso opte por comprar um modelo que possui tela colorida, cuidado. Aí sim a bateria se torna um quesito de extrema importância. Então, é sempre bom checar se o modelo apresenta a opção de carregamento rápido.

Isso principalmente se você tem intenção de viajar com esse dispositivo. Ainda, não esqueça que a capacidade de uma bateria é sempre medida em miliamperes por hora.

Conectividade

Como dito mais acima, você pode transferir seus livros para o leitor de e-book de várias maneiras. As mais comuns são o cartão SD e a porta USB. Elas permitem que os arquivos possam ser passados do computador para seu aparelho. É tudo muito prático.

No entanto, essas não são as únicas alternativas. A conexão Wi-Fi vem chegando com tudo nestes dispositivos. Então, dá para comprar livros diretamente pelo leitor de e-book. Por fim, tem-se a conexão Bluetooth. Ele permite que você conecte seus fones de ouvido sem a necessidade de fios.

Ferramentas extras

Jamais compre um produto sem saber quais são todas as funções que ele apresenta. Isso evita que você se arrependa no futuro e tenha ainda mais gastos. Vários e-readers possuem recursos extras.

O MP3 Player é um dos mais populares. Com ele, você pode ler, ao mesmo tempo em que escuta música. Ou então, pode optar por audiolivros. Sem dúvidas, uma alternativa interessante.

Além disso, alguns dispositivos permitem que você navegue na internet. Assim, dá para ver notícias e até mesmo, se divertir com jogos simples. Um outro recurso muito legal é relacionado às fontes. Existem modelos com tamanhos e tipo de fontes diferentes para você escolher a que mais gosta.

Também, existe a opção de virar a tela para horizontal e de consultar o dicionário. Uma função que é muito interessante é a iluminação de tela. No entanto, é necessário um cuidado aí. Observe se o modelo de fato possui a luz de maneira homogênea por todo o visor.

Conclusão

Por fim, um dispositivo como esses pode tornar suas leituras bem mais prazerosas. São inúmeros recursos que você pode acessar, de modo a ter mais conforto. Agora é sua vez. Escolha o melhor leitor de e-book que mais se adequa às suas necessidades e aproveite.

FAQ

Até aqui, você já deve estar um verdadeiro expert no assunto. No entanto, o objetivo é que você não saia com nenhuma dúvida. Por isso, acompanhe agora algumas das perguntas mais comuns que surgem sobre os melhores leitores de e-book.

ePub, Mobi, PDF, HTML e TXT são os principais formatos

Ferramentas, conectividade, bateria, tipo de arquivo, capacidade de armazenamento, taxa de atualização, tinta e tamanho da tela.

  • Proporciona bastante economia de espaço comparado ao livro físico;
  • São extremamente versáteis;
  • Reduzem o consumo de papel;
  • Os livros digitais costumam ser mais baratos que a versão física.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados