Qual é a melhor máscara facial de proteção?

Em meio a grande crise sanitária que estamos vivenciando, se proteger é sempre a melhor ação para frear o impacto de diversas doenças na nossa rotina, especialmente quando se trata de algumas infecções virais pouco conhecidas, como é o caso da COVID-19. Dentre as diversas medidas tomadas por organizações da saúde, o uso de máscaras foi reconhecido como uma das mais efetivas em ambientes públicos. 

Citando as muitas pesquisas que rondam o universo científico das epidemias virais e bacterianas, as máscaras são apontadas como os equipamentos de proteção individual mais importantes. Indo além do uso por profissionais da saúde, elas se tornaram indispensáveis quando se trata de sair às ruas nos últimos meses, seja para ir ao trabalho, ao supermercado ou a qualquer outro ambiente no qual transitam várias pessoas rotineiramente. Mas assim como o não uso desse equipamento, não seguir as dicas dos especialistas na hora de comprar a sua máscara também pode custar a sua saúde.

Por esses e outros motivos, criamos esse guia de compra completo para indicar as melhores máscaras de proteção, com certificações de segurança e tudo o que é necessário para auxiliar na prevenção de doenças da forma correta!

Recomendações

Além da recomendação incessante do uso das máscaras, os médicos também indicam diversos cuidados com o tipo de produto que você vai utilizar, tendo atenção com o seu formato, a sua capacidade de cobrir as vias respiratórias e principalmente o tipo de material utilizado na sua fabricação, já que é a partir desses fatores que a efetividade pode ser garantida.

Com as muitas dúvidas que surgem sobre esses produtos, separamos abaixo algumas recomendações de compra, como a máscara Premium, a Nossa Recomendação e a opção mais acessível para o seu bolso.

Escolha Premium

Fabricada pela empresa brasileira Lupo, as máscaras Bac Off são produzidas em tecido especial antiviral, com alta capacidade de proteção e um padrão de conforto diferente de todas as outras opções de compra do mercado. Além de ser reutilizável, ela é uma peça única, o que evita problemas com costuras e mau acabamento.

Nossa recomendação

Quando se trata de manter o máximo de cuidado possível, as máscaras N95 são comprovadamente eficazes na proteção contra vírus de alto contágio, no mesmo estilo desta, a máscara WeCare é uma ótima candidata, com 4 camadas de tecido e filtro de micropartículas. Os seus ajustes são essenciais para assegurar a fixação da máscara ao rosto.

Melhor para o seu bolso

As máscaras de proteção Mash são itens básicos para quem quer sair às ruas protegido, embora possua poucas regulagens para diferentes tipos de rostos, ela ainda pode ser muito eficaz quando utilizada da forma correta. O seu tecido é 100% em algodão (apenas na cor branca), o que representa mais conforto para a sua rotina.

Itens que também podem interessar:

Atualmente existem incontáveis modelos e estilos de máscaras e respiradores para venda, muitas delas com certificações de eficácia contra os principais tipos virais existentes. Todavia, embora o seu uso já seja obrigatório em várias regiões do mundo, o exemplar a se adquirir acaba sendo uma escolha pessoal. Por esse motivo, trouxemos mais algumas opções que podem ser interessantes!

Melhor máscara de proteção

Índice

Mini Guia de Compra

Com a obrigatoriedade da utilização das máscaras em ambientes públicos de diversos países do mundo, elas passaram a ser utilitários de segurança básica, podendo diminuir em mais de 90% a probabilidade de contrair infecções virais. Em algumas pesquisas recentes realizadas por universidades ao redor do mundo, utilizar esses “acessórios” também pode diminuir a incidência de outras doenças sazonais, inclusive diminuir os impactos da COVID-19 na saúde, já que nos fazem respirar ar mais úmido para os pulmões, melhorando a nossa imunidade.

Levando em consideração esses aspectos e a necessidade dos cuidados individuais, muitas marcas desenvolveram máscaras específicas, com modelos cada vez mais diversos e versáteis. No caso das versões em tecido, os cuidados devem ser redobrados na hora da compra e da utilização, mas elas também têm se mostrado eficazes no controle das infecções em todo o mundo.

O que provoca diversas dúvidas na hora da compra é sobre qual delas é a ideal, já que o uso repentino desses equipamentos de proteção deixou de lado qualquer adaptação ou conhecimentos prévios indicados por especialistas. Com o decorrer do tempo e a disseminação de informações, a utilização correta passou a ser rotina  e as melhores máscaras já podem ser encontradas no mercado.

Para te ajudar a promover a sua segurança sempre que precisar sair, fizemos essa lista detalhada com os melhores produtos do mercado, feitos para serem práticos, versáteis e altamente eficazes na prevenção dessas doenças, conheça abaixo!

Kit com 2 Máscaras Bac OFF Microfibra Sem Costura, Lupo - Conforto e praticidade para o seu dia a dia

Em meio a grande necessidade de um produto mais confortável para o rosto, a Lupo desenvolveu uma máscara de alto nível, capaz de ajustar-se perfeitamente ao rosto sem nenhuma amarração adicional. Ideal para quem precisa utilizar máscaras por longas horas, como em ambientes empresariais ou em viagens, por exemplo. Sendo um sucesso de vendas das lojas online, esse modelo tem as melhores avaliações da Amazon, estando em primeiro lugar entre as mais vendidas da lista.

Esta máscara é produzida em peça única, o que significa que você não precisa se preocupar com problemas de durabilidade provocados pelas costuras que se soltam durante as lavagens. A poliamida também se sobressai na composição desse modelo, o que traz uma das maiores vantagens de utilizá-la, já que nos fios desse tecido foi acrescentada a tecnologia de inativação de vírus e bactérias, funcionando  especialmente na contaminação cruzada como uma segurança a mais, além de trazer mais frescor e conforto.

A preocupação com a eficiência no isolamento das vias respiratórias também foi outro impasse solucionado pela marca, que acrescentou 2% de tecido elastano na composição da máscara, trazendo flexibilidade para qualquer tipo de rosto sem precisar de reajustes e sem deixar espaços para a passagem do vírus. Contudo, por não existir o importante ajuste nasal ela pode acabar saindo da posição correta com movimentos bruscos da boca, o que pode incomodar em alguns momentos. Se você não quer isso, poderá buscar por modelos mais fixos no rosto (e consequentemente menos confortáveis que este).

Também é importante salientar que é possível adquirir kits deste modelo nas cores branca e preta, em embalagens lacradas com duas unidades cada uma. A empresa também envia um pequeno manual de uso, que traz todas as indicações de como fazer a lavagem correta sem desgastar o produto.

WeCare, branco, Pack of 20, Branco - Máxima segurança e proteção com a sua saúde

Um pouco diferente dos modelos comuns de máscaras de proteção, a WeCare traz uma maior segurança quando se trata de patógenos virais, especialmente em ambientes de alta incidência de contaminação. Ela é produzida com base na certificação N95, com toda a construção e finalidade referentes às indicações dos especialistas. A sua outra certificação PM2.5 traz um filtro altamente eficiente contra micropartículas (até 95% de filtragem), o que de fato protege o usuário quando em casos de contato direto com o vírus. Claramente, ela pode não ser tão confortável quanto os modelos em tecido que podemos encontrar à venda atualmente, mas é a mais recomendada em ambientes críticos.

Se tratando de ajustes, ela não poderia deixar a desejar, e traz uma composição robusta, com clipe nasal metálico e maleável, elástico resistente e uma durabilidade muito maior que as máscaras cirúrgicas convencionais. Ela foi produzida para fixar bem ao rosto, com um conforto durável por algumas horas e uma boa capacidade respiratória.

Ao contrário da máscara de microfibra da Lupo, este é um produto descartável, mas está à venda em diversos kits, desde apenas uma exemplar até 60 unidades devidamente embaladas, o que pode trazer um bom custo-benefício para quem busca adquirir uma quantidade razoável de máscaras.

Kit 3 Máscaras De Proteção Em Algodão, Mash, Unissex - O kit básico indispensável e com preço acessível

Se você ainda não encontrou o produto ideal e quer um modelo básico, confortável e essencial para o dia a dia, este é o kit perfeito! Com 3 máscaras disponíveis nas cores branco, cinza-claro e cinza-escuro, com uma segurança superior às máscaras de tecido super simples que encontramos nas lojas físicas atualmente.

Feita com tecido 100% algodão (apenas para a cor branca), esta é uma ótima dica para quem possui maior probabilidade de sofrer com alergias, já que este é um tecido que raramente desencadeia esse problema, ademais, traz um conforto diferenciado com relação ao tricoline e ao TNT, por exemplo, sendo mais indicado que estes para esta finalidade antiviral. A sua camada dupla permite mais segurança e uma respiração correta, sem causar problemas durante caminhadas curtas ou mesmo no uso por algumas horas do dia.

Um diferencial marcante deste modelo é o seu clipe nasal interno, que raramente é encontrado (mesmo nas máscaras mais caras) e é considerado um item básico na construção dessa peça, já que é por onde o ar pode entrar carregando o vírus, se o uso da proteção for incorreto. Por ter alças também em tecido, ela acaba não machucando o rosto, fazendo com que o seu uso cause menos impacto na rotina. Ela também pode ser lavada e reutilizada sempre que necessário. E como qualquer produto, ela também possui sua desvantagem: poderá não se adequar perfeitamente ao seu rosto, sendo necessário analisar bem o tamanho do produto indicado no anúncio antes de realizar a compra.

Máscara Esportiva Knit, Fiber - Pratique os seus esportes favoritos com segurança e conforto

Criada por uma marca inovadora, a máscara Knit é uma das únicas do mercado desenvolvidas especialmente para praticantes de esportes, pensando nas indicações dos profissionais de educação física, médicos e da própria OMS quanto à segurança e a respiração adequada durante os exercícios físicos. Ela pode trazer segurança, bem-estar e conforto para a academia, corrida, ciclismo ou outros esportes neste momento de risco biológico.

Uma das piores sensações de quem pratica corridas é a sensação ruim de sufocamento que as máscaras convencionais provocam, mas que nem sempre podem deixar de ser utilizadas, já que as normas públicas obrigam o uso desse equipamento de proteção. Pensando em minimizar todos os problemas desses clientes, a Fiber do Brasil desenvolveu uma máscara com 3 dimensões de forma totalmente sustentável, capaz de se ajustar perfeitamente ao rosto, disponível nos tamanhos, P, M e G.

Por também ser feito em peça única, ela é a melhor para reutilizar em ambientes de academia, pois pode ser lavada de acordo com as indicações da empresa no final de cada treino. Por esse motivo ela também está entre os primeiros equipamentos de esportes mais vendidos em lojas online no Brasil.

Citando um pouco mais das suas especificações técnicas, ela foi fabricada em tecidos de poliéster e poliamida, sem grudar no rosto e sem deixar espaços abertos para a passagem do ar contaminado. A sua compra traz um kit original da marca, com a máscara de tecido na cor e tamanho escolhidos, 30 unidades de filtros adicionais, clipe nasal em silicone para impedir que o ar quente embace os óculos, suporte para filtro e uma presilha ajustável para prender a máscara ao rosto. Vale lembrar que os filtros que a acompanham podem filtrar mais de 95% das partículas, equivalendo aos modelos profissionais N95 e PFF2. A desvantagem desse modelo fica por conta do seu alto preço com relação a outras opções do mercado, mas que traz um benefício único para esta finalidade.

Máscara Descartável Tripla Com Elástico e Clip Nasal Azul - 50 Unidades - O modelo cirúrgico convencional

Além de todas as máscaras que já apresentamos, as versões tradicionais cirúrgicas não poderiam faltar na nossa lista, já que elas foram indispensáveis para enfrentar diversas outras incidências virais, comprovando a sua eficácia para esta finalidade, inclusive, são as mais utilizadas em ambientes hospitalares, funcionando como uma barreira reversa e impedindo o contágio em massa.

Antes de falar um pouco sobre a construção dessa máscara, é relevante saber que elas não foram desenvolvidas para a proteção individual e não funcionam para nos proteger do contágio, mas impede que possamos infectar outras pessoas através dos aerossóis e das gotículas de saliva que dispersamos no ambiente. Neste sentido, elas se mostram altamente eficazes apenas quando todos estão utilizando esta proteção, o que difere das máscaras N95 e PFF2, que funcionam como barreiras individuais.

Levando isso em consideração, esse produto tem algumas propriedades importantes, como o Polipropileno, que evita a proliferação de bactérias pela umidade excessiva da superfície. O TNT com tripla camada serve como uma ótima barreira física, ajustável por clipe nasal interno e elásticos confortáveis. As suas principais desvantagens são não poder ser reutilizada e exigir mais cuidados no seu manuseio.

Máscara Reutilizável e lavável com filtro de poeira de carvão ativado - Anti-embaçante, reutilizável e pronta para qualquer necessidade da sua rotina

A nova máscara versátil para quem tem uma rotina completa e dinâmica é representada por este modelo. Ele é feito com uma robustez de alta durabilidade, sem deixar de lado o que mais importa para quem compra uma máscara: A segurança e o conforto em tempos de pandemia. A tecnologia utilizada neste produto criou um design diferente, com ajustes ergonômicos e fixos ao rosto.

Ela é composta por material TNT e fibra super fina, sem grudar no rosto, como acontece no caso da máscara cirúrgica e dos modelos feitos 100% em algodão. O clipe nasal que acompanha essa proteção foi feito em plástico e pode ser movido para a parte de melhor apoio do seu nariz. O seu principal diferencial de venda está nos dois filtros de partículas, presentes nas partes laterais da máscara, que permitem que você respire com mais facilidade durante a prática de esportes de baixo desempenho (a Knit da Fiber ainda é mais bem-avaliada para esportes de alta performance), durante o uso em academias ou na própria ida ao trabalho.

Com ainda mais proteção, ela acompanha 3 filtros adicionais de 4 camadas cada um, que podem ser posicionados na parte interior para trazer mais segurança. Já se tratando de conforto, ela não tem aqueles elásticos convencionais, que foram substituídos por uma extensão de tecido com velcro, que pode ser preso atrás do pescoço com facilidade. Ela também pode ser lavada e reutilizada.

O ponto negativo que mais impacta na compra dessa máscara é a sua baixa qualidade térmica, que acaba esquentando bastante as áreas de contato com a pele.

Guia do comprador

As máscaras de proteção são itens fundamentais no combate a doenças infectocontagiosas, como ocorre nas epidemias virais e bacterianas. Neste sentido, elas possuem a importante função de prevenir o contágio em massa através de vetores infectantes, que no último estágio do contágio são as próprias pessoas no meio social. Vale lembrar que elas nem sempre atuam como barreiras individuais, e necessitam do uso por todos para que exerçam a função de proteger. Já as que impedem de fato o contágio, muito utilizadas nos ambientes hospitalares, costumam ter certificações de segurança, recomendações de uso e forma de manuseio distinta, caso contrário, também poderão transformar-se em vetores.

Por outro lado, as máscaras produzidas de qualquer forma podem não surtir o efeito desejado, ou mesmo serem meio para a contaminação cruzada das pessoas. Há então todos os cuidados na hora da produção, manuseio, utilização e principalmente escolha do melhor produto para o seu uso, considerando o tipo do material utilizado na fabricação, a sua fixação no rosto e as indicações dos especialistas quando a troca ou lavagem desse equipamento.

Mas você sabe como decidir entre os incontáveis modelos que estão à venda no mundo atualmente? Sabe quais deles protegem de fato, e quais apenas diminuem o nível de contato direto com o vírus? Para tirar todas as suas dúvidas sobre o uso das máscaras de proteção, trouxemos algumas dicas importantes, veja mais abaixo!

1.0 Qual é o tipo de máscara ideal?

Com o grande surto mundial do vírus, as recomendações do uso de equipamentos de proteção pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e o receio do contágio em massa das pessoas, as máscaras se tornaram itens obrigatórios. Entretanto, a indústria não conseguiu suprir a necessidade de todos quanto ao uso dessas peças profissionais, o que fez com que as máscaras de tecido se tornassem comuns nas ruas, mas esse também pode ser mais um perigo para a nossa saúde, pois elas podem não garantir a segurança que precisamos para sair às ruas.

Para evitar as inúmeras dúvidas das pessoas, a OMS também decidiu indicar “padrões” mais adequados no uso de qualquer máscara de proteção, conheça quais são eles!

Para as máscaras de tecido

Em primeiro lugar, a fabricação das máscaras de tecido também devem seguir algumas recomendações de segurança para serem efetivas, dentre eles está a necessidade da camada tripla: A camada externa deve ser resistente a água, a intermediária deve agir como filtro (à exemplo do TNT), e a interna deve ser capaz de absorver a umidade das vias respiratórias (como o tecido de algodão). Caso contrário, ela pode não apresentar eficácia, na prática.

Além disso, os modelos reutilizáveis também exigem um pouco mais de cuidado com a lavagem e troca, que geralmente são indicadas pela própria fabricante.

E os modelos profissionais?

Em contrapartida, com as de tecido, as máscaras profissionais já seguem padrões estabelecidos por agências técnicas nacionais, que acompanham as pesquisas e aprovam a qualidade do produto para o uso. Esse é o exemplo dos modelos N95 e PFF2, além das cirúrgicas convencionais. Encontrar estes selos de aprovação também é indispensável.

2.0 Orientações sobre o uso adequado das máscaras

Fazer a utilização inadequada das máscaras pode ser tão ruim quanto não utilizá-las, por isso os especialistas disseminam a importância de manusear este equipamento da forma correta para evitar problemas para a saúde para de todos, inclusive acerca do seu descarte. Saiba como fazer!

Além de todos esses cuidados, as organizações de saúde de todo o mundo alertam para a necessidade de outras ações contra a pandemia, especialmente o distanciamento social e a higienização frequente das mãos e de acessórios que são utilizados com frequência. Com todas essas medidas restritivas você poderá assegurar a sua saúde e a saúde de todos os que convivem com você, sem esquecer de utilizar a máscara sempre que necessário.

Veja mais informações aqui: Como lavar e armazenar as máscaras de tecido da melhor maneira?

Conclusão

Após saber detalhadamente sobre as melhores máscaras que recomendamos, além de todas as indicações dos órgãos de saúde sobre o seu uso correto, basta avaliar a sua necessidade do dia a dia e adquirir o modelo adequado, sem deixar de utilizá-la sempre que necessitar sair ou ter contato com outras pessoas.

O que achou das nossas sugestões? Gostou das melhores máscaras de proteção?

Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

Criada por uma marca inovadora, a máscara Knit é uma das únicas do mercado desenvolvidas especialmente para praticantes de esportes, pensando nas indicações dos profissionais de educação física, médicos e da própria OMS quanto à segurança e a respiração adequada durante os exercícios físicos.

Fabricada pela empresa brasileira Lupo, as máscaras Bac Off são produzidas em tecido especial antiviral, com alta capacidade de proteção e um padrão de conforto diferente de todas as outras opções de compra do mercado.

A WeCare foi produzida com base na certificação N95, com toda a construção e finalidade referentes às indicações dos especialistas. A sua outra certificação PM2.5 traz um filtro altamente eficiente contra micropartículas (até 95% de filtragem), o que de fato protege o usuário quando em casos de contato direto com o vírus.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados