Benefícios para a saúde: quais são os melhores óleos essenciais do ano?

Os óleos essenciais possuem um papel de suma importância na aromaterapia, trazendo benefícios como a redução da ansiedade, regulagem do sono, promoção da produtividade no ambiente de trabalho, dentre muitas outras vantagens para a nossa saúde, como já apontam vários estudos ao redor do mundo.

Produzidos através da origem vegetal, os óleos essenciais podem ser encontrados nas prateleiras de diversas lojas de produtos naturais, nas suas variadas marcas, essências e finalidades. Com o crescimento de pesquisas acerca da sua utilização, já é possível saber as vantagens de cada essência para o organismo, a forma correta de aplicação e como comprar o produto ideal.

É importante saber que assim como qualquer tratamento terapêutico, os usos dos óleos essenciais possuem indicações específicas, recomendações e restrições, sendo indispensável uma boa pesquisa acerca desses produtos, garantindo dessa forma a  segurança e os resultados que você espera.

Se você quer saber quais são os melhores óleos essenciais, como escolher o produto ideal e onde é possível comprá-los, veja o nosso artigo completo!

Recomendações

Para apresentar os diversos produtos que trouxemos nessa lista, separamos logo abaixo as nossas principais recomendações de compra, divididas entre a escolha Premium da lista, a Nossa Recomendação e o óleo essencial mais acessível para o seu bolso!

Escolha Premium

Muito utilizada no ramo medicinal há gerações, a Camomila Romana (Anthemis nobilis) é nativa da África do Norte e de algumas regiões da Ásia. O seu óleo essencial é comercializado em todo o mundo, combatendo ativamente os distúrbios de ansiedade, insônia e algumas dores fisiológicas.

Nossa recomendação

O óleo essencial de Lavanda é extraído das flores da planta, que podem ser cultivadas em várias partes do mundo, principalmente nas regiões mediterrâneas. Ela atua na diminuição do estresse, relaxamento de músculos e na indução do sono através da produção da melatonina, em especial para as mulheres.

Melhor para o seu bolso

Extraído dos frutos da árvore Bergamota Italiana, o óleo essencial cítrico Bergamot Italy tem fortes efeitos antidepressivos, muito utilizado em fragrâncias por ser aromático e desodorante. Este produto é 100% natural e revela todo o equilíbrio dos nossos sentidos e percepções.  

Itens que você também pode se interessar:

Caso você esteja procurando por algum outro efeito medicinal ou terapêutico que não encontrou nas nossas recomendações anteriores, também trouxemos mais alguns exemplares na nossa lista que podem te interessar!

Melhores óleos essenciais

Índice

Mini Guia de Compra

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de adquirir óleos essenciais, seja pelo seu preço, que pode variar muito no mercado, a sua origem (se nos remetem à histórias interessantes), a sua finalidade e principalmente sobre a sua originalidade. Afinal, como você já deve imaginar, utilizar misturas ou essências produzidas de forma incorreta pode acarretar sérios problemas para a nossa saúde, além de não trazer os resultados que necessitamos com relação ao uso fitoterápico destas.

Extraídos e utilizados por muitas culturas milenárias na cura e no tratamento de doenças, esses óleos atuam diretamente nos receptores olfativos quase que instantaneamente, enviando estímulos para o cérebro e operando sobre os diversos sistemas fisiológicos do nosso organismo. Embora a sua atuação seja comprovada por poucos estudos científicos, a aromaterapia tem se mostrado uma técnica cada vez mais eficiente nos últimos anos.

Através dos pequenos frascos escuros, os óleos são comercializados internacionalmente, muitas vezes subtraídos de forma artesanal e entregues ao consumidor em embalagens seguras, prontos para serem utilizados. Mas encontrar produtos falsificados ou, confundir essências com os óleos essenciais, ainda é muito comum. Por esse motivo, avaliar características de pureza e conhecer cada produto em particular é indispensável para uma boa compra.

Para te auxiliar na escolha e apresentar um pouco mais sobre os benefícios, os modos de uso, as origens e a qualidade de cada recomendação da nossa lista, trouxemos individualmente os óleos essenciais com maiores detalhes logo abaixo.

Óleo Essencial Camomile Romam (Camomila Romana) 9mL Tisserand - Mantenha a calma e livre-se do estresse e da ansiedade

Muito utilizada em chás, inalações e compressas, a Camomila Romana tem uma grande utilidade no ramo medicinal e na área fitoterápica, com o intuito de trazer para as pessoas os benefícios proporcionados pela planta de forma natural, como já faziam os antigos egípcios.

Extraído da famosa planta Anthemis nobilis, nativa da região europeia, o seu aroma floral doce é perfeito para acalmar o sistema nervoso e provocar efeito sedativo no corpo, tratando problemas como a ansiedade, o estresse acumulado, ataques nervosos e os distúrbios do sono, embora tenha uma atuação diferente da lavanda neste último caso.

Os seus efeitos podem auxiliar no tratamento de problemas na pele, como o envelhecimento precoce, rugas e alergias, em conjunto com outros óleos essenciais. Em especial para as mulheres, o Óleo Essencial Camomile Romam pode diminuir os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), como as cólicas fortes, a raiva, a irritabilidade e a tristeza, com ótimos resultados neurológicos.

Em menor atuação que o Juniper, a Camomila Romana também tem o efeito bactericida, tratando infecções com boa taxa de resposta na produção de glóbulos brancos, assim como na melhora do sistema imune para a prevenção de doenças virais. Para os alérgicos a Limonene, essa essência não é indicada, assim como há restrições para grávidas e para o uso em bebês.

Óleo Essencial de Lavanda 10 ml, By Samia - O melhor da aromaterapia para estimular um sono reparador

Remetendo diretamente aos campos floridos da Europa e do Oriente, a Lavanda é uma planta antiga muito utilizada pela medicina mundial e nas fragrâncias perfumadas da França e Inglaterra, além de ser um dos principais instrumentos da aromaterapia, que provoca todos os seus componentes para trazer bem-estar, equilíbrio e clareza para o nosso dia a dia.

Como uma alternativa medicinal da antiguidade, as culturas tradicionais dos povos Gregos e Romanos faziam dessa a planta da cura e da estética, aplicando o seu aroma em banhos e loções para a pele e para os cabelos. Desde estes tempos, os seus benefícios para o controle emocional já eram bem conhecidos, prometendo “lavar” e purificar a alma.

A Lavandula angustifolia é considerada a planta “multiúso” das propriedades terapêuticas, na aromaterapia é uma das mais utilizadas por quem têm dúvidas sobre qual óleo essencial utilizar, já que este promove mudanças favoráveis em quase todos os sentidos do corpo. Quando aplicado no período noturno, este óleo também induz o nosso organismo ao sono, acalmando as células receptoras e fazendo-nos sentir tranquilos e relaxados, sendo a melhor recomendação para quem tem dificuldades para dormir.

Além de ser um produto totalmente vegano, ela pode ser utilizada para o controle da depressão, possuindo uma ação um pouco melhor que o óleo essencial de Camomila Romana, neste caso. Também indicado por muitos terapeutas para o tratamento da candidíase, o óleo de lavanda atua como um ótimo antibacteriano e fungicida, resolvendo instantaneamente os sintomas desse problema. Se corretamente, ele pode ser aplicado em bebês.

Óleo Essencial para Aromatizador Elétrico Via Aroma - 10ml (Bergamot Italy) - Preço muito acessível e ótimos resultados contra a depressão

A Bergamota italiana é uma árvore muito cultivada nos entornos de Calábria, ao sudoeste da Itália, sendo o símbolo da flora local conhecida internacionalmente. Hoje ela já pode ser encontrada em outros países, como no caso do Brasil e da Argentina. Dando um fruto de grande valiosidade (a laranja-bergamota) para a aromaterapia, o seu óleo essencial é extraído através de um processo de prensagem a frio, originando um produto 100% natural para o nosso uso terapêutico.

Sendo o símbolo da vitalidade e da positividade, o óleo de Bergamota italiana é um dos mais utilizados no tratamento da depressão, bastante distinto de outras frutas cítricas cultivadas ao redor do mundo, como no caso do Limão-Siciliano (Citrus limon). A presença de substâncias químicas como o linalol e o acetato de linalila, marcantes dos óleos essenciais de Lavanda, revelam uma possível junção natural da Laranja Amarga (Citrus aurantium) com a Lavandula angustifolia, o que traz conforto, confiança, determinação e felicidade.

Sintonizada com o alto desempenho nos estudos, no trabalho ou em qualquer momento de superação, a bergamota também traz firmeza e espontaneidade para a sua rotina, evitando os sentimentos traumáticos, dores e sofrimentos emocionais. No sistema fisiológico, ela auxilia quem sofre de problemas urinários, intestinais e genitais, te livrando da indigestão, cólica e das flatulências.

O seu modo de uso pode ser feito através da inalação em aromatizadores, ingestão ou uso tópico, sendo que neste último é necessário ter um maior cuidado com a exposição à luz solar, pois quando em contato com a substância furanocumarina, pode causar queimaduras e até mesmo câncer de pele.

Óleo Essencial de Tea Tree 10 ml, By Samia - Um dos óleos essenciais mais utilizados no tratamento de doenças respiratórias

De origem australiana, o óleo essencial de Tea Tree é extraído da árvore Melaleuca alternifolia, por isso também pode ser encontrado com o nome de óleo essencial de Melaleuca. Muito utilizada pelos povos antigos, em especial os aborígenes, este óleo traz diversos efeitos vantajosos para a nossa saúde, conheça alguns deles.

Utilizada em todo o mundo por suas propriedades medicinais no tratamento de problemas respiratórios, o óleo de Tea Tree é um expectorante natural, broncodilatador, imunoestimulante e anti-inflamatório, sendo ideal para quem possui bronquite, asma e alergias respiratórias diversas não relacionadas com as substâncias ativas do produto.

Também chamada de árvore do chá, a Melaleuca alternifolia entrega através do seu óleo essencial, substâncias muito favoráveis à estética, como a manutenção da pele e dos cabelos limpando e tonificando, graças aos componentes terpinen-4-ol e fenol. Toda a sua ação antimicrobiana também o torna como um ótimo desodorante natural, evitando o mau odor quando aplicado de forma tópica.

Para quem busca o tratamento de ferimentos e infecções, um artigo já lançado pelo Medical Journal of Australia falou sobre demonstrações e estudos relevantes no caso de feridas com fluidos corporais, onde este óleo essencial agiu como um antisséptico de ótimo efeito no combate aos microorganismos invasores.

É importante ressaltar que este óleo é 100% puro, e assim como todos os outros, possui contraindicações importantes, especialmente para mulheres gestantes, que devem buscar um profissional adequado antes de fazer o seu uso.

Óleo Essencial de Juniper Berry (30ml) Now Foods 100% PURO - O melhor repelente e antisséptico natural

Originárias da Bulgária, no continente europeu, a planta Juniperus communis pode chegar até um metro de altura e tem um significativo papel na aromaterapia, possibilitando uma experiência única com um aroma floral, causando efeitos parecidos com a própria Lavanda.

Na ideia de restaurar o equilíbrio emocional e trazer força e coragem, o óleo essencial de Juniper Berry é um ótimo estimulante natural para quem gosta de fazer meditações, retirando o esgotamento mental e toda a fadiga do corpo, nos levando para um espaço psicológico de enfrentamento dos problemas com calma e consciência.

Os seus resultados fisiológicos, assim como ocorrem na Bergamot Italy, atuam em todo o sistema urinário, tratando infecções e externando líquidos maléficos acumulados pelo corpo, principalmente em feridas contaminadas por microorganismos. Trazendo resultados parecidos ao Eucalipto brasileiro (Eucalyptus), esse óleo essencial também pode ser utilizado em materiais de limpeza, removendo odores e matando fungos e bactérias dispostos no ambiente (sendo perfeito para a segurança sanitária de crianças e bebês).

Caracterizado como um dos melhores repelentes naturais, este óleo também pode ser utilizado no período da noite em difusores, para espantar todos os insetos do ambiente. Além de tudo isso, ele pode ser usado no combate à azia, refluxo e problemas cardiovasculares.

DoTERRA Óleo essencial de Frankincense 15 ml - O óleo sagrado, com estudos contra doenças cancerígenas e no controle do autismo

Como último, mas não menos importante da lista, o óleo essencial de Olíbano é considerado um dos mais importantes no combate a doenças fisiológicas, com atuação em transtornos mentais e distúrbios psicológicos. Nativa da Índia, a árvore Frankincense Boswellia tem um formato muito parecido com os famosos Baobás, com uma copa mais cheia e ampla.

Para quem é religioso, este óleo foi muito utilizado ainda pelos assírios, babilônicos e os próprios egípcios, nas suas diversas formas de cosméticos, chás e pomadas. Presenteado a Jesus no seu nascimento, este óleo é amplamente difundido como o “rei dos óleos essenciais”, e faz bastante jus à sua fama mundial.

Utilizado pela aromaterapia para controlar doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, o óleo de Olíbano é um forte imunoestimulante, também importante no acompanhamento de outros tratamentos ao câncer e aos tumores em geral.

Podendo ser inalado ou difundido no ambiente, o óleo de Frankincense pode ajudar bastante no controle do transtorno do espectro do autismo, principalmente para acalmar e trazer paz e relaxamento. A sua forma de uso pode ser tópica, em especial nas palmas das mãos e na planta dos pés ou em um aromatizador de ambiente.

Guia do comprador

Embora já tenha sido a única alternativa de cura para muitas civilizações antigas, ainda que extraídos de modo bastante distinto dos processos atuais, os óleos essenciais eram utilizados para incontáveis finalidades pelos povos egípcios, árabes, gregos, persas, fenícios, dentre outros. Buscando princípios ativos através da crença, as plantas medicinais eram utilizadas na forma de chás, loções corporais e incensos, muito embora não fosse clara a sua real influência na fisiologia e na psicologia humana.

Atualmente, muitos estudos mundiais acerca dessas plantas medicinais já apontam indícios bastante relevantes no combate a doenças e no equilíbrio emocional, provocando reações diretas nos sistemas límbico e nervoso e trazendo estímulos ainda pouco perceptíveis pela ciência, mas que podem trazer resultados bastante satisfatórios.

Seja através dos difusores, incensos, banhos, inalação ou ingestão, o uso dos óleos essenciais são foco central da aromaterapia, buscando combater os males da atualidade, como no caso da ansiedade, depressão e estresse. Além desses, também é comum o combate a dores, melhora do humor e combate a infecções e doenças.

Entretanto, é muito importante ter em mente que os óleos essenciais subtraem o “extrato mágico” das plantas em um pequeno frasco, onde cada gota acumula diversas substâncias que podem ser maléficas para a saúde, por tanto, vale a pena procurar por uma indicação profissional!

Mas afinal, como saber adquirir o óleo essencial correto para o que você precisa? Veja agora algumas dicas que separamos para te auxiliar na escolha correta.

Como escolher um bom óleo essencial?

Bem diferente de muitos outros produtos, como no caso fármacos ou cosméticos vendidos em todo o mundo, os óleos essenciais possuem um processo de extração totalmente orgânico, subtraindo as melhores substâncias desenvolvidas pelas plantas para os nossos diversos modos de uso.

Muitos desses óleos possuem preços bastante elevados, já que podem vir de plantas nativas raras ou em processo de extinção, chegando inclusive a viajar o mundo para chegar aos consumidores finais. Já outros, podem ser extraídos com mais facilidade, portanto possuem preços bem mais acessíveis.

Mas guiar a sua compra pelo preço é o maior erro que você pode cometer na busca por um óleo essencial, sendo necessário considerar fatores como originalidade, benefícios, contraindicações, dentre outros.

Como utilizar um óleo essencial?

Cada óleo essencial tem a sua forma correta de utilização, que de acordo com cada momento ou necessidade pode ser alterada para ter resultados melhores. Essas indicações também devem acompanhar o enunciado do produto, e vale a pena vê-la. Mas para sanar essa dúvida, veja algumas formas de uso de óleos essenciais na aromaterapia!

Como usar óleo essencial?

Conclusão

Muitas pesquisas acerca dos óleos essenciais já demonstraram ótimos benefícios para os humanos quando utilizados corretamente, trazendo através dos sentidos e da absorção corporal os resultados que muitos medicamentos trazem em menor eficácia. Ainda em status de testes pela ciência, esses óleos milagrosos eram utilizados por civilizações muito antigas, que acreditavam no poder da natureza para a cura humana.

Saber comprar o óleo essencial ideal requer uma série de pesquisas e análises, tanto sobre a eficiência de cada planta para o que você necessita, quanto na busca pelo melhor produto do mercado, em preço ou em alto padrão de qualidade. Agora que você já viu todas as nossas indicações e as nossas dicas de compra, aproveite para submergir no mundo da aromaterapia, levando-a para o seu dia a dia.

O que achou das nossas sugestões? Gostou dos melhores óleos essenciais que trouxemos? Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

A Camomila Romana (Anthemis nobilis) é nativa da África do Norte e de algumas regiões da Ásia. O seu óleo essencial combate ativamente os distúrbios de ansiedade, insônia e algumas dores fisiológicas.

Extraído dos frutos da árvore Bergamota Italiana, o óleo essencial cítrico Bergamot Italy tem fortes efeitos antidepressivos, muito utilizado em fragrâncias por também ser aromático e desodorante.

Os óleos essenciais possuem um papel de suma importância na aromaterapia, trazendo benefícios como a redução da ansiedade, regulagem do sono, promoção da produtividade no ambiente de trabalho, dentre muitas outras vantagens para a nossa saúde.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados