Qual é a melhor panela de pressão em 2020?

Um dos itens mais necessários, versáteis e presentes nos lares brasileiros, com dezenas de opções, faixas de preço, qualidade, acessórios, materiais de fabricação, peso, e capacidade interna… É hora de mergulhar, na panela de pressão!

De tão famosa, já virou jargão no dito popular, quando alguém está na panela de pressão de certo que, a situação é tensa.

Tenso também pode ser quando na hora de comprar a dita panela surge a dúvida, qual é a melhor panela de pressão do mercado? O que devo atentar quando comprar a panela de pressão? Barata? Invisto mais? Qual marca tem mais tradição? Panela de pressão elétrica? Qual é a panela de pressão mais segura?

Fique tranquilo! Reunimos uma seleção exclusiva com as melhores informações, dados, avaliações e critérios para garantir que você faça a melhor escolha, e adquira o produto certo para sua necessidade!

Nossas Recomendações

Antes de detalhar cuidadosamente os produtos que separamos para sua avaliação, vamos destacar a seguir, quais são os produtos que acima de todos os outros, são recomendados em três propostas de compra diferentes, uma forma de te colocar no caminho certo do que você procura, e assim, já ter em mente o que é essencial para você.

Escolha Premium

Produto muito interessante, a Electrolux PCC20 propõe alinhar o melhor em capacidade, desempenho, tecnologia e praticidade. São 10 dispositivos de segurança, 15 receitas programadas, um display digital intuitivo e um nível baixíssimo de ruído. Vale salientar que por ter 6L de capacidade interna, a PCC20 é ideal para famílias ou grandes grupos.

Nossa recomendação

Com um excelente custo benefício, o PHILCO PPV é uma ótima opção para quem busca um produto de qualidade elevada e um preço médio, acessível. Com design arrojado, controle interno de temperatura e pressão, além de 14 receitas programadas, o PPV é um utensílio robusto! Um ponto negativo é seu painel de seleção delicado, o aparelho necessita de um cuidado especial no manuseio.

Melhor para o seu bolso

Sem dúvidas, uma escolha certeira! É a melhor definição de uma panela de pressão tradicional e moderna, com um preço realmente muito atrativo. Essa é a Tramontina Vancouver. Mais barata que a elétrica da Philco, mais compacta que a poderosa PCC20 da Electrolux, a panela de pressão convencional da Tramontina é uma líder de vendas e satisfação de seus compradores.

Itens que você também pode se interessar:

Melhor panela de pressão

  • Cabos e alças antitérmicos.
  • Três válvulas de segurança garantem tripla camada de proteção.
  • Leve e fácil de manusear.

  • Regulador de pressão: Mantém a pressão interna constante.
  • Possui marcador interno de capacidade máxima.
  • Cabos e tampa com formato ergonômico.

  • Calor uniforme e regular.
  • Ppossui 5 sistemas de segurança integrados, para evitar acidentes.

  • Função buffet: Mantém o alimento quentinho e preservado.
  • Possui reforço externo em aço inoxidável escovado.
  • Completinha: Contém copo medidor e concha plástica

  • Cabo elétrico removível: Te ajuda a guardar e conservar melhor o equipamento
  • 14 funções: Faça de peixes a bolos, mingau a carne de panela em minutos!
  • Segurança sempre: Tem travamento de tampa automático quando a pressão interna está elevada.

  • Programação 24 horas: Deixe sua receita favorita e seus ingredientes pela manhã e tenha um delicioso jantar prontinho a noite!
  • Base interna antiaderente: Remover e limpar de um jeito muito mais prático.
  • Garantia de 2 anos Philips Walita.

Índice

Mini Guia de Compra

A panela de pressão é um item cada vez mais indispensável em nossas vidas, visto que a maior parte de nossa rotina tem tempo curto, e otimizá-lo é essencial. É justamente nesse ponto que a panela de pressão brilha: A capacidade de preservar sabores e nutrientes e abreviar consideravelmente o processo de cozimento dos alimentos.

Como funciona uma panela de pressão?

Basicamente, a panela funciona como um recipiente fechado, possuindo uma pequena válvula interna que controla o fluxo de pressão do vapor liberado em seu interior. Quanto mais quente ficar, mais o líquido internamente vai transformando em vapor e adensando a pressão.

Por que devo ter uma panela de pressão? Tenho medo!

Alguns aspectos são relevantes nessa reflexão. Muitas pessoas têm medo de utilizar a panela de pressão por em algum momento escutar uma história de um acidente doméstico, ou mesmo entrar em contato com algum tipo de imprevisto dessa natureza.

Mas o fato é que as panelas de pressão têm se tornado cada vez mais seguras, criados redundâncias e dispositivos de segurança diversos, em um esforço para mitigar qualquer tipo de impacto, seja por uma falha do equipamento, ou de quem o manuseia.

Panela de pressão elétrica ou panela de pressão convencional?

Muitas pessoas têm essa dúvida. Ambas cabem no universo da cozinha, mas é de certo uma tendência que a panela de pressão elétrica aos poucos vá ganhando mais e mais espaço. Seu consumo de energia é cerca de 55% menor em relação a sua companheira convencional. Em compensação, a densidade e estrutura da panela convencional costuma ser menos robusta, facilitando um possível deslocamento.

A panela elétrica tem diversos sistemas de segurança e de controle de tempo, que podem garantir uma independência maior, como programar uma receita com timer definido. Já a convencional demanda mais atenção, e mais cuidado, ao soltar o vapor, por exemplo.

Apesar de mais econômica, inclusive consumindo menos água, uma contrapartida importante de uma panela de pressão elétrica é que a maioria dos aparelhos disponíveis no mercado não são bivolt… Restringindo algumas possibilidades de uso.

Agora, vamos apresentar um leque de opções selecionadas especialmente para que você invista seu tempo e seu dinheiro, onde realmente deseja, e precisa.

As 6 Melhores panelas de pressão do mercado.

Vejamos a seguir o que consideramos seis dos melhores dispositivos que possuímos no mercado para atendê-los. Todos eles mantêm padrões de qualidade elevados, mas também possuem peculiaridades interessantes, que vamos descobrir juntos aqui!

Dividimos essa relação entre panelas convencionais e panelas elétricas, para que você tenha o melhor dos dois lados em mãos.

Panelas elétricas: Praticidade a um toque!

Panela de Pressão Elétrica Viva Digital Philips Walita - Elegância e robustez da cor ao clique!

Exclusividade, design, robustez, leveza e impacto. Essas são qualidades latentes dessa que é quase que uma “panela-conceito”. A Viva Digital alia potência imponente e beleza, com seus 900W distribuídos em uma capacidade interna de 5L, sem perder a originalidade, afinal, essa cor de destaque por exemplo, é exclusivamente, da marca.

Tanto é, que alguns compradores afirmam que, a panela de pressão elétrica da Walita além de ornar, eleva o ambiente, tornando-se parte também decorativa, da cozinha.

Com 8 elementos de segurança e 11 receitas pré-definidas, é uma alternativa interessantíssima para quem está disposto a investir razoavelmente mais e obter um retorno elegante.

É importante salientar, no entanto, que é recorrente a observação de seus usuários, que a Viva Digital não tem cabo de alimentação removível, o que pode parecer simples, mas gera uma dificuldade constante de limpeza, armazenamento e conservação.

Detalhes

  • Marca : PHILIPS WALITA
  • Material : Aço e plástico
  • Preço médio : R$719.88
  • Volumes Disponíveis : 5L
  • Dimensões e Peso : 37,5x33x33cm | Peso: 5,2kg
  • Voltagem : 127V
  • Detalhes Adicionais : Funções – Manter aquecido – 11 receitas pré-programadas – Refogar – Aquecer – Cuba removível

Panela de pressão, Digital inox Ppp01 - Uma panela moderna, com excelente custo benefício.

Aqui investir um pouquinho mais é a garantia de um produto de durabilidade, com recursos práticos e intuitivos, e um design limpo e arrojado.

Custo benefício, é o que define o Digital PPV. Seus 6 litros de capacidade interna e sua ampla envergadura que segura 1000W de potência garantem volume, quantidade e qualidade, otimizando seu tempo e te deixando livre para escolher o que quer fazer.

Especialmente se você selecionar uma das 14 receitas disponíveis na programação do aparelho.

O Philco PPV conta ainda com 6 dispositivos de segurança que garantem que se houver por exemplo, o atingimento de níveis de pressão elevados no interior da panela, o próprio PPV se desligará sozinho após identificar a intensidade da pressão.

Outro fator bacana de mencionar, é que essa panela de pressão da Philco assim que identifica a pressão intensa, automaticamente trava a tampa, para que não ocorram imprevistos que impactem seu usuário.

Um fator a se observar é que, conforme mencionamos, o revestimento do painel é bastante frágil, portanto, deve-se evitar contato mais brusco, para que não se danifique o aparelho.

Detalhes

  • Marca : ROCHEDO
  • Material : Aço Inoxidável(Camadas revestidas)
  • Preço médio : R$439.90
  • Volumes Disponíveis : 6L
  • Dimensões e Peso : 45,1 x 29,1 x 25,4 cm | Peso: 4,39 Kg
  • Ano modelo : 2018
  • Detalhes Adicionais : Corpo e tampa em aço Inox. Cabos ergonômicos e antitérmicos | Cinco sistemas de segurança e 2 níveis de pressão | Compatível com todas as fontes de calor.

Panela de Pressão Electrolux PCC20 Elétrica - Uma panela que te completa!

Essencial. Honestamente é difícil enxergar melhor definição para a PCC20 da Electrolux, é o tipo de item que estrela uma cozinha, e torna sua vida mais fácil, divertida e completa perto da mesa. Ser completa é o que eleva essa panela de pressão.

São 1000W de potência muito bem distribuídos em 6L com 15 receitas pré-programadas, e impressionantes 10 dispositivos de segurança. Do travamento automático, passando pelo fusível térmico até a notificação sonora, o cuidado, e a proteção daqueles que lhe cercam está bem resguardada diante dessa panela.

Vale ressaltar ainda, que a Chef Digital conta com cabos e partes removíveis, agregando praticidade e conforto em seu dia a dia. Vale a compra para quem busca por alta performance e uma satisfação duradoura. Entrega exatamente aquilo que se dispõe, excelência.

Panelas convencionais, a raiz também tem vez!

Detalhes

  • Marca : ELECTROLUX
  • Material : Plástico e Aço Inox
  • Preço médio : R$530.95
  • Volumes Disponíveis : 6L
  • Dimensões e Peso : 31 x 32 x 30,5 cm | Peso: 5,8 Kg
  • Voltagem : 110V
  • Detalhes Adicionais : 10 dispositivos de segurança, 15 receitas pré-programadas e display digital em LED | Super Silenciosa: sem barulhos na sua cozinha

Panela Pressão Aço Inox 6L Solar Tramontina - Um Raio de modernidade.

A Tramontina Solar é uma excelente aquisição para quem topa gastar uma graninha um pouco maior e ter em troca uma panela resistente, versátil, duradoura, potente e que entrega constantemente seu melhor resultado. São três camadas que formam uma estrutura parruda, mesclada entre aço inoxidável e alumínio, uma composição que não sofre com desgastes simples não.

A Solar conta ainda, com a disponibilidade de sua venda em 3, 4,5 e 6L, atendendo em diferentes faixas de capacidade, diferentes perfis de consumidor.

Destaque importante, pelo seu revestimento e estrutura para cocção, essa panela de pressão da Tramontina pode ser utilizada com todos os tipos de calor, isso é, pode ser submetida a indução., por exemplo.

Alguns compradores se surpreendem com a evacuação de vapor na abertura da tampa, tamanha a pressão interna suportada. Nesse sentido, vale seguir as recomendações do fabricante e evitar o manuseio incorreto.

Detalhes

  • Marca : TRAMONTINA
  • Material : Aço Inoxidável(Camadas revestidas)
  • Preço médio : R$642.76
  • Volumes Disponíveis : 6L
  • Dimensões e Peso : 45 x 24,7 x 23,1 cm | Peso: 4,54 g
  • Ano modelo : 2016
  • Detalhes Adicionais : Alças, cabos e pegadores de baquelite antitérmico | Produto com fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox)

Panela De Pressão 6l Rochedo Inox - Tradição e consistência do cabo ao vapor

Consistência e força. As multicamadas da panela da Rochedo trazem uma praticidade incrível ao cotidiano, e por um valor intermediário, atende uma parcela expressiva de um mercado em crescente demanda.

Além de atender a compatibilidade com todo o tipo de calor ou indução, seus definitivos 6 litros de capacidade tornam o utensílio um motor de respeito em uma cozinha que adora preparos rápidos, no ponto certo, preservando os nutrientes.

Nesse modelo a Rochedo inseriu uma cesta de vapor muito útil para acelerar o ponto de cozimento dos alimentos e tornar a vida de seu usuário mais saudável.

Os cinco dispositivos de segurança presentes na panela, garantem também, uma experiência de uso confiável e proveitosa.

Detalhes

  • Marca : TRAMONTINA
  • Material : Alumínio
  • Preço médio : R$189.90
  • Volumes Disponíveis : 3L - 4,5L - 6L
  • Dimensões e Peso :Comprimento 40,8cm x Largura 22,4cm x Altura 22,9cm x Diâmetro 20cm. Peso: 1,62 kg
  • Ano modelo : 2016
  • Detalhes Adicionais : Alumínio com revestimento interno e externo de antiaderente Starflon T1 | Tampa de alumínio com acabamento externo polido e interno satinado

Panela de Pressão, Vancouver - Sorriso do bolso ao prato.

A panela de pressão da Tramontina virou uma referência no mercado. Seus altos níveis de avaliação e excelente padrões de venda, certificam acima de qualquer outra coisa, que se trata de um produto eficiente, de qualidade e procedência. Assim como a coirmã Solar, a Vancouver garante ao seu comprador um design arrojado e uma durabilidade consolidada, só que, por um preço além de mais acessível, justo pelo que se entrega.

Apesar de não compatibilizar com indução, a panela líder do mercado compensa com o ótimo sistema Starflon antiaderente, criado para dinamizar seu tempo e trazer praticidade ao seu dia a dia.

Seu volume médio de 4,5L atende as expectativas de preparos caseiros, em famílias não tão extensas, e garante a concentração de calor de maneira uniforme e regular em seus alimentos.

A Vancouver transita bem entre a maior parte dos usuários sem comprometer a experiência de consumo, e mais, agregando valor ao cotidiano de milhares de brasileiros.

Detalhes

  • Marca : PHILCO
  • Material : Plástico e metal
  • Preço médio : R$373.20
  • Volumes Disponíveis : 6L
  • Dimensões e Peso :30 x 33 x 32,5 cm | Peso: 4,58 Kg
  • Voltagem : 110V
  • Detalhes Adicionais : Controle interno de temperatura e pressão | Tigela removível com revestimento antiaderente | Cordão elétrico removível

GUIA DE COMPRA

Quais são as informações que você precisa ter para comprar uma panela de pressão? Dicas e respostas!

Acho que ao chegar até aqui você já notou que uma escolha que a princípio parece simples e banal, esconde uma série de camadas, especificidades e perguntas que nos vem à medida que vamos conhecendo o que temos disponível no mercado. Vamos ajudar a esclarecer todo o possível para você sair desse artigo com mais certeza e tranquilidade para fechar sua compra.

Uma panela de pressão economiza energia?

Sim, principalmente considerando uma panela elétrica em comparação com outras, que teriam de subdividir os preparos, e aumentar o gasto de energia diante de toda a refeição. Cerca de 70% de redução de consumo energético, é o que temos de média de economia.

Existem parâmetros para medir o tempo de cozimento de alimentos na pressão?

Sim. O tempo claro, pode variar de acordo com o volume que está na panela, a temperatura, e a potência daquele determinado utensílio, mas os valores aproximados nos dão uma excelente noção do nível de praticidade e otimização que temos ao adquirir um aparelho desses.

Deixamos abaixo uma tabela elaborada pela Cônsul, que vai junto ao manual de instrução de seus produtos, assim como a prática de outros fabricantes, facilitando a experiência do consumidor:

AlimentoTempo de cozimento
Feijão carioquinha10 minutos (depois de 12h de molho)
Arroz integral15 minutos
Carne de panela e picadinho20 a 25 minutos
Peito de frango15 minutos
Pernil de porcoDe 30 a 40 minutos
Batata10 minutos
Mandioca15 minutos
Espiga de milho10 minutos
Grão de bico15 minutos (depois de 12h de molho)

AlimentoTempo de cozimento
Feijão carioquinha10 minutos (depois de 12h de molho)
Arroz integral15 minutos
Carne de panela e picadinho20 a 25 minutos
Peito de frango15 minutos
Pernil de porcoDe 30 a 40 minutos
Batata10 minutos
Mandioca15 minutos
Espiga de milho10 minutos
Grão de bico15 minutos (depois de 12h de molho)

 

Tenho fogão/aquecimento por indução, que panela de pressão comprar?

As que são ferromagnéticas. Ou seja, panelas revestidas com fundo triplo ou panelas de aço inox, assim, você não terá problemas na compatibilidade da panela aos seus equipamentos.

O que é o ajuste de pressão?

Resumidamente, é uma forma de adequar a pressão interna da panela, as especificidades daquele alimento em especial, evitando um padrão que nunca se altera, o que pode ser ruim dependendo dos pontos culinários e da necessidade de cocção que se tem.

Devo me preocupar com os dispositivos de segurança na panela de pressão?

Sim e não. Você deve levar com consideração que a segura maioria dos produtos de pressão hoje em dia, possuem redundâncias e auxílio para os tornarem cada vez mais seguros. É possível observar em panelas convencionais 4 ou 5 elementos de proteção e em panela elétricas é possível contar de 10 a 12, para justamente evitar qualquer incidente.

Mas, tenha em mente que independente de qualquer sistema protetivo, seguir as recomendações do fabricante, ler o manual com calma, não é nenhum tipo de utopia, ou bobagem, a esmagadora maioria dos acidentes que ocorrem por descuido humano surgem em virtude da falta de informação, ou do julgamento superficial subconsciente, que aquela dada informação não é relevante.

Saiba no que você deve ficar de olho ao comprar uma panela de pressão!

Agora, quando chegar a hora de comprar, além dos critérios técnicos, comparação de valores e marcas, o que mais deve ser determinante na nossa aquisição?

Volume: Considera-se o volume de 2,5 a 3L o volume que atenderá bem duas pessoas e de 4,5 a 5L, um volume maior, que dessa maneira, atenderá até 4 pessoas.

Material de composição: É importante entender que qualquer material, terá seu pró e seu contra. O ideal, se possível, é adquirir uma panela de multi camada, de revestimento triplo, por exemplo. Nesse caso há de se entender que por ter mais camadas aplicadas e uma estrutura diferenciada, naturalmente o ônus é um preço mais salgado.

O inox segue sendo uma outra boa opção, mantém a temperatura por mais tempo, estendendo o calor longamente nos preparos, em contrapartida, trata-se de um material mais pesado comparado ao alumínio, o que pode dificultar em alguma medida o seu manuseio. O alumínio particularmente é leve, em geral dispõe de um valor mais acessível, por outro lado tem ganho e dissipação de calor rápido, dificultando preparos mais demorados, que necessitam de regularidade.

Além de claro, ter uma certa sensibilidade a substâncias um pouco mais fortes, correndo o de rápida corrosão.

Indicativo de pressão: O padrão aceito e estabelecido por marcas renomadas, que reconhecidamente cumprem os procedimentos técnicos define em comum, que a pressão de vapor por polegada deve atingir 15 psi (são as libras de vapor por polegada medida), qualquer coisa diferente disso, é necessário verificar com cautela.

Conclusão

Afinal, qual é a melhor panela de pressão?

Depois de uma profunda análise, um comparativo intensivo de tudo que vimos e dispomos aqui, é possível dizer que a melhor panela de pressão sem sombra de dúvidas é a panela de pressão elétrica Electrolux Chef Digital PCC20. Pode lhe custar um pouco mais, só que o retorno é duradouro e em alta performance, uma tranquilidade que compensa trocas por outras semelhantes, ruído constante, ou mesmo ter que ficar do lado da panela para garantir o almoço ou jantar. A PCC20 conforme mencionamos anteriormente é a mais completa panela de pressão elétrica do mercado, silenciosa, potente, com design arrojado e elegante, uma larga programação de receitas e um menu intuitivo. Investindo um pouco menos, a Philco Digital PPV entrega um bom desempenho, bons recursos, uma grande programação de receitas e no fim das contas, um excelente custo benefício, chega próximo a panela de pressão da Electrolux, com um custo menor. Agora se você quer o bom, consistente e mais acessível, a Tramontina Vancouver é sinônimo de sucesso, super recomendada, com preço de entrada chamativo, muito leve, entrega bem o que tecnicamente dela se espera, e tem uma avaliação massivamente positiva de seus compradores.

Faça uma excelente escolha e esperamos que no conforto da sua casa, você tenha uma experiência verdadeira incrível com seu futuro novo produto!

O que achou das nossas sugestões? Gostou das panelas que recomendamos? Deixe as suas impressões nos comentários!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados