Patins para criança: como escolher o melhor patins para iniciantes?

Nosso assunto de hoje são os patins, tão amados pelas crianças e pelos adultos, pois além de proporcionar excelentes bons momentos em família e momentos de lazer, essa deliciosa invenção funciona também como uma ótima atividade física e motora. Atualmente no mercado existem diversas variedades de modelos de patins de quatro rodas e inline, ambos os quais devem ser escolhidos com cuidado e pensando na idade e experiência da criança.

Os especialistas indicam que os patins sejam usados por crianças somente a partir de seis anos, pois é nesta fase que elas desenvolvem equilíbrio, consciência corporal e noção espacial suficiente para patinar com total segurança. Mas é claro que, além da recomendação dos especialistas, o melhor momento para patinar deve ser decidido pelos pais de acordo com a capacidade observada em cada criança e sua individualidade.

Existe um pequeno teste a ser feito para saber se a criança está pronta, peça para que ela feche os olhos e tente correr e mudar de direção de repente, ficar em um pé só e também saltar alternando os pés com facilidade. Se a criança conseguir executar todas essas tarefas, então ela provavelmente estará apta a começar a patinar.

E como sempre te ajudamos a escolher os melhores produtos disponíveis no mercado,  dessa vez não seria diferente! Esse artigo conta com todas as informações necessárias das quais você precisa saber para comprar os patins certo para o pequeno ou a pequena.

Recomendações

Escolha Premium

Este patins conta com quatro rodinhas e ainda acompanha um capacete de proteção, além de possuir um design muito bonito e bem confortável proporcionando bem-estar na utilização. Porém, este modelo vai do tamanho 33 ao 36, mas a marca  disponibiliza outros modelos que estão disponíveis em outros tamanhos.

Nossa recomendação

Esse kit já vem com tudo que a criança precisa, além do patins esse kit contém um capacete, tornozeleiras, cotoveleiras e joelheiras para conferir ainda mais proteção na hora da brincadeira para os pequenos. Mas este modelo está no tamanho M, existem também outros kits de outros tamanhos da mesma marca.

Melhor para o seu bolso

Este patins é bem neutro em sua cor cinza e apresenta o tamanho P, com freio, bota ajustável e outros recursos que prometen uma segurança maior em sua utilização apesar de ser disposto em três rodas. O ponto ruim desse patins é justamente a disposição das rodas, sendo preferível a sua utilização por crianças mais experientes.

Você também pode se interessar por:

Melhor patins para iniciantes

Índice

Mini guia

Se você está pretendendo dar um patins para uma criança e já nos acompanhou até aqui, então você já sabe a idade ideal, mas quanto ao local e cuidados com equipamento de proteção?

Queremos reforçar sempre a questão de segurança quando o assunto são as crianças, pois crianças em fase de aprendizado tendem a se sentir inseguras com quedas, arranhões ou machucados, é importante escolher então o modelo certo de patins, com quatro ou três rodas de acordo com a experiência de cada uma.

Para os iniciantes recomendamos o patins quad que confere maior apoio para os pés e não exige equilíbrio para ficar em pé, além de possuir freio frontal nos dois pés e mais fivelas de segurança.

Se o seu pequeno já possui alguma experiência então vale a pena investir em um patins inline que irá permitir mais manobras e domínio sobre o equilíbrio, exigindo mais coordenação também e trabalhando sempre a questão motora.

Esses e todos os outros detalhes importantes você encontrará aqui mais adiante, no nosso guia completo do comprador! Agora vamos aos detalhes de cada um dos produtos listados.

Confira os melhor patins de criança

Patins Kit Roller Mor M (35-38)

O kit roller Mor disponível tanto na cor rosa quanto na cor azul, é perfeito para incentivar a prática de esportes de maneira segura, já que conta com freio no pé direito e fivelas para a maior segurança na utilização, além disso, é um produto recomendado por seu conforto já que possui o cuff em propileno onde permite-se dobrar o pé com segurança sem a possibilidade de torcê-lo além de sua bota ajustável que vai do tamanho 35 ao 38.

O kit tem por alvo justamente o público infantil e juvenil, produzido com quatro rodas em PVC ele ainda acompanha joelheiras e cotoveleiras, além de seu capacete que confere ainda mais conforto e segurança para as crianças na utilização. Este é um produto fabricado com material de alta qualidade e suporta até cinquenta quilos de peso com segurança, é um produto com ótima durabilidade também. Muito bom para passeios, este patins ajuda na diversão e também estimula a atividade física! Este kit vem em uma mochila transparente e é uma ótima opção para presente

Patins Infantil Roller 4 Rodas + Capacete Proteção Ajustável M - 33 AO 36

Este patins de quatro rodas possui uma bota ajustável que confere melhor encaixe do pé e conforto além de cadarços e presilhas reguláveis. Este patins acompanha um kit de segurança com joelheiras tornozeleiras e cotoveleiras além de um capacete e um freio

É um produto muito confortável e totalmente regulável na numeração do 33 ao 36 e ajuda os iniciantes já que está disposto em quatro rodas para ajudar no equilíbrio durante o uso. É sem dúvida uma excelente opção de presente para os pequenos.

Roller Infantil Cinza - Tamanho P 30-33 Mor

O roller infantil cinza da mor veio para incentivar a prática de esportes e dar mais diversão para os pequenos. Produzido com freio no pé e fivela de proteção para maior segurança, ele ainda conta com uma bota ajustável que vai do tamanho 30 ao 33, o cuff feito em propileno ajuda na realização de manobras sem que ocorra o risco de torcer os pés.

Este é um produto muito bom para o público infantil mais experiente já que é produzido em três todas de PVC e demanda um pouco mais de equilíbrio, este patins suporta um peso máximo de 50kg.

Patins Inline Roller Derby Tracer Boy Infantil

O patins inline roller derby tracer está disponível tanto na versão infantil boy ou girl. Este patins se adapta ao crescimento dos pés e tem uma maior durabilidade de uso, possui um botão para o ajuste de tamanho além de travas duplas que conferem mais estabilidade e segurança.

As botas são removíveis e laváveis, suas rodas macias contam com uma tecnologia de rodas macias que proporcionam maior aderência dos pés ao piso. É uma opção incrível de patins para os pequenos, exige um pouco mais de experiência devido a suas três rodas dispostas em fileira, mas ainda assim uma diversão garantida sem sombra de dúvida.

Patins Infantil 4 Rodas Roller Tamanho Ajustável 27 Ao 30 Belinda

O patins ajustável de quatro rodas infantil Belinda são coloridos com uma estampa fashion, além de irem do tamanho 27 ao 30 acompanhando o crescimento do pé. É uma excelente alternativa para a criança se manter ativa e gastar energia enquanto desenvolve suas habilidades auditivas visuais e motoras.

Esse produto é recomendável a partir dos seis anos de idade e suporta o peso máximo de trinta kg, é um modelo seguro, pois conta também com um freio traseiro nos dois pés, além de toda a diversão você ainda vai ter uma garantia de 3 meses do fabricante em caso de alguma falha.

Guia de compra

Escolher o melhor patins infantil fica mais fácil quando você entende as funcionalidades e particularidades de cada modelo, neste guia completo iremos te ajudar mais uma vez a fazer a sua melhor escolha e surpreender os pequenos!

Quando devo comprar um patins infantil?

Além de ser um brinquedo ou acessório esportivo ele também funciona como um meio de transporte, tendo em mente que o patins requer do patinador equilíbrio sobre rodas e também domínio para conseguir virar e fazer curvas sem se machucar controlando a velocidade, a idade ideal para começar estaria entre os seis e sete anos.

É exatamente nessa faixa etária que os pequenos passam a ter uma melhor noção de equilíbrio. Direção, velocidade e espaço, além de reforçar também a importância de que a criança deve brincar fora de casa e gastar energia para viver bem, e o patins ajuda muito nessa parte, pois além de divertido também ajuda no desenvolvimento infantil.

Quais são os benefícios do patins

Os patins estimulam a criança a brincar ao ar livre e facilitam também a interação com amiguinhos e pais de uma forma divertida, a prática dos patins mesmo que de forma lúdica possui inúmeros benefícios como:

Quais os tipos de patins

Os modelos mais conhecidos são o quad e o inline (roller) que tão os tradicionais.

O modelo quad possui quatro rodas, duas à frente e duas atrás, o modelo inline possui as rodas dispostas em fileira normalmente com três rodas ou no máximo quatro. Esses tipos de patins são diferentes também na velocidade, equilíbrio e manobras.

O Quad é mais simples de usar e é o mais indicado sempre para iniciantes, pois a disposição de rodas garante uma estabilidade maior da criança e assim as crianças conseguem ficar em pé sem precisar se equilibrar, além disso, esse modelo também é o mais eficiente para a criança que quer aprender a fazer manobras e frear, pois conta com seu freio na parte frontal dos dois pés.

Já o inline (roller) por ter suas rodas dispostas em fileira tornam a tarefa de se equilibrar um pouco mais difícil, mas são justamente essas rodas que permitem que as crianças andem com mais velocidade e façam manobras mais radicais. O freio dos inline ficam atrás dos pés e travam de uma vez só, mas possui freio apenas em um dos pés, e não nos dois.

Melhor lugar para patinar

É claro que o melhor lugar sempre vai ser aquele que temos disponível no momento, porém o uso de patins fica ainda melhor ao ar livre onde a criança fica longe de aparelhos eletrônicos, porém se tratando da patinação infantil precisamos ter ainda um cuidado redobrado em questão de segurança já que é normal as crianças caírem ao patinar.

Observe sempre as condições do piso e relevos do local, mas acompanhadas de um adulto é sempre possível patinar em ciclovias, calçadas e parques já que são locais com menos obstáculos, mas é sempre muito importante verificar a qualidade do chão, para que não tenha muitos buracos nem desníveis.

Cuidados com o patins

Além do local para a criança utilizar, precisamos ter um cuidado com os acessórios de segurança, alguns patins já acompanham acessórios de segurança, caso seu modelo escolhido não acompanhe um kit, providencie também capacete, joelheiras e tornozeleiras para que a criança tenha ainda mais segurança ao patinar

Esse cuidado deve ser tomado para garantir que a criança não se assuste com as quedas e desista de brincar com o patins, então é uma questão que demanda calma e segurança para que a criança se sinta sempre confiante para tentar novamente.

Proteção nunca é demais, então é justamente pensando nisso que separamos uma lista de suma importância para os pequeninos! A seguir, os equipamentos necessários para a segurança dos nossos baixinhos:

O capacete ajuda a proteger a cabeça, principalmente nessa fase de aprendizado, é bom optar por modelos confortáveis, mais resistentes e também ajustáveis. Os protetores irão evitar os problemas na articulação, torções e evitam acidentes mais graves protegendo todas as partes do corpo.

Conclusão

Nossa melhor escolha de hoje é o kit patins roller Mor, que está disponível nas cores rosa e azul, perfeito para incentivar a prática de esportes de maneira segura, já que possui freio nos pés e fivelas para melhor segurança na utilização, além de contar com o cuff elevado que não permite que a criança torça o pé. Esse é um produto muito bom para o público infantil e acompanha o kit de segurança completo.

Este é um produto fabricado com material de alta qualidade e suporta até cinquenta quilos de peso com segurança, é um produto com ótima durabilidade também. Muito bom para passeios, este patins ajuda na diversão e também estimula a atividade física! Este kit vem em uma mochila transparente e é uma ótima opção para presente

E você, leitor, fez sua melhor escolha de hoje? Tem alguma dica a mais? Compartilhe com a gente nos comentários e ajude nossos outros leitores a escolherem também!

FAQ

O melhor modelo vai depender de acordo com a experiência de cada criança

Sim, porém o processo de aprendizagem da criança pode ser um pouco mais longo e difícil, é importante optar pelos patins de iniciante neste caso.

Com certeza, para trazer mais segurança para a criança evitando acidentes graves.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados