Qual é o melhor tapete sanitizante para residência?

Em meio a uma grande crise sanitária que afeta diversos países ao redor do mundo, manter a casa protegida e a família segura é um grande desafio. Principalmente se considerarmos as diversas doenças que podem ser causadas por vírus e microrganismos, aos quais temos contato diário pelas ruas.

Após ser foco de várias discussões científicas, os calçados que utilizamos em ambientes externos foram apontados como um dos maiores disseminadores de doenças.

De acordo com algumas pesquisas realizadas por Universidades dos Estados Unidos, como a Universidade do Arizona, as solas dos nossos sapatos podem comprovadamente carregar inúmeras bactérias e vírus letais.

Ainda em um experimento realizado pela instituição, pelo menos 96% dos nossos calçados podem estar contaminados por algum tipo de patógeno, além de substâncias químicas perigosas.

Pensando em proporcionar segurança para a sua casa, muitas empresas já desenvolveram produtos como os tapetes sanitizantes, fabricados para serem práticos, acessíveis e indispensáveis no combate aos vírus e bactérias que transportamos em nossos pés.

Se você tem dúvidas sobre como eles funcionam, como utilizá-los da forma correta e onde encontrar o melhor produto, separamos neste artigo as melhores dicas de compra!

Recomendações

Os tapetes sanitizantes são recomendados para qualquer residência, trazendo proteção contra os vírus e parasitas que se espalham aos montes nos ambientes externos.

Eles são indicados principalmente para locais que têm maior trânsito de pessoas, como no caso dos ambientes comerciais e corredores públicos (para estes, há produtos um pouco mais específicos).

Limpar os sapatos antes de entrar em casa deve ser um dos rituais indispensáveis. Embora pouco praticado, este já é um hábito de pessoas que querem manter a limpeza no ambiente interno.

Mas afinal, quais são os tapetes sanitizantes que podem ser encontrados no mercado, como saber qual é a melhor opção e como eles podem ser utilizados para te livrar de vez dos microrganismos nos calçados?

O primeiro passo para escolher o tapete ideal para você é conhecer bem as suas necessidades, assim como cada produto que trouxemos logo abaixo para te auxiliar na escolha!

Escolha Premium

Construído para ser de uso prático, o tapete sanitizante da Kapazi é duplo, com um lado adequado para líquido desinfetante e outro para secar e evitar marcas no piso da sua residência. A função sanitizante garante que os solados dos sapatos sejam completamente limpos, lavando toda a superfície inferior através de elevações em borracha resistente.

Nossa recomendação

Da mesma marca do modelo anterior, o tapete Max é um pouco menor, mas também oferece a função 2 em 1 de limpeza e secagem, sem que você precise acrescentar qualquer outro tapete na entrada da sua casa ou apartamento. A parte secante foi construída em algodão e poliéster, garantindo uma secagem mais eficiente que outras opções do mercado.

Melhor para o seu bolso

Disponível com preço mais acessível que as recomendações anteriores, esse tapete higienizador traz um pouco mais de segurança, com bordas mais altas para uma melhor limpeza dos calçados. Ele também conta com superfícies antiderrapantes e suporte para fixá-lo no piso. A sua desvantagem é ser bem menor e não ter área secante. Ele foi totalmente construído em material reciclado, promovendo a sustentabilidade.

Itens que você também pode se interessar:

Apresentamos acima alguns tapetes higienizadores adequados para casas e apartamentos, com dimensões um pouco mais específicas. Entretanto, ainda é possível encontrar diversos outros modelos que também podem te interessar. Além desses, existem os tapetes fabricados especialmente para áreas comerciais, que acabam exigindo ainda mais segurança devido ao fluxo constante de pessoas nos espaços internos.

Conheça a nossa lista completa com os melhores tapetes higienizadores!

Melhor tapete sanitizante

Índice

Mini Guia de Compra

Embora haja algumas controvérsias com relação ao uso de tapetes sanitizantes em ambientes residenciais e comerciais, há diversos fatos científicos que comprovam a manifestação de patógenos por meio dos nossos calçados, que podem trazer malefícios para a nossa saúde.

Neste mesmo sentido, as composições de desinfetantes, como no caso da própria água sanitária, têm ações comprovadas na limpeza de superfícies habitadas por microrganismos, trazendo segurança e proteção para as pessoas.

Ao unir a eficácia de loções sanitárias à necessidade de limpeza dos calçados que utilizamos diariamente, os tapetes sanitizantes ainda são as melhores recomendações de especialistas, embora o piso não seja uma área crítica de transmissão direta.

Entretanto, vale salientar que a sua eficácia também depende de alguns fatores, como a concentração de substâncias ativas de desinfetantes, a rotatividade e o tempo de ação necessário para destruir os microrganismos. Levando isso em consideração, você também precisa saber algumas informações adicionais sobre cada tapete sanitizante antes de fazer a compra.

Coisas como o seu tamanho (e consequentemente a capacidade para líquidos), a certeza de um produto impermeável(para garantir que o seu uso seja eficaz) e principalmente quanto a sua qualidade, já que como qualquer tapete, eles também precisam ser seguros e resistentes.

Por isso trouxemos cada um dos produtos da nossa lista com maiores detalhes bem abaixo!

Tapete Sanitizante Kapazi Duplo 100x70cm - O tapete higienizador 2 em 1 mais vendido para casas e apartamentos

A empresa Kapazi é uma das maiores fabricantes de tapetes no Brasil, com instalações 100% nacionais, ela é líder de mercado e investe rotineiramente em tecnologias eficazes para solucionar as necessidades dos seus clientes.

Com o aumento exponencial dos problemas sanitários através de infecções por vírus e bactérias, a empresa desenvolveu diversos modelos de tapetes sanitizantes para comércios e residências.

O modelo 2 em 1 mais famoso da Kapazi é um dos mais vendidos pela marca e traz várias vantagens para quem busca por um produto como esse, com o tamanho de 70cm X 100cm. Antes de compará-lo com outros tapetes sanitizantes, o seu uso com relação aos capachos comuns traz imenso ganho de utilidade.

Enquanto os comuns são mais indicados para a remoção de sujeiras superficiais, o tapete higienizadores 2 em 1 da Kapazi traz bordas mais altas e máxima vedação, para garantir o uso de substâncias sanitárias e torná-lo capaz de limpar por completo os sapatos, deixando o piso da sua casa ainda mais seguro.

Pensando em capachos que têm função sanitizante, a empresa também buscou diferenciá-lo adicionando uma área específica para secagem, produzida em material de microfibra e algodão de alta absorção, para evitar manchas de água sanitária no seu piso ao entrar em casa.

Além disso, este tapete também possui diferenciais importantes, como a função antiderrapante por alto atrito e a Inflamabilidade. De tempos em tempos, para garantir a limpeza do seu capacho, ele poderá ser lavado em água corrente e sabão neutro. É importante não utilizar substâncias químicas solventes.

A desvantagem desse produto acaba ficando por conta do seu alto preço se considerarmos o uso residencial, além de não permitir qualquer personalização. Mas para resolver um desses problemas, conheça a opção da marca logo abaixo!

Tapete Kapazi Sanitizante MAX 2 em 1-78cm x 40cm - O intermediário mais atrativo da Kapazi

Na linha contrária do modelo Premium 2 em 1 da Kapazi (com relação ao preço de venda), o modelo MAX também é um capacho de alta qualidade da marca, com quase todas as funcionalidades entregues pela versão superior, mas com um tamanho bem mais reduzido(o que mesmo assim pode ser a melhor compra para quem tem apartamentos menores). 

Também com o diferencial 2 em 1 encontrado em pouquíssimos tapetes sanitizantes de qualidade, o MAX oferece proteção redobrada em comparação com os tapetes higiênicos de superfícies simples, se adaptando às elevações dos calçados para alcançar os cantos mais específicos, esta característica também o torna mais seguro contra quedas. Ele tem dimensões de 78cm x 40cm e comporta até 300ml de misturas sanitárias. A sua estrutura de vedação também é bastante resistente, como padronizado pela marca.

Assim como o modelo anterior, não pode ser dobrado ou lavado com produtos solventes, sendo aconselhado o uso de água e sabão neutro em lavagem por pressão. Este é mais um dos produtos antichamas da nossa lista.

A sua principal desvantagem é de ter suporte para prendê-lo ao chão, como no caso de outros modelos, mas isso não o torna pouco seguro para o uso diário.

Tapete Sanitizante Higienizador porta entrada Prevenção - Proteção por um baixíssimo preço para a sua família

Totalmente distinto dos modelos que já apresentamos detalhadamente, este tapete higienizador é uma outra opção de compra para quem quer economizar, sem deixar de adquirir um desses produtos.

Na prática, o uso desses capachos consiste em fazer a desinfecção dos calçados através do contato com soluções específicas, e neste sentido, este produto não deixa a desejar se comparado aos tapetes mais sofisticados de outras marcas.

Por ser totalmente fabricado por meio de borracha 100% reciclada, adquiri-lo para proteger a sua casa também é ecologicamente correto, sem deixar de lado os benefícios de utilizá-lo.

Com 41 x 41 centímetros de altura e largura, ele é bem pequeno, mas é o suficiente para limpar a superfície inferior dos calçados por completo. O que chama bastante atenção é a altura desse tapete, que permite adicionar de até 1 litro de água, sem deixá-la esborrar durante o uso.

O seu material é de alta resistência, com elevações em borracha para limpar os cantos mais difíceis dos sapatos, permitindo-o ser um ótimo antiderrapante. Para fixá-lo melhor ao piso ele possui um suporte na lateral superior, que pode ser facilmente preso por parafusos, de forma totalmente segura para quem precisar fazer o seu uso.

Algumas das desvantagens desse tapete dizem respeito ao seu pequeno tamanho e a falta de uma área secante, que exige outro tapete comum ao lado, para evitar molhar toda a casa.

Tapete Sanitizante Pedilúvio Estampado + Water Fenice Seca Pé - O modelo perfeito para áreas comerciais, com estampa indicativa

O modelo básico mais indicado para lojas e corredores comerciais é o Tapete Sanitizante Pedilúvio, que possui ótimas dimensões para esta necessidade ( 100 x 70 cm). Ele acompanha uma estampa indicativa que separa o tapete higienizador do tapete secante, proporcionando o uso correto do conjunto no dia a dia.

Por ser um kit de tapetes de qualidade, o seu custo é bastante elevado, mas garante a eficácia física desta barreira na entrada dos estabelecimentos, condomínios e prédios.

Ele comporta até 1,1 litros de solução desinfetante, que pode ser dividida em 1 litro de água + 3 colheres de sopa de água sanitária (ou produto químico equivalente). 

Proporcionar ambientes públicos higienizados ainda é um grande desafio atualmente, este capacho pode auxiliar bastante na hora de suprir essa necessidade em tempos de pandemia.

O seu ponto positivo mais relevante é a separação das áreas secante e higienizadora, que embora venham juntas na compra, acabam trazendo mais flexibilidade na hora da instalação e espaço no uso rotineiro. Ambos são antiderrapantes e resistentes, produzidos em peça única para evitar danos por uso.

A sua desvantagem é possuir uma superfície com pouco relevo, alcançando apenas as superfícies menos elevadas dos calçados. Para uma limpeza completa, acaba sendo necessário passar mais de uma vez.

Tapete Sanitizante Higienizador PLUS, 104 x 94,5cm, EVA Alta Densidade - O tapete empresarial Premium, personalizável e com ótimo custo-benefício

Tão amplo quanto necessário, o tapete sanitizante Plus tem um design diferenciado, com uma aparência Premium e formato dois em um (higieniza e seca) frontal, ao contrário do capacho da Kapazi, que possui formação lateral para limpeza e secagem.

Sendo a dica de economia para ambientes empresariais, com um dos menores preços do mercado, este utilitário protege e mantém a higiene desses locais. Além disso, este é o único modelo personalizável da nossa lista, permitindo acrescentar o nome da sua marca na parte superior, com indicações sobre a função de cada um dos tapetes correspondentes.

Disponível nas cores cinza e marrom, criar um ambiente limpo para os seus clientes, sem esquecer da boa aparência, será ainda mais prático e simples.

Este capacho suporta até 1,65 litros de solução líquida para limpeza dos calçados, com vedação completa para evitar vazamentos e conseguir alcançar 100% do solado.

A sua fabricação é feita em EVA de alta densidade, que é resistente e flexível, mas acaba perdendo para a própria borracha, que possui mais durabilidade quando se trata de tapetes deste tipo.

Kit 5 Tapetes Sanitizante Contra Vírus 100% Borracha - O kit econômico para casas grandes

Para quem possui casas maiores e várias entradas, esse kit de tapetes higiênicos é a melhor solução para economizar e se proteger de vírus e microrganismos.

Assim como um dos modelos que já apresentamos acima, estes tapetes também são produzidos 100% em borracha (com alta durabilidade e resistência), com as bordas mais altas que boa parte dos capachos sanitizantes.

Embora sejam exemplares básicos, cumprem ativamente com a necessidade de descontaminar por completo o solado dos calçados.

As elevações em borracha permitem uma higienização eficaz e efetiva, garantindo uma aderência ao piso e evitando que o tapete escorregue em cerâmicas. Em comparação com o seu alternativo que trouxemos neste artigo ele acaba sendo mais simples, sem o suporte para fixação no chão e principalmente por não ser produzido através de borracha reciclável, deixando de lado a sustentabilidade.

Por fim, para quem busca um kit de tapetes um pouco mais robusto e em maior quantidade, essa ainda é a melhor escolha.

Guia do comprador

Fazer a descontaminação de ambientes de forma eficaz e efetiva acaba sendo um processo pouco acessível, como ocorre em residências, pequenos comércios, condomínios e edifícios.

Isso significa que investir em alta tecnologia para evitar contágios por vírus e vários outros microrganismos exige adaptações de alto impacto, além de um grande investimento em serviços e equipamentos.

Entretanto, deixar de fazê-lo pode causar sérios problemas para a saúde das pessoas que transitam por esses lugares frequentemente, em especial em casas e apartamentos.

Buscando uma alternativa para minimizar ao máximo esse problema de forma mais acessível, alguns produtos do mercado já atuam como barreiras rigorosas no combate aos patógenos que se proliferam nas vias públicas.

Dentre eles estão os tapetes sanitizantes, que trazem mais segurança e bem-estar quando utilizados corretamente, de maneira que já apontam vários especialistas em microbiologia.

O fato é que as próprias soluções desinfetantes já atuam como principais combatentes de vírus, fungos e diversas bactérias, que quase sempre habitam o solado dos nossos calçados.

Ao contrário dos capachos comuns, que apenas retiram uma parte da sujeira que trazemos das ruas, os tapetes higienizadores aplicam esses produtos diretamente na superfície dos nossos sapatos, reduzindo em até 90% a disseminação de doenças virais e bacterianas.

Mas afinal, como utilizar corretamente esses tapetes, quais substâncias podemos aplicar e qual é a sua eficácia com relação a outros métodos de desinfecção?

Como escolher o melhor tapete sanitizante?

Com as várias opções de capachos higienizadores que trouxemos neste artigo, ficar um pouco perdido na hora de escolher a melhor opção para você é inevitável. Para te auxiliar, trouxemos algumas dicas essenciais para que você saiba quais deles comprar!

Para residência ou comércio?

Os tapetes higiênicos estão disponíveis em diversos formatos, tamanhos e marcas, saber qual deles é o ideal para o seu uso depende bastante das suas necessidades. Separamos os produtos da nossa lista por segmentos, indicando os melhores para casas, apartamentos e comércios, mas tudo vai depender do fluxo de pessoas do ambiente, já que todos eles funcionam com a mesma finalidade. Para locais comerciais, os capachos maiores acabam sendo mais eficientes, mas incentivar a utilização correta é um fator essencial em qualquer escolha.

Tapetes sanitizantes pedilúvio ou modelos capacho?

Embora ambos os modelos possuam o mesmo intuito de sanitização, os tapetes pedilúvio são utilizados com menos frequência, sendo mais indicados para o uso residencial, já que submergem indispensavelmente todo o solado dos calçados para serem eficazes. Funcionam como um próprio “recipiente” de higienização e podem causar problemas alérgicos quando em contato com a pele, se você utilizar calçados abertos.

Já os capachos costumam minimizar o contato da pele com os produtos químicos, alcançando apenas a superfície do solado, já que possuem barreiras de polímero flexíveis para essa função. Vale salientar que todos são considerados barreiras químicas importantes em comparação com os tapetes comuns.

Invista em um produto resistente e durável

Embora possa parecer que todos os tapetes higienizadores são iguais, investir em um produto de baixa qualidade pode te render vários problemas no futuro, como os próprios vazamentos (provocando a perda de eficácia). Para garantir a compra do melhor tapete, procure por marcas conceituadas, pela larga garantia de funcionamento e por exemplares mais robustos e resistentes.

Os tapetes higienizadores são totalmente eficientes?

Assim como qualquer outro meio e equipamento de proteção, os tapetes sanitizantes por si só não garantem 100% de proteção contra os patógenos em qualquer ambiente, mas funcionam como parte essencial de um conjunto de medidas preventivas. Manter todo o piso desinfetado é tão importante quanto evitar contato com superfícies críticas na transmissão de várias doenças, especialmente para quem possui pets em casa.

Como usar corretamente qualquer tapete desinfetante?

Os tapetes sanitizantes também possuem indicações de utilização, que são imprescindíveis para que ele funcione da forma correta e atue como barreira de proteção para você e para a sua família. Veja o que fazer para manipular este produto!

Mantenha a solução desinfetante sempre ativa

Deixar um capacho sanitizante sem a solução de limpeza para os calçados o torna um tapete comum, por tanto, sempre acrescente a quantidade de água e produto químico higienizante indicados pela fabricante, de acordo com a capacidade do seu tapete, evitando principalmente a aplicação de produtos solventes (pois estes podem danificar o seu produto).

Para cada 1 litro de água, você pode acrescentar 4 colheres de sopa de água sanitária ou produto equivalente (com nível de concentração correspondente). É importante fazer a troca ou acréscimo dessa solução diariamente.

Faça a manutenção correta do seu tapete

Mesmo que já estejam em contato direto com soluções de higienização, os capachos também possuem partes que precisam ser limpas com certa frequência, caso contrário, podem funcionar como próprios meios de transmissão. É recomendável fazer uma lavagem completa com lavadoras de alta pressão e sabão neutro, deixando-os secar antes de utilizá-los novamente.

Incentive o seu uso adequado

Se você for utilizar este modelo de tapete em áreas comerciais, é interessante optar por modelos estampados, que indiquem corretamente a forma de utilizá-lo. No caso de residências, é importante prezar pela higienização correta com frequência, passando todo o solado do calçado na solução líquida todas as vezes que retornar de algum local público. Apenas com estas medidas de proteção é possível controlar a disseminação das doenças causadas por agentes infecciosos.

Veja mais informações aqui: Especialistas dão dicas para manter a sua casa limpa e saudável

Conclusão

Após conhecer a importância de ter um bom tapete sanitizante, compreendendo como minimizar a disseminação dos patógenos encontrados nas ruas frequentemente, basta escolher o produto mais adequado para as suas necessidades, utilizando-o corretamente e diminuindo as superfícies de contágios na sua residência e empresa, se prevenir é sempre a melhor opção!

O que achou das nossas sugestões? Gostou dos melhores tapetes sanitizantes? Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

O tapete sanitizante duplo da Kapazi é a melhor opção. A função sanitizante garante que os solados dos sapatos sejam completamente limpos, lavando toda a superfície inferior através de elevações em borracha resistente.

Assim como qualquer outro meio e equipamento de proteção, os tapetes sanitizantes por si só não garantem 100% de proteção contra os patógenos em qualquer ambiente, mas funcionam como parte essencial de um conjunto de medidas preventivas.

O tapete higienizador de borracha reciclada tem bastante eficiência, com bordas mais altas para uma melhor limpeza dos calçados e proteção da sua família. Ele também conta com superfícies antiderrapantes e suporte para fixá-lo no piso.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados