WISE – Uma das maiores operadoras de câmbio, e um dos menores custos para transferência de dinheiro

Para muitas pessoas, receber ou transferir dinheiro para o exterior ainda é um problema. Ao optar por Bancos físicos, as operações são definidas por fronteiras internacionais, esbarram em burocracia, possuem custos adicionais no câmbio, além de tarifas embutidas, que resultam em operações complexas e caras. E não precisa ser assim.

Fazer transferências de forma instantânea, transparente, conveniente e, com menores taxas, são ótimos benefícios, oferecidos por plataformas digitais. Fintech como a Wise vai além disso, e faz muito mais do que simplesmente, remessas de dinheiro internacionais.

A Wise se concentrou em tornar mais fácil para as pessoas que compram, vendem, viajam, moram ou tem família no exterior, disponibilizando 54 moedas, e operando em 80 países. Se você vai estudar ou morar fora do Brasil, é possível usar uma conta Multimoeda da Wise, são recursos exclusivos, que possibilitam guardar, receber ou enviar dinheiro, com menores custos de operação.

Você vai gostar de saber mais sobre a Wise, veja abaixo, como o seu dinheiro pode circular de forma instantânea, sem fronteiras.

Índice

Quem é a Wise

O alcance é global, a reputação é referência em prestação de serviços financeiros, e em média, os preços estão entre os menores custos para transferências de dinheiro entre países.  A Wise é uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil.

Quando foi lançada em 2011, a empresa chamava-se TransferWise, e tinha o propósito de oferecer serviços de remessa de dinheiro online, com taxas baixas, mantendo os custos das operações transparentes, sem tarifas ocultas. Como também, disponibilizar uma plataforma que permitisse simplificar essa operação financeira, e aprimorar a experiência digital dos clientes, que realizassem remessas internacionais.

Esses princípios se mantêm até hoje, no entanto, ocorreu uma significativa evolução nos serviços ofertados, e a TransferWise, autorizada pela Financial Conduct Authority (FCA), no Reino Unido, passa a ser Wise em 2021, consolidando um trajeto como líder em muitos aspectos, relacionados a transferências internacionais online.

Os 3 princípios da Wise são baseados em:

  • Ser radicalmente transparente, por acreditar não ter nada a esconder;
  • Cobrar o mínimo possível, ao contrário da maioria das empresas;
  • Tudo simples e rápido, o melhor serviço pode ser o padrão, não sendo necessário pagar mais, para ter um serviço premium.

No Brasil a maior parte das transferências internacionais da Wise, acontecem em menos de 24 horas, sendo que 10% delas chegam ao destino em menos de 1 hora, de acordo com o líder de Banking e Expansão para o Brasil na Wise, Pedro Barreiro. Que destaca também, a tarifa única para transferir dinheiro ao exterior, e o fato da conversão de moedas ser no câmbio comercial, sem incluir margem de lucro, o chamado spread bancário. No entanto, a conta Multimoeda, o cartão de débito da Wise, somente estão disponíveis para brasileiros, que estão residindo em outros países. E as transações Pessoa Jurídica, em moeda brasileira para o exterior, tem previsão de serem lançadas em breve, no país.

Veja os prós e contras da Wise

Wise é seguro?

Sim, usar a Wise para transferência de dinheiro internacional é totalmente seguro. Com crescimento expressivo, a Wise conta com mais de 10 milhões de pessoas e empresas como clientes em todo o mundo, que movimentam em média US$ 7 bilhões por mês.

São 17 escritórios em diversos países, no Brasil a empresa localizada em São Paulo, atua desde 2016. No início de 2021, obteve autorização do Banco Central do Brasil (Bacen), para operar como corretora de câmbio. Dessa forma, a Wise tem o controle de uma transação financeira do começo ao fim, além do que, conta com a parceria do Banco JP Morgan S.A., para manter a conta operacional.

A segurança da Wise também se estende ao site, que usa protocolos de segurança de alto nível, incluindo contas de usuário segregadas e HTTPS. Adotando medidas de prevenção, como login em 2 etapas, e procedimentos de verificação. Além do que, você tem disponível 24 horas, suporte por telefone e chat ao vivo.

Wise é confiável? Qual a reputação da Wise?

Plataformas como Monito, TrustPilot e ReclameAqui, referências em avaliações e análise de serviços, comprovam tanto a segurança, quanto a confiança na qualidade dos serviços prestados pela Wise.

Wise no Monito

Os especialistas da premiada startup Suíça Monito, plataforma que compara e analisa, comissões e as taxas de câmbio, em tempo real, de operadoras de transferência online em todo o mundo, recomendam a Wise (antiga TransferWise). Segundo o Monito, a Wise é um excelente serviço de transferência de dinheiro (9,5/10), proporcionando aos usuários um nível de segurança e transparência quase inigualável, no mercado (10/10). A ampla gama de serviços oferecidos, e a facilidade em usar os recursos (9/10), além de ter algumas das melhores tarifas e taxas de câmbio do mercado (9,2/10). Tudo isso faz com que a Wise seja uma empresa extremamente bem avaliada pelos clientes (9,7/10).

Wise no TrustPilot

A Wise possui excelente avaliação dos clientes, que contrataram seus serviços, segundo a plataforma TrustPilot (4.6 em 5), 93% dos clientes avaliaram a empresa, como excelente ou muito boa.

Wise no Reclame Aqui

No Reclame Aqui, a Wise mantém uma ótima reputação (8,2/10), de acordo com avaliações dos clientes. A empresa é rápida em atender as solicitações, respondendo 100% das reclamações.

Como abrir uma conta na Wise?

Abrir uma conta na Wise demora somente alguns minutos, e segue o passo a passo, abaixo:

Geralmente na abertura de uma conta, são solicitados documentos com foto, comprovantes de endereço e/ou uma selfie, segurando um documento. É importante deixar claro, que até o momento, para quem está no Brasil o Cartão de Débito da Wise, não está disponível. Nesse caso, será disponibilizado os dados exclusivos da sua conta, a Wise fornece o código de IBAN e o SWIFT/BIC. Esses códigos junto com seu nome, serão usados para receber dinheiro em sua conta Wise.

Por enquanto, somente alguns países são elegíveis para receber o cartão, entre eles, Estados Unidos, Reino Unido e o Espaço Econômico Europeu. Outro ponto a ser considerado, é que mesmo a conta sendo livre de taxas de manutenção, o cartão tem um custo de 8€.

Como funciona a conta Wise Multimoeda?

A conta Multimoeda da Wise, permite receber e enviar dinheiro para mais de 80 países, fazer a conversão para mais de 50 tipos de moedas, além de ser possível manter um valor em conta, para ser utilizado a qualquer momento. Não é uma conta bancária convencional, mas é uma ótima opção, se você pretende viajar ou passar uma temporada no exterior, e quer guardar dinheiro em diferentes moedas na conta. É um facilitador para receber pagamentos de clientes fora do Brasil, de maneira simples, segura e econômica. Você pode adicionar dinheiro a sua conta em mais de 19 moedas e manter mais de 50 moedas diferentes.

Para adicionar dinheiro na sua conta, são duas opções:

Por meio da sua própria conta Wise

É importante observar que o dinheiro deve ser de uma conta bancária do titular da conta Wise. Outro ponto, é que algumas moedas não podem ser utilizadas para recarregar o saldo da conta Wise, como por exemplo: Peso Chileno, Libra Egípcia e Dirham. Nesse caso, será preciso adicionar dinheiro em outra moeda, para em seguida fazer a conversão.

Por meio de transferência bancária

Adicione dinheiro por meio de transferência bancária, para isso, basta compartilhar os dados da sua conta Wise, para quem vai fazer a transferência e vincular a moeda com a qual será feita a transação. 

Nessa operação, a transferência deve ser realizada com a mesma moeda que foi estabelecida para a transação, ou seja, se foi estabelecido Dólar, será em Dólar que o dinheiro deve ser enviado.

Para verificar quanto o dinheiro que está na sua conta, vale em outras moedas, com base na taxa de câmbio real, é só você usar o conversor de moedas disponível em sua conta Wise, da seguinte forma:

Digite o valor que você quer converter no espaço indicado;

Como enviar dinheiro na Wise?

O primeiro passo para você enviar dinheiro, será criar a sua conta na Wise, com e-mail e senha. É possível fazer isso, através da sua conta do Google e Facebook, e após essa etapa concluída, os passos são:

Como receber dinheiro do exterior na Wise?

Se você é o beneficiário de uma transferência internacional, é necessário somente enviar os seus dados bancários locais, para o remetente da remessa. Os dados exclusivos da sua conta, que a Wise fornece, como o código de IBAN e o SWIFT/BIC, junto com seu nome, serão usados para receber dinheiro em sua conta Wise.

Quais os tipos de transferências através da Wise?

Os tipos de pagamentos que você pode receber variam de acordo com a moeda. 

Com a Wise é possível, por exemplo:

Quais moedas estão disponíveis na Wise?

São mais de 50 moedas, além do Real Brasileiro (BRL), que estão disponíveis na Wise para você fazer a conversão, como por exemplo:

Para quais países é possível enviar dinheiro com a Wise?

A lista de países para os quais é possível enviar dinheiro com a Wise é bem extensa, são 80 países, entre os quais estão:

Quais as Tarifas que você paga na Wise

Quando você envia o dinheiro para outro país, paga apenas uma tarifa na qual já está incluído o IOF; já o beneficiário que vai receber o valor, não terá custos sobre essa remessa.

São três opções de envio, e cada método tem um valor diferente, ao criar a transferência, vai verificar os preços para:

A taxa de câmbio é a comercial, e para algumas moedas, é possível fixar o valor por um tempo determinado.

Como a tarifa é calculada:

Os custos são definidos com base em três fatores: o valor que você está enviando, o método de pagamento escolhido e a taxa de câmbio. Na página de tarifas da Wise, você tem os custos da sua transferência em detalhes. É possível usar o simulador Wise, para analisar os custos da sua transferência.

Como funciona a Taxa de Câmbio Garantida da Wise

A Wise oferece a opção de manter uma taxa de câmbio, por um período de tempo específico. Quando você terminar de configurar a sua transferência, a Wise garante o câmbio dentro de um prazo que pode ser de 2h até 72 horas, dependendo da sua moeda de envio. A taxa será assegurada desde que você realize o envio dentro do prazo estabelecido.

Caso o dinheiro não seja enviado dentro desse período, a remessa poderá ser efetuada, no entanto, a conversão terá como base o câmbio comercial, ao invés da taxa garantida.

Quais os prazos das transferências na Wise?

Na maioria dos países do mundo, o dinheiro enviado é entregue em até 48 horas. Sendo que, segundo a empresa, 25% de todas as transferências internacionais são entregues em segundos, e um grande número são concluídas em menos de 24 horas. No entanto, esse tempo também depende de alguns fatores, como:

Quando você for realizar uma transferência, é informado os detalhes sobre em quanto tempo o dinheiro estará disponível.

Quais os limites das transações financeiras na Wise?

A Wise aceita transferências com um limite máximo de até R$1.000.000 por operação. Veja os limites, conforme o método de pagamento:

Limite de remessa por com TED: máximo de 1 milhão de reais por operação (sem limite mensal). Além de ser preciso o endereço no Brasil, o valor a partir de R$50.000 no ano, é necessário comprovação de renda.

Limite de remessa com boleto: máximo de R$9.000 por mês, ou seja, é possível realizar quantas operações você quiser, sendo que o total não ultrapasse os R$ 9 mil mensais. No TED não há limite de valor mensal, e cada operação pode ser de até 1 milhão de reais.

Wise e Remessa Online

Wise e Remessa Online são plataformas de transferências de dinheiro entre países, sendo que as duas fintechs, estão entre as que oferecem os menores custos em taxas. E são ótimas opções em relação aos bancos tradicionais. No entanto, as formas de cobrança são diferentes, mas em ambas, é possível fazer uma simulação diretamente no site, e saber exatamente quanto você vai pagar e o valor que o beneficiário irá receber.

Os limites de envio, também têm diferenças, sendo que na Remessa Online é possível transferir até R$ 37.500 diariamente, não ultrapassando R$ 75 mil ao ano. E para ampliar esse valor é necessário além de um cadastro completo, apresentação de imposto de renda.

Já através da Wise existe uma variação, conforme o tipo de pagamento efetuado, por boleto o valor é de R$ 9 mil por mês. E via TED, o limite é de R$ 1 milhão, considerando o imposto de renda do usuário.

Em relação às moedas disponíveis, Wise e Remessa Online operam com as principais moedas mundiais. Porém, a Remessa Online disponibiliza 9 opções de moedas, e a Wise oferece 54 moedas.

No que se refere aos tipos de operação, a Remessa Online permite a transferências entre empresas, já na Wise esse tipo de operação ainda não está disponível no Brasil.

Como funciona o Aplicativo da Wise?

Com o app Wise, você vai enviar dinheiro para o exterior e acompanhar o status das transferências, e se preciso é possível cancelar a operação. Você pode enviar documentos, fazer pagamentos por cartão, Apple Pay (iOS) e Google Play (Android), além gerenciar a sua conta, e se manter sempre atualizado, com as taxas de câmbio em diferentes moedas.

O aplicativo da Remessa Online está disponível gratuitamente na App Store e Google Play.

Como é o suporte ao cliente da Wise?

Mesmo sem uma agência física para contato presencial com os clientes, a Wise disponibiliza canais para manter contato com o usuário da plataforma. Através de um Centro de Suporte, que esclarece as dúvidas mais frequentes, e também, por telefone ou e-mail, quando você tem uma conta na Wise.

Conclusão

Por que escolher a Wise? Simples! Você deixa de lado custos operacionais caros e operações complexas, para ter acesso a custos baixos e transferências simplificadas.

É A melhor escolha para transferir o seu dinheiro entre países, pode ter como base, os mesmos requisitos nossos. Ter alcance global, a reputação ser referência em prestação de serviços financeiros, e os preços estarem entre os mais baratos, para transferências de dinheiro em diferentes países.  A Wise é extremamente transparente, em relação aos valores cobrados em uma única tarifa, nas transferências internacionais. É possível ver o detalhamento de todos os custos, na página de envio da fintech.

São mais de 10 milhões de clientes atendidos, mais de US$ 7 bilhões movimentados mensalmente e mais de 50 moedas disponíveis. A Wise é uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil, possui autorização do Banco Central (Bacen). E a taxa de câmbio usada é a comercial, sem valores embutidos,

Enviar ou receber dinheiro para os 80 países que a Wise opera, é muito fácil, mesmo se você for usar o serviço pela primeira vez. E você pode ser um usuário frequente, enviar e receber dinheiro todos os meses do exterior, ou transferir um valor somente de vez em quando para outro país, a plataforma consegue ajudar nos dois casos a economizar.

Por que escolher a Wise? Simples. Você deixa de lado custos operacionais caros e operações complexas, para ter acesso a custos baixos e transferências simplificadas.

Aproveite as dicas, quando você faz a melhor escolha, o seu dinheiro se movimenta sem fronteiras.

FAQ

Plataformas como Monito, TrustPilot e ReclameAqui, referências em avaliações e análise de serviços, comprovam tanto a segurança, quanto a confiança na qualidade dos serviços prestados pela Wise.

Sim, usar a Wise para transferência de dinheiro internacional, é totalmente seguro. Com crescimento expressivo, a Wise conta com mais de 10 milhões de pessoas e empresas como clientes em todo o mundo

O alcance é global, a reputação é referência em prestação de serviços financeiros, e em média, os preços estão entre os menores custos para transferências de dinheiro entre países.  A Wise é uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados