March 14, 2020
Sem respostas

7 hábitos de cozinha que você deve parar de fazer

Olá, tudo bem? Espero que sim. Cozinhar é uma das práticas mais comuns dentro da casas brasileiras, somos conhecidos por nossa ótima comida e boa hospitalidade.

Contudo, você acredita que todas as suas ações dentro da cozinha são corretas e saudáveis?

Se sim, que bom. Porém, existe uma série de costumes que as pessoa tem dentro de sua cozinha, que podem prejudicar a sua própria saúde e a de pessoas para quem ela cozinha.

Você organiza bem sua cozinha? Quer otimizar seu espaço dentro dela? Confira logo abaixo, uma pequena lista que conta e explica algumas coisas que você deve parar de fazer em sua cozinha com urgência.

Índice

1- Higienização

É importante salientar, que todas as pessoas que cozinham, devem lavar suas mãos corretamente antes de preparar suas receitas.

A maú lavagem de suas mãos, é capaz de contaminar seus alimentos e acabar causando mal a sua saúde.

Outra atitude muito comum em cozinhas, são as pessoas deixarem colheres apoiadas na pia enquanto a utilizam para cozinhar. Este hábito faz com que, bactérias se acumulem em sua colher, e vão diretamente a sua comida.

Se quiser conhecer e entender um pouco melhor sobre hábitos de higienização importantes dentro de sua cozinha. Acesse este artigo da Gazeta Online. 

2- Dentro e fora da Geladeira

Nunca guarde vegetais e legumes em potes destampados dentro da geladeira, isso causa umidade excessiva e estraga outros alimentos de forma acelerada.

Sem contar que seus alimentos destampados perdem seu gosto, começam a pegar o gosto de outros alimentos e se tornam presas fáceis às bactérias e fungos.

Outra coisa muito legal de se fazer, é evitar guardar ovos dentro da geladeira. Isso garante que eles demorem mais tempo para estragar.

Pois, por serem produtos perecíveis, a troca de temperaturas que acontece dentro da geladeira diversas vezes por dia, acaba estragando os ovos de forma rápida.

3- Cozinhando com mais responsabilidade

Existem algumas dicas que são essenciais a quem está a fim de cozinhar com responsabilidade e/ou de forma mais saudável, como:

4- Utensílios de madeira

Utilizar utensílios de madeira não é benéfico à saúde. Este material é de difícil higienização e pode acumular bactérias.

Uma prova disto, é que em 2004 a Anvisa proibiu o uso de tábuas de madeira em restaurantes. Uma ótima dica, é você ter dois tipos de tábuas em casa, uma para cortar carnes e outra para o corte de verduras e legumes.

O mesmo ocorre com as colheres de pau. Do qual é recomendado que você as troque por colheres de bambu, a sua limpeza é mais fácil e não acumula bactérias.

5- Lixinho da pia

Se torna muito mais dinâmico lavar a louça e cozinhar, quando deixamos algum lixinho em cima da pia, certo?

Porém, está é uma atitude que pode se tornar nociva a você. Se você deixar algum lixinho em cima de sua pia, existe uma grande possibilidade de seu lixo atrair moscas, juntar bactérias e fungos que causam mal.

As pessoas que não desistirem de seu lixinho da pia, é recomendado que você o limpe com frequência. Isto fará com que as chances de juntar mosquitos e fungos diminua. 

6- Ingredientes

Enquanto estiver preparando receitas, siga a risca seus ingredientes e medidas, principalmente se você não for um(a) cozinheiro(a) experiente.

A importância de seguir as medidas de sua receita de forma correta, é essencial para que seu alimento fique no ponto certo, e com o gosto ideal.

Não se esqueça de separar de forma correta as medidas de seus ingredientes secos, e as medidas de ingredientes molhados. 

Qualquer medida errada, pode acabar com uma ótima receita.

7- Organização

Este é um tópico importante, principalmente a quem acabou de se mudar e ainda não consegue organizar direito sua cozinha.

Organização é essencial para você conseguir cozinhar de forma ágil e dinâmica, por isso, existem 2 dicas que são perfeitas para você começar a aplicar em sua casa, ainda hoje.

Para conhecer outras ótimas dicas de como organizar e otimizar seu espaço na cozinha, acesse este texto do Blog Casa Prática Qualitá.

Ecologia

Uma dica extra e muito importante, é o cuidado com seu lixo com o resto de alimentos.

Alguns hábitos, como diminuir a utilização de água durante a preparação de receitas, e a separação de material orgânico e não orgânico em seu lixo. São atitudes simples e que auxiliar a melhora do meio ambiente.

Atitudes ecologicamente corretos, podem parecer chatos e até mesmo sem sentido em determinadas situações, contudo, eles são necessários e podem melhorar sua saúde e a saúde do planeta.

 Conclusão

Como visto durante o artigo de hoje, existem hábitos simples, que são feitos diariamente em diversas casas e que prejudicam a saúde de quem cozinha.

Por isso, é importante se atentar ao que fazemos enquanto cozinhamos, e em como cuidamos de nossa cozinha.

Esperamos que você tenha gostado do texto de hoje, até a próxima, e lave sua mão corretamente!!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados