Saiba como escolher o melhor shampoo masculino para seu tipo de cabelo!

by Romildo

Com tanta informação sobre a importância da boa higiene e saúde masculina, o mercado de produtos estéticos para homens, deu um salto gigantesco nos últimos anos. Embora ainda tímida se comparada aos nichos de produtos e serviços voltados às mulheres, a busca por uma boa aparência está conquistando o público masculino a cada dia que passa.

De acordo com uma pesquisa independente da Euromonitor International, realizada no ano de 2019, o Brasil é dono do quarto maior mercado de estética do mundo, o que impacta na forma como os brasileiros buscam por um novo lifestyle. Produtos para a pele e cabelo estão entre alguns dos mais escolhidos, por quem quer estar na moda e promover o bem-estar do corpo.

Criamos esse guia completo com os melhores produtos para o cabelo masculino, visando a escolha do produto perfeito, para ter fios bem tratados e saudáveis.

Os melhores shampoos masculino

Composição calmante
Perfeito para fios sensíveis
Adstringente natural
Contém extrato de Camomila
Ameniza a queda de cabelo
O melhor revitalizante
Ideal para cabelos com química
Sela os folículos e reduz o frizz
Reduz o volume e dá brilho
O melhor shampoo anticaspas
Desenvolvido para cabelos oleosos
Contém vitamina B3 e amino ácido
A melhor nutrição para o couro cabeludo
Contém minerais oceânicos
O melhor cuidado com as raízes dos fios
Fórmula desenvolvida exclusivamente para homens
Tratamento do couro cabeludo
Hidratação mesmo com os cabelos secos
O melhor perfume pós lavagem
Pode ser usado em barba, bigode e cabelo
Inspirado nos componentes da cerveja aromática indiana
As melhores avaliações na Amazon

Mini Guia de Compra

Diferente do que muitas pessoas imaginam, a composição do cabelo masculino é completamente distinta dos fios femininos. Essa composição, embora ainda com traços únicos em cada pessoa, possui características que a distinguem consideravelmente na hora de escolher um bom produto de higiene pessoal. O tamanho, a coloração ou o nível de exposição a fatores externos são algumas das observações que devem ser feitas, antes de decidir qual tipo de shampoo comprar.

Qualquer pessoa que chega em uma loja de produtos e cuidados pessoais sabe que escolher o shampoo recomendado para cada tipo de cabelo não é tão simples. As embalagens cada vez mais diferentes, o marketing cheio de informações e as letrinhas pequenas, atrás dos frascos, criam várias dúvidas e questionamentos. Componentes anticaspas, antiquada, para cabelos com ou sem química, exclusivos para fios loiros… Cada um com as suas restrições e indicações próprias. Dessa forma, levar o produto ideal para casa é contar, quase sempre, com a sorte.

Mas saiba que com alguns conhecimentos básicos sobre a anatomia do seu cabelo, será possível saber qual é o shampoo mais adequado para ter fios mais saudáveis e bem-tratados. Conforme os dermatologistas, atributos que devem ser apontados são o nível de brilho, a oleosidade, ausência ou presença de caspas e ocorrências anteriores de tratamentos químicos. Além disso, ter em mente se o seu cabelo costuma ficar seco com frequência também vai auxiliar na busca pelo produto recomendado.

Trouxemos mais algumas especificações de cada um dos shampoos masculinos que recomendamos na nossa lista. Saiba como cada um deles pode funcionar no seu cabelo e encontre o produto que você precisa!

Tea Tree Special Shampoo 1 Litro – Paul Mitchell

O tratamento natural para fios sensíveis e irritados

Assim como a nossa pele, os fios do cabelo e da barba também podem sofrer com ações externas, como o calor excessivo, a incidência da poluição e principalmente reações químicas provocadas por tinturas, descoloração, barbeadores elétricos e outros tratamentos. O grande problema é que, quase sempre, o público masculino esquece de cuidar da saúde do cabelo, da barba, e até do couro cabeludo, que pode adquirir caspas e outros problemas com o decorrer do tempo.

O shampoo exclusivo da marca John Paul Mitchell, foi criado por uma fabricante americana que entende, de fato, do assunto. Especialista em cabelos femininos, a marca começou a desenvolver produtos híbridos que são uma ótima alternativa para os homens. O Shampoo Tea Tree é um dos mais conhecidos da categoria.

Desenvolvido com base no óleo de Melaleuca, também conhecida como Tea Tree, ele faz uma limpeza intensa dos fios sem agredir o couro cabeludo. Se você, em algum momento, já sentiu dores nessa região, sofrendo com problemas como descamação, queda de cabelo ou sensibilidade ao penteá-lo, saiba que você pode ter sensibilidade, e esse shampoo pode te ajudar a ter um conjunto capilar mais resistente e nutrido, diminuindo a reação às atividades externas do dia a dia.

O óleo de Tea Tree é retirado da planta Melaleuca alternifolia, chamada árvore do chá. Devido as suas diversas capacidades medicinais, ela é utilizada por diversos dermatologistas como meio de tratamento natural, diminuindo a incidência de caspas, regulando o pH e funcionando como um antisséptico, parasiticida e fungicida.

Com outros componentes, como a Menta e a Lavanda, esse shampoo deixa um ótimo frescor e fragrância após o banho, além de tornar o cabelo mais brilhoso e macio. Ele é indicado para todos os tipos de cabelo e é totalmente vegano, perfeito para fios com coloração.

Vantagens


Fabricado com produtos naturais
É indicado para qualquer tipo de cabelo
Tem uma ótima fragrância pós banho
Perfeito para couros cabeludos sensíveis
Deixa o cabelo úmido por mais tempo
É o mais bem avaliado da Amazon

Desvantagens


Não vem com bateria integrada
Ele não tem o maior número de componentes nutritivos
Pode ressecar os fios mais grossos com o tempo

Inoar Kit shampoo e condicionador CicatriFios Plástica Capilar 1L, Inoar

Rejuvenesça o seu cabelo quebradiço e tenha resultado profissional

Se os seus fios estão cada vez mais quebradiços e mortos com o passar dos anos, especialmente por químicas aplicadas, buscar um tratamento intensivo para repor os nutrientes que ele precisa é indispensável. Diferente do que muitas pessoas pensam, o cabelo masculino também pode ficar quebradiço e extra seco sem os cuidados necessários. Para minimizar esses problemas, a Inoar criou o conjunto de plástica capilar, com um shampoo e condicionador dedicados a restaurar os seus fios e ajudar a torná-los vivos novamente.

Adequado para cabelos muito volumosos, o shampoo consegue selar as cutículas dos fios e regular a sua oleosidade, reduzindo, consequentemente, o tão famoso frizz, presente em boa parte dos cabelos secos e com poucos nutrientes. Através de componentes emolientes e da tecnologia RejuComplex 3, o resultado da hidratação profunda após o banho será uma das melhores sensações de utilizar esse novo produto.

Além do shampoo para cabelos secos e quebradiços, o kit também traz o condicionador, o qual, embora desconsiderado por muitos homens, pode ser a diferença entre um tratamento adequado e um cabelo mais suscetível às ações externas. Enquanto o shamppoo se encarrega de abrir as cutículas dos fios para limpar e inserir nutrientes importantes, o condicionador deve selar esses espaços e dar maciez ao cabelo, evitando quebras por ressecamento e pontas duplas.

O maior diferencial desse kit é a presença da substância Creatina, muito utilizada pelos profissionais para deixar as fibras da queratina (proteína que compõe o cabelo) mais fortes e resistentes. Isso também ajuda no crescimento dos fios no couro cabeludo.  

Vantagens


Reduz o frizz com tecnologia RejuComplex 3 e técnica low poo
Hidrata o cabelo seco e traz maciez
Deixa os fios mais fortes e resistentes à escova
Acompanha condicionador
Tem Creatina Vegetal
É totalmente vegano

Desvantagens


Faz pouca espuma
A fragrância pós banho não é duradoura

Shampoo Anticaspa Clear Men Limpeza Diária 2 em 1 400ml

O melhor anticaspas, desenvolvido exclusivamente para os homens

Por natureza, o cabelo masculino é bem mais oleoso que o feminino. Também influenciado por fatores genéticos, os fios mais curtos costumam ser suscetíveis ao acúmulo de sebo estimulado pelos hormônios dos homens, mas a anatomia é a principal influenciadora dos problemas capilares, como a caspa, por exemplo. Se você tem o cabelo fino, a falta de alguns cuidados, como a lavagem correta, poderá acarretar descamação do couro cabeludo, coceira e até a queda dos fios. O shampoo anticaspas Clean Men foi produzido para diminuir os principais fatores que podem levar a esse quadro.

Com ação dois em um (shampoo e condicionador), o Clear Men Anticaspa traz a pureza dos minerais oceânicos para os seus fios, realizando uma limpeza profunda com bastante espuma. A sua composição química Bio-booster, com destaque da Taurina, é responsável pela manutenção do couro cabeludo, deixando-o menos oleoso e mais saudável para estimular o crescimento dos fios. A vitamina B3 e os aminoácidos também fazem parte da proteção ativa contra as caspas.

Manter o couro cabeludo saudável vai além de evitar a descamação da pele, mas significa proteger o seu cabelo das principais ações externas, que também agridem e deixam os fios secos e quebradiços. A exposição aos raios UV, o suor diário, a poluição dos centros urbanos, o estresse e a alimentação também são quesitos que podem produzir sintomas das doenças capilares. O Clean Men pode fortalecer a barreira natural da pele e diminuir o impacto negativo desses fatores.

Vantagens


Foi desenvolvimento exclusivamente para homens
Tem função dois em um (shampoo e condicionador)
Limpa sem agredir
Tem vitamina B3 e Taurina
A melhor prevenção contra a caspa
Fortalece o couro cabeludo

Desvantagens


Não é um produto vegano
Ainda deixa o cabelo um pouco seco
Tem apenas 400 ml na embalagem

Shampoo De Cuidados Com A Raiz Head & Shoulders

Cuida das raízes do cabelo masculino

Alternativa ao Clear Men, o Head & Shoulders também é um shampoo anticaspas completo, embora com uma pegada um pouco diferente para o cuidado com as raízes dos fios. Focado em uma fórmula para pele sensível e desenvolvida para o cabelo masculino, ele é um dos produtos mais vendidos do mundo em se tratando de estética para homens. Dentre os principais componentes do Head e Shoulders está o Menthol, responsável por criar a sensação de frescor duradoura após o banho, amenizando a coceira e outros sintomas da caspa.

O foco desse produto é voltado para a manutenção das raízes dos fios, afinal, quando as raízes não estão saudáveis, o cabelo tende a sofrer com alguns problemas com o passar dos anos. A caspa, pelo excesso de oleosidade, e a queda, pela falta de nutrientes dos fios, são alguns deles. Além disso, ele também tem o pH cuidadosamente balanceado, uma grande vantagem com relação aos produtos que oferecem inúmeros nutrientes, mas não trazem os cuidados necessários com a acidez ou a alcalinidade dos fios.

Adicionando componentes HydraZinc, também hidratantes, o Head e Shoulders Men evita que o cabelo fique muito seco e ocasione a quebra e a perda de nutrientes desde a raiz até as pontas. Indicado para pessoas com sensibilidade no couro cabeludo, ele age contra a coceira alérgica e a caspa de uma única vez.

Outro benefício muito valorizado em um bom shampoo é a fragrância e a sensação de cabelos fortes e saudáveis, pontos fortes deste produto. Tê-lo mais leve e suave durante todo o dia também é resultado da sua fórmula de limpeza profunda e proteção. Se você está tentando driblar as caspas de todas as formas e já tentou o Clear Men, esse shampoo pode ser a sua saída contra os problemas capilares mais comuns atualmente.

Vantagens


Tem fórmula HydraZinc hidratante para diminuir o frizz
Deixa a sensação de frescor pós banho
Tem uma ótima fragrância
É anticaspa
Tem loção com pH equilibrado
Trata os fios desde as pontas

Desvantagens


Não é o mais indicado para cabelos oleosos
No tratamento das caspas, as avaliações apontam que o Clear Men é mais eficaz

Shampoo Urban Men IPA 3X1, Urban

Produto para barba, cabelo e bigode, com perfume marcante e duradouro

Para os homens que gostam de perfumaria marcante, o Urban Men é uma ótima escolha, estando entre os melhores shampooos com cheiro duradouro e atrativo. Fabricado com notas olfativas de algumas cervejarias espalhadas pelo mundo, ele tem uma forte presença da India Pale Ale, bebida forte e aromática da Índia, com sensação de alta refrescância após o banho. Ele também ajuda a manter a barba sempre bonita e atraente.

Criada com foco nas riquezas naturais, a Farmaervas é a responsável pelo maior cuidado com os fios e couro cabeludo, através de cosméticos extraídos de plantas ricas, como é o caso da Cevada e do Óleo de café, também perceptíveis no Urban Men. Ele foi devidamente pensado para os homens que gostam do movimento das cidades, mas optam por produtos naturais que tragam bem-estar e confiança no dia a dia.

Hydra-Phos, o novo conceito dos cosméticos: a tecnologia Hydra-Phos, utilizada pela Farmaervas, é a atualização dos produtos para a pele e cabelos, e o Urban Men também faz parte dessa revolução. A fórmula indicada para todos os tipos de cabelos contém Extratos de lúpulo, sais minerais e diversas proteínas, próprias para equilibrar a oleosidade produzida pelo couro cabeludo. Fios mais macios e pele saudável também são resultados do seu uso. Ao contrário de outros produtos que prezam pela boa fragrância, ele não deixa o cabelo seco após a lavagem.

O principal ponto negativo do Urban Men é que ele acaba não fazendo tanta espuma, o que exige uma quantidade generosa do produto para lavar o cabelo de forma correta.

Vantagens


Produto 3 em 1 (barba, cabelo e bigode)
Fragrância duradoura após o banho
Sua fórmula tem componentes naturais
Equilibra a oleosidade
Não agride o couro cabeludo
Tem Hydra-Phos (composto baseado nas melhores cervejas indianas)

Desvantagens


Não faz tanta espuma
Dura pouco
Não tem o condicionador

Guia do comprador

Com todo o desenvolvimento da tecnologia para o mercado de cosméticos, encontrar produtos criados para públicos específicos se tornou bastante comum. Seja nas prateleiras dos supermercados ou nas lojas online, os shampoos masculinos estão entre os mais vendidos para o público. Embora algumas pessoas ainda desconheçam a importância de tratar o cabelo masculino, fazê-lo é essencial para manter a saúde do couro cabeludo, ter fios mais nutridos e uma estética atrativa atualmente.

Não restritas unicamente às mulheres, as doenças capilares estão se tornando frequentes nos homens, sendo responsáveis por problemas sérios no couro cabeludo, levando a complicações e até à queda dos fios. Bem mais recorrentes agora, elas podem ser provocadas por descontroles hormonais, por agentes externos ou pela falta de cuidados com o cabelo, como o uso de produtos inadequados para determinados tipos de cabelos. Calvície e caspas são alguns dos diagnósticos mais frequentes pelos dermatologistas.

Adquirir o shampoo correto para você é tão importante quanto utilizar os cosméticos recomendados para a pele, principalmente considerando que os homens costumam sofrer mais com a produção de sebo exagerada no couro cabeludo, o que pode, posteriormente, desencadear doenças capilares difíceis de tratar. Trouxemos algumas dicas interessantes para te ensinar a escolher o melhor produto hoje mesmo!

Quais são as principais diferenças entre os shampoos femininos e masculinos?

Embora sejam desenvolvidos com a mesma finalidade: de limpeza e manutenção da saúde dos fios, os shampoos masculinos costumam ser bem diferentes dos produtos femininos. Por questões hormonais, os homens podem desenvolver mais secreções sobre o couro cabeludo, deixando os fios mais oleosos e sujos que os das mulheres.

Apesar de não funcionar como via de regra para todos, isso é mais frequente do que imaginamos, e por esse motivo eles estão mais sujeitos aos males do século, como a dermatite seborreica (caspa), a queda e as irritações.

Sintomas como fios fracos, pesados e grossos são alguns dos mais comuns em quem tem oleosidade excessiva no cabelo. Sabendo disso, as principais empresas de produtos femininos criaram os shampoos masculinos, com ação detergente mais ativa e uma melhor capacidade adstringente sobre a pele e o cabelo.

Isso ajuda a equilibrar a produção de sebo capilar, tornar o cabelo mais forte e nutrido e trazer uma sensação maior de frescor e limpeza, ao contrário dos shampoos femininos, que visam hidratar ainda mais.

Opte sempre por produtos naturais

Encontrar shampoos com muitos componentes químicos artificiais é bastante normal hoje em dia, mas eles nem sempre são as melhores opções. Ao invés de investir em produtos assim, comprar shampoos naturais pode evitar outro problema muito comum nos cabelos masculinos: a irritação por alergia.

A irritação causada por shampoos inadequados pode criar manchas vermelhas no couro cabeludo, infecções e até a queda total dos fios. Visto que os produtos naturais costumam ser mais bem-aceitos pelo organismo humano, optar por cosméticos com essa base de fabricação é a nossa recomendação.

Dê preferência para os tratamentos específicos

No meio de incontáveis fórmulas, existem shampoos com melhores efeitos sobre alguns tratamentos capilares, capazes de trazer um ótimo resultado para a estética e a saúde do seu cabelo. Quando falamos sobre o cabelo masculino, estamos falando sobre como vencer a queda, a descoloração e a oleosidade, dentre diversos outros problemas.

Caspas e cabelos oleosos

Além dos que trouxemos neste guia de compras, o mercado oferece diversos shampoos masculinos, dedicados ao tratamento de caspas e à redução da oleosidade do cabelo. Mesmo que pareça pouco relevante, acredite, um bom shampoo pode te livrar de vez desses problemas tão incômodos atualmente. Após algumas lavagens com esses produtos, já será possível perceber a diferença significativa sobre os principais sintomas.

Cabelos sensíveis

A sensibilidade capilar também é um problema enfrentado por muitos homens. Coceira local, manchas na pele, cabelos fracos e quebradiços são alguns dos sintomas mais notáveis. Geralmente, shampoos com loções calmantes e refrescantes são os mais indicados para esse tipo de cabelo, que deve evitar adstringentes muito fortes e fragrâncias muito duradouras. Shampoos com Tea Tree são ótimas escolhas.

Descoloração e ressecamento dos fios

Menos comum, os cabelos secos também podem ser encontrados no público masculino, e exigem um pouco mais de cuidados. Quando pouco hidratados, os fios podem ficar quebradiços e perder os seus nutrientes essenciais, comprometendo a saúde proteica e aumentando a queda e a descoloração.

Ações como a exposição exagerada ao sol e lavagens muito frequentes são algumas das causas. Para esse cabelo, a melhor opção é comprar shampoos com loção hidratante mais robusta, com componentes extras de vitaminas e restauração capilar. O CicatriFios é um bom exemplar.

Veja 5 dicas para ter um cabelo mais forte e saudável

Conheça agora as 5 dicas que você deve saber para ter um cabelo mais saudável, mesmo durante uma rotina corrida:

Use menos boné

Se você tem caspas ou seu cabelo está muito oleoso, reduza o uso de chapéus e bonés. Embora pareçam inofensivos, eles podem deixar o seu couro cabeludo mais quente e facilitar a proliferação de fungos e bactérias, causando doenças como o eczema e a dermatite.

Condicionador é importante

No caso dos shampoos com ação única, utilizar um bom condicionador após a lavagem ajuda a selar as cutículas dos fios, impedindo a perda de proteínas importantes e diminuindo a ação dos agentes externos. Consulte sempre a fabricante para saber como utilizar o seu kit da melhor forma possível!

Não lave mais que o recomendado

Conforme os dermatologistas, quem tem o cabelo mais oleoso pode lavar o cabelo até duas vezes por dia, sem trazer nenhum problema para a saúde capilar. Já para quem tem o cabelo mais crespo e seco, uma lavagem diária é suficiente para limpar sem agredir tanto os fios.

Evite a água quente

Da mesma forma que o calor do sol pode impactar na estrutura do seu cabelo, lavá-lo com água quente também pode influenciar. A água aquecida pode sensibilizar a pele e o cabelo, tornando-os mais secos e mais quebradiços com o passar do tempo. Nada substitui a boa água fria durante a lavagem!

Antes de qualquer tratamento, procure um dermatologista

Os dermatologistas são os profissionais especializados na saúde do cabelo, e devem ser consultados sempre que você precisar iniciar algum tratamento, seja para evitar a queda dos fios, combater a caspa ou tratar diversos outros problemas similares. Uma consulta por ano também pode evitar que você perca os seus fios mais cedo.

Veja mais informações aqui: CUIDADOS COM O CABELO MASCULINO: CONFIRA OS 6 ESSENCIAIS

Conclusão

Agora que você já conhece todas as nossas dicas e produtos para cuidar do seu cabelo da melhor forma possível, basta colocar em prática as recomendações e escolher o melhor shampoo para o uso diário. Recomendamos o shampoo CicatriFios, da Inoar, por ser o melhor em custo-benefício para os cabelos secos e quebradiços, com algumas das vitaminas essenciais para a manutenção do couro cabeludo.

O que achou das nossas sugestões? Gostou dos melhores shampoos masculinos que recomendamos? Deixe as suas impressões nos comentários!

FAQ

Leave a Comment