October 2, 2020
Sem respostas

O Guia do Homem Moderno para a Barba

E aí? Sonha em desenvolver aquela barba de respeito? Ou mesmo já usa barba, porém quer dar ainda mais estilo ao seu visual?

Como você provavelmente já sabe, a barba hoje se tornou um símbolo para o homem moderno, além de ser sinônimo de moda e estilo.

E nem precisamos mencionar que muitas mulheres acham os homens com barbas bem arrumadas muito mais atraentes. Não é verdade?

Alguns estudos sugerem, por exemplo, que tanto homens quanto mulheres percebem homens com barba como sendo mais determinados, fortes e maduros do que os que não a tem.

Algo essencial, principalmente, em uma sociedade cada vez mais competitiva. Não é mesmo?

Por isso, e por muitos outros motivos é que tantos homens hoje se preocupem bastante com a aparência de seus pelos faciais.

E se você também hoje está procurando por dicas de como fazer a barba crescer corretamente, assim como deseja encontrar o estilo ideal para o seu perfil, saiba que este artigo é para você!

Neste guia do homem moderno vamos revelar todos os segredos e tudo que precisa saber sobre barbas.

Entre boas práticas e aplicação de produtos, explicaremos tudo o que você precisa saber para conseguir a barba perfeita.

Vamos lá?

Índice

Como deixar a barba perfeita: primeiros desafios

Bom, o primeiro passo para deixar a barbar crescer não é nenhum segredo. Pelo contrário, você terá apenas que parar de se barbear por um tempo.

Lembre-se que uma barba não é medida em comprimento. Na verdade, é medida pelo tempo.

Claro, isso vai exigir paciência da sua parte e, podemos dizer que esta será uma das principais características que você terá que desenvolver.

E sim, cada comprimento e cada etapa terá seus próprios desafios.

Por exemplo, para a etapa inicial, com cerca de 2 semanas, você notará que em quanto cresce, sua barba dará bastante coceira e, neste momento, poderão aparecer também lados desiguais e ela poderá ficar desgrenhada.

Neste momento, você precisa entender que sua barba no começo coça um pouco porque quando a barba começa a crescer, o cabelo será como um “ataque” com milhares de pequenas “lanças” na sua pele.

Quando os fios estão um pouco longos, por exemplo, eles se dobram abaixo no pescoço, e começam a cutucar a sua pele.

E como você já deve ter percebido a região do pescoço é muito fina e sensível, por isso, no começo é normal que ela fique um pouco irritada.

Porém, fique tranquilo, pois com o tempo você vai se acostumando e depois que a barba cresce isso passa.

E para que você possa reduzir um pouco o incômodo, neste momento você poderá utilizar o balm para barba, que ajuda a minimizar a coceira.

Durante a fase inicial, o recomendado é que você não utilize shampoo, pois o comprimento dos fios ainda será curto.

O uso de uma barra de sabão natural, por exemplo, acaba sendo mais recomendado.

Claro, o sabão não pode possuir alguns produtos químicos que irritem ainda mais sua pele (como sulfato de sódio, por exemplo).

E pode ficar tranquilo, pois hoje temos uma série de opções de sabão para esses momentos, basta escolher o ideal para você.

Conheça agora o próximo passo que você deverá seguir:

Planeje seu estilo de barba

O próximo passo para que você possa desenvolver uma barba perfeita, cheia e bonita, é planejar seu estilo com antecedência, antes mesmo de começar a cultivá-la.

Esta etapa é muito importante, principalmente, quando consideramos o fato de que muitas pessoas sabem que querem uma barba, mas não sabem exatamente qual modelo de barba devem cultivar.

Além disso, planejar seu estilo de barba é essencial, pois assim você saberá quanto tempo levará para fazer a barba crescer, qual o seu formato e com qual frequência você deve visitar um barbeiro.

Outro detalhe muito importante é saber qual tipo de barba funciona melhor para o seu rosto.

Claro, neste momento, você precisa considerar seu formato de rosto, estilo e até mesmo se o seu local de trabalho possui restrições quanto aos pelos faciais.

Para te ajudar, listamos logo abaixo quais são os principais tipos de barbas considerando o seu formato de rosto.

Conheça agora quais são os principais tipos de barba:

Principais tipos de barba

Como você já deve ter percebido, atualmente existem diferentes tipos de barbas.

E dentro desses estilos, podemos dizer que o primeiro estilo é a barba farta, cheia de imperfeições, que era utilizada antigamente, mas já nem vendo sendo utilizada faz algum tempo.

Depois, temos a tradicional barba rala. E sim, como você provavelmente já sabe, este estilo de barba costuma fazer um sucesso entre as mulheres.

Outra que também é muito utilizada é a barba tradicional – recortada.

Porém, este tipo de barba é mais indicada para quem tem um cuidado maior ainda com sua pele.

Trata-se de um estilo de barba que combina bastante com homens elegantes e bem cuidados.

O próximo tipo de barba da nossa lista são os famosos bigodes que, já não são mais tão tradicionais.

Porém, os homens que tem um buço grande, podem utilizar os bigodes para dar uma harmonia no rosto.

E se você tem os lábios mais finos, pode optar por um bigode rente a alinhada boca.

Assim, como também se você tem um espaço entre o nariz e a boca muito grande, opte por um bigode mais grosso.

Já o Cavanhaque acaba sendo uma boa opção para quem tem pouco queixo, pois ajuda a criar a visão de um rosto diferente, mais alongado.

Aqui precisamos frisar que a escolha do estilo de barba que você vai adotar é algo muito pessoal e que apenas você pode escolher.

No entanto, como você pode perceber existem diversos tipos de barba, e alguns deles podem combinar melhor com o seu tipo de rosto.

Neste caso, para te ajudar ainda mais, no próximo tópico vamos te apresentar os principais estilos de barba, assim como quais são os ideais para o seu tipo de rosto.

Aprenda agora como determinar o melhor estilo para sua barba crescer, considerando o seu formato do rosto:

Formato do rosto: como escolher o melhor estilo de barba para o seu formato do rosto

Rosto Redondo

O rosto redondo é um estilo de rosto que exige tipos de barbas específicas.

Neste caso, os tipos de barbas mais indicados para os homens com rosto redondo são aqueles que ajudam a deixar o visual mais alongado e a face mais fina.

A dica é que você aposte nas linhas retas, como as das costeletas e das barbas com riscas e linhas diagonais, pois essa é também uma forma de criar ângulos no rosto redondo e deixá-lo harmônico.

Rosto triangular

Outro tipo de formato de rosto muito comum e que exige tipos específicos de barbas é o rosto triangular.

Para este tipo de rosto, o melhor estilo é uma barba que mantenha o cabelo de seu queixo em um comprimento mínimo.

Neste caso, quanto mais longa for a sua barba, mais longo o seu rosto parecerá.

Dessa forma, enquanto sua barba cresce, a dica é que você mantenha os pelos na área do queixo o mais curto possível para ajudar o seu rosto a parecer um pouco mais curto e mais cheio.

Rosto Quadrado

Caracterizado por ter medidas verticais e horizontais bem parecidas, sendo ao mesmo tempo, formado por linhas retas, o rosto quadrado é um outro tipo de rosto muito comum.

Neste caso, os homens que curtem o formato, podem optar, por exemplo, pelas barbas de comprimento curto e médio, que permitem que a face seja vista com mais clareza.

E se você deseja suavizar o visual, o recomendado é que você escolha as barbas com linhas mais arredondadas, que equilibram o formato anguloso, ou os cortes em degradê, que também ajudam bastante a criar uma suavidade maior no rosto, deixando-o mais harmônico.

Além disso, os tipos de barba que concentram a atenção no bigode (que pode ser mais longo ou mais marcado) também são ótimos para quem quer tirar a atenção do queixo.

Rosto retangular

Na maioria das vezes, os homens com um formato de rosto retangular querem suavizar a linha da mandíbula, dando ao rosto uma aparência menos alongada.

Felizmente, um estilo diferente de barba pode fazer isso muito bem.

Para isso, você pode escolher um estilo, como uma cortina de queixo ou uma barba curta estilo box.

Rosto Oval

Os homens com um formato de rosto oval, mais alongados e estreitos com um queixo pontudo não vão se beneficiar, por exemplo, com uma barba mais comprida.

Pelo contrário, este formato combina com a barba mais rala e baixa. 

Isso porque uma barba mais longa pode estiar o queixo um pouco e, com isso, fazer com que o rosto pareça ainda mais esticado.

Neste caso, o melhor estilo de barba para um rosto longo será o famoso cavanhaque.

Claro, é importante que você aprenda a manusear uma navalha corretamente para manter o cavanhaque sempre no estilo.

Rosto triangular

O rosto triangular costuma deixar os homens com a testa estreita e o queixo bem proeminente e fino.

Neste caso, para deixar o visual mais proporcional, recomendamos que você adote barbas mais cheias nas laterais e que tenham um bigode mais longo, já que os dois elementos ajudam a desviar a atenção do queixo fino.

Para este tipo de rosto você também pode aderir às barbas que cobrem apenas o queixo e o deixam mais arredondado.

Como você pode perceber, baseado no formato do seu rosto, é possível encontrar o estilo que mais se adequa a você.

E se você não tem certeza de qual é o formato do seu rosto, ou mesmo tem um rosto que chamamos de combinado — que não é de uma forma nem outra — e não sabe que tipo de barba pode ficar melhor em você, não se preocupe.

Você pode muito bem brincar com esses estilos no fim de semana, para ter uma ideia geral dos tipos de barba e de como eles se encaixam em você.

Saiba que a melhor coisa dos estilos de barba é que você pode experimentar um durante algum tempo e, caso não goste do resultado, é só raspar tudo e deixar a barba crescer de novo.

Se você observar bem vai encontrar casos de homens que mantém o mesmo formato ano após ano, já há aqueles que fazem seus estilos quase como a mudança das estações.

No final, o que você precisa descobrir é o que funciona melhor para você.

E aí? O que achou? Gostou das dicas e informações?

Bom, agora que você já conheceu as principais dicas, estilos e visuais para aplicar na sua barba, que tal conhecer as melhores dicas de como cuidar da sua barba corretamente?

Aprenda agora como cuida da sua barba corretamente, assim como mantê-la sempre limpa:

Como cuidar da barba e mantê-la limpa? Tudo que você precisa saber!

Nos próximos tópicos você vai descobrir um passo a passo de como cuidar da sua barba corretamente.

As dicas que serão passadas servirão para todos os tipos e tamanhos de barbas, tanto curtas como longas.

Conheça agora:

Como cuidar da barba corretamente: produtos essenciais

Conheça agora a nossa seleção com os produtos essenciais para cuidar da sua barba.

Todos os itens citados são necessários para que você possa manter uma rotina de cuidados ideal.

Conheça agora:

Lâminas para barbear

O primeiro item da nossa lista são as lâminas para barbear.

As lâminas são essenciais para dar contorno e design à barba.

Claro, se você não domina a técnica, visitar um barbeiro é o ideal para não errar.

Esfoliante para pele

O próximo item da nossa lista é o esfoliante para pele.

O esfoliante é ideal para remover as células mortas do rosto e manter a saúde dos fios.

Espuma para barbear

Outro item que não pode falta na sua lista é a espuma para barbear.

A espuma também é considerado um item essencial, pois diminui o atrito da lâmina com a pele, diminuindo assim, possíveis irritações.

Shampoo próprio para barba

O shampoo próprio para barba é recomendado para remover os resíduos sem deixar ressecar a pele, promove limpeza sem retirar a oleosidade natural, e potencializa o resultado de outros produtos.

Condicionador para os pelos

O próximo item que você terá que incluir na sua lista é o condicionador para os pelos.

O condicionador é ideal, pois sela as escamas dos fios, deixando-os mais macios e alinhados.

Hidratante facial

O hidratante fácil é ótimo para assegurar uma pele viçosa, com aspecto bonito, preocupam-se com a hidratação.

Óleo para barba

Opção ideal para barbas longas e cheias.

O óleo para barba promove hidratação e reduz o aspecto desalinhado dos fios.

Balm

Podemos dizer que o Balm é um produto indicado para todos os tipos de barba.

O Balm, por exemplo, dá acabamento, hidrata e facilita a modelagem.

Pós-Barba

Outro produto considerado essencial e que não pode faltar é o Pós-Barba.

O Pós-Barba ajuda na cicatrização daquele corte que, inevitavelmente, ocorre em um momento ou outro.

Cera de Bigode

A cera de bigode auxilia no volume e hidratação, além de possibilitar a criação de um visual estiloso.

Pente e Tesoura

O Pente é ideal para manter os fios penteados é fundamental.

Ter à mão uma tesourinha para aparar aquele “fiozão” que cresceu descontroladamente, também é uma boa.

Secador

Por último, mas não menos importante, outro item que você deve também ter na sua lista é o secador.

O secador, em temperatura baixa ou fria, ajuda no controle do volume.

A nossa dica é que você utilize sempre de cima para baixo, com o auxílio de uma escova de cerdas duras.

Agora que você já conhece os itens essenciais e que não podem faltar, o que acha de conhecer a nossa lista com as dicas consideradas essenciais para cuidar da sua barba corretamente?

 Conheça agora:

Como cuidar da barba corretamente: Tudo que você precisa saber!

Nós próximos tópicos você vai conhecer o nosso passo a passo de como cuidar da sua barba corretamente.

Para facilitar o seu entendimento, separamos as dicas entre – Barbas curtas, longas e rebeldes.

Aprenda agora:

Cuidados com a barba curta

Como você pode perceber durante a leitura do artigo, são vários fatores além da genética, que influenciam no crescimento e quantidade de pelos.

Porém, com alguns cuidados diários você pode manter o crescimento ideal.

Neste caso, os cuidados para uma barba curta são basicamente, os cuidados necessários para qualquer tamanho de barba.

A alimentação, sono e estresse, por exemplo, são coisas que influenciam muito no crescimento forte dos pelos.

Neste caso, se você é fã de junk food, está na hora de começar a repensar seus hábitos pelo bem da sua barba (e da sua saúde).

Além disso, saiba que o mesmo vale para o seu sono e estresse, ou seja, a palavra da vez é equilíbrio de todos os lados.

Lembre-se que, como já falamos no início do artigo, a ideia de que deixar de aparar a sua barba vai deixa-la mais bonita não é necessariamente, correta.

Pelo contrário, quanto mais você apara, menores vão ficando as falhas e os fios crescem mais fortes.

E para ajudar naquela coceira desagradável, hidratar e dar brilho e força para os fios, use um óleo para Barbas Curtas, ele é ideal para os pelos pequenos.

Além disso, procure também definir bem os limites da barba. Isso vai garantir um visual estiloso e polido mesmo que as falhas ainda estejam presentes.

Neste caso, para te ajudar nessa missão, você pode contar com um aparador para fazer cortes rentes e definir bem as linhas de limite.

E a partir do momento que sua barba começar a crescer, também não esqueça de cuidar bem dela.

Neste momento, você pode utilizar shampoos, que limpam a região sem agredir a pele, que hidratam e garantem maciez.

Também não esqueça de pentear os fios. Lembre-se que não é porque eles são curtos que podem ficar na direção que bem entenderem.

Neste momento, você pode usar, por exemplo, o truque de pentear no sentido contrário do crescimento, o que vai dar a impressão de mais volume.

Claro, escolha o pente certo para barba, o ideal é que você escolha um pente que atenda bem a todos os comprimentos de fios.

Cuidados com a barba longa

Aqui precisamos frisar que quem opta por manter a barba grande precisa de alguns cuidados para manter a higiene dos pelos faciais.

Tanto para barba curta como para barba longa, geralmente uma boa esfoliação no rosto, ajuda a desobstruir os poros e estimular a circulação sanguínea.

Além disso, uma alimentação saudável e pelo menos um litro e meio de água por dia são suficientes para ajudar os seus pelos faciais a crescerem de forma mais saudável.

Felizmente, hoje temos diversos produtos para estilizar a barba e o bigode, sendo que os mais comuns:

Tais cosméticos têm, geralmente, uma textura mais densa para modelar e fixar os pelos no lugar certo, então é importante tomar o cuidado de não exagerar na quantidade para que sua barba grande não fique com um aspecto sujo e pesado.

E para que você modelar a barba grande, o ideal é que você use um pente próprio para barba, ou mesmo usar os seus dedos.

Lembre-se que, assim como acontece com os cabelos, a barba também acumula diariamente sujeira, poeira e outros resíduos que devem ser removidos para manter a saúde e boa aparência da barba e do rosto.

Neste caso, o ideal é lavar a barba com shampoo apropriado para a face ou sabonete neutro de uma a duas vezes ao dia.

Após a limpeza, o recomendado é que você seque muito bem os pelos para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Não se esqueça também que hidratar a barba com produtos como balms específicos, óleos e pastas para barba também ajuda a manter os pelos mais alinhados, macios e bonitos, o que impacta diretamente no visual e no crescimento da sua barba.

Para finalizar, a dica é que você nunca deixe de aparar os pelos que estão fora do lugar.

Lembre-se que mesmo que você esteja ansioso para ter a sua barba grande, é importante cortar os fios mais desalinhados para manter o crescimento uniforme e saudável.

Cuidados com a barba rebelde

Bom, a primeira coisa que precisamos dizer é que, fios apontando pra fora, barba desalinhada e com volume irregular é algo até normal e todo barbudo acaba passando por isso em algum momento.

Felizmente, são problemas comuns e muito fáceis de resolver.

E aqui a primeira coisa que você precisa entender é que, mesmo que você esteja deixando a barba crescer, não dá pra fugir da tesoura.

Além disso, neste momento, você precisa ter em mente que alguns fios vão crescer mais rápido mesmo e nada mais simples que simplesmente apará-los.

E sim, você pode tentar em casa com uma tesoura e o apoio de um pente pra evitar cortar onde não deve, mas se não sente confiança, vale deixar essa função com um barbeiro.

Um outro cuidado essencial que qualquer barbudo precisa ter pra manter a barba alinhada e bem hidratada é usar os produtos específicos.

A nossa dica é que você evite shampoos e condicionadores convencionais de cabelo que podem ressecar o seu rosto e deixar a sua barba ainda mais ressecada.

Lembre-se que o shampoo de barba pode e deve ser usado todos os dias, sempre que for lavar o rosto todo.

Além disso, o condicionador de barba não pode ser esquecido, pois sela as escamas dos fios e isso faz com que eles fiquem naturalmente mais alinhados e com o volume mais controlado.

Após a limpeza, o recomendado é que você aplique algumas gotas de óleo de barba.

Isso porque além de repor a hidratação natural ele cria uma camada protetora que evita o ressecamento ao longo do dia.

Depois, com a barba mais hidratada os fios ficam mais maleáveis e fáceis de alinhar.

E para pentear, procure utilizar um pente de madeira que não gera eletrostática e controla melhor o frizz.

Lembre-se que pentear logo depois de aplicar o óleo é bom também para desembaraçar os fios e distribuir a hidratação de maneira mais uniforme pela barba toda.

Além disso, uma outra grande vantagem de se ter um pente sempre por perto é evitar ficar passando a mão na barba.

Para finalizar, utilize um modelador.

Basicamente, podemos dizer que o modelador funciona como um finalizador para a barba.

E é exatamente por isso ele deve ser usado sempre no final, depois de você cuidar da sua barba com shampoo, condicionador, balm ou óleo.

No final, o objetivo do modelador é controlar o volume e alinhar sem deixar os fios duros.

Neste caso, a melhor maneira de aplicar é botar uma quantidade pequena na ponta dos dedos.

Lembre-se que ele não precisa ser espalhado por toda a barba.

A nossa dica final é que você procure focar nas áreas que você quer controlar e passe os dedos no sentido dos fios repetindo esse movimento como se estivesse acariciando o rosto.

Fazer essa repetição é essencial porque o modelador tem um fator de fixação com efeito memória.

Com o tempo você vai perceber que a cada passada de mão o volume fica um pouco mais controlado até chegar no ponto que você quer.

Para finalizar, lembre-se que ter uma barba mais alinhada e controlada não significa que ela deva ser lisa.

Pelo contrário, a maioria dos homens tem uma barba mais crespa que o cabelo e isso é absolutamente normal e esperado.

Saiba que isso acaba acontecendo porque o próprio formato dos pelos da barba é diferente do cabelo.

Acontece que ele é mais achatado enquanto o cabelo é mais cilíndrico e isso faz com que ele seja menos liso ou enrole com mais facilidade.

Isso é o que, inclusive, ajuda a sua barba ter mais volume e manter o formato da barba.

Para finalizar o nosso guia, selecionamos algumas das principais dúvidas dos homens nos cuidados com a barba.

Conheça agora:

Como cuidar da barba corretamente: Dicas finais

Uma dúvida muito comum de todos os homens é – Afinal, qual é o momento adequado para lavar a barba antes ou depois do banho?

Bom, aqui precisamos ser diretos – as duas opções são válidas.

Porém, é importante frisarmos que a água morna ou quente abre os poros e facilita a retirada dos pelos.

Por isso, aplicar antes compressas de toalha quente por 30 segundos também pode ser muito interessante.

Porém, tenha cuidado com a umidade.

A nossa recomendação é que você use uma toalha ou, preferencialmente, um secador em temperatura fria.

Isso é essencial para evitar, por exemplo, a proliferação de fungos e bactérias.

E você não quer esses intrusos na sua barba. Não é verdade?

Uma dúvida também muito comum de todos aqueles que decidem ter uma barba é aprender como estimular o seu crescimento.

E se você fizer uma breve pesquisa na internet poderá encontrar uma infinidade de vídeos, artigos e produtos que prometem o crescimento milagroso dos pelos faciais.

Porém, a grande verdade é que não temos ainda estudos suficientes para comprovar se o uso de tônicos, loções ou massagens faciais é, de fato, eficaz.

Neste caso, a melhor forma de estimular o crescimento da barba é realmente evitar impedi-lo ou desacelerá-lo.

Ou seja, deixe sua barba crescer naturalmente, enquanto cuida da sua saúde.

A dica é que você cuide bem, por exemplo, da sua pele para assim, evitar quebras, pele seca e pelos encravados.

Saiba que muito além do aspecto físico, estes problemas podem afetar a saúde da pele, que sofre com coceiras e pontos doloridos, por exemplo.

Neste caso, se a foliculite aparecer, a dica é que você procure um dermatologista e faça o uso de antibióticos e/ou anti-inflamatórios antes de investir no crescimento da barba.

Lembre-se que a barba é apenas um reflexo do seu organismo, que deve estar em equilíbrio para que ela cresça adequadamente.

Por isso, a dica mais importante é se manter saudável.

Procure ingerir no mínimo dois litros de água por dia. Além disso, evite também o sedentarismo e hábitos deletérios, como o tabagismo.

Evite também alimentos gordurosos e/ou altamente industrializados.

Não se esqueça também de dormir bem. Como você provavelmente já sabe, dormir pouco causa uma série de danos à saúde, favorecendo a queda e o enfraquecimento do cabelo e pelos faciais.

Para finalizar, precisamos frisar que a sua alimentação também é muito importante. Neste caso, se necessário, reponha as vitaminas faltantes em seu organismo.

Lembre-se disso: cuide do seu corpo e sua barba crescerá tão rápido e saudável quanto seu organismo permitir.

Conclusão

E aí? O que achou do nosso guia do homem moderno? Gostou das dicas e informações?

Como você pode perceber durante a leitura do artigo, apenas parar de se barbear não é o suficiente para ostentar uma barba bonita e perfeita.

Pelo contrário, diferente do que alguns homens pensam, é preciso começar a cuidar dela antes mesmo dos primeiros milímetros de pelo começarem a surgir.

E como também foi falado durante o artigo, se você deseja fazer a barba crescer, comece escolhendo o estilo certo para você.

A dica é que você considere o seu estilo e rotina, de modo que a barba seja fácil e possível de manter.

Você precisa entender que todos os estágios de crescimento da barba são igualmente importantes.

Por isso, cada etapa merece a sua devida atenção.

Assim, você se habituará mais facilmente com a nova rotina e poderá ostentar uma barba muito mais bonita e bem cuidada, independentemente do seu estilo ou gosto pessoal.

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

Até a próxima!

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados