Você já ouviu falar do Whey vegetal? Esse suplemento alimentar não envolve ingredientes de origem animal. Ele é indicado para pessoas que buscam complementar a sua dieta de forma saudável, buscando, também, o ganho de massa muscular.
Por isso, fizemos este artigo hoje para explicar exatamente o que é o whey vegetal e qual é a diferença entre ele e o Whey Protein tradicional. Além disso, explicaremos os benefícios dessa forma de suplementação e qual é a maneira correta de tomar de ingerir esse alimento.
Então, se você está procurando a melhor forma de se alimentar para atingir resultados mais efetivos, continue a leitura e aprenda mais sobre esse assunto.
O que é proteína vegetal?
As proteínas vegetais são aquelas que não derivam de animais. Elas derivam das plantas e contêm aminoácidos essenciais para o pleno funcionamento do corpo.
Existem diversas proteínas de origem vegetal. Dentre elas, podemos citar o feijão, a ervilha e o brócolis, alimentos muito comuns no dia a dia dos brasileiros.
Vale destacar as leguminosas como boas fontes de proteína vegetal. Elas podem substituir os alimentos de origem animal para uma dieta mais equilibrada. Diante disso, você pode trocar a carne por um prato com lentilha, soja, feijão ou grão de bico, por exemplo.
Apesar de essa mudança ser difícil, ela não precisa ser brusca. Ou seja, você pode reduzir o consumo de carne e começar a substituí-lo por proteínas vegetais. Tudo isso para ter um estilo de vida mais saudável e melhorar a qualidade de desempenho dos seus exercícios físicos.
Para que serve o Whey Protein vegano?
Basicamente, o Whey vegano serve como substituto do Whey Protein tradicional. Ele proporciona diversos benefícios ao nosso corpo, principalmente relacionados ao metabolismo do tecido muscular.
Ainda vale ressaltar que esse Whey tem baixo valor glicêmico. Além disso, a maioria deles não contém glúten nem lactose. Alguns produtos são, inclusive, sem açúcar.
Ou seja, eles costumam ser mais saudáveis do que os modelos mais tradicionais, apesar de oferecerem um resultado um pouco inferior quando o assunto é o ganho de massa muscular.
Quais os benefícios do Whey vegano?
As pessoas que visam uma maior suplementação do corpo humano podem experimentar o Whey vegano porque ele oferece diversos benefícios. Assim, listaremos os principais deles abaixo.
- Suplemento de alto valor biológico, com produtos à base de plantas, sendo a proteína de soja, a proteína de arroz e a proteína de ervilha as mais comuns.
- A maioria dos produtos não contém lactose, nem corante, nem glúten. Parte deles nem inclui açúcar na composição.
- Permite uma rápida recuperação dos músculos no pós treino, melhorando a experiência da atividade física e provocando um maior bem-estar.
- Essa proteína vegetal pode ser usada em complemento a uma dieta de emagrecimento, e ela ainda reduz dores musculares e melhora a disposição do corpo.
- Se você for mulher e tomar esse Whey Protein vegano, possivelmente perceberá uma melhora na TPM e nas cólicas menstruais.
- Não há contraindicação de idade para consumir essa proteína. Mesmo assim, você deve consultar um nutricionista antes de fazer uso dele por determinação própria.
- Esse suplemento possui aminoácidos muito importantes para a recuperação da contração muscular e para o sistema imunológico do corpo como um todo.
Contraindicações
Não existe uma contraindicação ou estudo que mostre essa proteína fazendo mal a algum grupo específico de pessoas.
O único problema é quando o atleta consome esse suplemento em quantidade superior à recomendada. Nesses casos, ele pode afetar o corpo e ter problemas no estômago ou outros órgãos. Afinal, tudo em excesso pode fazer mal.
Além disso, apesar de não ter nenhuma contraindicação aparente, se você tem problemas renais ou é gestante, vale a pena consultar uma ajuda profissional antes de decidir se esse Whey Protein vegano é indicado para você.
O que é Whey Protein?
O Whey Protein é um suplemento proteico extraído do soro de leite. Por isso, apesar de popularmente chamarmos a proteína vegetal de Whey vegano, isso não está correto porque, para ser Whey, é preciso ser derivado do leite.
Dito isso, o Whey Protein ajuda a adquirir massa muscular quando consumido com responsabilidade junto com uma dieta balanceada e com uma rotina de exercícios físicos.
Geralmente, esse Whey puro não tem um sabor muito agradável. Por isso, as empresas costumam processá-lo industrialmente com outros ingredientes para a mistura ficar mais gostosa. Assim, você encontra Whey de sabor banana, chocolate ou baunilha, por exemplo.
Além disso, quase sempre esse suplemento é vendido em pó. Isso facilita a dosagem e personalização da dieta de acordo com o que o seu nutricionista considerar mais adequado.
Também queremos lembrar que existem alguns tipos diferentes de Whey Protein. Então, para não gerar dúvidas, vamos explicar um pouco mais sobre eles abaixo.
Whey Concentrado
O tipo concentrado é um dos mais saborosos. Ele tem uma quantidade de proteínas que fica entre 70% e 80% do total do produto e ele passa por somente uma filtragem. Por isso, apesar de ter um sabor forte, ainda existem outros ingredientes que melhoram o sabor do produto como carboidratos e outros minerais.
Além disso, esse Whey Protein costuma conter lactose e algumas gorduras. Se isso for um problema para você, melhor procurar outra opção.
Whey Isolado
O Whey Protein isolado é ainda mais concentrado do que o anterior porque ele possui cerca de 90% de proteínas.
Esse modelo também pode ter um valor mais elevado, visto que ele passa por processos extras de purificação para deixar o suplemento tão concentrado.
Mas, ele é bastante saudável e também tem menos gordura e outros minerais. Porém, algumas pessoas consideram o seu sabor muito forte, priorizando outros tipos de suplemento.
Hidrolisado
O modelo hidrolisado serve para as proteínas serem absorvidas de forma mais rápida pelo corpo. Geralmente, esse tipo de Whey Protein é mais barato, e também mais gostoso. Por isso, ele é um dos tipos de maior consumo do país, principalmente por ser mais fácil encontrá-lo em lojas.
Porém, é importante ressaltar que esse suplemento aumenta o nível de insulina do organismo, de acordo com um estudo feito na Irlanda.
Tecnicamente falando, esse Whey hidrolisado tem esse nome por causa do processo de hidrólise que a proteína sofre. Isso significa que ela é quebrada em pedaços menores. A partir disso, o corpo humano consegue absorver esses nutrientes de forma mais rápida. Isso é muito útil para pessoas que querem potencializar os seus treinos.
Blend de proteínas
O que caracteriza o blend de proteínas é a mistura de diferentes tipos de proteína no mesmo produto. Geralmente, esse tipo de suplemento contém proteína derivada da carne e da albumina, por exemplo.
Porém, você também encontra alguns tipos de Whey Protein que misturam os 3 modelos que vimos anteriormente: o isolado, o concentrado e o hidrolisado. Popularmente, isso também é chamado de blend de proteínas. Porém, essa alternativa não mistura tipos de proteína diferentes, apenas muda a forma como elas são processadas.
Qual a diferença entre Whey Protein e proteína vegetal?
A principal diferença entre o Whey Protein e a proteína vegetal é a origem desses alimentos. Enquanto o Whey Protein tem origem animal, o Whey vegano usa proteína vegetal.
Na maior parte dos produtos, essa proteína costuma ser ervilha, arroz ou soja. Mas, cada marca tem sua própria receita e faz suplementos de acordo com o que ficar mais saboroso e, ao mesmo tempo, saudável.
Sobre a eficiência de cada tipo de suplemento, na prática, o Whey Protein tradicional oferece resultados melhores, apesar de as outras opções também serem bastante benéficas.
Isso acontece porque o Whey Protein comum contém todos os aminoácidos essenciais para o pleno funcionamento corporal e para facilitar o ganho de massa magra. Já o Whey Protein vegano não engloba todos esses aminoácidos, ou os tem em quantidade muito baixa.
Mesmo assim, isso não reduz tanto a eficiência desse suplemento e ele ainda é uma ótima opção de fonte de proteína. Por isso, se você é vegano ou tem intolerância proteína do leite, e nem vê o Whey Protein comum como uma alternativa, não se preocupe e considere o Whey Vegano como opção, porque as proteínas vegetais são bastante benéficas ao corpo e têm resultados ótimos.
O principal é manter uma boa dieta e rotina de exercícios. Com esses fatores bem feitos, o suplemento que você ou o seu médico escolher conseguirá garantir a suplementação necessária.
Quais são os sabores disponíveis?
Já comentamos que as empresas misturam ingredientes para o gosto do suplemento ficar mais agradável. Então, que tipo de sabor você costuma encontrar no mercado?
O mais comum ainda é o Whey Protein vegano de chocolate. Esse é um sabor mais neutro, que a maior parte das pessoas gosta. Por isso, você encontra essa opção na maior parte das lojas de suplemento.
Outra opção muito comum é a proteína vegetal de baunilha. Se você acha o chocolate muito doce, pode preferir essa alternativa.
E ainda existem diversas outras opções, principalmente combinações envolvendo frutas. Você encontra, por exemplo, o Whey de morango, de banana, ou até de sabores mais alternativos como cocada e semente de abóbora.
Como tomar o Whey Protein vegano?
Não adianta apenas fazer uma boa pesquisa para escolher os melhores suplementos que possam ajudar você a maximizar os seus treinos. Também é importante saber como tomar o produto, colocando a quantidade correta em cada dose e tomando a bebida no horário mais adequado de acordo com a sua realidade.
Dito isso, primeiramente, vale a pena você ler o rótulo do produto porque ele costuma incluir sugestões do modo de preparo que você pode seguir para se basear. Mas, mesmo assim, o ideal é você procurar um especialista que possa dar uma recomendação personalizada para o seu caso. Com isso, você pode obter resultados melhores.
Se você tiver alguma doença específica, por exemplo, pode precisar reduzir a dose desses suplementos para não ingerir outros nutrientes em excesso. Ou seja, tudo precisa ser validado com o seu médico.
De qualquer forma, podemos passar a orientação geral de como é uma boa forma de tomar o Whey Protein vegano em condições normais. Assim, tenha cuidado com a quantidade de líquido que você mistura o pó para não prejudicar a absorção das proteínas. O ideal é que você utilize de 200 a 300 ml de líquido, de preferência água. Isso equivale a um copo comum de cozinha, aproximadamente.
Em relação à quantidade correta da proteína isolada ou concentrada, isso vai depender do seu peso para gerar o melhor resultado de ganho de massa muscular.
Nós recomendamos que você siga as orientações da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Ela afirma que o ideal é ingerir em torno de 1,6 gramas do suplemento por quilo corporal a cada dia. Ou seja, se você tem 80 quilos, por exemplo, não deve tomar mais do que 128 gramas diárias (80 vezes 1,6).
Qual é o melhor horário para tomar Whey Protein vegano?
Não existe uma regra única em relação ao melhor horário para consumir essas proteínas. O ideal é você perceber o que faz mais sentido para você de acordo com a sua realidade.
Além disso, você também pode tomar um pouco em cada momento do dia, reduzindo as quantidades em cada dose para não ultrapassar o total recomendado diário.
As melhores opções são consumir as proteínas vegetais antes do treino, depois do treino ou antes de dormir. E cada uma delas tem uma vantagem.
Quando você ingere esse alimento de origem vegetal antes do treino, evita o catabolismo e consegue manter a sua energia alta para realizar bem as atividades.
Já se você toma o Whey Protein vegano depois do treino, consegue ter uma recuperação muscular mais rápida. Essa é uma ótima alternativa para pessoas que costumam sentir dores musculares, por exemplo.
Por fim, ingerir esses aminoácidos essenciais antes de dormir ajuda o organismo a fazer a secreção dos hormônios que garantem o crescimento muscular.
Como cada horário tem uma vantagem, você pode escolher o que parecer mais interessante ou tomar o Whey nos três horários para aproveitar todos esses benefícios, lembrando de respeitar a quantidade máxima recomendada para não sofrer efeitos colaterais.