Como escolher Whey Protein em 2020?

Nesse artigo você vai encontrar dicas atualizadas para escolher o seu Whey Protein

Há atualmente uma certa onda de busca pela chamada “vida fitness”, com rotinas e hábitos mais saudáveis em busca de uma melhor performance corporal. Além disso, muitas pessoas praticam esportes e se esforçam para melhorar cada vez mais o seu desempenho. Em ambos os casos a alimentação possui um lugar de destaque, sendo que os suplementos alimentares têm ganhado cada vez mais espaço.

O Whey Protein é, sem sombra de dúvida, um dos suplementos mais famosos e buscados pelos praticantes de atividade física. Sua alta concentração de proteínas ajuda muito na construção da musculatura e existem várias fórmulas disponíveis no mercado. Mas como se orientar em meio a tantas opções? Como casar as necessidades pessoais com o oferecido nas lojas.

Existem vários critérios para a escolha e vamos apresentar alguns deles ao longo das nossas análises.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas indicações de Whey Protein para você.

Escolha Premium

Se trata de um Whey Protein do tipo isolado, o que se traduz em uma maior concentração de proteínas, quase nenhum carboidrato ou gordura e maior facilidade de absorção. Pode ser adicionado a bebidas (não alcoólicas), tortas, omeletes ou qualquer outro alimento da sua preferência. Independente da forma de ingestão, vai abastecer os músculos com os aminoácidos necessários.

Nossa recomendação

Mais uma forma de Whey do tipo isolado, porém microfiltrado. Além da maior concentração das proteínas, do baixo teor de gorduras e ausência de carboidratos, temos menos desnaturação proteica e teor de sódio mais baixo. É adoçado com stevia (sem adição de açúcar) e também pode ser adicionado a outros alimentos.

Melhor para o seu bolso

Um Whey Protein do tipo concentrado, que pode ser utilizado para se obter proteínas de forma constante ao longo do dia. Ele também possui um maior teor de carboidratos e gorduras em relação aos outros tipos de Whey, que em geral têm as suas proteínas isoladas. Por outro lado, esse processo de obtenção torna o preço mais acessível.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui diversas sugestões de itens que podem te interessar.

Melhores Whey Protein

Índice

Mini Guia de Compra

O mercado de suplementação é confuso até para os profissionais da area. São muitas marcas disponíveis no mercado, sem contar os diferentes tipos de produto e suas aplicações. No caso do Whey Protein pode ser ainda mais complicado, visto que o comércio de tudo relacionado a boa forma física é extremamente disputado.

Para evitar transtornos, muitos aspectos precisam ser levados em consideração, como a confiabilidade da marca, o tipo de nutrição de que você necessita e a sua rotina de atividades físicas. O ideal é que todos esses aspectos sejam discutidos com o nutricionista ou nutrólogo antes que você comece a fazer uso de Whey.

Para facilitar a sua escolha, vamos analisar alguns produtos que podem ser do seu interesse, apresentando suas características, vantagens e desvantagens. Após isso, não deixe de conferir o nosso Guia do Comprador. Ali você vai encontrar os principais aspectos necessários para realizar a sua compra com um pouco mais de segurança.

Whey Protein Gold Standard – Quantidade e qualidade

Se trata de Whey Protein isolado, ou seja, as proteínas são separadas de outros elementos do soro do leite. Na prática isso significa mais proteínas e uma menor concentração de carboidratos e gorduras. Isso faz desse Whey uma boa opção para consumo no pós treino. Além disso, ele pode ser consumido juntamente com seus alimentos do dia-a-dia, como tortas ou vitaminas.

Um ponto negativo desse Whey Protein é a forma como as proteínas são isoladas. O processo utilizado (troca de íons) utiliza produtos químicos para separar os aminoácidos dos outros compostos. Isso desnatura algumas proteínas e aumenta o teor de sódio final. Além disso, você deve ter as quantidades de consumo bem planejadas, já que mais de 2 Kg de Whey podem acabar vencendo na sua prateleira.

Iso Whey Protein – Isolado e microfiltrado

Mais uma forma de Whey Protein isolado. Da mesma forma que no caso anterior, as proteínas são separadas de outros elementos do soro do leite, o que significa mais proteínas e uma menor concentração de carboidratos e gorduras. Esse Whey, no entanto, tem como parte da sua composição um isolado microfiltrado, que não desnatura proteínas nem aumenta os teores de sódio. Também pode ser mistura a outros alimentos.

Esse Whey é adoçado com stevia para evitar a adição de carboidratos. O problema é que algumas pessoas podem sentir desconforto ao consumir adoçantes. Se você já teve problemas de digestão com stevia pode não tolerar bem esse Whey. Por fim, vale mencionar que parte da composição desse Whey é um isolado separado por troca de íons, que como já foi dito pode desnaturar as proteínas.

Whey 100% Pure – Proteína e energia

Aqui temos um tipo de diferente de Whey: o concentrado. Esse Whey é simplesmente o pó extraído do soro do leite sem passar por nenhum processo de refinamento que isole as proteínas. Por um lado isso torna o preço mais acessível – nossa opção de melhor para o bolso – mas também faz com que o teor de carboidratos e gorduras seja mais alto.

Esse combinado de proteínas integras, gorduras e carboidratos tem uma digestão lenta e pode ser utilizado para saciedade, para manter um aporte constante de proteínas ou qualquer outra indicação do nutricionista. Porém é contraindicado para pessoas que sofram de intolerância à lactose ou outras restrições alimentares. Essas gorduras e carboidratos devem ser levadas em conta nas dietas para que não atrapalhem o emagrecimento.

Whey Protein Gold Standard 1 Kg – Qualidade em menor quantidade

Essa é uma versão em menor quantidade da nossa opção premium. Se trata de Whey Protein isolado, ou seja, as proteínas são separadas de outros elementos do soro do leite. Na prática isso significa mais proteínas e uma menor concentração de carboidratos e gorduras. Isso faz desse Whey uma boa opção para consumo no pós treino.

Além disso, ele pode ser consumido juntamente com seus alimentos do dia-a-dia, como tortas ou vitaminas. Um ponto negativo desse Whey Protein é a forma como as proteínas são isoladas. O processo utilizado (troca de íons) utiliza produtos químicos para separar os aminoácidos dos outros compostos. Isso desnatura algumas proteínas e aumenta o teor de sódio final.

Puro Performance Whey – Proteína concentrada

Esse é mais um exemplo de Whey Protein concentrado. Ou seja, mais um caso em que o Whey é simplesmente o pó extraído do soro do leite sem passar por nenhum processo de refinamento que isole as proteínas. Esse tem um preço mais alto devido a sua quantidade maior, mas ainda é mais barato do que os isolados em geral. Também possui um teor maior de gorduras e carboidratos.

O combinado de proteínas integras, gorduras e carboidratos tem uma digestão lenta e pode ser utilizado para diversos fins, como aporte lento de proteínas, maior saciedade e outros. É contraindicado para pessoas que sofram de intolerância à lactose, restrições alimentares ou problemas digestivos em geral. É adoçado com stevia, que pode não ser tolerado por algumas pessoas.

Whey 3HD Black Skull – Variedade nutricional

Esse é um tipo diferente de Whey, em que temos a mistura de três diferentes tipos de proteína: a concentrada, a isolada e a hidrolisada. A hidrolisada passa por uma extração em que é quebrada em partículas menores. Quando os três tipos são misturados temos proteínas que são facilmente absorvidas no pós treino, mas também outras digeridas mais lentamente e que serão disponibilizadas ao longo do dia.

A princípio pode parecer a combinação perfeita, mas nem todo mundo necessita de uma suplementação tão intensa. Além disso, a presença de carboidratos e gorduras não pode ser ignorada. Observados os devidos cuidados, esses blend proteico pode ser utilizado para lanches intermediários ou antes de dormir para evitar a perda de massa muscular.

Elite Whey Protein – Blend Duplo

Mais uma mistura de diferentes proteínas; dessa vez apenas a isolada e concentrada. O efeito é muito parecido com o anterior: uma proteína de absorção rápida que fica imediatamente disponível no pré e pós treino e uma de digestão lenta que que é liberada aos poucos ao longo do dia.

Mais uma vez, nem todo mundo necessita de uma suplementação tão intensa. Os carboidratos e gorduras estão presentes e não podem ser ignorados ao se estabelecer uma dieta. Assim como o blend proteico anterior, esse pode ser utilizado como lanche da tarde ou antes de dormir de acordo com as orientações dos nutricionista.

Guia do comprador

Afinal de contas, o que é Whey Protein e por que utilizar?

Whey Protein se trata de um filtrado de proteínas retirado do soro do leite. Antigamente o soro – que é um subproduto da fabricação de queijos –  era quase que totalmente descartado. Após um tempo, foi descoberto que esse produto tinha o valor nutricional muito alto e poderia ser aproveitado em diversos tipos de alimentos e suplementos; entre eles o Whey Protein.

Esse suplemento é um concentrado de aminoácidos de alto valor biológico, ou seja, que são essenciais para o corpo e tem grande capacidade de serem absorvidos. Esses aminoácidos podem ser encontrados em alimentos, porém em menor quantidade. Para pessoas que fazem atividade física intensa as proteínas oferecidas em refeições normais não são suficientes.

Se você está tentando construir sua musculatura vai precisar de proteínas na quantidade certa para isso. Caso contrário, ao invés de ganhar massa você vai acabar perdendo. Quando não há aminoácidos em quantidade e qualidade suficiente disponíveis os músculos acabam fazendo uma espécie de “canibalismo”. A finalidade do Whey Protein é impedir que isso aconteça.

Tipos de Whey Protein

Podemos definir os tipos de Whey Protein principalmente em relação a forma como as proteínas foram extraídas:

Posso associar Whey Protein a outros suplementos?

Muita vezes quem faz uso de Whey também utiliza vitaminas, ômega-3, creatina, glutamina e BCAA. Alguns têm medo de que toda essa suplementação possa acabar sobrecarregando o organismo de alguma forma. Porém, desde que você tenha recebido a correta orientação e não cometa exageros, não há problema algum com isso.

A forma correta de usar o Whey Protein

Tanto as suplementações quanto a as atividades físicas devem ser orientadas por um nutricionista ou nutrólogo. É importante passar por uma boa avaliação antes de começar para saber exatamente qual a quantidade de proteínas que você realmente necessita, pois se você consumir de forma insuficiente não conseguirá bom desempenho e se consumir demais pode ter prejuízos.

Existem vário momentos do dia em que você pode consumir o seu Whey. Como por exemplo no pré-treino (para evitar o catabolismo muscular durante a atividade física), no pós treino (para uma boa recuperação), ao acordar (como uma boa forma de quebrar o jejum) ou antes de dormir (para evitar a quebra durante o jejum). Há outras formas de se consumir, mas isso varia de acordo com o profissional que prescreveu o consumo.

Whey Protein engorda? Pode causar problemas nos rins?

Existe uma dúvida muito comum na suplementação alimentar, que é a possibilidade de ganhar uma massa gorda indesejada. Pode-se dizer, sem medo, que isso é um grande engano. Você só vai engordar se consumir mais do que as suas necessidades – por isso a necessidade de orientação – caso contrário não sofrerá com esse efeito. Inclusive, por causarem a sensação de saciedade as proteínas podem auxiliar no emagrecimento.

O mesmo vale para os problemas renais. É conhecido que o excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins – e outros órgãos. No entanto, repare que é o excesso. Se você for bem avaliado e orientado (principalmente se já tiver algum problema de saúde prévio) e consumir na quantidade certa para o seu corpo não vai sofrer repercussões negativas. O segredo sempre é saber o que está fazendo.

Sobre as marcas e falsificações

Infelizmente, o mercado de suplementos sofre bastante com produtos falsificados, que não oferecem qualidade e nem segurança para os consumidores. Para evitar cair em uma armadilha é importante que você não faça as suas compras em sites de reputação ruim e tome cuidado com produtos cujo preço se encontra muito abaixo do que o mercado pratica normalmente.

Além disso, mesmo entre marcas já conhecidas pelo público existem algumas linhas e produtos que não são tão bons assim. É importante estar sempre de olho nas recomendações de usuários mais antigos e de nutricionistas. Você também pode conferir o desempenho de diferentes marcas no site da Proteste, que constantemente realiza testes para avaliar a confiabilidade de diferentes Whey Proteins.

Conclusão

O mercado de suplementos alimentares é realmente vibrante, com soluções instantâneas para todos os tipos de problemas. Justamente por isso pode ser complicado escolher o seu Whey Protein. Fatores como o tipo de proteína, as necessidades individuais e problemas de saúde do consumidor devem ser levados em conta no momento da compra.

Recomendamos o Iso Whey Protein por ser uma proteína isolada que combina concentrado e microfiltrado. Sua absorção é rápida, não possui adição de açúcares e pode ser misturado a diversos tipos de alimentos. Também tem um preço em conta e quantidade suficiente para a maioria das pessoas. O stevia usado para adoçar esse Whey pode causar desconforto em quem não se dá bem com adoçantes.

Já consome Whey Protein? Quer fazer alguma suplementação para atividade física? Deixe as suas experiências nos comentários!

FAQ

R: As únicas contraindicações são alergia ou intolerância a algum componente da fórmula do suplemento ou proibição por parte do médico. Por isso, caso você tenha alguma doença prévia, deve ser avaliado antes de começar o consumo.

R: Crianças podem tomar Whey Protein, desde que em quantidade adequada para o seu organismo e com acompanhamento pediátrico.

R: Não há restrições para que grávidas ou lactantes consumam Whey Protein com orientação médica ou de nutricionista.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados