Nomad ou Wise: Guia comparativo e detalhado

by Carlos

Receber e enviar dinheiro do exterior ou para o exterior nunca se tornou algo tão fácil, não é mesmo?

Hoje podemos com serviços que oferecem uma alternativa muito prática, eficiente e econômica, principalmente, quando comparamos com os serviços oferecidos pelos bancos tradicionais.

Plataformas como a Wise e Nomad têm ganhado destaque dentre as opções disponíveis no mercado.

Porém, quais das duas alternativas pode ser considerada a melhor escolha? Bom, se você se encontra nessa situação e também está com dúvidas de qual alternativa escolher, não se preocupe, pois você está no lugar certo!

No artigo de hoje faremos um comparativo entre as duas opções e te ajudaremos a fazer a melhor escolha.

Wise

Fintech especializada no envio de dinheiro com uma política de transparência e baixas taxas

A Wise é uma fintech especializada no envio de dinheiro para o exterior e possui a sua própria rede de contas bancárias para movimentação financeira no exterior, atendendo em até 70 países.

A empresa foi lançada em 2011 com a visão de tornar as transferências internacionais de dinheiro baratas, justas e simples e ficou conhecida por revolucionar o mercado com a sua praticidade, política de transparência e baixas taxas.

Hoje sua conta internacional ajuda milhões de pessoas e empresas a administrar o seu dinheiro em todo o mundo.

De forma inovadora, a Wise oferece uma conta multimoeda onde você pode guardar, converter, enviar e receber dinheiro em 53 moedas diferentes.

Os clientes da Wise também podem ter acesso a dados bancários internacionais, para receber transferências como um local em diversos países.

A conta também pode ser criada e gerenciada através do site ou aplicativo da empresa de maneira simples e prática.

Segurança Wise

A Wise é uma plataforma totalmente segura com regulamentação do Banco Central do Brasil, o que garante transferências internacionais seguras.

A empresa conta com canais de atendimento no Brasil, em português, tanto por email, quanto por telefone.

A empresa também usa um nível de segurança similar ao do sistema bancário. Suas informações nunca serão vendidas.

Seu aplicativo permite que você possa fazer todas as movimentações da sua conta, autorizar pagamentos e receber notificações dos gastos.

A empresa também é regulada por diversas autoridades financeiras, para que você possa fazer negócios por todo o mundo.

Além disso, é utilizada uma criptografia HTTPS e um sistema de verificação em duas etapas para proteger todas as suas transações e garantir que a sua comunicação seja totalmente segura.

Seus dados nunca serão utilizados de forma indevida.

Diferenciais da Wise

Considerada uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil, a Wise te ajuda a deixar de lado transações burocráticas com altos custos e te oferece opções de transações com baixos custos e transferências menos burocráticas.

Por isso, podemos dizer que essa é a melhor escolha para transferir o seu dinheiro entre países, pode ter como base, esses princípios.

A empresa tem um alcance global operando em mais de 80 países e uma enorme reputação em prestação de serviços financeiros.

Os preços de suas taxas estão entre os mais baratos, para transferências de dinheiro em diferentes países. 

Outro ponto muito importante é que a Wise é extremamente transparente, em relação aos valores cobrados em uma única tarifa, nas transferências internacionais.

O detalhamento de todos os custos podem ser vistos na página de envio. Atualmente, a empresa já atendeu mais de 10 milhões de clientes atendidos, mais de US $7 bilhões movimentados mensalmente e mais de 50 moedas disponíveis.

A Wise também possui autorização do Banco Central (Bacen). E a taxa de câmbio usada é a comercial, sem valores embutidos.

Vantagens


Plataforma de fácil navegação
Conta Multimoeda e Cartão de Débito para brasileiros que residem no exterior
Integração com PayPal, Amazon, entre outros, para recebimentos
Transferências no Brasil em menos de 24 horas
Total transparência nas tarifas das operações
Possui um dos menores custos operacionais
Serviços com ótimas avaliações

Desvantagens


PJ em moeda brasileira ainda não está disponível
A Conta Multimoeda e o Cartão de débito, atende somente quem reside fora do Brasil

Nomad

Conta corrente gratuita no exterior e 100% digital

A Nomad é um serviço 100% online exclusivo para clientes que precisam enviar e receber dinheiro para os Estados Unidos regularmente.

Suas operações são realizadas de maneira similar às brasileiras via aplicativo e são totalmente regulamentadas pelo sistema financeiro americano.

Com Nomad, você pode economizar em algumas transações, como o câmbio e aproveitar outros diversos benefícios como: enviar e fazer transferências; fazer pagamento de compras em lojas físicas e virtuais, realizar operações de câmbio e investimentos.

Diferente de outras plataformas que oferecem o mesmo tipo de serviço, para ter a Nomad conta internacional não é necessário nenhum depósito inicial e também não é realizada a cobrança de taxas de manutenção, pois ela é totalmente gratuita.

Outro ponto muito interessante é que, apesar de ser uma conta digital global, ela é voltada para brasileiros. Tanto que tem atendimento em português. Assim que abrir a sua, você recebe um cartão de débito virtual.

A plataforma pode ser usada em compras online e nas carteiras digitais como: Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay.

Segurança Nomad Global 

Sim, a conta Nomad é totalmente confiável. Seus fundadores são pessoas de peso no mercado financeiro que investiram em tecnologias de ponta para garantir praticidade e segurança para seus clientes.

A empresa é assegurada pelo FDIC, sigla para Federal Deposit Insurance Corporation (Corporação Federal Asseguradora de Depósitos, em uma tradução livre), uma agência independente criada pelo governo estadunidense com o objetivo de manter a estabilidade do sistema financeiro nacional e garantir a confiança da sociedade.

O FDIC, basicamente, é uma espécie de seguro das contas bancárias norte-americanas, que protege o saldo dos clientes no caso de falência de uma instituição.

Os valores assegurados podem ser de até U$250 mil na conta corrente e pelo SIPC em valores de até U$500 mil na conta investimento.

A Nomad Global não tem burocracia ou letrinhas miúdas: você não paga taxas de abertura ou manutenção da sua conta internacional.

Você também pode aproveitar todos os outros serviços que oferecemos no app.

A Nomad oferece também um suporte completo para quem precisa de ajuda para qualquer um dos seus serviços.

Para ser atendido basta enviar um e-mail para [email protected]. Você pode também entrar em contato por telefone.

Diferenciais da Nomad

Um dos principais diferenciais da Nomad é o fato dessa ser uma conta-corrente digital que oferece muitos serviços de forma totalmente gratuita.

Sem pagar absolutamente nada, é possível acessar vários serviços do mercado financeiro americano.

A empresa permite que você possa fazer investimentos e compras em diferentes países.

Devemos mencionar ainda que há melhoria da proteção cambial, já que as operações são feitas em dólar. Seu dinheiro, dessa forma, fica muito mais preservado.

Sua conta digital Nomad vale a penase o seu objetivo é ter algum tipo de garantia. Isso porque, como observado nos parágrafos anteriores, com o objetivo de proteger o saldo dos clientes no caso de falência de uma instituição, o FDIC estará assegurando totalmente as operações.

Ou seja, seu dinheiro estará totalmente garantido. Precisamos também destacar que a conta também é bem útil para pessoas que costumam viajar para o exterior com frequência.

Vantagens


Oferece uma conta investimento e outros serviços financeiros nos EUA para brasileiros e em dólares americanos
Possui uma taxa de câmbio média de mercado, sem margem de lucro
Oferece um cartão de débito internacional

Desvantagens


Transferências apenas para os EUA e em dólares
Taxa de serviço de 2% + IOF
Sem agências físicas

Qual é melhor: Wise ou Nomad?

Tanto a Wise como a Nomad são ótimas plataformas para receber dinheiro do exterior além de oferecerem serviços e recursos personalizados que tornam a sua experiência muito mais satisfatória.

Porém, ao fazermos uma comparação entre as duas opções podemos encontrar algumas diferenças.

A Wise, por exemplo, tem mais recursos recursos que a Nomad e suporta também mais rotas e moedas.

Outro ponto interessante é que a Wise também oferece uma conta maior com várias moedas, enquanto que a Nomad só suporta dólar americano, por exemplo.

Ambas as opções oferecem cartão de débito para seus clientes e contam com provedores totalmente regulamentados trazendo assim, muito mais segurança para suas transações.

O interessante é que a Wise tem soluções exclusivas para Pessoa Jurídica, a Nomad não tem esse recurso.

Como funciona uma transferência bancária internacional?

A transferência bancária internacional é um serviço seguro e popular para enviar dinheiro para o exterior.

O valor pode ser enviado de maneira rápida e sem burocracia, para isso, basta que você informe alguns dados do destinatário como: País de destino e moeda, nome completo e endereço do beneficiário, quantidade a ser enviada, código Swift e  número da conta bancária ou IBAN.

Com esses documentos em mãos você pode ir pessoalmente a uma das agências físicas do seu banco ou pode fazer tudo isso pelo site ou aplicativo do seu banco.

O prazo para envio do dinheiro que foi processado, nesse caso, vai depender da moeda, país de destino e provedor.

As taxas cobradas pela transferência bancária internacional também podem variar bastante dependendo do provedor.

Essa operação pode ser ainda mais cara quando realizada em bancos tradicionais. Felizmente, hoje podemos contar com alternativas melhores para fazer essa transferência.

Tabela Comparativa: Wise x Nomad

 WiseNomad
Taxascâmbio comercial, sem margem de lucrocâmbio comercial, sem margem de lucro
Moedas DIsponíveis53 moedas10 moedas
Opções de TransferênciasEm 80 paísesEstados Unidos, dólar americano
TarifasTarifa de envio com IOF inclusoIOF + Taxa de serviço de até 2%
Cartão de DébitoSimSim
Licenciado e Regulamentado pelo BCSimSim
Conta EmpresarialSimNão
Nota Reclame Aqui8/10 · ‎1.729 votos7,7/10 · ‎525 votos
 Wise
Taxascâmbio comercial, sem margem de lucro
Moedas DIsponíveis53 moedas
Opções de TransferênciasEm 80 países
TarifasTarifa de envio com IOF incluso
Cartão de DébitoSim
Licenciado e Regulamentado pelo BCSim
Conta EmpresarialSim
Nota Reclame Aqui8/10 · ‎1.729 votos
 Nomad
Taxascâmbio comercial, sem margem de lucro
Moedas DIsponíveis10 moedas
Opções de TransferênciasEstados Unidos, dólar americano
TarifasIOF + Taxa de serviço de até 2%
Cartão de DébitoSim
Licenciado e Regulamentado pelo BCSim
Conta EmpresarialNão
Nota Reclame Aqui7,7/10 · ‎525 votos

Conclusão

Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, ambas as plataformas, apesar de oferecem um serviço de qualidade, contam com alguns diferenciais.

Nesse caso, tanto a Wise quanto a Nomad possuem recursos interessantes que atendem às diferentes necessidades dos clientes.

Contudo, baseado em nossas análises, a Wise possui alguns diferenciais quando comparada com a Nomad. As transferências realizadas pela Wise, por exemplo, são mais rápidas e baratas.

Além disso, se você precisa enviar e receber dinheiro em várias moedas e países diferentes, como observado, a Wise é a aposta com mais opções, disponibilizando até 80 países em mais de 50 moedas.

Ou seja, a opção certa para reduzir os custos com transações internacionais. A Wise também tem soluções exclusivas para Pessoa Jurídica, a Nomad não tem esse recurso.

Perguntas Frequentes sobre a Wise (FAQs)

Leave a Comment