August 11, 2020
Sem respostas

Amazon: História, Estatísticas, Curiosidades e Dados importantes

Provavelmente você já ouviu falar sobre a Amazon e seus principais produtos: como a Alexa, a Amazon Prime e o Kindle.

Porém, o quanto você conhece sobre a maior empresa do planeta? Se você sabe muito ou se você sabe pouco sobre a Amazon, este artigo foi feito para você.

Durante o texto de hoje, você vai conhecer um pouco sobre a história da Amazon, seus principais produtos, serviços da empresa, e sobre seus principais dados.

Já se interessou? Está tão animado(a) quanto eu? Vamos lá então.

Índice

Jeff Bezos

jeff bezos

CEO e fundador da Amazon, considerado hoje como o homem mais rico de todo o planeta.

Jeff Bezos nasceu em 1964 em Novo México nos Estados Unidos e se formou Engenheiro Elétrico em Princeton.

Antes de fundar a Amazon e iniciar seu novo projeto na garagem de sua casa, Bezos trabalhou na Wall Street em Nova York. Atuando na área de informática, até que ele e sua ex-esposa McKenzie decidiram fundar a Amazon em 1994.

Atualmente, ele atua como CEO da Amazon, é dono do Jornal The Washington Post e investe em diferentes áreas do mercado.

Um pouco de sua História

A Amazon que nós conhecemos hoje, foi criada em 1994 por Jeff Bezos e sua esposa McKenzie como uma livraria online, iniciando suas atividades em uma garagem de Seattle nos E.U.A.

Em seu primeiro mês de funcionamento, a empresa enviou encomendas para os 50 estados dos EUA e para outros 48 países. 

Seu formidável crescimento, fez com que a empresa em 15 de Maio de 1997 se torna-se pública, de acordo com a CNN Business.

Além de livros, a Amazon visava vender outros itens em seu site, começando a comercializar Cds e Dvds em 1998.

A empresa que vale mais de 220 bilhões de Dólares, passou por altos e baixos em sua história de grandes inovações. Em 1999 ela patenteou a tecnologia chamada “1-click”, como o site da Wharton diz. A patente pertenceu à empresa até 2017.

Crescimento da Marca e seus primeiros produtos

Ainda em 1999 a empresa abre espaço em seu website para vendas terceirizadas, o que levou a 250 mil compradores em seus 4 primeiros meses de funcionamento.

Em 2002, a empresa entra em parceria com grandes empresas para vender 400 marcas diferentes de roupas em seu site. Indo muito além com o tempo, vendendo também eletrônicos, brinquedos e até mesmo utensílios de cozinha.

Tendo como ideal, vender todo tipo de produtos possíveis em sua empresa. De acordo com a Oficina da Net, os primeiros produtos que a Amazon comercializou foram: Cds, Hardwares e Softwares de computador, livros e vídeos.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a história da Amazon e outros fatos sobre a empresa. Assista o vídeo que está logo abaixo do Canal Tec Mundo do Youtube.

Link para o vídeo:

Principais Serviços

Como você já deve saber neste ponto do texto, a Amazon possui um site que consegue oferecer qualquer produto que você imaginar.

Contudo, a empresa é muito mais que um website. Ela é uma das maiores marcas do mundo, sendo o maior site de vendas online de todo o planeta, além disso, ela oferece serviços, como:

Você já conhece todos estes serviço? Se ainda não, aproveite para conhecer a seguir, alguns dos principais serviços realizados pela Amazon.

Amazon Prime Video

A Amazon Prime Video é um serviço de Streaming de séries e filmes, do qual mais de 26 milhões de pessoas são espectadores regulares.

Lançada em 2006 nos Estados Unidos, o Prime Vídeo é hoje um dos maiores serviços de Streaming de todo mundo, competindo com gigantes deste mercado, como a Netflix e a Hulu.

Chegando ao Brasil em 2016,hoje o Prime Video Brasil já conta com um imenso catálogo de serviços, como diz a Canaltech: … “Estima-se que a plataforma oferece atualmente 330 séries e 2.286 filmes no catálogo brasileiro” …

Além disso em todo o mundo:

Amazon Music

A Amazon Music é uma plataforma de Streaming de músicas, que conta com mais de 32 milhões de assinantes. Criada em 2007, a plataforma disponibiliza um catálogo de 2 milhões de músicas diferentes.

Em seus planos de Streaming de música, a Amazon também disponibiliza 60 milhões de músicas diferentes para os assinantes da Amazon Music Unlimited.

A diferença entre a Amazon Music e a Amazon Music Unlimited é que a Amazon Music é disponibilizada para os assinantes da Amazon Prime, enquanto o Music Unlimited possui seu próprio plano de assinatura.

Alguns dos principais fatos sobre a Amazon Music, são:

Kindle

Em 2010 o Kindle já era o produto mais vendido da Amazon, de acordo com a Revista Exame, logo após 3 anos de seu lançamento no mercado.

Caso você ainda não conheça, o Kindle é um leitor digital de livros criado pela Amazon em 2007. O aparelho ganhou visibilidade em seu mercado, devido: a sua ótima bateria, suas configurações de tela e de formatação de letras, a possibilidade de baixar pdfs nele que não pertencem a biblioteca Amazon, entre outros.

Atualmente, as melhores versões do Kindle dentro do mercado brasileiro são o Kindle Paperwhite, Kindle 8° geração, Kindle 10° geração e o Kindle Oasis.

Alexa

Uma das maiores assistentes virtuais que existem no mercado, sendo um serviço de voz baseado em nuvem, que se encontra disponível para diversos eletrônicos produzidos pela Amazon e por terceiros.

Lançada no mercado em 2014, Alexa consegue ajudar em quase todas as tarefas simples de seu cotidiano, como uma ótima assistente para manter o dia organizado, não deixar você se esquecer de seus compromissos, te informar a situação do trânsito entre outros.

Ela também ativa diversos dispositivos diferentes de forma inteligente, indo desde acender luzes e tocar suas músicas favoritas, até a iniciar séries e filmes em sua televisão.

Poderíamos passar um dia inteiro conversando sobre todas as funcionalidades e vantagens de se obter uma Alexa em casa.

Além disso:

Link para vídeo:

Prime Day

Conhecido no Brasil como “Amazon Day”, o Prime Day é um evento anual que oferece aos assinantes da Amazon Prime, ofertas fantásticas e ótimos descontos que duram somente durante o evento.

Famoso em todo mundo, o Prime Day começou sendo um evento de 24h, porém, ano passado seu tempo foi aumentado para 30h com o intuito de cobrir as necessidades de todos os assinantes da Amazon Prime.

De acordo com o Blog Digital Trends, este ano o evento durará 48h. Algumas informações importantes que você deve saber sobre o Prime Day:

Qual o futuro da Amazon?

Você já parou para se perguntar, qual é o futuro da Amazon? A resposta para essa pergunta, pode estar mais perto do que você imagina.

Para Matt Rosoff, Diretor Editorial da CNBC a Amazon será a empresa mais importante dos anos 2020. Somente no segundo trimestre deste ano, a empresa lucrou 5,24 bilhões de dólares. Dobrando assim, seu lucro do primeiro trimestre deste ano. 

A empresa que comercializa tudo que vai de A a Z e também participa do mercado de entregas de mercadorias, atuando com seu Amazonfresh e Amazon Pantry em mais de 4 países.

Com toda certeza, este é o único tópico do artigo que não possui fim. Porém, para finalizarmos este texto da melhor forma possível, pergunte a si mesmo(a) e reflita: qual será o futuro da Amazon e qual será seu futuro no mercado?

Curiosidades sobre a Amazon

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados