Barraca de camping: conheça os melhores modelos e aprenda a escolher a sua barraca ideal

Colocar a mochila nas costas e partir em buscas de aventuras – ou apenas sair da rotina – tem feito muita gente investir na experiência de acampar. E é claro que é impossível pensar em acampamento e não se lembrar do item mais importante desse empreendimento, a barraca de camping.

Hoje em dia existem vários modelos disponíveis no mercado. Desde barracas mais simples até opções modernas e luxuosas. Tudo isso para atender diferentes tipos de públicos, com diferentes orçamentos e diferentes necessidades.

Mas diante de tanta variedade surge a pergunta – afinal, qual é a melhor barraca de camping?

Para responder a essa pergunta, preparamos esse artigo com as resenhas de diferentes tipos de barraca, para te ajudar a encontrar o modelo que merece o seu investimento. Não se esqueça de conferir o Guia de Compras no fim do artigo!

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas recomendações de barraca de camping.

Escolha Premium

Nossa escolha premium é perfeita para acampar com toda a família! Ela tem capacidade para até 8 pessoas e possui uma área de quase 10 m². Além do espaço amplo, essa barraca de camping ainda tem um armário com prateleiras, barras de suportes e uma divisória, que permite a criação de 2 cômodos.

Nossa recomendação

Com capacidade de abrigar de 3 a 4 pessoas, esse modelo se diferencia por ter o formato iglu e ter duas próprias em D, além de janelas com tela de mosquiteiro, o que confere uma boa ventilação interna. Além disso, esse modelo apresenta um avanço de 65 cm, é resistente e fácil de montar.

Melhor para o seu bolso

Esse é o modelo ideal para quem gosta de praticar trekking e percorrer trilhas de longas distâncias. Afinal, essa barraca foi projeta para apenas uma pessoa, tem somente 1,9 kg, é fácil de montar e resistente. Perfeita para levar no mochilão sem problemas.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões de barracas de camping que podem te interessar:

Melhores Barraca de camping

Índice

Mini Guia de Compra

Acampar é uma atividade relaxante perfeita para quem deseja fugir do estresse da área urbana e encontrar a natureza. Mas sem a barraca certa, essa experiência pode se tornar um pesadelo. Por isso, antes de investir numa barraca de camping, é importante prestar atenção em alguns pontos, para não jogar dinheiro fora e passar raiva durante a viagem.

Primeiro você precisa ter em mente que a melhor barraca não existe, mas você pode encontrar a barraca de acampamento ideal para atender as suas necessidades.

Afinal, as pessoas têm objetivos diferentes ao participar de um acampamento. Enquanto algumas querem simplesmente acampar com a família, outras querem fazer trilhas longas e participar de maratonas. Para cada caso existe uma barraca específica, que variam conforme peso, capacidade, coluna d’água, revestimento, sobreteto, entre outras características.

Por isso, nos próximos tópicos você vai conhecer barracas de acampamento que são destinadas a diferentes públicos e funções. Assim, será mais fácil identificar qual deles é a melhor escolha para você.

Barraca Tenaya Coleman – Perfeita para toda a família

A barraca Tenaya Coleman é perfeita para toda a família, já que pode abrigar até 8 pessoas. Ela tem 3,96 metros de comprimento, 2,74 metros de largura e 1,83 de altura. Ou seja, são quase 10 de área para você aproveitar.

Esse modelo também se diferencia pelo seu design inovador. Além de bem ventilada, em função das janelas com tela, ela ainda tem um armário embutido com prateleiras e com uma barra de suporte. Você também vai encontrar porta trecos e uma divisória, que cria dois cômodos na barraca.

E não precisa se preocupar com o clima ruim, já que esse modelo foi construído com o sistema WeatherTec, no qual o piso é soldado e costurado de modo invertido, impedindo a entrada de água.

Além disso, essa barraca de camping grande é resistente, suporta até 2500 mm de coluna d’água e ainda é equipada com linhas refletoras, para te ajudar a se orientar à noite.

Porém, por conta de suas dimensões, essa é uma barraca pesada. Ela tem 17 kg e não pode ser transportada nas costas. Por isso, ao comprar esse modelo, vai recebê-la numa espécie de mala com rodinhas.

Sua montagem também é um pouco mais demorada, já que a barraca é enorme. Porém, segundo o fabricante, essa barraca de camping grande tem uma montagem até 55% mais rápida em comparação com outros modelos mais tradicionais.

E é claro que todo esse conforto em espaço e design custa caro. Porém, esse é um investimento que vale a pena se você deseja acampar em grupo.

Barraca Nautica Colorado – Leve e resistente

A barraca Nautica Colorado tem capacidade para abrigar de 3 a 4 pessoas, por isso é ideal para uma família pequena ou um casal de viajantes. Ela tem 2,10 metros de comprimento, 2,10 metros de largura e 1,45 metro de altura. Ou seja, trata-se de um modelo espaçoso.

Além disso, essa barraca também conta com um avanço de 65 cm, ideal para deixar roupas equipamentos do lado de fora da barraca, mas protegidos da chuva.

E falando em chuva, o sobreteto desse modelo é confeccionado em poliéster impermeabilizado e comporta 2500 mm de coluna d’água.

Enquanto isso, a barraca de camping, é confeccionada com uma tela super fina, que permite maior ventilação. Vale lembrar que esse é modelo do tipo iglu, com duas portas em formato D, equipadas com tela mosquiteiro, fechamento frontal e zíper protegido. Assim como a porta, as janelas também contam com tela de mosquiteiro, para que você tenha uma noite livre de insetos.

Quanto à montagem, ela tem uma montagem fácil e prática, que é realizada com suas estacas extra dimensionadas e varetas de fibra de vidro com sistema Nano-Fiber, que promove uma estrutura mais segura.

Com todas essas características você terá em suas mãos uma barraca resistente e leve. São 3,9 kg que você pode levar tranquilamente na sua mochila durante uma trilha. Por isso, apesar de ter um preço mais alto do que outras barracas de camping da mesma categoria, essa é a nossa melhor escolha.

Barraca Windy 1 – Perfeita para trilhas longas

Se você procura uma barraca de camping para a prática esportiva, fazendo trilhas mais longas e difíceis, esse é o modelo ideal. O modelo Windy tem capacidade para abrigar apenas uma pessoa com os seus pertences. Ela tem 2,5 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 0,85 metro de altura.

O tamanho reduzido se reflete no peso. Com apenas 1,9 kg, ela é mais fácil de ser transportada durante longos percursos. Mesmo após montada, você consegue mudá-la de lugar sem problemas.

Quanto ao material, ela é confeccionada em tecido 100% poliéster, o que ajuda a suportar até 2.500 mm de coluna d’água. Além do sobreteto resistente, ela também conta com um mosquiteiro superfino, que facilita a ventilação e evita a entrada de insetos.

Falando nisso, ela conta com três entradas de ar com tela. Por isso, nos dias mais quentes, você pode tirar o sobreteto e utilizá-la tranquilamente. E se você procura um modelo fácil de montar, essa barraca também é a ideal, já que ela possui apenas 3 conjuntos de paletas.

Porém, por ser um modelo pequeno, você não consegue se trocar dentro dessa barraca de camping, nem ficar em pé. Mas esse é o normal para barracas otimizadas para trekking e trilhas longas. A boa notícia é que, por todos esses motivos, esse modelo tem um preço bem mais acessível que os demais.

Barraca Indy 2/3 Pessoas – Confortável e com montagem prática

A barraca Indy é perfeita para os casais ou amigos que desejam acampar. Com 2,08 metros de comprimento, 1,55 metro de largura e 1,30 de altura, esse modelo comporta até 3 pessoas em seu interior. E apesar de não ter um espaço tão grande, já que possui quase 3 m² de espaço interno, essa barraca ainda oferece conforto aos seus usuários.

Em primeiro lugar precisamos falar sobre seu sobreteto, que possui uma porta com avanço de 1,25 metros, que se projeta para fora da área da barraca e cria um espaço no qual você pode deixar algum material protegido da chuva. Além disso, essa barraca de camping tem uma ótima ventilação, já que ela possui janelas com tela de mosquiteiro, com zíper autorreparável e coloração diferente, que facilita sua localização.

Esse modelo também é fabricado em poliéster laminado, tem capacidade de suportar até 2500 mm de coluna d’água, é confeccionado com uma costura selada termo-soldada e ainda tem proteção UV.
Com 4,4 kg, esse modelo também é fácil de ser transportado, o que é ótimo para quem deseja carregá-la na mochila durante uma caminhada. Além disso, mesmo quem não tem muita experiência com barracas, não terá muita dificuldade na montagem.

O preço é um pouco elevado em comparação a outras barracas de camping com a mesma capacidade, mas esse realmente é um produto resistente e com boa qualidade.

Barraca Nautika Panda 2 Pessoas – Proteção e leveza

A barraca Nautika Panda é perfeita para quem procura algo confortável, simples e com um bom preço. Com 2,05 metros de comprimento, 1,45 metro de largura e 1,05 m de altura, ela abriga até 2 pessoas.

Esse modelo é confeccionado em poliéster com acrílico, enquanto o piso é fabricado com polietileno de alta resistência. E tudo isso é utilizado na estrutura desse modelo, que tem o formato em iglu e é projetado para suportar até 600 mm de coluna d’água, o que é pouco em comparação a outras barracas.

Por isso, e por falta de uma estrutura impermeável, essa barraca de camping é indicada apenas para climas secos. Caso você a utilize na chuva, provavelmente vai se deparar com água na barraca.

Além disso, ela possui apenas um respirador na parte superior e a porta com possibilidade de utilizar a tela de mosquiteiro, permitindo que você a deixe aberta à noite, para melhorar a ventilação.

Quanto à montagem, não tem muito segredo. Ela é fácil de montar e pode ser transportada sem problemas, já que pesa apenas 1,41 kg. E por ter características bem básicas para uma barraca de acampamento, esse é um dos modelos mais baratos que você vai encontrar.

Guia do comprador

Qual é o melhor tipo de barraca de camping?

Pode parecer cliché, mas a verdade é que não existe a melhor barraca de acampamento. Na verdade, o que existe é a barraca ideal para atender a sua necessidade.

Por exemplo, se a sua intenção é acampar com toda a família, não adianta gastar dinheiro com uma barraca de camping pequena. Nesse caso, o ideal é investir num modelo maior e mais arejado, no qual todos possam circular com conforto.

Agora, se você procura uma barraca de camping porque pretende fazer trekking, então é preciso investir num modelo menor e mais leve, para não carregar peso demais durante o percurso.

É claro que existem variações quanto ao tipo de material utilizado na fabricação do produto, tipo de costura, entre outras características que também precisam ser consideradas. Afinal, é inegável que alguns modelos são fabricados com materiais e acabamentos melhores do que outras.

Por isso, antes de comprar sua barraca de camping, considere tanto as características da barraca, quanto a quantidade de pessoas que deve utilizar a barraca, o tipo de terreno no qual você irá montá-la, o clima da região, o acesso ao camping, o tipo de percurso que você deseja fazer – trilha pesada ou algo mais leve – e até o peso do produto e a facilidade de montagem.

O que levar para um acampamento? Confira nessa lista super detalhada aqui.

Como escolher uma barraca de camping para a chuva?

Se você pretende fazer algum programa ao ar livre, então precisa estar preparado para as variações do tempo. O ideal é que, antes de viajar para qualquer destino, você verifique se há previsões de chuva para o local. E se o seu destino é conhecido por ter um clima mais instável, é essencial estar preparado para enfrentar o mau tempo.

Essa dica serve para qualquer tipo de viagem, mas quando o assunto é acampamento, ela é ainda mais importante. Afinal, pode não parecer, mas nem toda a barraca de camping é indicada para ser utilizada em clima chuvoso.

Um dos fatores mais importantes para definir se uma barraca é boa ou não para ser utilizada na chuva é a coluna d’água, nome técnico que define o quanto o tecido da barraca é impermeável.

Os modelos de barraca de camping encontrados no mercado brasileiro apresentam colunas d’água que variam entre 300 e 6000 mm de coluna d’água. Modelos com menos de 600 mm de coluna d’água não são indicados para locais com chuva. Já os modelos acima de 3000 mm de coluna d’água não só suportam chuvas intensas, mas também são indicadas para situações mais extremas, com exposição a muita ventania, entre outras intempéries climáticas.

No vídeo abaixo, você vai conhecer outras características importantes que devem ser observadas durante a barraca de camping para chuva.

Critérios para escolher uma barraca de camping

Agora que você já entendeu que a melhor barraca de camping é aquela que atende às suas necessidades, está na hora de conhecer com mais profundidade alguns critérios que vão te ajudar no processo de escolha da sua barraca ideal.

Conclusão

Escolher a barraca de camping ideal é uma etapa importante para quem gosta de fazer trilhas ou simplesmente acampar com os amigos e familiares. Mas esse negócio de melhor barraca não existe. O certo é escolher um modelo que seja capaz de atender às suas necessidades.

Por isso, se você deseja acampar com a família e ter um local mais confortável, nós indicamos a barraca Tenaya Coleman, que tem capacidade para até 8 pessoas. Porém, se você pretende acampar em casal ou com os amigos, a barraca Nautika Colorado é a mais indicada, já que tem capacidade para 3 a 4 pessoas – modelo mais comum de barraca.

Agora, se você for um esportista e aventureiro, que faz trilhas longas e desafiadoras, a barraca Windy 1 é a mais indicada, já que é feita especialmente para essas finalidades. Seja qual for a sua necessidade e tipo de viagem, existe uma barraca de camping ideal para você!

Está pensando em comprar uma barraca de acampamento? Você já acampou antes? Deixa aí nos comentários!

F.A.Q.

Não existe a melhor barraca de camping. O ideal é escolher um modelo que seja capaz de atender às suas necessidades, já que existem modelos específicos para certas atividades físicas, nível de conforto, entre outras características.

A barraca Windy 1 é uma das barracas mais leves do mercado. Com apenas 1,9 kg, ela foi projetada para quem deseja fazer trilhas mais longas. Mas se procura uma barraca simples e acessível, saiba que a barraca Nautika Panda para 2 pessoas tem apenas 1,41 kg e pode ser facilmente carregada na mochila.

A barraca Windy 1 é uma das mais indicadas para os aventureiros e esportistas que praticam trekking. Isso porque ela é leve, tem apenas 1,9 kg, é projetada para abrigar apenas 1 pessoa, tem uma montagem fácil e é resistente.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados