July 16, 2020
Sem respostas

O que levar para o acampamento? Confira um guia completo

Imagina você ao ar livre, em contato com a natureza, respirando um ar puro, conhecendo plantas e animais interessantes. Gostou desse cenário? Acampamento é uma opção fácil e saudável para descansar e se divertir. Você pode levar sua família, seus amigos ou até mesmo ir sozinho. No entanto, é preciso ir preparado para aproveitar ao máximo sua experiência.

Este é o tipo de viagem que pode se adaptar bem ao que você procura. Se quer apenas relaxar pode procurar um acampamento que tenha mais recursos ao seu dispor, e apenas um bom livro e curtir seu tempo com família e amigos. Mas e você é do tipo que gosta de aventura pode usar esse tempo para fazer esportes radicais. Ou se busca um meio termo pode explorar o ambiente saindo para uma trilha. Seja qual for sua escolha o essencial é ir preparado.

Neste artigo vamos compartilhar uma lista completa para você se preparar para acampar. Você vai entender quais são os principais itens de segurança para montar sua barraca por exemplo. O que precisa levar se está viajando com crianças. O que é necessário levar quando vai sair para um caminhada? E como garantir que esteja confortável mesmo com uma mudança no clima?

Se está acampando pela primeira vez este pode servir como um guia. Se já acampou antes pode usar a lista como uma forma de repassar tudo que já sabe. Ainda acrescentamos pequenos truques que podem te ajudar a ter uma experiência ainda melhor. Te acompanhamos desde a hora de planejar seu destino até passa a passo do que precisa fazer para ter uma boa estadia durante no campin.

Índice

Antes de sair de casa

Você já resolveu que vai acampar e está prestes a sair para sua aventura. Mas antes disso é importante checar quais são os principais itens que vai precisar no acampamento. Não estamos falando de barraca nem colchonete. Mas sim as coisas que vão ficar com ao seu alcance durante a viagem. Esses objetos podem fazer toda a diferença em questão de segurança e praticidade quando você estiver no meio da natureza.

Procure saber para onde vai

Pode parecer óbvio mas é sempre importante procurar pesquisar sobre a área em que pretende acampar. Verifique a previsão do tempo para os dias em que vai estar lá. Procure saber quais são os melhores lugares para montar camping. Leve em consideração a proximidade em relação às suas necessidades.

Conferirá se o camping tem banheiro e chuveiros quentes, por exemplo. Se for a sua primeira vez acampando, evite lugares muito isolados caso haja quaisquer imprevistos. É muito importante também levar em conta como chegar e sair, quais são as rotas mais seguras? Isso tudo garante que sua viagem seja tranquila e você chegue no acampamento mais preparado.

Outro fator importante é a presença de uma cozinha. Ela é completa ou você vai ter que levar itens específicos? Isso faz toda a diferença na hora de fazer as malas. Até porque você não vai querer levar mais do que precisa e acabar ocupando muito espaço ou deixando algo para trás na hora de voltar.

Itens pessoais

Agora que já sabe um pouco mais sobre o lugar que vai acampar pode se preparar melhor. Isso inclui escolher roupa adequadas para as condições climáticas dos dias do acampamento. Lembre de levar calçados específicos para caminhar e se for trocar para o restante do dia. Você pode levar óculos de sol, chinelos e outros itens que possam te ajudar a ficar mais à vontade.

Não esqueça do repelente e protetor solar, afinal você vai estar ao ar livre. Outros itens básicos são os de higiene pessoal, como shampoos, sabonetes, escova e pasta de dentes além de papel higiênico, que não costuma ser disponível em campings. Também é muito importante de carregar consigo canivetes, toalhas, e lanternas.

Planeje lanches para o dia a dia. Se você vai estar constantemente explorando o ambiente ao redor é importante sair preparado com uma garrafa de água e comida fácil de carregar. Além disso, veja se tem bolsos no que está vestindo, se sua mochila ou bolsa é confortável para levar enquanto estiver caminhando, etc.

Sacos plásticos também são muito úteis. Eles servem para guardar seus lixo, para organizar suas roupas na mochila, para ensacar suas coisas e evitar que molhem, para separar roupas sujas,etc. Antes de separar eles se certifique de que não estejam com algo burato ou danificados de qualquer forma, isso pode evitar que você perca ou danifique algum objeto.

Itens para as crianças

Acampamento pode ser uma experiência muito boa para crianças. Elas podem aprender mais sobre a natureza, se divertir ao ar livre e criar lembranças que vão levar para a vida toda. No entanto, o responsável deve ficar atento aos itens necessários que isso tudo ocorre em um ambiente seguro e confortável.

É importante levar roupas de frio e calor. Lembre que pode ser difícil de adquirir itens uma vez no local do acampamento. Portanto esteja preparado para caso haja uma mudança no clima. Leve regatas, blusas de manga cumprida, shorts, bermudas, etc.  Não esqueça também de cobertores, mais leves e um mais grosso para garantir.

Repelente e protetor solar específico para crianças é indispensável. Assim como comida adequada caso seja um criança pequena que ainda não consuma alimentos para adultos. Pode parecer óbvio citar isso, no entanto quando você se prepara para uma grande viagem onde é preciso levar muitas coisas é sempre bom lembrar e anotar tudo desde o mais básicos.

Bonés e chapéus também ajudam a proteger do sol. Fique atento quanto à chinelos, tênis para passeio e bota impermeável, pois podem ser necessários dependendo do local e do clima. Lembre também de levar fraldas, para os bebês e roupas íntimas confortáveis e o suficiente para os dias que estejam viajando. Além de roupas de banho e pijama.

Lembre de levar os documentos da criança e se possível fazer um cartão com informações de contato para que ela carregue. Não deixe de repassar com eles o que falar e fazer caso se percam. Ainda é possível adquirir um apito de emergência caso ela se perca. Não esqueça ainda de que crianças precisam de remédios específicos, por isso garanta que tenha tudo que precisa no kit de primeiros socorros.

Montando acampamento

Finalmente chegou a hora de acampar! Você já olhou como o clima vai estar, fez todo o check list dos itens que precisa levar e está no local que viu tantas vezes por fotos. Agora é hora de montar a barraca e aproveitar suas férias. Pra que nessa hora você saiba exatamente o que fazer fique atento as nossas dicas a seguir.

O essencial é ter uma barraca adequada para o número de pessoas no acampamento. É necessário também forro ou isolante térmico, para estender embaixo da barraca e proteger contra a umidade. Mesmo em lugares quentes a temperatura pode cair muito durante a noite, portanto fique atento a isso. Além de um toldo para esticar acima da barraca e oferecer proteção contra o sol e a chuva. Não esqueça também do colchão inflável e da bomba de ar.

Um saco de dormir pode aquecer nas noites mais frias e travesseiros ou almofadas não apenas ajudam no seu sono mas podem servir para sentar. Não deixe de levar cobertores para os dias mais frios. Uma dica é também levar jornais velhos. Isso mesmo, aqueles jornais que passaram do dia e estão empilhados em algum lugar da sua casa, podem proteger da umidade e até serem usados para acender uma fogueira.

Deixe sempre sua barraca fechada. Isso é uma questão muito importante. Se tiver um mosqueteiro, deixe ele fechado também. Os mosquitos e outros insetos além de animais, podem entrar e causar sérios problemas. Portanto sempre que entrar e lembre de fechar a barraca, não esqueça.

Levar uma lona pode ser interessante, se caso for acampar por mais tempo. Ela pode servir para colocar sobre a barraca como um toldo extra ou sob o piso. No entanto, se for acampar por poucos dias e o clima estiver seco não é estritamente necessário. Porém, tome cuidado com mudanças de clima, por isso é muito importante checar a previsão do tempo.

A grande maioria dos campings disponibiliza tomadas no entanto elas nem sempre estão localizadas perto da sua barraca. Neste caso leve  uma extensão de alguns metros. Você deve levar também um benjamin para colocar na tomada se ela já estiver em uso por outra pessoa. Isso garante que você possa usar a energia sem grandes transtornos e surpresas.

Um dos itens mais importantes da lista é o kit de primeiros socorros. Ele pode tanto ser útil para pequenos acidentes como evitar situações mais sérias. Não esqueça de revisar se está tudo lá, inclusive remédios que você precise tomar diariamente. Como mencionado antes, se tiver crianças acampando com você lembre de que precisam de remédios específicos para sua faixa etária.

Hora de preparar uma refeição

Você e seu grupo de amigos ou familiares tiveram uma ótima chegada. Já montaram acampamento, conheceram um pouco a área e agora bateu aquela fome. Lembre-se que neste momento vocês vão estar em um local provavelmente um pouco, ou muito, afastada de restaurantes ou lojas de conveniência, dependendo do acampamento que escolheu. Por isso é importante planejar bem como vão fazer suas refeições.

Antes de viajar pesquise se o seu camping tem cozinha. isso é muito importante na hora de decidir como vai preparar os alimentos e que tipo de utensílios deve levar. Lembre também de que a estrutura é mais simples do que a você deve ter em casa. Portanto pense em pratos simples e práticos. É possível ainda levar fogareiro e botijão de gás. leve também uma bolsa térmica para conversar os alimentos e bebidas.

Não esqueça dos talheres, do isqueiro ou caixa de fósforo para acender o fogo e dos itens de limpeza. Repasse tudo que uso para preparar uma refeição e veja como isso se aplica no acampamento. Isso vai te ajudar a ter uma noção de quais itens são essenciais para você. Mas tente levar apenas o que realmente é essencial.

Você pode ainda levar comida pré pronta de casa. Isso exige pratos que sejam fáceis de manter a não estraguem. Frutas e legumes duram por alguns dias e de fácil consumo. Uma boa opção também são alimentos alimentos liofilizados, ou seja, que não utilizam conservantes ou produtos químicos.

Outra opção de alimentos práticos são os instantâneos como macarrão, sopa, café, dentre outros. Ainda é possível levar alimentos em lata e barrinhas de cereal que são sempre bem vindas. Elas podem ser de grande ajuda para matar a fome durante uma caminhada, por exemplo. Não esqueça no entanto da sacolinha de plástico que mencionamos, e não jogue lixo na natureza.

Respeite a natureza

Está em contato com a natureza é sempre revigorante, mas lembre que sempre deixamos marcas por onde passamos. Portanto tente minimizar o impacto ao seu redor tomando medidas de respeito com o ambiente. Aqui damos algumas dicas de ações simples que podem fazer a diferença.

Conclusão

Acampar pode ser a opção perfeita para quem quer relaxar, se aventurar ou os dois. Tudo depende das escolhas do seu destino e do que quer fazer quando chegar lá. O mais importante é planejar bem para que tenha segurança e conforto para aproveitar sua viagem.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a se organizar melhor para fazer um acampamento. Conferiu se tem tudo que precisa em casa? Vai precisar sair e fazer compras depois disso?

Não esqueça de fazer um checklist.

Se gostou das nossas sugestões compartilhe com seus amigos e deixe um comentário.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados