Chuveiros: Como escolher o melhor modelo para a sua casa?

Chuveiros com aquecimento são, sem sombra de dúvidas, itens indispensáveis em qualquer casa. Hoje em dia a indústria oferece opções de diversos tipos e com as mais variadas tecnologias.

Fazer uma escolha adequada pode te poupar de dor de cabeça com instalação, além de economizar energia.

O problema é que às vezes é difícil entender como todas essas características interagem no produto.

Se você já começou a pesquisar deve ter se deparado com vários aparelhos, desde os mais básicos até os mais cheios de recursos – e nem sempre é simples entender o que os fabricantes quiseram dizer.

Com o objetivo de te ajudar a esclarecer essas dúvidas, fizemos esse artigo sobre os principais tipos de chuveiros no mercado.

Recomendações

Antes de entrarmos em detalhes sobre os modelos de chuveiro e como escolher vamos mostrar as nossas três recomendações

Escolha Premium

Chuveiro com jatos de alta performance, resistência de longa duração e controle eletrônico de temperatura. No entanto, seu preço é bastante elevado em relação a outros modelos.

Nossa recomendação

Nossa recomendação une chuveiro e ducha em um mesmo dispositivo. Além disso, conta com regulagem de inclinação e fácil instalação. Sua desvantagem é o controle de temperatura que não é gradual.

Melhor para o seu bolso

Essa opção de chuveiro é recomendada para quem deseja um banho relaxante, com boa pressão da água, mas sem gastar muito. Porém, para que funcione corretamente é preciso uma distância adequada da caixa d’água.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões de chuveiros que podem te interessar:

Melhor chuveiro elétrico

Índice

Mini Guia de Compra

A escolha de um chuveiro novo pode não ser tão simples quanto algumas pessoas pensam.

Atualmente existem diversos modelos, que vão desde os chuveiros elétricos mais simples até versões com diversas tecnologias para aumentar o seu conforto e oferecer maior economia de água e energia elétrica.

Para saber qual é o melhor chuveiro para você é preciso levar em consideração não só as suas preferências, mas também a estrutura da sua casa.

Não adianta você adquirir um produto que não é compatível com o sistema de aquecimento do seu banheiro ou que necessita de maior pressão de água do que você pode oferecer.

Também é necessário selecionar o tipo de chuveiro de acordo com o tipo de vazão de água e de aquecimento, além da seleção de temperatura.

Alguns chuveiros oferecem maior eficiência, economia de energia, controle mais preciso e melhor pressão. Nesses aspectos você pode selecionar de acordo com os seus gostos pessoais.

Para te ajudar na sua escolha vamos analisar alguns modelos populares de chuveiros disponíveis no mercado, com suas características principais, vantagens e desvantagens.

Depois disso, não deixe de conferir o nosso Guia do Comprador com mais dicas e detalhes que vão orientar a sua compra.

Chuveiro Acqua Duo – Se adequa a todas as suas preferências

Há quem pense que chuveiros são todos iguais e que é impossível inovar muito em um produto tão simples – o que é um grande engano.

O Chuveiro Aqua Duo conta com vários mecanismos para tornar o momento do seu banho muito mais agradável, incluindo excelentes controles de temperatura e pressão.

O primeiro aspecto que reparamos é a sua construção que une ducha e chuveiro em uma estrutura só, assim você pode escolher se prefere um fluxo de água mais relaxante ou com maior pressão.

Por falar em pressão, a tecnologia Press Plus oferece jatos de alta performance mesmo com pressões mais baixas.

Outro diferencial é o seu controle de temperatura eletrônico, que permite uma seleção gradual e precisa do aquecimento da água, além de contar com haste de controle ao alcance das mãos.

O melhor de tudo é que todo esse sistema é de fácil instalação e manutenção.

A resistência elétrica desse chuveiro foi projetada para durar por longos períodos – e quando você precisar trocá-la, poderá ser substituída de forma rápida e segura.

Infelizmente, todas essas qualidades e facilidades possuem um custo, sendo que o preço desse chuveiro é bastante elevado em relação a outros modelos disponíveis.

Duo Shower Quadra – Dois diferentes jatos em um só produto

Se você se interessou pela possibilidade de ter uma ducha e um chuveiro ao mesmo tempo, mas não quer gastar tanto com isso, então essa recomendação é para você.

Assim como a nossa opção premium, o Duo Shower Quadra te permite selecionar entre o chuveiro normal e a ducha com maior pressão.

Esse produto também conta com DRI, dispositivo para regulagem de inclinação – com ele você consegue manter o jato de água no ângulo da sua preferência.

Além disso, a instalação dele é bem prática e não exige nenhum processo especial. Por fim, o controle de temperaturas é feito através de uma chave seletora.

Como desvantagens podemos citar a ausência de uma haste que te permite mudar a seleção de temperatura de forma fácil. Em outras palavras, você vai precisar se esticar bastante para mexer no seletor.

Também vale frisar que esse tipo de controle não faz uma mudança gradual no calor, sendo menos preciso e eficiente.

Ducha Futura Multitemperaturas – Pequena, prática e versátil

Se você pensa que precisa gastar uma fortuna para tomar um banho relaxante, então está muito enganado.

Essa pequena ducha tem tudo o que é preciso para te agradar, a começar pelo seu design moderno e inovador que dispensa cano de instalação (a ducha é instalada diretamente na parede).

Além da facilidade de instalação, ela conta com um comando multitemperaturas, para que você possa escolher o grau de aquecimento desejado.

Por falar em aquecimento, ele é compatível com o solar, a gás e elétrico. Essa ducha também é compatível com DR, o que a torna mais segura contra acidentes e incêndios.

Vale frisar mais uma vez que a seleção multitemperaturas não permite mudar a temperatura de forma gradual e não é tão eficiente em comparação ao controle eletrônico.

Além disso, para que você possa aproveitar a pressão das duchas é preciso que haja uma maior distância entre o chuveiro e a caixa d’água – e nem todos os banheiros têm o projeto adequado para isso.

Ducha Advanced Eletrônica – Boa pressão e controle eletrônico

Se você deseja uma ducha e se interessou pelo comando eletrônico, então esse produto pode chamar sua atenção.

Essa ducha também conta com um design inovador – sua construção não possui fiação elétrica aparente, além disso o cano é incorporado à própria estrutura. No entanto, o maior destaque aqui é o controle de temperatura.

Essa ducha tem controle eletrônico de temperatura, o que significa um controle mais preciso com transição gradual do calor.

Ela também acompanha haste de controle para que você possa fazer essa mudança no aquecimento de forma mais fácil, ao alcance das mãos. Além disso, ela é compatível com aquecimento solar.

Por fim, podemos citar a praticidade, já que ela é fácil de instalar e sua resistência pode ser trocada como um refil.

Mais uma vez devemos lembrar que as duchas necessitam de maior distância entre elas e a caixa d’água para apresentarem a vazão correta.

Chuveiro Acqua Storm – Outra versão da recomendação premium

Essa é uma versão semelhante à nossa recomendação premium – a diferença é que não há uma ducha incorporada ao chuveiro.

Isso é uma excelente vantagem para quem não tem um banheiro estruturado para a instalação de uma ducha (ou se você simplesmente não se interessa por ter uma).

Ele também conta com a tecnologia Press Plus, que oferece jatos de alta performance mesmo com pressões mais baixas.

Na prática, isso significa uma boa pressão, mesmo que seja um chuveiro comum. Ele também tem resistência de longa duração e possibilidade de troca rápida.

Outro destaque deste produto é o controle de temperatura eletrônico com haste para uma mudança mais fácil e prática. Mais uma vez, o maior problema é o preço.

Embora essa opção não seja tão cara quanto a nossa recomendação premium, ela ainda tem um custo elevado comparado aos outros chuveiros.

Guia do comprador

O que analisar na minha casa antes de comprar um chuveiro?

Quando você compra um aparelho elétrico, certamente observa vários fatores (como voltagem, por exemplo), para ter certeza da compatibilidade. No caso dos aparelhos hidráulicos, isso não é diferente: é preciso saber quais as características do encanamento da sua casa antes de adquirir o seu chuveiro.

O principal fator a ser analisado é a pressão da água, a força que ela tem para passar pelo encanamento e chegar ao chuveiro. Existem vários aspectos que influenciam isso, mas o maior é a distância entre o chuveiro e a caixa d’água.

Para duchas, essa distância tem que ser de pelo menos dois metros. Em caso de chuveiros comuns, essa distância pode ser um pouco menor.

Quais são os sistemas de aquecimento de água disponíveis?

A grande maioria das pessoas em nosso país utilizam o chuveiro elétrico, que é mais barato e fácil de instalar.

Esse aparelho usa uma resistência elétrica para aquecer a água – e gasta uma grande quantidade de energia elétrica. Em geral, esses chuveiros usam uma chave seletora de temperaturas.

Os problemas dessas chaves seletoras é que as temperaturas são fixas, além de você precisar desligar o chuveiro para mexer nela.

Por causa disso, foram criados sistemas mais modernos e eficientes para controlar o aquecimento da água, sendo que o modelo eletrônico vem se popularizando bastante.

Chuveiros eletrônicos possibilitam que a temperatura seja alterada gradualmente, misturando água quente e fria. Ele permite que você aqueça a água exatamente no ponto que deseja, sem necessidade de fechar o fluxo de água para isso. Na prática, além de mais confortável, economiza energia.

Existem ainda sistemas de aquecimento alternativos que utilizam gás, que são mais seguros (sem acidentes com choques) e funcionam em quedas de energia.

No entanto, eles são mais caros já que o gás natural é caro em nosso país. Uma alternativa é o aquecimento solar, mas nem todos os chuveiros são compatíveis com esse sistema.

E as duchas?

Duchas são chuveiros com maior grau de inclinação e maior pressão de saída da água.

Embora sejam mais comuns em beiras de piscinas e áreas externas, elas vêm ganhando espaço, já que muitas pessoas gostam do que elas oferecem. Sua maior desvantagem é precisar de maior pressão para funcionar.

Veja mais diferenças entre os chuveiros comuns e as duchas.

Recursos adicionais

Uma vez que você defina o tipo de aquecimento e conferiu a compatibilidade com o sistema hidráulico da sua casa, você pode procurar por recursos adicionais que te interessem.

Existem modelos que combinam chuveiro e ducha, outras hastes para controle de temperatura e até mesmo redução de cloro.

Alguns chuveiros contam inclusive com recursos de segurança, como o dispositivo residencial residual (DR).

Esse dispositivo desliga automaticamente a energia do aparelho em caso de fortes oscilações de rede, impedindo acidentes com choques elétricos. Se você mora em um local com problemas na rede elétrica pode ser interessante ter um desses.

Conclusão

O chuveiro é um dos itens mais básicos de uma casa e por isso deve ser escolhido com atenção. Hoje em dia, existem diversos modelos com diferentes sistemas de aquecimento e vazão de água.

Para fazer a sua melhor escolha, é preciso ter em mente não só suas preferências, mas também a estrutura da sua casa.

Nas nossas análises, concluímos que Duo Shower Quadra é a melhor escolha.

Esse aparelho une ducha e chuveiro, além de ter uma instalação fácil e regulagem de inclinação. Ele apresenta algumas qualidades da nossa opção premium, porém com custo menor.

F.A.Q.

As duchas têm maior vazão de água, mas exigem maior investimento inicial, já que necessitam de maior pressão e um sistema de aquecimento diferente. Já os chuveiros têm melhor aquecimento e menor custo, mas sua vazão de água é menor.

Isso depende mais do modelo do chuveiro do que do tipo em si. De forma geral, os eletrônicos têm maior economia de energia.

Os chuveiros e duchas eletrônicas são aquelas que misturam de forma gradual água quente e fria e permitem uma regulagem mais precisa e eficiente da temperatura.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados