Conheça o Clube Smiles e veja se ele ainda vale a pena

Lançado em 2013, o Clube Smiles chegou ao mercado aproveitando uma onda de programas de fidelidade que conquistou milhares de consumidores.

Afinal, esses programas oferecem vantagens e benefícios que não são fáceis de serem encontrados. Além disso, mesmo que você não viaje muito, pode utilizar seu cartão de crédito para acumular pontos e trocar por milhas.

E é claro que esses benefícios também são encontrados no Clube Smiles, que ainda promete uma série de vantagens aos seus associados. Tudo isso para melhorar ainda mais sua experiência de compra e de viagem.

A melhor parte é que, apesar do lançamento em 2013, o Smiles – que é o programa de fidelidade da Gol – já existe há um bom tempo.

Aliás, antes do clube surgir, já existia o Programa Smiles, que ainda oferece várias vantagens ao seu associado. Porém, essas vantagens são bem maiores para os integrantes do Clube.

No entanto, apesar de já ter uma boa experiência de mercado e de estar associado a empresas importantes do Brasil e do exterior, muita gente ainda não conhece ou não confia no Smiles – e esse pode ser o seu caso.

Aliás, será que vale a pena mesmo entrar nesse Clube? Para responder essa e outras perguntas, preparamos esse Guia Completo com tudo que você precisa saber sobre o Clube e o Programa Smiles, a diferença entre eles e quais são suas vantagens e desvantagens.

Recomendações

Escolha Premium

Smiles

Ideal para quem viaja muito e/ou utiliza muito cartão de crédito, o Clube Smiles é a melhor opção para acumular milhas de forma rápida e ainda ter acesso a vários benefícios. Para participar, você pode assinar um dos 6 planos do clube. Cada um fornece uma quantia fixa de milhas por mês, além de várias outras vantagens. No entanto, você precisa pagar uma quantia mensal ou anual para participar.

Índice

Mini Guia de Compra

Considerada uma versão estendida e muito mais completa do Programa Smiles, o Clube Smiles é um dos principais programas de fidelidade do Brasil. Ele já conta com mais de 18 milhões de assinantes, atraídos pelas diversas vantagens que o clube oferece.

Uma dessas vantagens é que todo associado recebe, sem fazer nenhum esforço, uma quantidade fixa mensal de milhas, que varia de acordo com o seu plano.

Além disso, à medida que esse associado vai acumulando milhas, ele pode mudar de categoria e ter acesso a inúmeros benefícios, como reserva gratuita de bilhetes, acesso ao GOL Premium Lounge, prioridade no check-in, entre outras vantagens.

No entanto, o que chama atenção mesmo no Clube Smiles é a validade das milhas acumuladas, considerada a maior do mercado. E você ainda tem acesso a produtos e serviços oferecidos por diversas empresas renomadas.

Para completar, não podemos esquecer da parceria com hotéis e companhias aéreas de todo mundo. Contudo, isso são apenas alguns detalhes sobre o Clube Smiles – que não é indicado para todo mundo!

Para te explicar melhor tudo isso, nos próximos tópicos você pode conferir nosso review completo sobre o Clube e ainda tirar dúvidas através do nosso Guia de Compras, com informações importantes para te ajudar a entender como funciona o Smiles.

Clube Smiles – Ideal para quem quer acumular muitas milhas e aproveitar várias vantagens

Smiles

O Programa Smiles é o programa de fidelidade gratuito da GOL, que permite o acúmulo de milhas e troca por passagens aéreas. No entanto, acumular milhas suficientes através do Programa Smiles pode demorar um pouco.

Por isso, o Clube Smiles é mais vantajoso, já que permite ao associado acumular mais milhas e ter acesso a vários benefícios que não são oferecidos aos membros do Programa da empresa.

Para participar desse clube, é necessário realizar a assinatura de um plano. Você pode escolher entre 6, sendo que cada um deles te fornece mensalmente entre 1.000 e 20.000 milhas, com validade entre 6 e 20 anos – ou seja, são as milhas com maior validade do mercado.

Além disso, cada plano oferece uma série de benefícios, como acesso a promoções antecipadas, bônus de até 100% no acúmulo de milhas, prioridade no check-in e no desembarque, entre outras vantagens.

Vale lembrar que o Clube Smiles possui parceria com diversas empresas e companhias importantes do Brasil e do mundo. E você pode acompanhar suas milhas e fazer todas as trocas por produtos e serviços através do site ou do app Smiles.

Entretanto, para entrar no Clube Smiles, você precisa pagar um valor mensal ou anual, que varia de acordo com o plano de assinatura. Além disso, a quantidade de milhas necessárias para resgatar serviços e produtos pode variar bastante ao longo do tempo.

Outra desvantagem é que, se você quiser cancelar sua assinatura, terá que aguardar um período de carência para não pagar uma multa.

Apesar disso, o Clube Smiles é uma excelente opção para quem viaja muito ou utiliza bastante o cartão de crédito e deseja aumentar sua quantidade de milhas, além de ter acesso a diferentes vantagens que podem melhorar sua experiência de viagem.

Guia do comprador

Qual a diferença entre Programa Smiles e Clube Smiles?

O Programa Smiles é o programa de milhas da Gol Linhas Aéreas. A adesão a esse programa é gratuita e você pode acumular milhas de diferentes formas, como cartão de crédito, compra de passagens aéreas, entre outras fontes.

Já o Clube Smiles, como o próprio nome indica, é um clube de milhas. Para participar, você deve pagar um valor mensal ou anual. Em compensação, é muito mais fácil acumular milhas e ter acesso a vários benefícios. Explicamos mais detalhes sobre o Clube Smiles nos próximos tópicos.

O Clube Smiles é confiável?

E a resposta é sim! Esse clube não só funciona, como também faz muito sucesso! Para você ter uma ideia, de acordo com o último relatório da Smiles Fidelidade S.A., gestora do Clube e Programa Smiles, esse clube de multifidelização já acumula mais de 18,2 milhões de clientes.

Além disso, apenas no 1º trimestre de 2021, os associados da empresa acumularam mais de 19 bilhões de milhas e resgataram 13,9 bilhões dessas milhas de viagem. Isso demonstra que essa moeda de troca, que é a milha, realmente tem sido utilizada pelos clientes.

Lembrando que a Smiles Fidelidade S.A. também tem capital aberto no Ibovespa. Por isso, a companhia precisa realizar um bom trabalho para conquistar e fidelizar os clientes e, consequentemente, aumentar os lucros e investimentos na empresa.

E para fazer um bom trabalho, além de oferecer vantagens aos associados, a companhia também precisa estar atenta às necessidades de seus clientes. Uma das formas de verificar esse cuidado pode ser realizada através da plataforma Reclame Aqui.

Segundo a avaliação realizada por essa plataforma, em agosto de 2021, o Smiles recebeu nota 8.0, considerada uma “ótima reputação” pelo site.

Isso porque a empresa responsável pelo programa se dispõe a tentar resolver a maior parte dos problemas dos clientes, alcançando um índice de 96,9% de reclamações respondidas.

Além disso, 74,5% dos consumidores que deixam reclamações no site Reclame Aqui afirmam que voltariam a fazer negócio com a Smiles, o que é considerado um bom índice.

Portanto, o programa Smiles não só é confiável, mas também presta, de forma geral, um bom atendimento ao cliente.

Quais são os benefícios do Clube Smiles?

Como explicamos anteriormente, participar do Clube Smiles te dará acesso a uma série de vantagens, desde acumular mais pontos até o resgate e agendamento de viagens.

Para conhecer cada um desses benefícios, confira a lista abaixo.

Entenda as diferenças entre as categorias do Programa Smiles

Como explicamos anteriormente, ao acumular milhas qualificáveis você pode mudar de categoria. Ao todo, tanto no programa, quanto no clube, existem 4 categorias Smiles. Cada uma delas permite que você tenha acesso a uma série de vantagens.

Desse grupo, a categoria Smiles é a mais básica, sendo destinada aos novos integrantes do programa e do clube.

Porém, você pode subir para a categoria Prata. Assim, você ganha o direito de antecipar o seu o voo gratuitamente, acesso a primeira bagagem gratuita e bônus de 25% no acúmulo de milhas a partir da compra de passagens aéreas.

E se você subir de nível mais uma vez chegará à categoria Ouro. Nesse patamar, você terá acesso a outras vantagens, além das citadas anteriormente. Por exemplo, clientes Ouro têm direito a 2 bagagens gratuitas, acesso ao GOL Premium Lounge e bônus de 50% no acúmulo de milhas.

Além disso, você tem acesso à milhas resgatáveis da GOL com 8 anos de validade, prioridade no embarque, no check-in e no recebimento de bagagens, entre outros benefícios.

Por fim, você pode alcançar o último nível do Programa Smiles – a categoria Diamante. Nesse nível, você tem acesso aos melhores benefícios oferecidos pelo clube.

Por isso, além das vantagens da categoria Ouro, associados desta categoria têm direito a 3 bagagens gratuitas e milhas resgatáveis da GOL com validade de 20 anos.

Outra vantagem da categoria Diamante é que você e seu acompanhante têm acesso gratuito ao GOL Premium Lounge. Além disso, você recebe bônus de 100% na compra de passagens com diferentes companhias aéreas, têm direito a um bilhete cortesia da GOL por ano, entre outras vantagens.

Diante disso, fica fácil perceber que, quanto mais elevada a categoria, maior o número de vantagens e benefícios que você terá acesso.

Como acumular milhas no Clube Smiles?

Além das milhas que você recebe mensalmente de acordo com seu plano de assinatura, o associado no Clube Smiles pode acumular milhas de duas maneiras.

A maneira mais simples é através dos pontos acumulados nos cartões de crédito de parceiros do Smiles, como Banco do Brasil, Bradesco, Nubank, Caixa, Modal Mais, entre outros.

Lembrando que a forma como os pontos serão transformados em milhas varia de acordo com o programa de cada instituição financeira.

Outra forma de acumular milhas é através da compra de passagens aéreas da GOL ou de companhias aéreas parceiras do Smiles, como Avianca, Copa Airlines, Air France, American Airlines, entre outras.

No entanto, lembre-se de que para receber as milhas correspondentes a compra de passagens nas empresas parceiras, no ato da compra você deve informar seu número Smiles no espaço solicitado.

Como resgatar milhas?

Se acumular milhas já é fácil, resgatar é mais fácil ainda! Para isso, basta acessar o site ou app Smiles e escolher o que você quer comprar com o seu saldo total ou parcial de milhas.

Lembrando que você pode utilizar suas milhas de diferentes formas. Por exemplo, para resgatar passagens aéreas para 1.600 destinos localizados em 160 países diferentes, para reservar diárias de hotéis, conseguir ingressos para shows e festas, fazer passeios e até viagens com Uber.

Além disso, você também pode trocar suas milhas por produtos em diferentes lojas online, como Magazine Luiza, Netshoes, Ponto, Zattini, entre outras.

Para completar, você ainda pode converter suas milhas em vale-combustível com o Shell box e até alugar carros.

No entanto, nossa recomendação é que você utilize suas milhas nas outras possibilidades de troca e alugue o carro com a Rentcars, já que o site é uma excelente plataforma de locação de carros com descontos. Assim, você aproveita melhor seu saldo Smiles.

Também é importante lembrar que, caso você não tenha milhas suficientes para adquirir o item que você deseja – ou só está poupando suas milhas para planos futuros – você pode optar pelo chamado Smiles & Money.

Como o próprio nome já indica, essa opção permite que você faça qualquer resgate combinando milhas e pagamento em dinheiro (ou parcelado no cartão de crédito). Mas antes de utilizar essa opção, veja se é mais vantajoso juntar mais milhas ou realizar parte do pagamento em dinheiro.

Entenda a diferença entre os planos do Clube Smiles

Para participar do Clube Smiles, você também precisa entender a diferença entre os planos, que é bem simples.

Ao todo, você pode escolher entre 6 planos diferentes, que variam de acordo com o número de milhas que você receberá mensalmente.

Além disso, cada plano exige o pagamento de uma mensalidade num valor diferente. Quanto maior o número de milhas por plano, maior o valor da mensalidade.

De forma resumida, os planos são assim:

Como se cadastrar no Smiles?

Para entrar no Programa Smiles, basta se cadastrar gratuitamente no site da empresa. Agora, se você quiser entrar no Clube Smiles e aproveitar todas as suas vantagens, o processo é um pouco mais longo, mas nada complicado.

Para isso, basta acessar o site do Smiles, clicar em Clube Smiles e se cadastrar. Nessa etapa, você deve fornecer os dados pessoais exigidos pela empresa e escolher um dos planos citados anteriormente.

Vale lembrar que ao ingressar no Clube Smiles, você terá que fazer um pagamento correspondente ao plano escolhido. Felizmente, esse pagamento pode ser realizado de 3 formas diferentes, inclusive por cartão de crédito.

Como mudar de plano?

Pode acontecer de você escolher um plano de milhas no momento do cadastro e depois resolver mudar por um plano maior ou menor de milhas. Se esse for o seu caso, saiba que você pode sim mudar de plano no próprio site da Smiles.

Apenas preste atenção nos valores de pagamento. Caso opte por planos com mais milhas, o valor mensal ou anual que você terá que pagar será reajustado.

Como cancelar?

Cancelar sua assinatura no Smiles também é fácil. Para isso, basta entrar na sua área de cliente/associado no site e acessar a parte onde consta os seus dados cadastrais. Nesse espaço, você encontrará a frase “cancelar assinatura”. Basta tocar nesse link e seguir as instruções.

No entanto, tome cuidado com o momento para fazer esse cancelamento. De acordo com o contrato fornecido pela Smiles, o associado deve cumprir um período de carência, que varia de acordo com a modalidade de pagamento.

Caso você tenha optado por pagamento mensal ou anual (com exceção do Plano 20.000), o período de carência é de 6 meses. Contudo, se você optou pelo pagamento anual do Plano 20.000, seu período de carência é maior e passa a ser de 10 meses.

Por isso, se você cancelar antes do período de carência estabelecido em contrato, será cobrada uma multa, que pode ser bem alta a depender do plano e da forma de pagamento da sua assinatura.

Clube Smiles é o melhor clube de milhas do Brasil?

Junto com o LATAM Pass (programa de milhas da LATAM Airlines), TudoAzul (clube de milhas da Azul Linhas Aéreas Brasileiras) e com a Livelo, a Smiles forma o grupo de principais clubes de milhas do Brasil.

Desse grupo, é difícil afirmar qual deles é o melhor, já que cada um tem uma proposta diferente e, portanto, deve ser utilizado por diferentes perfis de consumidores.

Os programas LATAM Pass e TudoAzul, por exemplo, são excelentes para quem viaja muito e precisa de passagens aéreas da LATAM e Azul, respectivamente, além de companhias aéreas parceiras.

Já a Livelo tem a vantagem de permitir que o associado acumule milhas, que também podem ser trocadas por diferentes serviços e produtos ou transferidas para outros clubes de milhas, inclusive para a própria Smiles.

Por fim, a Smiles se destaca por ser mais barata e por oferecer diversos benefícios, serviços e produtos, entre eles a maior validade de milhas do mercado.

Portanto, o ideal é conhecer cada um desses clubes e verificar qual deles é compatível com o seu estilo de vida e com a forma como você pretende gastar suas milhas.

Vale a pena entrar no Smiles?

Se você está pensando em fazer parte do Programa Smiles, vale muito a pena se cadastrar. Afinal, o programa é gratuito e te ajuda a trocar milhas por passagens aéreas da GOL e várias companhias aéreas.

Em contrapartida, só vale a pena fazer parte do Clube Smiles se você precisa viajar muito ou utiliza muito seu cartão de crédito, já que as duas ações ajudam a acumular milhas.

Conheça mais vantagens do Clube Smiles no vídeo abaixo.

Conclusão

Além de ser confiável e oferecer várias vantagens aos associados, o Clube Smiles pode ser considerado um dos melhores clubes de milhas – ou programas de fidelidade – em vigor no país.

Afinal, além de te ajudar a acumular ainda mais milhas, você tem acesso a várias possibilidades de troca e ainda tem benefícios que facilitam sua experiência de viagem.

Por esses motivos, o Clube Smiles se tornou uma das escolhas preferidas dos consumidores brasileiros e já acumula mais de 18 milhões de assinantes.

No entanto, vale lembrar que, por exigir um pagamento mensal ou anual, o Clube Smiles é indicado apenas para pessoas que viajam muito e/ou fazem muitas compras no cartão de crédito.

Contudo, se esse não for o seu caso, é melhor optar pelo Programa Smiles que é gratuito, embora ofereça menos vantagens.

F.A.Q.

O Programa de Pontos Smiles é um programa de fidelidade que permite o acesso a serviços oferecidos por diferentes empresas e companhias aéreas. Você pode assinar o Programa Smiles, que é gratuito, ou o Clube Smiles, que é pago, mas te oferece muito mais benefícios. Depois disso, basta acumular as milhas necessárias para trocar por passagens aéreas, reservas de hotéis e outros serviços.

Para saber a quantidade de milhas acumuladas no Smiles, basta fazer o login no site, acessar sua área de dados pessoais e ver seu extrato completo de milhas. Lembrando que você também pode acessar suas milhas acumuladas por período.

Atualmente, cada milha Smiles é comercializada por R$ 0,07. Ou seja, se você precisa comprar 1.000 milhas Smiles, por exemplo, terá que desembolsar R$70,00. No entanto, se você quer saber quantas milhas precisa para ter acesso a determinado produto ou serviço, o ideal é verificar no site Smiles, já que essas milhas podem ter um valor maior ou menor a depender do serviço, do produto e da época.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados