Qual o melhor coletor menstrual? Saiba fazer a melhor escolha

Hoje nosso tema é o copinho coletor, conhece? Se ainda não, vamos te apresentar algumas boas opções para você conhecer e se já conhece vamos compartilhar ótimas dicas de uso.

Possivelmente depois dessa leitura você irá descartar os absorventes comuns e vai buscar o melhor coletor menstrual para “aqueles dias”.

A gente sabe que a menstruação ainda é considerada um tabu, temos certa dificuldade em lidar com esse assunto com tanta naturalidade, mesmo sabendo que todas nós passamos por esse período todos os meses.

O período menstrual é um momento intenso em nossa rotina por isso é preciso usar algo muito confortável e realmente eficaz, porque vamos ser sinceras aqui, os absorventes externos e internos incomodam muito, não é verdade?

Então, vamos apresentar aqui vários modelos de coletores menstruais e também ótimas dicas de como usá-los, escolha de tamanhos, higienização, armazenamento, enfim, será um verdadeiro guia para você escolher o seu melhor coletor menstrual.

Vem conosco!

Recomendações

A maioria dos coletores menstruais são reutilizáveis, exceto os descartáveis, isso já é um ponto positivo desses copinhos mágicos, além disso, eles também favorecem viver a nossa essência feminina de maneira mais leve sem complicações.

Veja agora as melhores opções que temos para você.

Escolha Premium

O Kit Inciclo possui um coletor menstrual para mulheres com mais de 30 anos e sem filhos, também o Lovin Disco adaptável à todas, pois se insere diretamente no colo do útero e para esterilizar corretamente esses dois produtos também acompanha uma panelinha higienizadora.

Nossa recomendação

O Kit Coletor Menstrual Korui + Panelinha atende a maioria das mulheres com eficiência e conforto, pois o seu tamanho intermediário protege contra vazamentos tanto em fluxos intensos a moderados.

Melhor para o seu bolso

O Coletor Menstrual Prudence Softcup é a versão descartável dos copinhos coletores, oferece proteção contínua por até 12 horas, sendo uma ótima maneira de entender seu corpo e aprender a utilizar esse tipo de proteção menstrual.

Itens que você também pode se interessar

Mas não vamos te deixar refém de poucas opções, vamos abrir seus horizontes e te apresentar outras possibilidades para você fazer a melhor escolha.

São produtos de marcas diferentes e características individuais que, certamente, algum deles vai fazer mais sentido para você, acompanhe.

Melhor coletor menstrual

Índice

Mini Guia de Compra

A função principal dos coletores menstruais é substituir os absorventes de algodão e preservar o meio ambiente, você parou para pensar quanto lixo produzimos mensalmente?

É muito lixo descartado de maneira imprópria, contribuindo para a degradação da natureza. Como evitar isso? Trocando os velhos absorventes por coletores menstruais.

Além dessa questão ambiental os coletores facilitam a vida de quem os usa no sentido de propiciar mais liberdade e menos, muito menos, preocupações por medo de vazamentos, alergias e infecções.

Outro ponto positivo é a questão financeira, claro que há o valor de investimento inicial, mas depois não tem mais, você terá proteção nos períodos menstruais por até 10 anos sem precisar gastar mais nenhum centavo.

Mas, você pode estar se perguntando: qual é o coletor menstrual de tamanho certo para mim?

Cada marca possui suas especificações em relação aos tamanhos, mas para você escolher o tamanho certo é preciso identificar as seguintes características:

Respondendo às essas questões, certamente será mais fácil você identificar qual tamanho se adaptará melhor à sua anatomia pélvica.

Ainda está com dúvidas? Deixa eu te falar sobre um questionamento bem comum entre as mulheres sobre os copos coletores, será que causa dor?

O ideal é não ter dores, na verdade, é para você nem se lembrar que está usando um coletor menstrual durante o seu dia.

Mas claro que pode acontecer de ter certo incômodo no período de adaptação sobretudo quando for inseri-lo, mas nada, além disso.

Como informação nunca é demais, vamos compartilhar com você todas as informações mais importantes sobre os produtos mencionados, continue a leitura.

Resenha Dos Produtos

Para você ter certeza de qual é o melhor coletor menstrual para sua vida, vamos agora detalhar todas as informações dos produtos recomendados anteriormente.

Com esses esclarecimentos em mente o seu processo de compra será mais assertivo, até porque vamos citar todas as vantagens e desvantagens de cada um.

Veja!

Kit Inciclo Coletor Menstrual B + Lovin Disco + Panelinha: Para todos os momentos

O Kit Inciclo Coletor Menstrual B + Lovin Disco + Panelinha concentra a praticidade para os seus dias de menstruação, inclusive a higienização é feita corretamente com a panelinha que acompanha esse kit.

Feita de ágata, a panelinha de higienização possui uma cobertura propícia para alcançar a temperatura certa sem afetar a estrutura do coletor menstrual ou contaminá-lo com algum tipo de transferência de material.

O Lovin Disco é feito de silicone hipoalergênico, sendo assim é bem flexível o que facilita sua introdução e retirada. Diferente do coletor menstrual o Lovin Disco não depende do vácuo para se fixar, ele é posto em contato direto ao colo do útero.

O coletor menstrual Inciclo também é feito de silicone, mas ao contrário do disco, ele irá formar o vácuo ao se abrir no canal vaginal e é justamente essa compressão que irá segurá-lo não deixando cair ou vazar.

Não causa dor e nem irritação, e como são reutilizáveis é só retirar e lavar com água e sabão, mas ao final de cada ciclo é aconselhável fazer a esterilização das peças na panelinha de ágata.

Kit Coletor Menstrual Korui Fluxo Normal + Panelinha Oceano: Segurança em qualquer volume

O Kit Menstrual Korui Fluxo Normal + Panelinha Oceano está em nossa categoria de melhor recomendação e não é a toa.

A marca Korui pensou várias questões ao elaborar seus coletores menstruais, com o objetivo de agregar em um só produtos a possibilidade de atender vários tipos de mulheres e suas características.

O coletor menstrual Korui é indicado para quem tem assoalho pélvico baixo ou alto, pois sua haste é mais comprida que contribui na hora de retirá-lo, além de ser flexível e não incomodar.

As ranhuras existentes em sua base e na haste melhoram a aderência ao tocá-lo, facilitando seu manuseio e dando maior firmeza ao toque.

E, sobre o toque é preciso mencionar que o coletor menstrual Korui não é escorregadio, ele tem textura suave e com acabamento suficiente para formar o vácuo e não deslizar.

A borda mais saliente é intencional, possui a função de facilitar o vácuo e você ter a segurança que o coletor está bem encaixado, impedindo vazamentos ou deslocamento.

Coletor Menstrual Prudence Softcup: Flexibilidade para viver o que quiser

O Coletor Menstrual Prudence Softcup pode ser a sua porta de entrada para essa nova fase, é uma boa opção para você abandonar os absorventes de algodão.

Além de ser hipoalergênico e não conter látex, não ser absorvente ele também gera menor risco de síndrome do choque tóxico causado por longos períodos de acúmulo de sangue, causando infecções graves.

Como ele possui diâmetro maior a capacidade dele também é superior, gerando proteção contra vazamentos por 12 horas seguidas.

Seu tamanho é único, porque se fixa direto no colo do útero.

Tem o formato de disco sendo assim não depende do vácuo do canal vaginal para se manter estável e firme, você dobra ele ao meio e o insere na posição horizontal, ele vai abrir e se encaixar no colo do útero.

Ele tem esse ponto negativo de não ser sustentável, mas, em contrapartida, é uma opção muito viável para quem não quer gastar com um coletor menstrual de silicone.

Coletor Menstrual Violeta Cup Tipo B Vermelha: Parceria para uma década

O Coletor Menstrual Violeta Cup é livre de bisfenol e 100% silicone cirúrgico, causa menos risco de alergias e coceiras.

Em sua base tem um sistema de pétalas, significa que possui certo afunilamento no final do copo que facilita a manipulação e a retirada do vácuo ao removê-lo.

É importante citar que é preciso eliminar o vácuo completamente antes de puxar o copinho coletor, isso evita que você se machuque.

Para introduzir o Coletor Menstrual Violeta Cup basta você dobrá-lo ao meio e posicionar ele no interior do canal vaginal, você sentirá como um “estalo” na abertura nesse momento você tenta girá-lo para ter certeza que o vácuo se formou.

A haste pode incomodar um pouco, se preferir você pode cortá-la parcial ou totalmente, fica a seu critério.

Seu tamanho é recomendado para mulheres até 29 anos e que não tenha tido filhos, nem por via natural ou cesárea.

Uma coisa é fato, o Coletor Menstrual Violeta Cup é totalmente sustentável e te acompanhará por anos, desde que bem cuidado nesse período.

Coletor Menstrual Fleurity Tipo 2 Sem Pigmento: Substituição perfeita

Se você tem idade abaixo de 30 anos e não tem filhos ainda, esse Coletor Menstrual Fleurity é ideal para seu biotipo, possui 4,0 cm de diâmetro e 8,2 cm de comprimento, com capacidade para 25 ml.

Essas medidas são consideradas certas para que o copinho coletor ofereça a exata medida de proteção sem provocar algum incômodo.

Totalmente hipoalergênico, assim como a maioria das opções indicadas esse coletor menstrual também é feito de silicone.

O principal fator do coletor menstrual Fleurity é a confiança que ele promove para você realizar qualquer tipo de atividade, você não precisará se preocupar com trocas frequentes porque ele comporta o fluxo menstrual por horas.

Não causa mau cheiro, pelo contrário, inibe o contato do ar no sangue que causa odores fortes.

Guia Do Comprador

Se você, assim como a maioria das mulheres que estão analisando a possibilidade de adquirir um coletor menstrual, está cheia de dúvidas sobre esse assunto, vai eliminar a maioria delas agora.

Separamos as maiores dúvidas sobre os coletores menstruais para te ajudar a entender como funciona, veja!

Como colocar o coletor menstrual e qual a dobra certa?

Não existe um jeito só de fazer a dobra e nem de introduzir o coletor menstrual, há diversas maneiras e posições, e somente você vai saber qual opção te deixa mais confortável e dá certo, vamos a algumas dicas:

Posição:

Dobras:

Em relação às dobras e posições quem decide é você, há uma infinidade de sugestões além dessas mencionadas aqui, e com certeza alguma irá facilitar esse processo para você.

O importante é persistir, você pode ter um pouco de dificuldade no início e isso é normal, mas entenda que é preciso um tempo para você encontrar o melhor coletor menstrual, a melhor dobra e a melhor posição.

Como retirar o coletor menstrual?

Para não causar machucado é fundamental que você elimine o vácuo antes de puxar o coletor.

Como você vai fazer isso? Há duas formas:

Somente desse procedimento você segura a base do coletor e puxa devagar, agora é só lavar com água e sabão.

É preciso cortar a haste do coletor?

A finalidade da haste é facilitar a retirada do coletor menstrual, não há necessidade de cortá-la exceto se te incomodar ou for de sua preferência.

Os coletores menstruais causam dor ou aumentam as cólicas?

Os coletores menstruais foram desenvolvidos para que você não sinta nenhuma dor ou desconforto, são totalmente adaptáveis ao canal vaginal basta escolher o tamanho correto para a sua anatomia.

Em relação às cólicas também não há indícios que agrave, pelo contrário.

O coletor menstrual não causa mau cheiro?

O que causa os famosos odores fortes da menstruação não é o sangue, mas o contato dele com o ar e o algodão dos absorventes comuns.

Como o copinho coletor armazena o sangue vedando o canal vaginal o sangue não entra em contato com o ar e, por consequência, não forma mau cheiro.

Precisa trocar o copinho coletor quantas vezes no dia?

Comodidade é a palavra de ordem dos coletores menstruais, em sua maioria a troca é recomendada a cada 12 horas, mas se você não se sentir confortável com todo esse espaço de tempo pode reduzi-lo conforme sua preferência.

Parece muito tempo, né?!

Mas, na verdade, esse é o intuito. Você não precisará ficar trocando 3–4 vezes no dia como fazemos com os absorventes de algodão, e vai perceber que o seu fluxo é bem menor do que pensava.

Pode nadar usando o coletor?

Sim, você pode ir para a piscina ou para a praia sem preocupação com vazamento ou se vai aparecer no biquíni.

O vácuo formado no canal vaginal não permite que o sangue vaze, pode ir nadar em paz.

Conclusão

Foram muitas informações hoje, não é mesmo?

Mas aprender novas formas de se proteger “naqueles dias” é sinônimo de liberdade para fazer o que quiser e quando quiser, estar menstruada já não será mais impedimento para nada.

De todas essas opções que apresentamos temos nosso campeão, é o Kit Coletor Menstrual Korui Fluxo Normal + Panelinha Oceano, além de todo comprometimento socioambiental que a empresa tem com seus produtos os coletores menstruais Korui são adaptáveis à maioria das mulheres.

Faça o teste, certamente você se sentirá bem mais confortável com esse produto e terá em mãos o melhor coletor menstrual como companhia para “aqueles dias”.

FAQ

Sim, não é recomendado para mulheres no período pós-parto e para mulheres que utilizam DIU.

Antes do primeiro uso e ao final de cada ciclo você deve esterilizá-lo em água fervente por 5 minutos, nas demais ocasiões é preciso lavá-lo com água e sabão neutro.

Sim, ele não é feito de material absorvente e facilmente higienizado, o descarte do sangue pode ser feito na privada ou durante o banho.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados