Cúrcuma em cápsulas: quais os benefícios e como tomar o açafrão da terra?

Nos últimos tempos as pessoas em geral têm se tornado cada vez mais preocupadas com questões de saúde. Cada um busca adaptar a rotina de forma que melhore a sua disposição, produtividade e, claro, reduza o adoecimento (físico e mental).

Essas mudanças de hábitos incluem exercícios, alimentação e suplementação – às vezes todos ao mesmo tempo.

Nessa procura por novas formas de se cuidar os temperos e ervas vêm ganhando destaque. Frutos e legumes que andavam esquecidos agora voltam às mesas e temperos diferentes recebem atenção por suas propriedades medicinais.

É nesse meio que a cúrcuma começou a ganhar destaque, já que é conhecida por seus vários benefícios.

O problema é que nem sempre é possível ingerir a quantidade recomendada para sentir os efeitos – especialmente se você não gosta do sabor.

Felizmente, com o objetivo de te livrar da necessidade de comer temperos o dia todo, surgiram os suplementos. Hoje já é possível encontrar, em várias lojas, cúrcuma em cápsulas.

Mas como tomar? Qual a dose diária recomendada? Como escolher? Suplementos alimentares sempre causam dúvidas. Afinal, ninguém quer exagerar e acabar arrumando outro problema.

Nesse artigo nós vamos falar sobre a cúrcuma em cápsulas, como tomar e como ela pode te ajudar.

Recomendações

Antes de conferir as dicas, conheça as nossas recomendações de cúrcuma em cápsulas

Escolha Premium

À primeira vista esse produto pode ser simples, com gramatura de apenas 400 mg. No entanto, ele se destaca com seu extrato BCM-95®, uma forma especial de curcumina que é 7 vezes mais absorvível do que o padrão. Esse suplemento garante todos os benefícios da cúrcuma com um extrato de alta qualidade.

Nossa recomendação

Com excelente custo-benefício, esse produto possui cerca de 475 mg de cúrcuma por cápsula. E são 120 cápsulas! A New Millen está oferecendo uma boa quantidade de suplemento por preço não muito alto. Para obter os benefícios, o fabricante recomenda a ingestão de 4 ao dia ou conforme orientação médica.

Melhor para o seu bolso

É sabido que a cúrcuma é melhor absorvida quando acompanhada de piperina. Por isso, a Sollo Nutrition uniu a pimenta preta (rica em piperina) à cúrcuma. Esse suplemento garante maior absorção quando comparado aos de extrato de cúrcuma puro, sendo que você pode fazer uso de menos cápsulas no dia.

Itens que você também pode se interessar:

Temos aqui sugestões de cúrcuma em cápsulas que podem te interessar:

Melhores Cúrcuma em cápsulas

Índice

Mini Guia de Compra

Tradicionalmente as propriedades benéficas dos alimentos são obtidas através da alimentação. No entanto, nos tempos atuais nós precisamos de mais praticidade até mesmo para nos nutrir.

Justamente por isso os suplementos alimentares ganham cada vez mais adeptos, já que te permitem ingerir uma grande quantidade de compostos de uma só vez.

Um tipo específico de suplementação que está se popularizando é o de especiarias. Isso porque muitas vezes elas têm sabor forte e são difíceis de serem inseridas nas refeições diárias em quantidade suficiente para surtirem efeito. Por essa razão está cada vez mais comum ver extratos concentrados em cápsulas para consumo rápido.

A cúrcuma (também conhecida como açafrão) é um excelente exemplo disso. Tempero oriental de gosto característico, chamou a atenção por suas propriedades anti-inflamatórias (e outras que vamos discutir mais tarde).

As cápsulas com extrato de curcumina são boas opções para realizar essa ingestão de forma prática. Mas como escolher esse suplemento?

Quando for escolher a sua cúrcuma em cápsulas é preciso que esteja atento à concentração, matérias-primas empregadas e orientações de consumo do fabricante.

Além disso, é bom (embora não obrigatório) que o produto tenha algo para ajudar na sua absorção. São critérios simples, mas que podem provocar confusão em quem nunca comprou.

Para facilitar a sua vida vamos agora analisar algumas opções presentes no mercado; assim vai ficar mais fácil de ver como esses critérios se aplicam.

Ao final, não deixe de ler o nosso Guia do Comprador – lá você vai aprender mais sobre a cúrcuma e terá outras dicas para fazer a sua melhor escolha.

Super Bio-Curcumina Life Extension – Natureza e tecnologia

Quando falamos de suplementos de forma geral quase ninguém pensa que possa haver processos tecnológicos mais sofisticados em jogo.

A maioria das pessoas acha que se trata apenas de um concentrado de nutrientes, ou algo assim – mas nem sempre é só isso. Essa opção da Life Extension aliou tecnologia aos produtos naturais.

Como já foi dito, não adianta apenas tomar o nutriente – ele precisa ser absorvido. Esse suplemento conta com BCM-95®, um extrato de curcumina sete vezes mais absorvível que o padrão, além de permanecer na corrente sanguínea por mais tempo.

Você só precisa de uma cápsula (400 mg) ao dia para sentir os efeitos. Claro que um processo tecnológico iria cobrar o seu preço e essa é a maior desvantagem deste produto.

Considerando que o frasco vem com 60 cápsulas é fácil observar que o valor cobrado é bem maior do que o de outras opções mais simples. Sendo assim, essa é a nossa opção premium para você.

Cúrcuma New Millen – Foco na quantidade

Nesse momento saímos da maior tecnologia para a maior simplicidade. Esse extrato da New Millen é absolutamente básico: apenas uma boa quantidade de cúrcuma em pó e nada mais.

Por um lado, a absorção será menor do que a nossa opção anterior, mas teremos outras vantagens em relação ao custo-benefício deste suplemento.

Cada frasco desse produto da New Millen conta com 120 cápsulas, cada uma delas com cerca de 475 mg de curcumina. É uma quantidade muito grande por um preço realmente atrativo, um com custo-benefício para o comprador.

No entanto, isso aumenta a quantidade de cápsulas que precisam ser ingeridas por dia. O fabricante recomenda quatro unidades diárias para se obter o efeito desejado. Bastante, não?

É muito comum que isso ocorra quando se trata de uma curcumina pura, sem nada que auxilie a absorção. Além disso, as cápsulas são feitas com gelatina comum – inadequada para quem está evitando produtos de origem animal.

Cúrcuma com Pimenta Preta Sollo Nutrition – Preço e absorção

Nesse momento você deve estar imaginando que para conseguir uma boa absorção do seu extrato de curcumina é preciso pagar um valor exorbitante por isso. Felizmente, não é bem assim que funciona.

A presença de pimenta preta pode tornar o extrato muito mais absorvível (mais informações no Guia do Comprador).

Com a mistura da pimenta preta você só precisa de uma cápsula ao dia, de acordo com as recomendações do fabricante, para obter os efeitos desejados. São 60 cápsulas, cada uma com 545 mg de curcumina e 5 mg de piperina (pimenta preta).

Além disso, esse suplemento é o mais barato que analisamos. No entanto, não espere milagres: a dose diária de piperina recomendada é de 100 mg. Portanto, esse produto é mais absorvível, mas nem tanto assim.

Além disso, esses extratos de pimenta preta podem ocasionar irritação, azia e outros problemas gástricos em pessoas sensíveis. Então, se você já tem problemas digestivos é melhor evitar.

Cúrcuma Jiang Huang Vitafor – Ingredientes naturais

Por diversas razões, há quem goste de dar prioridade a produtos de origem 100% vegetal. Se esse for o seu caso, então essa opção é para você.

Esse suplemento da Vitafor utiliza extrato de cúrcuma sem aditivos de origem animal, podendo ser usado sem problemas por pessoas com intolerância à glúten ou à lactose.

Além disso, esse produto tem em sua composição triglicerídeos de cadeia média (TCM) – que dão a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento – e lecitina de soja – rica em ômega-3 e ômega-6 e ajuda a melhorar o desempenho físico. 

O conjunto é um suplemento nutritivo, com diversos benefícios para a sua saúde. Cada frasco acompanha 60 cápsulas de 1000 mg. O fabricante não faz recomendações quanto ao uso diário, deixando a cargo do seu médico a dosagem recomendada.

Também tenha em mente que esse produto tem um custo elevado em relação a outros extratos de cúrcuma mais simples, como alguns que mostramos aqui anteriormente.

CurcuMax Gaia Seven – Extratos vegetais com pimenta preta

Essa é mais uma opção para aqueles que desejam um produto de extratos vegetais. Porém, aqui temos mais um diferencial: adição de pimenta preta à fórmula.

Com isso, a absorção é maior e você pode aproveitar melhor as propriedades da curcumina. Além disso, é um extrato puro, sem lactose, conservantes ou outros ingredientes adicionais.

Cada frasco contém 60 cápsulas, sendo que o fabricante recomenda a ingestão de duas ao dia para obter os efeitos desejados. Mais uma vez é importante lembrar que a presença de pimenta preta pode ser irritativa para pessoas com estômago sensível.

Além disso, esse suplemento tem um custo mais elevado em comparação a outros semelhantes.

Guia do comprador

O que é cúrcuma?

A cúrcuma é uma raiz da mesma família do gengibre, sendo que você pode encontrá-la com o nome de açafrão da terra ou açafrão da Índia.

Tem a sua origem na Índia e no Sudeste da Ásia e é muito usada no Oriente como tempero, ingrediente de várias bebidas e até mesmo medicamento na medicina tradicional.

Com o passar do tempo, a cúrcuma começou a atrair atenção por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Esses benefícios são atribuídos à curcumina, um dos principais componentes dessa raiz.

Hoje você pode encontrá-la em feiras, mercados e lojas de produtos naturais, principalmente na sua forma em pó.

O que a cúrcuma pode fazer pela minha saúde?

Um dos principais benefícios da cúrcuma é a sua ação anti-inflamatória natural. A inflamação é uma reação natural (e muito importante) do nosso corpo quando nos ferimos ou adoecemos.

Porém, quando descontrolada pode causar uma série de doenças crônicas. A cúrcuma pode ajudar na prevenção e alívio dos sintomas dessas doenças.

Outra característica benéfica da cúrcuma é a sua potente ação antioxidante. Já é de conhecimento geral os malefícios que os radicais livres provocam nas nossas células, indo desde o envelhecimento até a destruição das mesmas.

O consumo regular dessa especiaria ajuda a reduzir o estresse celular causado por esse excesso de radicais livres.

Essas propriedades de agir contra a inflação e preservar as células ajudam a prevenir diversas doenças crônicas, cardíacas e degenerativas. O consumo regular de cúrcuma ajuda muito na manutenção de um corpo saudável a longo prazo.

Por que tomar cúrcuma em cápsulas ao invés de utilizar o pó?

Você pode utilizar o açafrão da terra no seu dia a dia para preparar alimentos e bebidas. No entanto, o sabor é muito característico e algumas pessoas podem não gostar muito.

Além disso, você precisa de uma grande quantidade de açafrão para atingir a dose mínima diária recomendada de curcumina.

Já com as cápsulas se torna muito mais fácil fazer a ingestão adequada. Você não precisa se habituar a outro sabor nem planejar demais as refeições.

Além disso, as concentrações de curcumina são bem maiores e o extrato vem em um grau de pureza mais alto do que o encontrado no pó vendido nos mercados.

Como aproveitar melhor os efeitos da cúrcuma?

A curcumina é melhor absorvida quando em conjunto com gordura, pois é lipossolúvel. Então é melhor consumi-la junto com as refeições, que podem ter azeite, óleo de coco, manteiga ou outra da sua preferência (priorize sempre as gorduras naturais!). Outro composto que ajuda bastante é a piperina.

A piperina é o principal componente da pimenta-preta (pimenta-do-reino) e pode aumentar a absorção da curcumina em até 2000%.

No entanto, ela deve ser usada com cuidado por pessoas com problemas gástricos, já que pode piorar azia e dores de estômago em pessoas sensíveis. Se esse for o seu caso, então é melhor evitar.

Cúrcuma: como tomar? Qual a dose diária recomendada?

A dose diária de curcumina recomendada é de cerca de 500 mg ao dia, junto com 100 mg de piperina. No entanto, existem vários fatores na produção dos suplementos que interferem na absorção do produto.

Por isso é importante estar atento às recomendações do fabricante e do médico que te acompanha.

Também é importante lembrar que as preparações de cúrcuma e pimenta preta vem normalmente com apenas 5 ou 10 mg de piperina.

Isso significa que o efeito sobre a absorção, embora exista, é pequeno. Então, muitas vezes vale mais a pena adquirir apenas a curcumina.

Verificando a qualidade das cápsulas

Sempre que for comprar cápsulas de cúrcuma verifique a lista de ingredientes para ter certeza de que ela não está cheia de aditivos indesejados.

O ideal é que não haja conservantes artificiais ou outras substâncias maléficas. Caso você esteja procurando por um produto orgânico veja se ele tem o selo de certificação.

Existe contraindicação para o consumo de cúrcuma?

Existe sim! Remédios naturais continuam sendo remédios e precisam ser usados com cuidado. A curcumina possui uma ação anti-inflamatória potente e por isso interfere na coagulação sanguínea.

Se você tiver (ou suspeitar que tem) qualquer distúrbio de coagulação é muito importante procurar orientação médica antes de fazer uso desses suplementos.

Ela também não é indicada para pessoas com problemas de vesícula e vias biliares. Quem tem diabetes mellitus precisa ser cuidadoso, já que a curcumina provoca redução da glicemia.

Além disso, crianças e mulheres grávidas (ou que estejam amamentando) não podem fazer uso sem autorização expressa do médico.

Por fim, lembre-se que a cúrcuma não faz milagres. Ela traz diversos benefícios à saúde, mas deve ser aliada a alimentação saudável e exercícios físicos.

O corpo e a mente precisam de uma série de cuidados que incluem (mas não se limitam) a suplementação. Se você já tiver algum problema de saúde, não deixe de procurar ajuda especializada!

Conclusão

Foi-se o tempo em que especiarias só serviam para temperar a comida. Hoje em dia temos acesso a diversos suplementos que nos ajudam a obter ótimas concentrações dos princípios ativos dessas plantas de forma rápida e prática.

Um desses suplementos é a cápsula de cúrcuma, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Após as nossas pesquisas concluímos que as cápsulas da Cúrcuma New Millen são a nossa melhor escolha.  

É um produto simples, mas de ótimo custo-benefício, já que vem uma grande quantidade por preço reduzido. Embora não possua adicional de piperina para ajudar na absorção, isso reduz os efeitos gástricos indesejados.

Você já tentou usar suplementos de açafrão? Quais benefícios a cúrcuma te trouxe? Deixa aí nos comentários!

F.A.Q.

Em geral a cúrcuma é muito bem tolerada, tanto na sua forma em pó quanto em cápsulas. No entanto, algumas pessoas podem se queixar de desconforto gástrico, refluxo, náuseas e diarreia.

Por agir contra inflamações e radicais livres, as cápsulas de açafrão ajudam a aliviar os sintomas de inflamações crônicas, como artrite e psoríase. Além disso, podem ter algum papel na prevenção de doenças degenerativas.

As cápsulas de açafrão variam entre 400 e 1000 mg. De forma geral, uma cápsula por dia é suficiente. No entanto, isso pode variar de acordo com o seu objetivo e a produção dessas cápsulas. Por isso, sempre siga as orientações do fabricante e do seu médico.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados