Qual é a melhor estante para organizar livros? Confira dicas e recomendações

É fato que, mesmo com suas leituras no Kindle, os seus livros tradicionais precisam de um lugar especial.  Uma estante que adicione cor para a sua sala, dê um toque diferenciado ao home office, ou deixe seu dormitório mais aconchegante.

Entre discretas e clássicas, funcionais e minimalistas, assimétricas e modernas, a combinação ideal para uma estante de livros reúne utilidade e beleza, sem esquecer qualidade e preço.

Se a sua dúvida é: qual a melhor estante para livros? Nós podemos ajudar!

Confira abaixo nossas dicas e recomendações!

Recomendações

Antes de conhecer em detalhes, e analisar todas as opções de melhores estantes para livros, conheça nossas 3 recomendações.

Confira nossas sugestões

Escolha Premium

Prateleiras abertas e nichos fechados com portas, para guardar objetos que não são interessantes manter expostos. Estante alta, espaço grande, mas precisa de itens decorativos para quebrar a sobriedade e conferir mais charme, entre às três opções é a de maior preço.

Nossa recomendação

Funcional, bonita e versátil, a nossa melhor escolha tem como ponto forte permitir diferentes formas de montagens. Bom espaço de armazenamento, permite criar um mix com livros e objetos decorativos, qualidade compatível com o preço, porém só uma opção de cor.

Melhor para o seu bolso

Este modelo de estante é ótimo, por ser prático, ocupar pouco espaço, e chamar a atenção pelo design, além do menor preço entre às três sugestões, mas não comporta tantos livros como as outras e não funciona para objetos de decoração.

Você também pode se interessar por algum dos itens.

Para facilitar na escolha, confira abaixo, uma tabela comparativa das estantes para livros. As melhores opções de compra, em diferentes categorias.

Melhor estante para livros

icon icon

Índice

Mini Guia

Se você quer encontrar a melhor estante para livros, é preciso considerar o espaço do ambiente, o modelo da estante que mais combina com a decoração e quantos livros serão colocados nesse móvel.

No mercado é possível ver uma variedade imensa de modelos de estantes, e não é fácil achar informações relevantes, que realmente ajudem você a fazer a melhor escolha. O objetivo do Mini Guia é essencialmente esse, reunir em um só local informações importantes, como as características, os prós e contras de algumas das melhores estantes que estão à venda. E com isso, de forma resumida, facilitar a análise para encontrar a sua estante de livros.

Confira abaixo!

Estante Foscarini Branca - Melhor estante de livros com portas

Móveis multifuncionais são ótimos em qualquer ambiente com as estantes, não é diferente, a estante da marca Foscarini consegue unir em um móvel, prateleiras abertas que podem abrigar livros e itens de decoração, e também, espaços com porta, para manter fechado alguns livros e objetos, que não são interessantes ficarem expostos. Alternar nichos abertos e fechados traz leveza para o visual da estante.

Estantes para livros com portas são ideais para Home Office, o armário traz praticidade e organização. É um ótimo local para você proteger os livros da poeira, além de armazenar papéis, documentos e materiais de escritório, que não ficam bonitos colocados nos espaços abertos. Já nas prateleiras da estante, é possível colocar livros, vasos, porta-retratos e itens que você use para compor e deixar o visual do ambiente ainda mais bonito.

É uma estante alta 2,23 m, com largura de 79 cm e 39 cm de profundidade, o que permite bom espaço interno e na altura das divisões. São 5 prateleiras abertas e no armário de duas portas, mais 2 nichos com bons espaços. Cada prateleira desse móvel suporta até 5 kg, conforme especificação do produto.

A estrutura é em MDP, com acabamento UV fosco/texturizado, o que garante proteção em toda a superfície do móvel

Segundo o fabricante o grau de complexidade na montagem é médio, pode ser feito por uma pessoa com conhecimento, e vem no manual do produto o passo a passo.

Conheça os prós e os contras dessa estante de livros

Estante Extensível Arara - Melhor estante de livros modular

A estante extensível Arara MadeiraMadeira, combina funcionalidade com versatilidade, para melhor aproveitamento do ambiente. Seus módulos em tamanhos diferentes, permitem que você personalize a estante, conforme for melhor para o seu espaço. Você pode montar uma estante em linha reta, ou se preferir, consegue encaixar os nichos maiores para ter uma estante de canto. A forma com que os nichos são colocados, permite aumentar ou diminuir a estante de livros, e criar espaços alternativos interessantes.

O design dessa estante extensível é contemporâneo, ideal para compor a decoração da sua sala de estar ou home office. Os módulos mantêm seus livros organizados e os elementos de decoração em destaque. Você pode colocar vasos de plantas e compor um mix com os livros e alguns objetos.

Essa estante para livros tem de altura 1,83 m, largura 1,02 m e profundidade 30 cm. São 12 prateleiras, espaços fechados atrás e abertos, cada uma suporta até 13 kg. As dimensões: 2 nichos de cor amadeirada de 76 cm L, 33 cm A, 28 cm P; os demais nichos possuem 51 cm L, 33 cm A e 30 cm P. A estante é produzida em MDP e a pintura é UV texturizada, na cor branco/amadeirado.

É recomendado que a montagem seja feita por duas pessoas, devido ao tamanho das peças, mesmo assim, é um produto fácil de montar, de acordo com o fabricante. É possível ver o passo a passo em vídeo e a estante pronta. São várias as avaliações positivas dessa estante de livros.

Conheça os prós e os contras dessa estante de livros

Estante Diagonal Spine - Melhor estante de livros decorativa

A estante de livros diagonal Spine, é um móvel decorativo que traz o toque especial para salas pequenas,  complementa a decoração dos dormitórios ou personaliza os espaços de home office.

As prateleiras da estante conseguem manter organizados um bom número de livros, mesmo sem ocupar muito espaço no ambiente. O formato das prateleiras em diagonal, permite armazenar e apoiar facilmente os livros e revistas, mas não funciona bem para outros itens de decoração.

Com altura de 1,67 cm e largura de 75 cm, as 6 prateleiras que compõem essa estante, criam 5 nichos diferenciados. Segundo as especificações do fabricante, cada prateleira é indicada para suportar até 10 kg de peso. O material de fabricação da estante para livros é MDP/MDF de alta qualidade, com acabamento BP e bordas em PVC. A cor nesse artigo é branca com acabamento semi-fosco, você também encontra em outras cores, entre elas amarela e preta.

O design da estante dificulta um pouco a montagem, é indicado duas pessoas ou algum conhecimento por quem for montar o móvel, o passo a passo vem no manual do produto.

Conheça os prós e os contras dessa estante de livros

Estante Cavalete Madesa - Melhor estante de livros no estilo escada

A estante para livros da Madesa tem um design moderno estilo escada, perfeito para espaços pequenos, funciona bem para sala, dormitório ou home office. São 4 níveis de prateleiras, que pelo formato da estante, a base é mais larga e afunila em direção ao topo. O material principal é MDP, as divisórias têm um bom espaço para organizar livros, revistas e objetos de decoração como, porta-retratos e vasos de plantas.

As medidas totais da estante são: altura 1,40 cm, largura 61 cm e profundidade 39 cm. A distância entre às três primeiras prateleiras é de 31 cm e da última na parte de cima é 25,5 cm. Já as larguras, segundo quem comprou, estão entre: 40 cm, 30 cm, 25 cm, 20 cm e a base superior com 15 cm. Segundo o fabricante cada prateleira suporta até 5 kg de peso.

O acabamento do móvel é um processo ecológico de pintura poliéster de alta resistência, conferindo maior proteção e durabilidade, a cor para esse artigo é preto fosco, mas também tem o mesmo modelo na cor branca.

Além de funcional, essa estante traz modernidade e chama a atenção para o ambiente pelo visual charmoso. No entanto, o design de estantes para livros no estilo escada, são mais abertos do que os tradicionais. As prateleiras possuem uma parte mais alta atrás, que permite encostar os livros, mas você vai precisar usar suportes para manter eles na vertical. E uma boa opção, é ter a estante encostada na parede.

Com relação à montagem, as opiniões estão divididas, para muitos é fácil seguindo as instruções do vídeo. Vale ressaltar que a estante de livros tem várias avaliações positivas.

Conheça os prós e os contras dessa estante de livros

Estante Livreiro Avelã e Onix - Melhor estante de livros clássica

Design que fica bem em qualquer ambiente, afinal “clássico é clássico” e o motivo é bom: não sai de moda, combina com praticamente tudo e agrada sempre. Segundo as fábricas de móveis, o formato retangular é um dos modelos de livreiros mais vendidos. A estante para livros Multy da Artely tem formato retangular, com prateleiras retas e paralelas, combina muito bem, com sua sala, seu home office e o quarto da sua casa.

Ideal para colocar exemplares de livros em diferentes formatos, tamanhos e espessuras, é um ótimo local para exibir seus porta-retratos e itens de decoração.

Essa estante de livros tem 1,80 m de altura, 60 cm de largura e  30 cm de profundidade. São 4 prateleiras e 5 espaços com altura de 34 cm, sendo que as prateleiras suportam até 5 kg de peso.

O material da estrutura é MDP, com acabamento em pintura Texturizada UV, que em um tom marrom, traz um aspecto rústico e faz com que o móvel se destaque no ambiente. O preço é compatível com a qualidade do produto, e são várias avaliações positivas de quem comprou.

Conheça os prós e os contras dessa estante de livros

Estante de Madeira Wilfama - Melhor estante de livros em madeira

icon icon

Design marcado por linhas retas e funcionais, com um ar retrô na base dessa estante. Esse mix de design e estilo rústico, funciona muito bem e de um jeito aconchegante. A estante de madeira para livros adiciona cor, cria contraste e dá um toque todo especial no ambiente da sua casa, seja na sala, no office ou no quarto.

A estante da Wilfama é produzida em madeira maciça, proveniente de florestas renováveis e MDF. Possui opções de cores e acabamentos, como: em madeira cor mel e acabamento em cera, na cor branca/madeira e acabamento em laca, escolhemos para esse artigo a cor preto/madeira e acabamento em laqueado. Vale ressaltar, que esse processo não só garante resistência e durabilidade, como também beleza para o móvel.

São 4 prateleiras e 5 espaços sem divisórias internas, bons espaços em altura e profundidade, cada prateleira suporta até 5 kg. A estante permite organizar livros, objetos decorativos e algum item que você queira ver destacado.

As medidas da estante para livros de madeira, são: altura de 1,80 m, largura 73 cm e profundidade 35 cm. Internamente: comprimento das prateleiras 61 cm, a profundidade fica em 30 cm, com espaçamento médio entre as prateleiras de 29 cm.

A montagem é simples, segundo o fabricante, pode ser feita por uma pessoa através do manual que acompanha o produto.

Conheça os prós e os contras dessa estante de livros

Guia Do Comprador

São vários os pontos a serem considerados, quando se trata de encontrar a melhor estante para seus livros. O Guia do Comprador reúne algumas das principais dicas que vão ser úteis para sua decisão, confira.

Qual o melhor tamanho de estante para livros?

Vai depender de – quanto espaço você precisa para seus livros? E, além disso, qual o espaço disponível no ambiente, em que vai ser colocada a estante para os livros. Confira aqui dicas para quem tem salas pequenas.

Observe o tamanho das prateleiras, a distância entre elas e a profundidade. A maioria das prateleiras tem 30 cm de profundidade e quase isso de altura, o que já resolve o armazenamento da maioria dos livros, já que eles ficam em pé. A não ser que você tenha livros em tamanhos grandes, e formatos diferenciados, que vão precisar de espaços maiores. 

Os formatos mais comuns são: 12,5 x 18,0 cm, 11,0 x 18,0 cm, 14,0 x 21,0 cm, chegando a 24,5 x 30,0 cm. Se você pensa em aumentar sua coleção de livros, considere uma sobra de espaço desde o início.

E não esqueça, as estantes para livros podem ser ótimas para colocar porta-retratos e itens de decoração. Então, é bom considerar os espaços para esses objetos.

Qual o peso que a estante de livros suporta?

Veja qual o peso que cada prateleira da estante consegue suportar, para evitar que ela com o tempo vergue ou desabe. Muitos fabricantes não revelam essa informação, mas lembre-se que muitos livros juntos pesam, então é importante conhecer a capacidade que sua estante consegue aguentar.

Estantes de livro em  Madeira maciça, MDP ou MDF: qual o melhor material?

Madeira maciça é considerado um material nobre, além de dar um visual diferenciado para a estante, é um produto durável com ótima resistência. Estantes de madeira maciça aguentam boa carga de peso de livros, no entanto, são mais caras e mais pesadas que as fabricadas em MDP.

O MDP é um dos materiais mais usados na fabricação de estantes. Além de serem resistentes, os acabamentos com texturas dão uma aparência muito bonita. O preço acessível é o grande diferencial das estantes em MDP, mas é bom observar a capacidade de peso, que pode ter uma variação grande, conforme a espessura.

Outro material usado em estantes de livro é o MDF, ele não é tão robusto e nem aguenta tanto peso como o MDP, por isso geralmente é usado nos detalhes ou portas. É muito comum usar nas estantes MDP e MDF juntos, e até mesmo misturar o uso da madeira com esses materiais.

O melhor design para sua estante de livro?

Entre uma grande variedade de estilos, tamanhos, formatos e cores, o melhor design para sua estante de livro, tem a ver com a sua preferência, mas também, vai precisar considerar a decoração do ambiente.

Os livros vão compor a decoração e a estante vai naturalmente, chamar a atenção e se tornar um ponto focal.

Dicas práticas – como organizar seus livros?

É bom saber:

Em prateleiras escuras, o contraste é importante, e vai funcionar bem ao ser considerado as capas dos livros. Se for possível, deixe pequenos espaços vazios, para que possa ser visto a cor do fundo da estante, alterne pilhas de livros com objetos decorativos.

Objetos de decoração deixam a estante de livros ainda mais charmosa, capas de livros coloridas podem dar um ar alegre para nichos brancos, mas se a intenção é minimalista, colocar a brochura para frente, também é muito usado. Vasos de plantas dão vida às prateleiras, já os porta-retratos contam histórias.

Conclusão

Por que escolhemos como a melhor estante para livros a Extensível Arara? Em nossa análise consideramos o espaço para armazenamento como também, a praticidade de conseguir montar a estante de diferentes maneiras. A forma com que os nichos são colocados, em linha reta ou de canto, permite aumentar ou diminuir a estante de livros, e criar espaços alternativos interessantes.  Fica fácil compor um mix com os livros, vasos de plantas e itens decorativos e tornar a estante de livros um ponto de destaque no ambiente.

Outro fato importante que foi considerado, é o peso que cada uma das 12 prateleiras suporta – até 13 quilos. Entre todas as estantes para livros analisadas, a Extensível Arara é a que suporta mais peso e tem boa profundidade. Lembrando que, essa estante não tem outras opções de cores, além do branco/amadeirado, e a montagem dá um certo trabalho. Com relação ao preço, segundo várias avaliações positivas, o custo/benefício compensa.

Aproveite as dicas, a melhor escolha vai deixar seus livros organizados e bem cuidados e certamente o ambiente da sua casa, ainda mais bonito e agradável.

FAQ

Para encontrar a melhor estante para livros, é preciso considerar o espaço do ambiente, o modelo da estante que mais combina com a decoração e quantos livros serão colocados nesse móvel

Um design moderno estilo escada, é perfeito para espaços pequenos, funciona bem para sala.

Vai depender de quanto espaço você precisa para seus livros. E, além disso, qual o espaço disponível no ambiente em que vai ser colocada a estante…

As 6 melhores estantes de livros?

  1.  Estante Foscarini Branca … Estante de livros com portas…
  2. Estante Extensível Arara … Estante de livros modular…
  3. Estante Diagonal Spine … Estante de livros decorativa…
  4. Estante Cavalete Madesa… Estante de livros em estilo escada…
  5. Estante Livreiro Avelã e Onix… Estante de livros clássica…
  6. Estante de Madeira Wilfama… Estante de livros em madeira…

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados